Pesquisa da agência
Euromonitor International sobre mercado da alimentação saudável em 2019 aponta
que os consumidores estão buscando produtos mais naturais à medida que adotam
um estilo de vida mais holístico. Consequentemente, a indústria de alimentos industrializados
saudáveis apresenta uma taxa de crescimento maior que a da indústria de
alimentos como um todo. Tendo em vista a expansão da sua atuação nesse segmento
de mercado, a marca de polpas de frutas Pomar se atualiza e chega às
prateleiras dos supermercados do Ceará com nova marca e identidade visual
desenvolvidas pela premiada agência cearense Abracadabra Branding & Design.
De acordo com o designer e
diretor da Abracadabra Branding & Design, Allyson Reis, o Pomar da Polpa dá
lugar ao Pomar, comunicando que a empresa segue no mercado de alimentação
natural, porém com vistas à ampliação de sua atuação e criação de novos
produtos, para além das polpas de frutas.
As novidades do Pomar podem
ser conferidas no lançamento da Linha Match,
voltada para quem prioriza suas necessidades nutricionais e escolhas
alimentares. Os novos sabores são compostos por mix de frutas e outros insumos
com propriedades funcionais. O Match Energia combina açaí, uva, beterraba,
pasta de amendoim e pó de guaraná. O Match Equilíbrio agrega abacaxi e maçã
verde à hortelã, couve manteiga e linhaça. Já o Match Renove é um blend de
abacaxi, kiwi, pepino, hortelã e chá branco.
As embalagens, por sua vez,
agora informam de forma mais objetiva que as polpas não possuem aditivos químicos
ou conservantes, preservando o sabor e as propriedades naturais da fruta,
esclarecendo as dúvidas mais comuns dos consumidores. “Os novos mixes também
seguem essa proposta e ainda ganham identidade visual baseada em aquarelas
feitas à mão, que pelas suas formas orgânicas e cores, nos remetem ao que de
melhor se encontra na natureza”, destaca o designer.
Para o desenvolvimento dos
novos sabores, o Pomar firmou parceria com o Instituto SENAI de Tecnologia do
Ceará, localizado no Maracanaú, contando com a consultoria de Flavianne Pessoa
e Talita Silva. A nutricionista Danielle Lodetti também contribuiu como
consultora. Segundo ela, a ideia ao lançar essas polpas funcionais foi
adicionar ainda mais ingredientes que trazem benefícios à saúde, de uma forma prática,
pois esses já vêm misturados na polpa. Para preparar os sucos funcionais, basta
acrescentar água. O indicado é não adoçar e aproveitar os sabores das frutas,
mas pode ser adoçado conforme sua preferência e paladar.
“É claro que cada pessoa tem a
sua forma de consumir e os mixes proporcionam essa versatilidade. Além de
sucos, elas podem ser batidas no liquidificador com proteína ou iogurte, de
acordo com a sua preferência, e servem de base para deliciosas receitas de
sobremesas saudáveis”, diz Danielle.
Ela revela que o processo de
seleção dos ingredientes e testes de produção foi muito intenso e longo,
justamente para trazer para o consumidor a qualidade dos produtos,
desenvolvidos pela marca desde 1994. “Eu, como nutricionista, procurei escolher
alimentos que realmente oferecem benefícios funcionais para a saúde. O Pomar
pegou tudo isso e associou à tecnologia, à qualidade da matéria-prima e na
produção para produzir essas polpas”, conclui.
Mix funcionais
A nutricionista explica que o
Match Energia tem uma quantidade maior de carboidrato, é um suco mais
concentrado e é ideal para aquela refeição que você quer ter mais saciedade.
Composto por açaí, uva, beterraba, amendoim e guaraná, pode ser misturado
apenas com água, mas vai bem no pré e pós-treino, batido com whey protein.
Agregado ao iogurte natural, pode ser consumido como creme, mousse e até
sorvete, para lanches. “Esse mix é bem versátil, basta atentar que possui um
valor calórico mais alto – com 10g de carboidrato, 4g de proteína e 6g de gordura
– mas essa é uma gordura boa, vinda do açaí e da pasta de amendoim”, destaca.
Já o Match Renove é mais leve,
não contem gordura ou proteína. Esse traz abacaxi, kiwi, pepino, chá branco e
hortelã em sua composição. “É um suco pensando para ajudar o organismo na
eliminação de toxinas, além de ser uma boa fonte de fibras e de vitamina C”,
explica. A hortelã confere ao suco um sabor mais refrescante e o chá branco é
rico em antioxidantes. Ela indica o seu consumo junto ao café da manhã; ou com
um sanduíche, no lanche da tarde, por exemplo; e ainda no jantar, acompanhando
ovos cozidos. O mix não possui em sua composição água, conservantes, açúcar ou
glúten.
Por fim, o Match Equilíbrio é
o que possui maior concentração de fibras (2,5g) e equivale ao suco verde ou
suco detox. É composto por abacaxi, maçã verde, couve manteiga, hortelã e
linhaça. “Esses alimentos possuem vários fitoquímicos que ajudam o corpo na
eliminação de toxinas. Além da combinação ser muito saborosa e agradável ao
paladar, o mix tem propriedades benéficas para nossa saúde, auxiliam o trânsito
intestinal porque tem linhaça, a maçã verde estimula o sistema imunológico, que
ganha reforço com a vitamina C do abacaxi”, destaca. Assim como o Match Renove,
é bem versátil, pode ser misturado a outros insumos e consumido em todas as
refeições, pois têm baixa caloria e são ricos em nutrientes.
Sobre o Pomar
Atua no mercado de polpas de
frutas desde 1994. Nasceu como uma empresa familiar e se mantém até hoje.
Atualmente, a marca apresenta uma linha de produtos com 12 sabores de polpas,
suco concentrado (tangerina, uva e pêssego) e açaí (com morango, banana ou natural)
que é distribuída nas principais redes de supermercados do Ceará. A fábrica
emprega mais de 80 pessoas e é fiscalizada de acordo com o que regulamenta o
setor de alimentos e bebidas, garantindo ao consumidor a segurança alimentar e
a qualidade dos produtos.
Sobre a Abracadabra
Abracadabra é uma consultoria
brasileira de design com 10 anos de história e escritórios em Fortaleza e São
Paulo. Com 12 prêmios internacionais e 7 prêmios nacionais, entre eles 3 iF
Design Award (prêmio alemão considerado o Oscar do design mundial), a “fórmula
mágica” do trabalho é o que chamam de Design Soul Made, onde a alma dos lugares
e das pessoas, seus fazeres e sua cultura são inspirações para o que pensam e o
que fazem.
No seu portfólio, constam
clientes como Sebrae, Fundo Criatec, Magus, Benor, Linhas & Cores, CETRA,
Tortelê, Pardal Sorvetes, Mude, Aimê Café, Onvit, Fiec, entre outros.
Atualmente, encontra-se em 22º lugar entre as 70 agências mais criativas do
Brasil, no ranking Meio & Mensagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário