Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 13 de março de 2024

Mostra] Confira a programação artística da Mostra de Artes da Porto Iracema (MOPI11) desta semana - 11 a 16 de Março

 AGENDA DA SEMANA ESCOLA PORTO IRACEMA DAS ARTES 

Partilhando espetáculos, shows e performances desenvolvidas na Porto Iracema, confira a programação artística da MOPI desta semana 

Realizando encontros presenciais, que dialogam com a música, a dança e o teatro, a Escola destaca a apresentação das produções “TecnoTapera” (13/03), “Perfomance Sorayas” (14/03),“Procurando Kalu” (15/03) e “Matéria Suspensa” (15/03)

 

Dando continuidade à ampla programação artística promovida pela 11ª Mostra de Artes da Porto Iracema (MOPI), a Escola Porto Iracema das Artes, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), promove as performances que integram o calendário da MOPI desta semana. Os destaques são as apresentações dos projetos “TecnoTapera” (13/03) às 19, “Perfomance Sorayas” (14/03) às 20h, “Matéria Suspensa” (15/03) às 19h e “Procurando Kalu” (15/03) às 21h. 

 

 

CONFIRA AQUI A AGENDA COMPLETA 

 

12 e 13 de março, terça-feira, das 16h às 18h

 

Residência Artística “O Museu sem Fim de 1976”, com Daniele Àvila Small

 

Online

 

No dia 12 de março, a tutora do projeto “Ao Cansaço, segue-se o Sonho”, Daniele Àvila Small, apresenta-se com sua residência artística “O Museu sem Fim de 1976” às 16h de forma online. A proposta da residência é reunir artistas e pesquisadores de Fortaleza para um período de intercâmbio que vai funcionar como etapa inicial da criação da peça O museu sem fim de 1976 – Sala 2: A imaginação como recurso. O público alvo são artistas da cena e de outras áreas das artes; historiadores; astrólogos; e demais pesquisadores interessados nos seguintes temas: história das artes, teoria e crítica das artes, feminismos, astrologia, anos 1970. A classificação indicativa é para maiores de 18 anos.

 

 

 

13 de março, quarta-feira, às 19h

 

“TecnoTapera: Na Minha Aldeia”, com Rapha Anacé, Iago Barreto. Manu Freitas e presença do tutor Furmiga Dub

 

No Hub Cultural Porto Dragão

 

Ainda no dia 13 de março, teremos o show de música “TecnoTapera: Na Minha Aldeia” às 19, no Hub Cultural Porto Dragão. O evento vai contar com acessibilidade em libras. Desenvolvido pelos artistas Rapha Anacé, Iago Barreto e Emanuele Anacé, essa é a expansão da Tecno Tapera original, reconhecendo todo o Ceará como terra indígena. O projeto é um movimento pessoal que nasce na Taba dos Anacé, juntando a música tradicional - toré, reisado, coco - , com a tecnologia de mixagem com ritmos como o eletrônico, rap, entre outros, transitando em aldeias, comunidades tradicionais e periferias, e ainda trazendo outras linguagens como design e vídeo.

 

 

 

14 de março, quinta-feira, às 18h

 

 

 

Trupe Motim de Teatro - na Escola Porto Iracema das Artes

 

A Trupe Motim de Teatro apresenta o lançamento de livro e documentário “Trupe Motim: 10 anos de Amotinações Estéticas”, às 18h, na Escola Porto Iracema. Apesar de estar sediada em uma localidade do interior, a Trupe conquistou reconhecimento nos palcos dos principais festivais de teatro no estado do Ceará e estabeleceu sua presença em diferentes outros estados. Tanto o livro quanto o documentário narram parte dessa trajetória, destacando os desafios e as conquistas ao longo de uma década de existência. No evento, haverá distribuição de exemplares do livro. O documentário foi preparado com acessibilidade em Libras e legendas.

 

 

 

Performance “Sorayas” - com Mother Akwa Soraya, Prince Ali Soraya e Godfather Lucy Soraya - no Teatro José de Alencar, às 20h

 

Ainda, no dia 14 de março, acontece a Performance “Sorayas”, com Mother Akwa Soraya, Prince Ali Soraya e Godfather Lucy Soraya, no Teatro José de Alencar, às 20h. O grupo define a performance como: “a explosão de uma semente cósmyca no solo fértyl cearense. Guyadas pelas profundezas da cena KIKI (preparatórya), no ato de aquylombar e aldear percepções, cultyvar e brotar um berço de estrelas. Espyralar. Investygar e experyenciar as nuances das transyções estétycas, dançantes e ydentytáryas da cultura. Fortyfycando a permanêncya desses movymentos cryados por e para pessoas dyssydentes de raça e gênero. Elementos que transpassam espaço-tempo de feytura”.

 

 

 

 

15 de março, sexta-feira, às 19h

 

 

 

Matéria Suspensa - no Teatro Dragão do Mar

 

O Teatro Dragão do Mar, recebe a apresentação Matéria Suspensa, projeto desenvolvido no Laboratório de Dança com tutoria de Guilherme Peters. A pesquisa é desenvolvida pelas/os artistas Georgia Vitrilis, Sarah Nastroyanni, Breno de Lacerda, Felipe Damasceno, Honório Félix e William Pereira Monte, que definem a apresentação como formada por “ganchos e microfones de contato habilmente instalados na superfície da pele tornando-se suportes para a manifestação de números: uma sequência binária que tensiona os limites convencionais da técnica e da poética. A manifestação de um impasse como o cenário propício para a exposição de um problema coletivo”. A classificação indicativa é para maiores de 18 anos, e a apresentação conta com conteúdo sensível, como a prática de perfuração e suspensão corporal, que pode ser gatilho para algumas pessoas.

 

 

 

Procurando Kalu - no Teatro Dragão do Mar, às 21h

 

No mesmo dia, às 21h, também no Teatro do Dragão do Mar, acontece o show “Dançaremos Furta-Cor com Outros Mundos” da banda Procurando Kalu

 

 

 

Com presença da tutora Karina Buhr, a banda Procurando Kalu se apresenta no dia 15 de março, às 21h, no Teatro Dragão do Mar com o show Dançaremos Furta-Cor com Outros Mundos. O projeto investiga a linguagem musical friccionada a performance, evocando numa ótica Psicodélica e Delirante, canções e performances que emulam Corpos, Memórias e Transmutações de um Sertão-Futuro-Ancestral. A apresentação conta com as participações de Gegê Teófilo, Rami Freitas e Felipe Castro, além de ter tradução em libras.

 

 

 

16 de março, sábado, às 9h

 

Oficina "Imagem propulsora e processo de criação teatral", com Cecília Maria

 

Associação Dança Cariri - ADC - em Juazeiro do Norte

 

 

 

Tutora do projeto “Sujeito Solo”, Cecília Maria promove a oficina “Imagem propulsora e processo de criação teatral” na Associação de Dança Cariri no dia 16 de março, às 9h. A oficina é voltada tanto para artistas em processo de criação e artistas que buscam encontrar seu élan criativo, quanto para pessoas que desenvolvem a sua presença no mundo em processos de criação de si pelo exercício de simbolizar as suas imagens internas. O trabalho é um procedimento criativo com base em imagens propulsoras que dão início às ideias iniciais para a criação teatral. O suporte será o corpo-voz-mente-emoção-imaginário dos participantes mediado por exercícios de imaginação e expansão da consciência comum.

 

 

 

SERVIÇO:

 

Programação da semana -  Mostra de Artes da Porto Iracema (MOPI11)

 

12 a 16 de março de 2024

 

Youtube: Porto Iracema das Artes

 

Instagram: @portoiracemadasartes

 

 

LINK DA PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

https://docs.google.com/document/d/1LAQybtggPqtF91NWjoNszZ4OOQVaDZDYRD2Izz83k7c/edit?pli=1

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Nenhum comentário: