Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Programação Cultural Gratuita da Prefeitura Municipal de Fortaleza

Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, das 16h30 às 17h30, apresentações diversas ao pôr do sol, e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

CHORINHO NO MERCADO\\ 21h
Toda sexta-feira o ponto já é certo: projeto Chorinho no Mercado, no Mercado dos Pinhões. É lá que, a partir das 21h, os amantes do choro e do samba se reúnem para ouvir, tocar e dançar clássicos de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Canhoto da Paraíba, Chiquinha Gonzaga e Zé da Velha, executados pelo grupo Cordas que Falam, que a cada 15 dias toca no lugar, revezando-se com o nosso chorão referencial, o Macaúba.


Nesta sexta (13) o show é com Regional Cordas que Falam, grupo que toca desde 1997 e, com a atual formação, há seis anos. Formado por Fernando do Pandeiro, Luis José no cavaquinho, Márcio Ramalho no violão de sete cordas, Manuel Guerreiro no violão de seis cordas e Saraiva do Bandolim, o Cordas que Falam executa pérolas do gênero, incluindo grandes nomes do choro no repertório.

Serviço
Chorinho no Mercado. Dia 13, show com Regional Cordas que Falam, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

DIA 14 (Sábado)
SOL MAIOR\\ 12h30
O Projeto Sol Maior, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe no próximo sábado (14), a partir de meio-dia, o guitarrista Artur Menezes.

Músico ativo na cena musical cearense, Artur Menezes integrou as bandas “Artur Menezes & Os Caras”, “Blues Label”, “De Blues em Quando”, “Zeppelin Blues” e “Experihendrix Trio”. Já participou de vários eventos ligados a cena do blues no Ceará, como as edições do Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga. O músico já passou temporadas em Chicago (EUA), onde se apresentou ao lado de John Primer, Charlie Love and the Silky Smooth Band, Linsey Alexander, Phill Guy, Brother John e Big Ray, entre outros. No Brasil, teve a honra de acompanhar os músicos Igor Prado, Ivan Marcio, Johnny Rover, Jefferson Gonçalves, Andy Boy e Alexandre Araújo.

Para o Passeio Público, Artur Menezes traz as várias facetas do Blues, com muito feeling e pegada forte, que são sua marca registrada.

Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentação diversas ao pôr do sol (das 16h30 às 17h30) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

CASA DO BLUES\\18h
Música de qualidade, festa e uma alternativa diferente de diversão na Cidade. O projeto Casa do Blues tem o propósito de ser uma reunião das bandas de blues de Fortaleza e trazer para o público da cidade uma opção acessível de diversão. A ideia é simples: consolidar o blues em Fortaleza a partir de shows realizados periodicamente, em local e data que facilite o contato entre o universo do blues e os amantes do ritmo. A Prefeitura Municipal de Fortaleza é parceira do projeto Casa do Blues na realização dos shows, que acontecem sempre nos fins de tarde dos sábados, na Praça do Mercado do bairro Joaquim Távora.

Programação
DIA 7
Alysson dos Anjos

Serviço
Projeto Casa do Blues - Praça do Mercado do Joaquim Távora (Av. Pontes Vieira, entre as ruas Fiscal Vieira e Cap. Gustavo), às 18h. Entrada gratuita. Mais informações: www.casadoblues.com.br

DIA 8 (Domingo)
FORRÓ NO MERCADO\\ 19h
Aos domingos, o Mercado dos Pinhões é o lugar mais indicado da cidade para quem quer ouvir os legítimos representantes do forró. É que lá acontece o projeto Forró no Mercado, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). No próximo domingo (15), o show será com Encanto Nordestino.


Surgido em 2003 no Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (Cefet/CE), o grupo possui um trabalho genuinamente nordestino. Apesar de colocar no palco uma formação inusitada para o forró (violino, violão e percussão), o grupo explora ritmos como o baião, marcha, xote e xaxado, dando ao violino um toque “rabecado”. No repertório, além de composições autorais, o grupo executa músicas de compositores reconhecidos mundialmente, como Hermeto pascoal, Sivuca e Luiz Gonzaga; compositores cearenses, como Humerto teixeira, Nonato Luiz e Carlinhos Crisóstomo; além de clássicos de Vivaldi e Beatles.

Serviço
Forró no Mercado com Água de Quartinha, dia 8, a partir das 19h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

Nenhum comentário: