Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Lançamento] Livro “O Galope de Ulisses”, antologia poética de José Inácio Vieira de Melo, será lançado sábado, dia 4, no Dragão do Mar





Mais nova publicação da Editora Patuá, o livro O Galope de Ulisses, antologia poética de José Inácio Vieira de Melo, será lançado no próximo dia 4 de outubro, às 19h, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Para fazer a seleção, organização e prefácio do título, foi convidado o poeta e ensaísta carioca Igor Fagundes, que escolheu setenta poemas, dos seis livros de José Inácio, para comporem a paisagem poética do livro.

Durante o lançamento, José Inácio Vieira de Melo fará um recital de seus poemas aboiados, denominado “Ulisses galopa em minhas veias” e que será dividido em quatro momentos. Para abrir o recital, a atriz performática Soraia Falcão, dramatizará o poema “A casa dos meus quarenta anos”, musicado e acompanhado pelo compositor e intérprete Paulo Branco.
A antologia poética do escritor divide-se em quatro partes: “Galopar na infância é a minha metafísica”, “No sertão, o princípio do enigma, o galope para dentro de redemoinho”, “Quando o homem chega dentro da criança, o infinito cai e a casa começa” e “Pois a verdade – a verdade verdadeira – é escutar no canto a imensidão”. Estes são versos retirados de alguns poemas que estão na antologia.

Na contracapa, Igor, em um texto síntese, dá a medida certa de O Galope de Ulisses: “Reunida a obra de José Inácio Vieira de Melo em um único-múltiplo itinerário, percorremos com o poeta uma viagem de renúncia dos seus lugares prévios de identificação e acomodação; de suspensão do conhecido e familiar, em nome da escuta do desconhecido e silente, de um perigoso canto advindo das sereias sertanejas, rumo ao sem-lugar – sertão – em que o humano se perde e se ganha em meio ao cacto das musas. De uma cronológica a uma ontológica infância, a poesia-vida aí se firma como um bem da terra, uma cultura possível da imensidão, onde cada um conquista a solidão de sua diferença”.

A obra de JIVM tem merecido a atenção de grandes nomes da literatura de língua portuguesa – como Ronaldo Correia de Brito, Gonçalo M. Tavares e Salgado Maranhão – e já alcançou considerável reconhecimento de público. E é por conta dessa popularidade, aliada a qualidade de sua poesia, toda perpassada por uma seiva telúrica, que a Patuá publica O Galope de Ulisses, sua segunda antologia. A primeira, publicada em 2011 pelas Edições Galo Branco, foi inserida na coleção 50 poemas escolhidos pelo autor e contou com apresentação de Affonso Romano de Sant’Anna, André Seffrin e Marco Lucchesi.

Sobre Igor Fagundes
Além de poeta e ensaísta, Igor Fagundes é também professor de Filosofia, Estética e Dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autor de sete livros, coautor de trinta, e organizador de outros três. Doutor em Poética com a tese A incorporação – Poética na encruzilhada, na qual a obra de José Inácio Vieira de Melo comparece como parte de uma dramaturgia mítico-filosófica.

SERVIÇO
Lançamento do livro “O Galope de Ulisses”
Dia: 4 de outubro de 2014
Hora: às 19h
Local: Auditório do Dragão do Mar
Acesso gratuito


Livro: O Galope de Ulisses
Autor: José Inácio Vieira de Melo
Seleção, organização e prefácio: Igor Fagundes
Editora: Patuá
Páginas: 150
Preço: R$ 40

Nenhum comentário: