Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 18 de março de 2017

Curso] Especialização em Gestão e Políticas Culturais acontecerá pela primeira vez em Fortaleza, via Instituto Dragão do Mar

 
Considerado o mais bem conceituado do País, curso gratuito está com inscrições abertas até o fim de março. Pela primeira vez ofertada fora de São Paulo, a concorrida formação é fruto de parceria com Itaú Cultural e universidade espanhola.

O Instituto Dragão do Mar, que gere, entre outros equipamentos, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, firmou parceria com o Itaú Cultural e a Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação, da Universidade de Girona, na Espanha, e agora traz a Fortaleza, pela primeira vez, o mais renomado curso de especialização em gestão e políticas culturais do Brasil. As inscrições seguem abertas até o dia 27 de março. São ofertadas 41 vagas por turma, 6 delas reservadas para candidatos autodeclarados negros. O programa completo pode ser acessado no endereço http://bit.ly/2mGIxj8. A ficha de inscrição pode ser acessada no link http://bit.ly/2mT2t2I.

A formação conta com direção acadêmica do Prof. Dr. José Teixeira Coelho Netto, consultor do Observatório de Política Cultural do Itaú Cultural; professor emérito da Universidade de São Paulo; autor de diversos livros sobre cultura e arte, entre eles o clássico “Dicionário Crítico de Política Cultural”, e do Prof. Dr Alfons Martinell Sempere, diretor da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação; professor titular da Universidade de Girona; codiretor do Laboratório de Investigação e Inovação em Cultura e Desenvolvimento com sede na Colômbia e na Espanha; especialista nos campos de formação de gestores culturais.
Segundo o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, a iniciativa visa ao atendimento de uma demanda crescente nas regiões Norte e Nordeste. “O mercado cultural e de entretenimento dessas regiões vem evoluindo e é, atualmente, um dos que mais crescem, com grande potencial de geração de emprego e renda, por isso, é fundamental que a oferta de formação acompanhe o ritmo. Agora, os produtores culturais não precisarão mais se deslocar para receber qualificação de ponta. Esse é, sem dúvida, o melhor curso da área, porque leva em conta as necessidades contemporâneas da formação em gestão e política e traz no corpo docente alguns dos mais renomados profissionais do mundo”, afirma Linhares.


Pré-requisitos

Para participar da seleção, o candidato deverá estar vinculado profissionalmente a uma instituição cultural, pública ou privada; ter atuação comprovada de três anos, no mínimo, em instituição cultural, pública ou privada; ser formado preferencialmente na área de Ciências Humanas ou Ciências Sociais aplicadas; apresentar carta da instituição onde trabalha com o compromisso de ser liberado para realizar as aulas presenciais. Também é necessário conhecimento do idioma espanhol (leitura e compreensão oral) para acompanhamento do curso.


Processo Seletivo:

Os interessados passarão por seleção, que consistirá em análise do currículo e de um texto do candidato sobre tema a ser indicado. A divulgação dos pré-selecionados acontece em 30 de maio e o resultado final será divulgado em 20 de julho. Ambos os resultados serão divulgados no site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br).


O curso:

O aluno terá de frequentar cinco módulos presenciais no Instituto Dragão do Mar, que somam 380 horas/aulas, entre setembro de 2017 e junho de 2018, além de participar de disciplinas a distância, totalizadas em 310 horas/aulas. As aulas presenciais acontecerão na Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema) e.  A frequência mínima exigida é de 80% nas disciplinas presenciais. A   Universidade   de   Girona   outorgará   um   certificado   de   conclusão   do   curso correspondente a seu Diploma de Posgrado en Gestión y Políticas Culturales, que segue as normas europeias de ensino universitário.


Conteúdo programático:

O curso abordará, entre outros temas, Cultura e teoria da cultura (conceitos fundamentais, novas abordagens, a cultura que é objeto da política cultural); Política cultural (história, fundamentos, política cultural comparada; a instituição cultural: tipos, problemas, soluções); Ação cultural (–
modalidades, metodologia, melhores práticas) e Novos modos da cultura e os meios digitais de informação e comunicação.


Calendário de Encontros Presenciais:

27, 28 e 29 de setembro de 2017
5 e 6 de dezembro de 2017
27 e 28 de fevereiro de 2018
2 e 3 de abril de 2018
26, 27 e 28 de junho de 2018


Mais sobre os Coordenadores:

http://www.iea.usp.br/pessoas/pasta-pessoaj/jose-teixeira-coelho
http://www.iea.usp.br/pessoas/pasta-pessoaa/alfons-martinell

Serviço: Curso de Especialização em Gestão e Políticas Culturais
Inscrições: http://bit.ly/2mT2t2I
Até 27 de março de 2017
Gratuito

Edital: http://bit.ly/2mGIxj8

Nenhum comentário: