DIA 27 – QUINTA
61º SALÃO DE ABRIL\\
A 61ª edição do Salão de Abril, principal mostra de artes visuais de Fortaleza realizada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), apresenta um corredor expositivo a céu aberto em pleno centro da cidade. Entre fotografias, objetos, pintura, performance e intervenção, impressão digital ou videoarte, instalação ou escultura, as obras traçam um caminho que interliga o Passeio Público às ruas Major Facundo e Senador Alencar, culminando na galeria Antônio Bandeira, no Centro de Referência do Professor (CRP).
De alcance nacional, o Salão de Abril, um dos mais antigos da América Latina e o segundo do Brasil, trabalha a mesma temática de 2009, “Qual o lugar da arte?”, a pedido da classe artística. Nesta edição, a mostra expande e diversifica seu sentimento de arte, discutindo e recriando a arte contemporânea nacional. Um convite ao deleite, à participação, à interação, à identificação e ao estranhamento.
Serviço
61º Salão de Abril - Exposição até dia 31 de maio. Circuito Expositivo: Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, Centro - ao lado da Santa Casa de Misericórdia); Centro de Referência do Professor (Rua Conde D’Eu, 560 - antigo Mercado Central); e Ruas Major Facundo e Senador Alencar.
CENA DOLOR\\ 18h30
A palavra encenada. O Cena Dolor é um evento mensal de artes cênicas que ocorre no pátio da Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira. Leituras dramáticas, solos e pequenas peças trazem ao público a experiência de um espetáculo dramático, na encruzilhada entre literatura e teatro. Neste mês, o Grupo Expressões Humanas apresenta no dia 27, às 18h30, o espetáculo “Ensaio para um silêncio”. No elenco, Katiana Monteiro, Marina Brito e Murilo Ramos. O espetáculo é uma tentativa de captar a essência do silêncio que penetra o vazio do ato da criação. Livremente inspirado na última obra lançada em vida por Clarice Lispector, o espetáculo se desenvolve através do jogo entre criador e criatura e dos diversos “eus” que duelam na criação dos personagens.
Serviço
Cena Dolor, dia 27, às 18h30. Espetáculo “Ensaio para um silêncio”, com o Grupo Expressões Humanas na Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica. Informações: 3105-1299)
QUINTA CULTURAL\\
O Quinta Cultural, que tem como característica a aproximação de diversas linguagens artísticas em uma mesma noite no Mercado dos Pinhões, entra no clima dos festejos juninos e serve de palco para atrações típicas das festas de junho nesta quinta-feira.
A noite começa com uma palestra sobre o movimento junino
Em seguida, a quadrilha Tongil apresentará um típico casamento matuto, com direito aos personagens típicos da brincadeira, como o noivo, a noiva, o padre, o juiz, os pais da noiva e do noivo, o delegado, o soldado. Na sequência, a quadrilha Junina Brilho Nordestino complementa a alegria dançando xotes, forró e marchas juninas e fazendo todas as evoluções típicas da manifestação joanina.
A cada quinta-feira, o Quinta Cultural, projeto da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), fortalece sua posição como palco de todas as artes e coloca o Mercado dos Pinhões no centro da política de recuperação e requalificação dos espaços públicos abraçada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Programação
18h30 – Palestra sobre o movimento junino de Fortaleza
19h – Casamento matuto
20h30 – Apresentação de quadrilha junina
Serviço
Quinta Cultural. Dia 27, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli - Centro), a partir das 18h30.
DIA 28 – SEXTA
SOL MAIOR\\17h
O projeto Sol Maior, que traz música de qualidade para acompanhar o pôr-do-sol no Passeio Público, com a projeção do ensaio fotográfico “Shows”, de Fábio Lima.
Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (às 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).
III MOSTRA DE MÚSICA DE FORTALEZA PETRÚCIO MAIA\\ 19h
Última etapa da III Mostra de Música Petrúcio Maia. Realizada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com a Associação dos Produtores de Discos do Ceará (Prodisc), a fase final do evento será no Anfiteatro Flávio Ponte (Volta da Jurema, Av. Beira Mar), a partir das 18h. Na última etapa, mais 18 grupos e artistas de Fortaleza se apresentarão, com shows que vão do instrumental ao rock, da música popular cearense à vocal, passando pelo coco, forró, frevos e marchinhas carnavalescos e MPB.
Ao todo, a III Mostra de Música de Fortaleza colocou 54 músicos e grupos musicais locais nos palcos de três diferentes espaços culturais da cidade. A mostra teve início nos últimos dias 14, 15 e 16, no CUCA Che Guevara (Barra do Ceará), passou pelo Shopping Bom Mix (de
Durante a realização do evento, um júri especializado selecionará doze músicos ou grupos musicais para inserção na programação da IX Feira da Música de Fortaleza, que acontecerá entre 18 e 21 de agosto, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Em sua terceira edição, a Mostra reitera o propósito de valorizar e dar visibilidade à produção musical de grupos e artistas do município de Fortaleza, abrindo espaços de circulação para veteranos e novatos. Depois de realizadas duas edições nos anos de 2006 e
A Mostra de Música de Fortaleza homenageia o compositor cearense Petrúcio Maia, um dos mais importantes da cena local, conhecido por composições como “Lupicínica” e “Cebola Cortada”. A mostra é resultado de demanda apresentada nas Conferências Municipais de Cultura e no âmbito do Orçamento Participativo, em 2005 e 2006.
Programação
DIA 28
18h - Vozes de Cera
18h45 - Bernadinho Mota
19h30 - Marta Aurélia
20h15 - Renegados
21h - Gustavo Portela
21h45 - Francisco Adriano Costa
DIA 29
18h - Regional Chega e Chora
18h45 – Don’L
19h30 - Vitoriano
20h15 – Sanatório Geral
21h – Baque Lírico
21h45 - Messias Holanda
DIA 30
18h - Quarteto de Trombones do Estado do Ceará
18h45 - Fernando Rosa
19h30 - Felipe Cazaux
20h15 – Artigo 19
21h – Água de Quartinha
21h45 - Tailândia Montenegro
Serviço
III Mostra de Música Petrúcio Maia - 3ª etapa. De
CHORINHO NO MERCADO\\ 21h
Toda sexta-feira o ponto já é certo: projeto Chorinho no Mercado, no Mercado dos Pinhões. É lá que, a partir das 21h, os amantes do choro e do samba se reúnem para ouvir, tocar e dançar clássicos de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Canhoto da Paraíba, Chiquinha Gonzaga e Zé da Velha, executados pelo grupo Cordas que Falam, que a cada 15 dias toca no lugar, revezando-se com o nosso chorão referencial, o Macaúba.
Nesta sexta-feira (28), o show é com o Regional Cordas que Falam, grupo que existe desde 1997 e, com a atual formação, há oito anos. Formado por Fernando do Pandeiro, Luis José no cavaquinho, Márcio Ramalho no violão de sete cordas, Manuel Guerreiro no violão de seis cordas e Saraiva do Bandolim, o Cordas que Falam executa pérolas do gênero, incluindo grandes nomes do choro no repertório.
Serviço
Chorinho no Mercado - Dia 28, show com Cordas que Falam, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).
DIA 29 – SÁBADO
SOL MAIOR\\ 12h30
O Projeto Sol Maior, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe no próximo sábado (29), a partir das 12h30, o saxofonista Johnson Machado.
Johnson Machado tem uma extensa formação musical: bacharel em música pela Universidade de Brasília e mestre pela Universidade de Miami/EUA, estudou no Conservatório Alberto Nepomuceno (CE), no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos (SP) e na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Como discípulo, bebeu na fonte dos clarinetistas José Carlos de Castro (RJ), Nivaldo Donegá (SP), Luis Gonzaga Carneiro (BSB), José Botelho (RJ), Margareth Donaghue (EUA), Steve Cohen (EUA) e Paulo Sergio Santos (RJ).
Bastante premiado, obteve Menção Honrosa e Honra ao Mérito em duas edições do Concurso Jovens Cameristas do Ceará; 2º lugar no Concurso Jovens Instrumentistas (SP); Diploma de Mérito no 1º Concurso para Jovens Instrumentistas de Orquestras, da Art’s Academy di Roma/MEC; 1º lugar no Concurso da Escola de Música da UFRJ, 1993; Finalista no Concerto Competition, Carolina do Norte/EUA. Já se apresentou como solista da Orquestra Sinfônica da UFRJ, da Orquestra Filarmônica do Espírito santo e da Mozarteum (ES). É músico convidado da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, principal clarinetista Orquestra Filarmônica do Espírito Santo e professor da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES). Foi agraciado com bolsa de estudo da Capes/Fulbright para estudar na The University of Kansas (EUA), onde se encontra realizando o Doutorado em Musica / Performance em Clarineta, com orientação da Dr. Stephanie Zelnick.
Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (às 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).
PROJETO ENSAIO ABERTO\\
Todos os domingos, sob as árvores centenárias do Passeio Público, a praça mais antiga da Cidade, artistas e coletivos realizam ensaios abertos de shows musicais (samba, chorinho, afoxés, maracatus, forró, entre outros) e outros trabalhos artísticos
Serviço
Projeto Ensaio Aberto – Todos os domingos, a partir das 15h30, no Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário