Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Festival] Festival Ponto.CE 2015 inicia programação, em fevereiro, com projeto “Longitudes - Programa de Formação e Expansão”



O Festival Ponto.CE chega à sua nona edição em 2015. Para celebrar a data, a programação do evento vai ser realizada durante todo o ano. Com patrocínio da Coelce e da Oi e apoio cultural do Governo do Estado e do Oi Futuro, a partir deste mês de fevereiro acontecerão diversas atividades como shows, espetáculos de dança e exibição de vídeos das edições anteriores e cursos. A primeira ação do ano é projeto “Longitudes – Programa de Formação e Expansão do Festival Ponto.CE”, que é específico para formação, contemplando as três linguagens presentes no universo do festival: música, dança e audiovisual. Realizado de 24 de fevereiro a 1º de março, o Longitudes envolverá quatro municípios do Ceará: Fortaleza, Sobral, Quixeramobim e Pacajus.

O “Longitudes” é uma ação de formação interdisciplinar entre essas quatro cidades cearenses. A primeira a receber o programa será Fortaleza. A dinâmica coleção de tecnologias das mídias exige um profissional que entenda e transite por processos verificados na diversidade de plataformas, e em visibilidades e acessos simultâneos, como as web-tvs, web-rádios, os videoclipes, vídeo-dança, os softwares sociais e as demais opções que são disponibilizadas pelas ágeis conquistas do setor. 

O agente da cultura contemporânea está em processo contínuo de transformação, seja pelas diversas ações que desempenha - quando ao mesmo tempo é músico, produtor, roteirista, técnico de som, comunicador, dançarino, videomaker etc -, seja pela própria necessidade de sobrevivência dentro do mercado criativo. Dentro dessa necessidade de mercado e dos vastos ambientes tecnológicos ligados às linguagens artísticas, o “Longitudes” é uma valiosa fonte de aprendizado e de possibilidades de trocas.

Edição e Finalização de Vídeos, Planejamento Técnico em Eventos para Produtores, Intervenção Urbana/ Corpopaisagem e Planejamento Geral de Eventos estão entre os temas que serão abordados no programa de formação e expansão do Festival Ponto.CE. Os cursos serão ministrados por Roger Capone, Bebeco Baltaduonis, Marcelle Louzada e Maurílio Fernandes. Serão duas oficinas por turno.

PALESTRANTES

ROGER CAPONE - Começou no audiovisual produzindo clipes para a própria banda, o Capones. Hoje, com a experiência adquirida nesses anos, o diretor comanda a Plataforma ZERO Vídeos onde produz trabalhos relacionados à música e publicidade. Além disso, Roger atuou como editor e finalizador de imagens em televisões locais, produtoras e agências de publicidade. Atualmente, Capone está ingressando no Cinema, com a intenção de trazer a linguagem da Sétima Arte também para a música.

BEBECO BALTADUONIS - Técnico em sonorização profissional com formação pelo IAV – Instituto de Áudio e Vídeo (Fundamentos de Áudio e Acústica) - São Paulo/SP e pelo CAM - Colégio de Artes Modernas. Sócio-proprietário da Balta Som & Luz, empresa com mais 8 anos de atuação no mercado. Diretor de palco de alguns dos principais festivais do País como FIFA FAN FEST, Ceará Music, Ponto.CE e Piauí POP (Teresina/PI). Trabalhou na direção técnica de vários shows internacionais em Fortaleza, como: Motorhead, Gamma Ray, Helloween, Nightwish, Groundation, Midnite, Bad Religion, etc.

MARCELLE LOUZADA- É pesquisadora das artes e artista do corpo. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Psicologia e pós-graduada em Esquizoanálise. Sua pesquisa transita entre arte, educação e experiência da cidade, tendo o corpo como principal referencial investigativo. Professora de Corporeidade e Psicomotricidade na Faculdade de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Iniciou os estudos em dança em 1985, tendo passagem pelo balé clássico, moderno, dança contemporânea e técnicas somáticas. Integrou as cias de dança UAIQDANÇA, em Uberlândia – MG e cia Benvinda, em Belo Horizonte – MG. Foi artista residente do Prêmio Funarte Interações Estéticas, produzindo o videodança "Dança para quase teatros". Produziu os vídeos “Desvios”, “Suspensão” e “Desdita”. Atualmente, participa como colaboradora do grupo de teatro EMFOCO – CE – e integra o coletivo Sangria,

MAURÍLIO FERNANDES - Sócio-Proprietário da Empire Records, selo e produtora musical responsável pelo lançamento de mais de 40 títulos entre nacionais e internacionais. Produtor de importantes festivais como a Feira da Música, Ponto.CE, Forcaos, Noia - Mostra Brasileia Universitária de Vídeos e o Festival Universitário da Ibiapaba. Atuou da produção de shows internacionais em Fortaleza, como: Nazareth, Gamma Ray, Helloween, Nightwish, Sublime, Midnite, Bad Religion etc.

Nenhum comentário: