Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Dança] TRAJETOS EnCena - Ateliês de Criação, Formação de Produção e Cenotécnica em Dança

 
Parceria entre Bienal Internacional de Dança do Ceará, rede CUCA, Centro Cultural Bom Jardim e Vila das Artes resulta na ação artística e formativa Trajetos EnCena. Inscrições até o dia 02 de setembro.

A X Bienal Internacional de Dança do Ceará acontece de 22 de outubro a 08 de novembro 2015 em Fortaleza e cidades do interior, apresentada pela Petrobras e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, com o co-patrocínio da Caixa.

A Bienal Internacional de Dança do Ceará, rede CUCA, Centro Cultural Bom Jardim e Vila das Artes articulam­-se para realizar o Trajetos EnCena. Trata-­se de uma ação a um só tempo artística e formativa que se mobiliza a partir da seguinte questão: como contribuir para o acesso de jovens e adolescentes aos saberes­ fazeres da cena teatral, seja no palco ou nas coxias?

Movidos pelo desejo de apresentar uma proposta entre tantas outras possíveis, esses parceiros realizam o Trajetos EmCena que divide-se em duas ações distintas e interligadas que configuram uma forma de acesso aos palcos:

- De um lado, a produção de duas obras coreográficas envolvendo bailarino(a)s dos CUCAS e do CCBJ, coordenadas por dois experientes coreógrafos convidados e resultando em trabalhos a serem apresentados na programação da X Bienal Internacional de Dança do Ceará, que acontecerá de 22 de outubro a 08 de novembro 2015 em Fortaleza e cidades do interior, apresentada pela Petrobras e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, e co-patrocínio da Caixa.

- De outro lado, a realização de um curso de iluminação cênica, culminando com a criação da luz para as obras coreográficas e a participação de estagiários egressos do curso nas equipes técnicas da Bienal 2015.

Como participar

As inscrições para Trajetos EmCena podem ser feitas até o dia 02 de setembro nos CUCAS (Barra, Mondubim e Jangurussu), Centro Cultural do Bom Jardim e na internet ( clique aqui para acessar o formulário ). A idade mínima para participar é 16 anos. Deve-se ter experiência prévia em dança (Danças urbanas, tradicionais, contemporânea ou outras danças) e, preferencialmente, residir nos bairros localizados nas Regionais I, V e VI ou que tenha passado por formações ou experiências em dança nos CUCAs ou no Centro Cultural do Bom Jardim.

No ato da inscrição deve ser apresentado documento com foto e comprovante de residência. No caso de inscrições realizadas na internet, o documento com o foto e o comprovante de residência devem ser entregues no dia das audições.

Os inscritos serão selecionados a partir de audições realizadas nos dias 4 e 5 de setembro. Dia 4:  Das 9h as 12h e 14h as 18h na Sala de Artes Cênicas do Cuca Barra. ­ Dia 5: Das 9h as 12h e 14h as 18h na Sala de Artes Cênicas do Cuca Mondubim. Os selecionados terão transporte e lanche durante as aulas.

Os ateliês serão realizados no período de 08 de setembro a 24 de outubro, com ensaios 03 vezes por semana com 4h­ de duração por dia. 

A ideia de criar o Trajetos EmCena

A necessidade de articulação entre agentes, instituições e iniciativas culturais com a finalidade de gerar sinergia nas ações propostas tem sido uma pauta frequente em encontros e fóruns do meio cultural. A realização de ações compartilhadas de formação, o estabelecimento de itinerários formativos, de colaborações entre instituições e de intercâmbios artísticos são algumas das possibilidades que podem dar forma a essa articulação.

A promoção da inclusão profissional, por sua vez, vem tornando-­se um aspecto cada vez mais presente nas propostas pedagógicas das várias instâncias que promovem ações formativas em arte e cultura.

Atentos a essas questões e demandas, surgiu a ideia da parceria entre Bienal Internacional de Dança do Ceará, rede CUCA, Centro Cultural Bom Jardim e Vila das Artes para realizar o Trajetos EnCena.

O Trajetos EnCena materializa assim uma importante articulação envolvendo equipamentos e iniciativas do estado, do município e da sociedade civil. Inaugura-­se aí uma parceria ampla e potente, capaz de mobilizar um grande número de atores culturais e gerar forte sinergia nas ações propostas. Ademais, configura uma via de acesso à experiência cênica para jovens que vislumbram um dia inserir­-se profissionalmente nesse espaço, seja por meio dos fazeres técnicos ou artísticos que os palcos ensejam. Que este seja apenas o primeiro de múltiplos trajetos!

X BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA DO CEARÁ

A X Bienal Internacional de Dança do Ceará acontece de 22 de outubro a 08 de novembro de 2015 em Fortaleza e 08 cidades do interior. Na programação espetáculos de 08 países e de diversos estados do Brasil. A Bienal é apresentada pela Petrobras e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, e tem o co-patrocínio da Caixa.

As atividades da Bienal de Dança 2015 acontecem em Fortaleza no Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Sesc Iracema, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Rede Cuca (Barra, Jangurussu, Mondubim) e Praça da Juventude na Granja Portugal. A programação completa será divulgada em breve no www.bienaldedanca.com 


Nenhum comentário: