Comédia dirigida por Ernesto
Piccolo tem no elenco Julia Lemmertz, Georgiana Góes e Pedroca Monteiro, e é
baseada nos livros Quem diria que viver iria dar nisso e Simples Assim, duas
coletâneas de crônicas.
Em uma produção original da
Turbilhão de Ideias e apresentação do Circuito Cultural Bradesco Seguros, a
peça Simples Assim estreia dias 18 e 19 de outubro, no Theatro Via Sul
Fortaleza, às 19h (sexta) e 19h e 21h30h (sábado), respectivamente. Baseado na
obra da colunista do jornal O Globo e cronista Martha Medeiros, o texto foi
adaptado pela própria autora, ao lado de Rosane Lima. No elenco estão Julia
Lemmertz, Georgiana Góes e Pedroca Monteiro, sob a direção de Ernesto Piccolo.
Sucesso de público e crítica
no Rio de Janeiro, a peça é marcada por histórias entrelaçadas e apresenta
figuras simultaneamente distópicas e reais, como um casal que apenas interage
pelo celular, uma mulher que contrata uma dublê de si mesma e uma jovem que
decide viajar para Marte e abandonar o amante. Em todos os casos, há espaço
para uma indagação: para onde foi a simplicidade do afeto tête-à-tête? O enredo
traz reflexões sobre a roda da vida e os humanos em meio ao caos moderno, à
solidão tecnológica, soterrados por informações e desencontros.
A comédia reflete sobre o
cotidiano, com muito humor e afeto, como é usual na obra da escritora, uma das
mais celebradas cronistas brasileiras. Os atores se revezam em vários
personagens, em dez cenas, numa estrutura inspirada em A Ronda, clássico do
austríaco Arthur Schnitzler.
“Trazemos o espírito meio
esquizofrênico desta época. A vida é difícil, mas a simplicidade salva.
Corruptos existem, mas eles nada podem contra a morte. A tecnologia nos domina,
mas o amor segue imperioso. Tudo se entrelaça. É um texto para rir e pensar
sobre essa birutice toda”, comenta Martha Medeiros.
“As cenas exploram detalhes
dessas relações no cotidiano, procurando o que permanece de humano nos
personagens em meio a tantas transformações. Montar a peça hoje é abrir um
espaço de pensamento e, ao mesmo tempo, de prazer para os espectadores,
desejando que eles possam rir e refletir sobre nossa linda e atribulada
humanidade”, conclui.
As duas coletâneas em que a
peça se baseia reúnem cerca de 200 crônicas. Dessa pesquisa resultaram dez
cenas, cada uma delas com duas ou três crônicas entrelaçadas. A livre adaptação
do texto apresenta histórias entrecortadas que tratam das relações interpessoais
no mundo contemporâneo, de um tempo acelerado e mediado por uma tecnologia
invasiva e incontornável. Rosane Lima explica que a estrutura do texto segue um
modelo inspirado em A Ronda, clássico do austríaco Arthur Schnitzler, com cenas
aparentemente independentes, mas com um personagem sempre se repetindo no
quadro seguinte.
“A estrutura do texto
austríaco sempre me encantou pela simplicidade e eficiência. Eu também sabia
que teríamos um elenco pequeno e um número razoável de personagens, situação
que esse formato favorece. A Ronda foi escrita na virada do Século XX, um
período de grandes transformações sociais, morais, etc., possibilitando uma
analogia atraente com o momento atual. Na “ciranda” de Simples Assim não surgem
apenas casais, como na peça de Schnitzler, mas também relações de irmãs,
amigos, empregados, o que, além de ampliar o espectro de visão da peça,
contempla a variedade e o alcance das crônicas da Martha."
Ernesto Piccolo considera
Simples Assim a peça mais atual da escritora. “É a mais antropológica. Ela tem
um lado muito humano e também traz lampejos sociais e políticos muito atuais,
retrata o nosso desconforto com as coisas que estão acontecendo no mundo”.
Para Julia Lemmertz, a autora
tem a capacidade de falar sobre coisas profundas de uma forma muito direta,
conseguindo radiografar, através de suas crônicas, o caos dos dias atuais.
“Está todo mundo muito conectado em redes, links, mas pouco conectado com a
pessoa que está do seu lado, com o presencial, o aqui agora. A peça vai
colocando situações para que você reflita como é estar nesse mundo com essa
quantidade de informação, de solicitações e como você se forma humano nisso.
Como você permanece humano dentro de tanta demanda”, aponta.
Julia destaca ainda a universalidade
e importância dos temas abordados no espetáculo. “É um momento de tantas coisas
para se refletir. Ele se passa no Brasil, mas o mundo inteiro está assim.
Estamos em uma convulsão geral, as pessoas estão em situação limite”, reflete.
Pedroca Monteiro acrescenta
que o espetáculo olha para o agora e aponta que, apesar de tudo, é necessário
continuar. “Não adianta ir para Marte, como decide uma das personagens. É
preciso estimular as pessoas à mudança. Ao invés de viajar para outro planeta
ou mesmo outro país, é fundamental ficar aqui e tentar transformar o nosso
lugar”, conclui. “E a Martha consegue traduzir tudo de uma maneira popular, que
se comunica com todos”, elogia Georgiana Góes. O espetáculo propõe focar no que
realmente importa, tenta alcançar a simplicidade, que é algo tão complexo e
difícil. “É preciso buscar gente que converse e se escute, que se aproxime pelo
afeto, pelo carinho, pela empatia, pelo interesse pela vida do outro. É trocar,
ouvir e ser ouvido.”
A transposição para o palco
Uma das mais importantes
escritoras brasileiras da atualidade, Martha Medeiros teve outras obras
adaptadas para o teatro como Divã e Doidas e Santas, entre elas. É a primeira
vez que ela assina também a versão do texto para o palco. “As peças foram
adaptadas com liberdade total, com minha obra servindo como base, mas agora é
diferente, não há uma releitura dos meus textos. Em Simples Assim, eles estão
mais íntegros. Claro que há também a adaptação da craque Rosane Lima, mas o
espírito da peça está mais sintonizado com o que escrevo nos jornais. Há um
compromisso real com minhas ideias e meu espírito”, explica.
O projeto nasceu de uma ideia
do produtor Gustavo Nunes, em 2016, após um encontro com Martha Medeiros, em
Porto Alegre. A parceria entre os dois rendeu também o canal da escritora no
YouTube, M de Martha, que estreou no ano passado e prepara uma série de novos
episódios ainda este ano.
Diretor de Doidas e Santas,
Ernesto Piccolo já é familiarizado com o universo da escritora e foi uma
escolha natural. Amigo de longa data de Julia Lemmertz, é a primeira vez que a
dirige. “Sempre sonhei trabalhar com ela”, celebra.
Sobre o Circuito Cultural
Bradesco Seguros
Manter uma política de
incentivo à cultura é compromisso permanente do Circuito Cultural Bradesco
Seguros. Nos últimos anos, o Grupo Bradesco Seguros orgulha-se de ter
patrocinado e apoiado projetos nas áreas de música, dança, artes plásticas,
teatro, literatura e exposições, além de outras manifestações artísticas.
Dentre as recentes atrações,
destacam-se os musicais “Bibi - Histórias e Canções”, “Chacrinha, O Musical”,
“Elis - A Musical”, “A Família Addams”, “O Rei Leão”, “Bem Sertanejo”, “Les
Misérables”, “60 – Década de Arromba”, “Cinderella” e “Romeu e Julieta”, além
da “Série Dell'Arte Concertos Internacionais”, “Temporada Dell’Arte de Dança –
Compañia Antonio Gades” e a exposição “Mickey, 90 anos”.
Para conhecer o calendário
2019 dos espetáculos patrocinados e apoiados pelo Circuito Cultural Bradesco
Seguros, acesse www.bradescoseguros.com.br, clique na opção “Outros Portais” e
“Circuito Cultural”.
Ficha Técnica
Texto e adaptação: Martha
Medeiros e Rosane Lima. Direção Artística: Ernesto Piccolo. Elenco: Julia
Lemmertz, Georgiana Góes e Pedroca Monteiro. Produção e idealização: Gustavo
Nunes. Cenografia: Clivia Cohen. Projeções Cênicas: Rico Vilarouca / Renato
Vilarouca. Figurino: Helena Araújo e
Alfaiataria Conrado. Luz: Felício Mafra. Trilha Sonora: Rodrigo Penna.
Visagismo: Uirandê Holanda. Produtora de
Elenco: Yolanda Rodrigues. Preparação Corporal: Cristina Moura. Designer e
Fotos: Victor Hugo Ceccato. Marketing/ Designer: Julliana Della Costa.
Preparação Vocal: Rose Gonçalves. Cenógrafo Assistente: José Cohen.
Cenotécnica: Humberto Silva e Humberto Silva Jr. Assistente de direção: Neuza
Caribé Assistente Designer: Bruno Karvan. Assistente de Produção: Patrícia
Nunes. Assistente Financeiro: Jéssica Veiga. Assistente de Diretor de Palco:
Gleison Brito. Operador de Luz: Ari Nagô Operador Multimídia: Janser Barreto.
Produção Executiva: Glauce Carvalho. Coordenação de Produção: Lúcia Souza.
Financeiro e Prestação de Contas: Helber Santa Rita. Apoio: Lojas Pompéia e
Veirano Advogados. Apresentado por Bradesco Seguros. Produção Original:
Turbilhão de Ideias Entretenimento. Assessoria de Imprensa: Arteplural.
SERVIÇO:
SIMPLES ASSIM
Datas: 18 e 19 de outubro de
2019
Horário: Sexta 21h; Sábado às
19h e 21h30h
Classificação: 12 anos
Duração: 70min
Local: Theatro Via Sul
Fortaleza – Av. Washington Soares, 4335 – Edson Queiroz
Ingressos: Sexta: R$ 80/R$40;
Sábado (R$ 100/R$ 50)
Ingresso Popular: R$ 50,00
Inteira R$ 25,00 (meia) em todas as sessões
Vendas:
https://site.bileto.sympla.com.br/theatroviasulfortaleza/
Capacidade: 732 Pessoas
Informações: (85) 3099-1290
Horário de funcionamento da
bilheteria: De segunda a sábado, das 10h às 22h; Aos domingos e feriados, das
11h às 21h
Acessibilidade: Elevadores,
rampas de acesso e assentos especiais.
Estacionamento no Via Sul
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