Ricardo Bacelar
Cainã
O músico estudou no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, em Fortaleza. Desde muito cedo já mostrava sua afinidade musical participando de concursos violonísticos e apresentações em todo o Brasil e também fora dele. Dividiu o palco e estúdios com músicos de referência nacional e internacional, como os violonistas Yamandu Costa, Manassés de Sousa, Zezo Ribeiro, Arthur Bonillo; o baterista Pantico Rocha; os baixistas Jorge Helder e Arthur Maia; Amelinha; Renato Borghetti e o grande mestre Dominguinhos; dentre outros.
Concerto Popular
Piano Popular Brasileiro é o nome do concerto que o pianista cearense Ricardo Bacelar apresenta nesta terça-feira, às 18h, no interior da Igreja Matriz, construída no século XVII e tombada pelo Iphan como Patrimônio Artístico Nacional. No concerto, Bacelar apresenta repertório de música popular brasileira, com obras de Tom Jobim, Caetano Veloso, Ivan Lins e outros, passeando pela bossa nova, valsas, baladas e sambas arranjados para conjunto de piano e violino. Traz a participação do experiente violinista Marcus Vinícius Cardoso, recém chegado de período de três anos de estudo nos Estados Unidos, com mestrado concluído.
Advogado, pianista e compositor, Ricardo Bacelar iniciou seus estudos de música erudita ainda criança, sob influência da família que tem origem em Viçosa do Ceará. Na infância, o jazz misturava-se aos clássicos e à música brasileira. No Rio de Janeiro, onde residiu, trabalhou no Departamento Musical da TV Globo, participando do programa “Globo de Ouro”. Foi integrante do grupo Hanoi-Hanoi, um expoente no movimento do pop-rock brasileiro dos anos 80, com o qual realizou mais de duzentos concertos por ano.
À tarde, a programação artística do Festival conta com a exibição de DVDs sobre dois dos homenageados do festival este ano, Vinicius de Moraes e Adoniran Barbosa, às 17 horas no Cine Clube. No Coreto da Praça da Matriz, Mostra Artistas de Viçosa do Ceará às 17h30. No Palco da Matriz, às 19h, apresenta-se a Banda Municipal de São Benedito.
O VII Festival Música na Ibiapaba teve início no sábado, 24, e segue até o dia 31, com 72 oficinas de música durante o dia e shows a partir do por do sol na Praça e Igreja da Matriz e no Polo da Igreja do Céu. A realização é do Instituto de Arte e Cultura do Ceará – IACC/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, dentro do Programa Dragão do Mar Educativo, com patrocínio do Banco do Nordeste e parceria do Café Santa Clara, Rede Ibiapaba de Turismo – RITUR, Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes - ECOA, as Prefeituras do Maciço da Ibiapaba, de Sobral e municípios do Vale do Acaraú.
SERVIÇO
VII Festival Música na Ibiapaba – Até 31 de julho em Viçosa do Ceará. Informações sobre Viçosa do Ceará – Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Cultura e Desporto: (88)3632-1580. Informações sobre o Festival - Instituto de Arte e Cultura do Ceará - IACC: (85) 3488-8601. E-mail: presidencia@dragaodomar.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário