Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Teatro] Cia Oxente, Ser Tão Teatro e Alfenim abrem nesta quarta (26) a programação de espetáculos do 17° FTB no Ceará

  
A programação no Ceará acontece até o dia 29 em Fortaleza e no Crato, com o patrocínio da Petrobras. Acesso gratuito


Espetáculos das mais conceituadas companhias teatrais da Paraíba serão apresentados a partir desta quarta-feira, dia 26, até sábado, 29, em Fortaleza e Crato. As peças integram a programação do 17° Festival do Teatro Brasileiro (FTB), que este ano acontece no Ceará e mais três estados, com destaque à Cena Paraibana. A programação completa está disponível no www.festivaldoteatrobrasileiro.com.br. 

As apresentações de espetáculos dão continuidade à programação do FTB, que no Ceará começou no dia 18, no Crato, com a Residência Artística da Cia Oxente. Nas duas cidades teve início no dia 24 o Ciclo de Dramaturgos, que se estende até o dia 28. Também no Crato acontecem nesta semana uma oficina e um curso na área de projeto culturais. Apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Petrobras, o Festival do Teatro Brasileiro promove também no Crato ações de formação de plateia envolvendo arte-educadores e alunos da rede pública. O FTB tem toda a programação gratuita.

Em Fortaleza: "Memórias de um cão"

O Coletivo Teatro Alfenim apresenta nesta quarta-feira, 26, às 19 horas, no Teatro Carlos Câmara, "Memórias de um Cão", dramaturgia e direção de Márcio Marciano, pela primeira vez encenado em Fortaleza. O espetáculo parte do estudo da obra de Machado de Assis para propor uma abordagem crítica das estratégias de dissimulação, engodo e auto-engano que marcam no campo subjetivo e político as relações sociais do Brasil.

A peça narra a trajetória de ascensão e queda de Rubião, um mestre-escola interiorano que, às vésperas da abolição da escravatura, se muda para a Corte, após receber uma herança de seu benfeitor, Quincas Borba, um típico escravocrata, autodenominado filósofo, que ocupa seus dias ociosos de proprietário e rentista com especulações amalucadas sobre a “natureza humana”.

A partir da leitura do romance Quincas Borba, o Coletivo Alfenim propõe uma alegoria tragicômica da desfaçatez com que a elite econômica e cultural brasileira tenta isentar-se de sua responsabilidade histórica pela barbárie que marca o processo de modernização do país. 

No Crato: "Anáguas" e "Flor de Macambira"

A história de três mulheres, uma mãe e duas filhas, que lutam para que suas convicções e crenças sejam aceitas como verdadeiras, marca o espetáculo "Anáguas", que será apresentado pela Cia Oxente nesta quarta e quinta-feira, 26 e 27, às 20h, na  Galeria do Centro Cultural do Araripe (Rffsa). É a primeira apresentação do espetáculo no Crato.

Na luta por suas convicções, as três mulheres são capazes de passar por cima de seus próprios egos, liberando o que há de mais cruel no ser humano: Conflitos, desarmonia, egoísmo, injustiças, condenação que permeiam o espetáculo do inicio ao fim.

Para encenar o texto de Lourdes Nunes Ramalho, o diretor José Maciel optou por uma montagem triangular e atemporal, onde três escadas definem o espaço trabalhado pelas atrizes que dão vida as personagens. As escadas definem bem a intenção do poder que essas mulheres pretendem exercer diante da família. O espectador é pego de surpresa, ao mesmo tempo em que vislumbra o espetáculo é parte essencial dele, chegando a contracenar com as atrizes em meio ao desfecho da peça.

Alunos de escolas públicas assistem "Flor de Macambira" 

O Coletivo Ser Tão Teatro faz no Crato três apresentações do espetáculo de rua "Flor de Macambira". Nos dias 26 às 15h e 27 às 9h, na Praça Bicentenário, serão apresentações especiais para escolas, como parte de uma atividade de formação de plateia, que envolve arte-educadores e mais de 800 alunos de escolas públicas. No dia 28, o espetáculo será encenado no Centro Cultural do Araripe, às 20 horas, para o público em geral.

Essa atividade de formação de plateia acontece em três movimentos, posteriores a seleção e capacitação, de 08 (oito) arte educadores em 12h de atividades. Em um primeiro momento, os arte educadores fazem atividades de 2h/aulas com mais de 800 alunos de escolas públicas, de 11 a 14 anos, aplicando jogos. O objetivo é ampliar os horizontes de percepção. O segundo momento é a apreciação do espetáculo "Flor de Macambira". Depois dessa programação, os arte educadores retomam o contato com os alunos para mais uma aula, para mais jogos e  avaliações.

Parte desses alunos participará ainda de Cenas Curtas, uma ação de continuidade do projeto. Duas das escolas terão 30h/aula, onde serão transmitidas noções de dramaturgia. Seguidas de atividades de criação de textos cênicos, práticas de jogos e encenação. A ideia é estimular a formação de grupos de teatro nas escolas. 

"Flor de Macambira" é uma festa popular com música, comicidade, cor e teatralidade que conta a história da jovem Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas e, para salvar-se a si e a seu amado, mergulha nas profundezas de sua alma. Tipos do cotidiano brasileiro como o coronel sanguinário, o padre mercantilista, o bicheiro corrupto, e o triunvirato do capitalismo: o economista ilusionista, o banqueiro especulador e o marqueteiro enganador vão sendo apresentados, quadro a quadro, no espetáculo.

Pela primeira vez apresentado no Crato, "Flor de Macambira" é uma adaptação empreendida pelo grupo do clássico "O Coronel de Macambira", do pernambucano Joaquim Cardozo, em parceria com a dramaturga Rosyane Trotta, e sob direção de Christina Streva.  Flor de Macambira estreou em 2011 e já circulou por cerca de 90 cidades brasileiras, alcançando grande sucesso de público e crítica.

O FESTIVAL

O FTB é um projeto de intercâmbio interestadual, singular no país, que a cada edição seleciona espetáculos de diferentes segmentos da produção cênica de um determinado Estado e os apresenta em outras cidades do país. Com programação gratuita em todos os estados, destaca-se pela abrangência, penetração e respaldo, sendo reconhecido como um dos festivais mais importantes da cena teatral brasileira.  Esta é a segunda vez que o FTB acontece no Ceará, que em 2009 recebeu a Cena Baiana, em edição também realizada no Maranhão. 

Apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Petrobras, o 17° FTB é uma realização da ALECRIM e Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. Co-Realização no Crato:  Prefeitura do Crato, via Secretaria de Cultura. Apoio Cultural: Teatro Carlos Câmara, Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, Teatro SESC Adalberto Vamozi, Instituto Teatro Público, Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Educação, Vila das Artes e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secutfor). Apoio Institucional: Ocupação Benfica, EPUCA, Beatos, Rede Cuca, Prefeitura de Fortaleza, via Coordenadoria da Juventude, Theatro José de Alencar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura. Produção: Quitanda das Artes, Cinco Elementos e Messin Eventos.

SERVIÇO:

Memórias de um Cão - Espetáculo do Coletivo Teatro Alfenim, da Paraíba, dia 26 de agosto, às 19h, no Teatro Carlos Câmara (Rua Senador Pompeu 454 - Centro, Fortaleza - CE), como parte da programação do 17° Festival do Teatro Brasileiro (FTB). Informações: www.festivaldoteatrobrasileiro.com.br. Facebook: Festival do Teatro Brasileiro. Twitter:  ftbrasileiro. Instagram: ftbrasileiro.  Tel: (85)3235-4063 (Quitanda das Artes) e (85)3101-6767 (Teatro Carlos Câmara). Os ingressos serão distribuídos no dia da apresentação, na bilheteria do teatro, 2 horas antes de início do espetáculo. A montagem será com público no palco. Lotação: 200 pessoas. Classificação Etária: 14 anos. Duração: 1h45min. GRATUITO.

Anáguas - Espetáculo da Companhia Oxente, da Paraíba, dias 26 e 27, às 20h na Galeria do Centro Cultural do Araripe (Rffsa) (Rua Ratisbona, s/n, Centro, Crato - CE), como parte da programação do 17° Festival do Teatro Brasileiro (FTB). Informações: www.festivaldoteatrobrasileiro.com.br. Facebook: Festival do Teatro Brasileiro. Twitter:  ftbrasileiro. Instagram: ftbrasileiro.  Tel: (88)3523-2365 (Centro Cultural do Araripe). Os ingressos serão distribuídos no dia da apresentação, na bilheteria do teatro, 2 horas antes de início do espetáculo. Lotação: 70 lugares. Classificação Etária: 14 anos. Duração: 50 min. GRATUITO.


Flor de Macambira - Espetáculo do Coletivo  Ser Tão Teatro,  dia 26, às 15 e dia 27 às 9h, sessões para escolas na Praça Bicentenário (Rua Coronel Segundo (Rua Dom Quintino), Centro, Crato - CE) e dia 28, às 20h, no Centro Cultural do Araripe (Rffsa) (Rua Ratisbona, s/n, Centro, Crato - CE), como parte da programação do 17° Festival do Teatro Brasileiro (FTB). Informações: www.festivaldoteatrobrasileiro.com.br. Facebook: Festival do Teatro Brasileiro. Twitter:  ftbrasileiro. Instagram: ftbrasileiro.  Classificação Etária: Livre. Duração: 58min. GRATUITO.           

Nenhum comentário: