Nesta semana, o destaque da programação é o Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral que será comemorado com programação especial no Passeio Público, no dia 23, sexta-feira.
DIA 21 (quarta-feira)
INTERVENÇÃO URBANA NAS FEIRAS\\
A arte invade as feiras livres de Fortaleza. Em abril, o artista plástico Bosco Lisboa leva suas esculturas de cerâmica do projeto “Varal ao Vento” para as feiras da Cidade. Com a curadoria de Dodora Guimarães, o projeto possibilita o acesso gratuito à arte e promove a integração das artes plásticas com a população de Fortaleza.
Programação
DIA 21
Local: Feira de Messejana, próximo ao Mercado de Messejana
Horário: das 17h às 22h
DIA 22 (quinta-feira)
CINE LITERÁRIO\\18h30
A palavra na tela. No Cine Literário Dolor Barreira, adaptações cinematográficas de obras literárias, documentários sobre autores e sessões especiais aproximam o público da literatura através da sétima arte. Em abril, exibição do filme “Palavra e Utopia”, dirigido por Manoel de Oliveira, será no dia 22, às 18h30. “Palavra e Utopia” é um filme português do ano de 2000 que conta a trajetória de Padre Antônio Vieira, religioso e escritor português com forte atuação no barroco brasileiro.
Serviço
Cine Literário Dolor Barreira, dia 22, às 18h30. Exibição de filme na Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica. Informações: 3105-1299)
QUINTA CULTURAL\\18h30
O Quinta Cultural desta semana é dedicado às artes visuais, em função do 61º Salão de Abril, que está acontecendo desde o dia 16. Esta semana, o projeto da Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizado através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), abriga performances e intervenções de artistas que estão expondo seus trabalhos na 61ª edição da mostra de artes visuais.
A noite começa com a performance “Desvenda: feira de arte contemporânea”, de Rodrigo Lourenço (RS), que conta com a participação de 35 artistas de diversos estados do país. Através de uma ocupação coletiva do espaço, Rodrigo Lourenço tem a intenção de expandir o debate que a “Desvenda” propõe através da reflexão sobre a autonomia do artista e sua permanente busca por um público para o seu trabalho.
Em seguida, o artista Diego de Santos faz uma intervenção com desenhos da série “Não Adianta Esfregar os Olhos”, que já foi apresentada no Spa das Artes (Recife-PE). A proposta é transformar desenhos que antes serviam apenas para serem vistos e admirados em possíveis objetos. O artista vai reproduzir e distribuir seus desenhos entre o público do Quinta Cultural e a população do entorno.
A noite se encerra com a performance “Salão de Beleza”, da artista visual Meire Guerra.
Salão de Beleza vai transformar o Mercado dos Pinhões num típico templo das vaidades femininas, quando a artista vai ter suas unhas dos pés e das mãos feitas por uma manicure. Através dessa proposta, Meire pretende destacar situações vivenciadas por toda e qualquer mulher em atos corriqueiros e, aparentemente, banais.
Programação
18h30 – “Desvenda: feira de arte contemporânea”, de Rodrigo Lourenço
19h – Não Adianta Esfregar os Olhos – Intervenção de Diego de Santos
20h30 – Salão de Beleza – Performance de Meire Guerra
Serviço
Quinta Cultural. Dia 22, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli - Centro), a partir das 18h30.
DIA 23
SOL MAIOR\\17h
O projeto Sol Maior, que traz música de qualidade para acompanhar o pôr-do-sol no Passeio Público, terá nesta sexta-feira (23), a instrumentista Lídia Maria. Há dois anos, Lídia Maria, que também é cantora, trocou o violão e a guitarra, instrumento que estudou no conservatório Alberto Nepomuceno, para dedicar-se ao bandolim.
Ao lado de seu grupo feminino de choro, Fulô de Araçá, já abriu shows de grandes nomes da música nacional, como Renato Teixeira, As Chicas e Ceumar, atuando nos principais palcos da cidade, como o do Dragão do Mar, do BNB, do Sesc e do Mercado dos Pinhões, além de festivais, como o Mel, Chorinho e Cachaça, Música na Ibiapaba e cidades do interior do Estado.
A bandolinista, que já subiu ao palco do Passeio Público em participações especiais e, como cantora, homenageando o compositor Fausto Nilo, se apresenta agora com um show seu integralmente instrumental, onde interpretará, além dos maiores nomes do choro, como Pinxinguinha, Waldir Azevedo e Jacob do Bandolim, grandes nomes da terra, como Tarcísio Sardinha, e, também, composições próprias.
Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, a partir das 17h, apresentações diversas ao pôr-do-sol, e aos sábados, a partir de 12h30, música com a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).
DIA MUNDIAL DO LIVRO E DO DIREITO AUTORAL\\
No mês em que festeja seu aniversário, Fortaleza comemora também com uma programação especial no Passeio Público o Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral, celebrado em 23 de abril. A programação começa às 8h30 e vai até o final da tarde, incluindo contação de histórias, oficinas, lançamento de concurso literário, espetáculo teatral, sarau poético e show musical.
Serviço
Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral – Dia 23, a partir das 8h30, no Passeio Público. Rua Dr., João Moreira, s/n – Centro (ao lado da Santa Casa de Misericórdia). Mais informações com a Coordenação de Política de Literatura, Livro e Leitura da Secultfor: 3105-1358.
INTERVENÇÃO URBANA NAS FEIRAS\\
A arte invade as feiras livres de Fortaleza. Em abril, o artista plástico Bosco Lisboa leva suas esculturas de cerâmica do projeto “Varal ao Vento” para as feiras da Cidade. Com a curadoria de Dodora Guimarães, o projeto possibilita o acesso gratuito à arte e promove a integração das artes plásticas com a população de Fortaleza.
Serviço
Intervenção Urbana nas Feiras, de Bosco Lisboa
Local: Feira Cidade 2000 (Praça Principal na Av. Central Leste)
Horário: das 17h às 22 h
CHORINHO NO MERCADO\\
Toda sexta-feira o ponto já é certo: projeto Chorinho no Mercado, no Mercado dos Pinhões. É lá que, a partir das 21h, os amantes do choro e do samba se reúnem para ouvir, tocar e dançar clássicos de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Canhoto da Paraíba, Chiquinha Gonzaga e Zé da Velha, executados pelo grupo Cordas que Falam, que a cada 15 dias toca no lugar, revezando-se com o nosso chorão referencial, o Macaúba.
O show do dia 23 é com Macaúba e Regional Mistura&Manda. O chorão José Felipe da Silva, o Macaúba, desde os cinco anos domina seu bandolim. Acompanhado pelo seu regional, formado por Ribamar no violão de sete cordas, Paulinho do pandeiro, Mário no cavado e Yan da flauta, ele executa obras dos grandes mestres do choro, como Pixinguinha, Benedito Lacerda e Waldir Azevedo.
Serviço
Chorinho no Mercado - Dia 23, show com Macaúba, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).
DIA 24
SOL MAIOR\\
O Projeto Sol Maior, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe no próximo sábado (24), a partir das 12h30, o violonista Pádua Pires, fazendo uma homenagem ao músico baiano Dorival Caymmi.
Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (às 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).
DIA 25
8ª MEIA MARATONA DE FORTALEZA\\
No próximo dia 25, será realizada a 8ª edição da Meia Maratona de Fortaleza, um dos mais significativos eventos esportivos do Nordeste. O evento, que contará com a parceria da Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel) e outros órgãos, tem largada prevista para 7h no bosque do hotel Marina Park, localizado na avenida Presidente Castelo Branco, 400 – Praia de Iracema. A expectativa dos organizadores da prova é de que cerca de 6.500 atletas participem da maratona, que, desde 2003, data da primeira edição, já reuniu mais de 30 mil atletas, entre profissionais e amadores. No total, a competição deverá premiar 27 categorias distintas, incluindo a corrida de 21 quilômetros, de 10 quilômetros e corrida de cinco quilômetros para cadeirantes.
Serviço
8ª edição da Meia Maratona de Fortaleza;
Data: 25 de abril;
Horário: A largada está prevista para às 7h;
Local: No bosque do Hotel Marina Park, localizado na avenida Presidente Castelo Branco, 400 – Praia de Iracema.
ENSAIO ABERTO \\
O Passeio Público dá início em abril ao projeto Ensaio Aberto. A praça mais antiga e arborizada da Cidade recebe grupos de todos os estilos musicais (samba, chorinho, afoxés, maracatus, forró, entre outros) para realizarem seus ensaios. No primeiro mês, o Passeio Público vai ser palco e abrigo para os três grupos de afoxé existentes em Fortaleza (Acabaca, Filhos de Oyá e Oxum Odolá). O público terá a oportunidade de dançar, cantar e aprender a tocar os instrumentos dessa manifestação cultural afrodescendente.
Programação
DIA 25
Grupo de afoxé Oxum Odolá
Serviço
Ensaio Aberto – Todos os domingos, a partir das 15h30, no Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário