Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Casa Cor Ceará 2009 tem público recorde

De 30 de setembro a 10 de novembro, a Casa Cor Ceará 2009 recebeu cerca de 30 mil visitações, sendo esse o maior público do evento em seus 11 anos de realização. Além da mostram, foram promovidos mais de 50 eventos, entre coquetéis, festas, degustações e palestras, inclusive com o renomado arquiteto paulista Arthur Casas e com o arquiteto, urbanista e compositor cearense, Fausto Nilo. Destaque ainda para o Prêmio Casa Cor, que contou no júri com a participação da arquiteta e publisher da Revista Estilo Casa, Olga Krell, e premiou os seguintes profissionais: Luiz Deusdará (Oca Viva), Max Frota, Itatiene Garcia e Herbert Rocha (Loja Casa Cor), Alberto Bruno (Sítio “Passarim do Assaré”) e Sophya Romcy (Restaurante “Doroty Lamour”).
A menção honrosa foi para a paisagista Valéria Maldonado, responsável pela revitalização do Jardim Burle Marx, projetado pelo consagrado paisagista, que recebeu homenagem da Casa Cor em comemoração aos 100 anos de seu nascimento. Além de Burle Marx, a Casa Cor Ceará 2009 homenageou dois cearenses: Fausto Nilo, cujos títulos das canções de sua autoria batizam diversos ambientes este ano, e o médico neuro-cirurgião Dr. Mairton Lucena.
A 11ª edição da Casa Cor Ceará 2009 também foi marcada pelo sucesso Special Sale, que aconteceu nos últimos dias (09 e 10/11) da versão local da mais importante mostra de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina. Com a participação massiva dos fornecedores, cerca de 600 produtos expostos durante a mostra foram comercializados com descontos de 30 a 70%. Os visitantes puderam adquirir móveis, eletrodomésticos, luminárias, tapetes, objetos de arte e artesanato para compor seus projetos residenciais e comerciais.
Além da sustentabilidade - tema proposto pela Casa Cor Ceará 2009 que permeou os 61 ambientes assinados por 93 arquitetos, decoradores, paisagistas e designers de interiores - a questão da acessibilidade também foi abordada. Através de parceria com o Governo do Estado do Ceará, o Ciclo de Palestras sobre Acessibilidade trouxe profissionais reconhecidos no cenário nacional e local para falar sobre acessibilidade no mundo, no Brasil, no Ceará e em interiores. Também foi lançado o Guia da Acessibilidade.
Este ano, a Casa Cor Ceará aconteceu numa área privilegiada de Fortaleza, a Aldeota, com mais facilidade de acesso e estacionamento, proporcionando maior comodidade aos visitantes. A sede, pertencente ao Grupo J. Macêdo, é a maior a receber o evento desde 1999, com 10 mil m² de área, que incluem residência e um prédio comercial projetados pelo arquiteto Acácio Gil Borsoi, falecido no dia 04 de novembro de 2009.
Além de usar todo o terreno do imóvel, o evento contou com área construída de 4.200 m², com espaços divididos em Residencial, ocupando os cômodos da mansão; Entretenimento; e Hotel, uma das grandes novidades desta edição. Na área de Entretenimento, no térreo do edifício comercial, os visitantes puderam desfrutar ainda dos espaços de lazer e gastronomia, como restaurante, café e oficina de arte em parceria com a Hidracor. Destaque para o sítio Passarim de Assaré, onde uma programação especial divertiu as crianças, principalmente nos finais de semana, com apresentações teatrais e musicais, brincadeiras e o premiado musical “A Vaca Lelé”, do Grupo Bandeira das Artes.
Em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE) e o Governo do Estado do Ceará, o primeiro andar do prédio comercial abrigou o Hotel com cinco suítes (Master, Serra, Mar, Design e Nupcial), apresentando as novidades para o segmento. Neste andar, funcionou a joalheria, a loja Casa Cor e uma de lingerie, além de conferir a ambientação da Agência de viagens. Já o segundo piso do edifício comercial foi destinado ao Salão Maria Proença de Macêdo, assinado por Jacaúna Aguiar, local dos grandes eventos.
Promovendo a produção local, a Casa Cor Ceará 2009 deu continuidade à parceria com o pólo moveleiro do município de Marco (CE) e divulgou o artesanato cearense através de parceria com a Prefeitura de Maracanaú (CE), que disponibilizou um espaço exclusivo para a comercialização dos produtos no Maracanaú Design, assinado pela arquiteta Dora São Bernardo.
Outra novidade apresentada este ano foi o “Passaporte Casa Cor”. Após adquiri-lo, o visitante teve acesso ao evento durante todo o período da mostra. A Casa Cor Ceará 2009 conta com patrocínio da Deca, HSBC, Governo do Estado do Ceará, Sebrae-CE, Tintas Hidracor, Viva Imóveis, Prefeitura de Maracanaú e apoio da Nextel, Tiprogresso, além de apoio institucional da SustentaX e Grenn Building.

Saiba mais sobre o imóvel da Casa Cor Ceará 2009
Projetada pelo renomado arquiteto carioca Acácio Gil Borsoi, o imóvel foi construído em 1969 com a finalidade de criar uma residência para a família do empresário Benedito Dias Macêdo. O jardim da casa conta com assinatura de Roberto Burle Marx, contemplando um conjunto de plantas e lagos projetados por um dos maiores paisagistas do século XX.
O local serviu de moradia para Benedito e sua família até 1975, quando passou a pertencer ao grupo J. Macêdo. Após reforma e ampliação com novo projeto de Borsoi, em 1978 o imóvel passou a sediar a holding do Grupo. A sede da J. Macêdo permaneceu no espaço até 2003. Desde então o imóvel se encontra desabitado.

Nenhum comentário: