Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

[Grátis] Programação Cultural

DIA 10 (Quinta-feira)
QUINTA CULTURAL\\ 18h30

O Quinta Cultural desta semana traz poesia, dança e música para o Mercado dos Pinhões. A noite começa com a apresentação do poeta, cantor e compositor Raimundo Cassundé, que também é professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), do curso de Música, que leva a performance poético-musical “Cometendo poesia” para o Mercado dos Pinhões. Em meia hora de apresentação, o poeta recita poesias de sua autoria na companhia do músico Roberto de Oliveira, que reside na França e toca trombone e violão, além de outros instrumentos.
Em seguida, a Companhia de Dança Tablado, contemplada pelo Edital das Artes 2007 da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), na categoria Manutenção de Grupos, apresenta o espetáculo "Primavera Flamenca". O espetáculo mostra as festas da primavera na região de Andalucia, Sul da Espanha, onde as mulheres se vestem de estampas e trocam seus abrigos por xales, empunham leques e saem às ruas para celebrar a vida. O traje elegante dos homens contrasta com as mil luas estampadas nas saias femininas. Tudo isso, ao som de palmas, sapateados e castanholas. Para a apresentação no Mercado dos Pinhões, a Companhia contará com 15 dançarinos.
Fechando a noite, o músico Luan Sorrane e banda. Luan começou a cantar aos 12 anos de idade, executando um repertório romântico. Para o Mercado dos Pinhões, ele leva seu primeiro trabalho autoral, “Nosso amor tão lindo”.
A cada quinta-feira, o Quinta Cultural, projeto da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), fortalece sua posição como palco de todas as artes e coloca o Mercado dos Pinhões no centro da política de recuperação e requalificação dos espaços públicos abraçada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Programação
DIA 10
18h30 – Cometendo Poesia, com Raimundo Cassundé
19h – Cia. de Dança Tablado
20h30 – Luan Sorrane e Banda

Serviço
Quinta Cultural. Dia 10, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli - Centro), a partir das 18h30.

DIA 11 (Sexta-feira)
BNB NAS PRAÇAS\\ 16h
Em dezembro, as praças da cidade recebem o espetáculo teatral “Olha ô Queima!” (Fortaleza-CE), Grupo de Teatro Fuzuê, através do projeto BNB nas Praças, que leva espetáculos de teatro, circo e dança para as praças da Cidade, em horários de grande circulação de pessoas. O espetáculo “Olha ô Queima!” discute o que está no entremeio do comércio, nas entrelinhas de uma sociedade de consumo.

Programação (sempre as sextas, às 16h)
DIA 11
Praça José de Alencar (entre as ruas 24 de Maio, São Paulo, General Sampaio)

SOL MAIOR\\ 16h30
O projeto Sol Maior desta sexta-feira terá como atração a exposição do ensaio fotográfico “A Cidade de São Paulo”, do fotógrafo Drawlio Joca, editor de fotografia da revista Farol, publicação cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza. O ensaio é um trabalho autoral que versa sobre as identidades, confluências e contradições da maior cidade brasileira, tratando de questões que vão do meio ambiente ao urbanismo e à arquitetura, passando pelas pessoas, a cultura, os comportamentos, os gestos, o imaginário e o cotidiano. O trabalho foi iniciado em março de 2006 e continua em processo de desenvolvimento. Os objetivos principais são a publicação de um livro e a constituição de acervo fotográfico e memória. O autor do ensaio, Drawlio Joca, trabalha profissionalmente como fotógrafo desde 1989, atuando nas áreas de fotografia editorial, publicitária, industrial, arquitetônica, still e fotografia documental. Enquanto documentarista, desenvolve ensaios e projetos de documentação fotográfica tendo como foco principal o ser humano.

Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, a partir das 17h30, apresentações diversas ao por do sol, e aos sábados, a partir de 12h30, música com a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

CHORINHO NO MERCADO\\ 21h
Toda sexta-feira o ponto já é certo: projeto Chorinho no Mercado, no Mercado dos Pinhões. É lá que, a partir das 21h, os amantes do choro e do samba se reúnem para ouvir, tocar e dançar clássicos de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Canhoto da Paraíba, Chiquinha Gonzaga e Zé da Velha, executados pelo grupo Cordas que Falam, que a cada 15 dias toca no lugar, revezando-se com o nosso chorão referencial, o Macaúba.

Nesta sexta (11) o show é com o Regional Cordas que Falam, grupo que existe desde 1997 e, com a atual formação, há seis anos. Formado por Fernando do Pandeiro, Luis José no cavaquinho, Márcio Ramalho no violão de sete cordas, Manuel Guerreiro no violão de seis cordas e Saraiva do Bandolim, o Cordas que Falam executa pérolas do gênero, incluindo grandes nomes do choro no repertório.

Serviço
Chorinho no Mercado. Dia 11, show com o Regional Cordas que Falam, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

DIA 12 (Sábado)
SOL MAIOR\\ 12h30
O Projeto Sol Maior, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe no próximo sábado (12), a partir de meio-dia, atrações variadas que prometem agradar diversos públicos. A primeira delas é a banda Breculê, formada pelos violonistas Pedro Fonseca e Fabrício Rocha, pelo baixista Milton Ferreira e pelos percussionistas Fábio Marques, Túlio Bia e Igor Caracas. O grupo opta pelo universo acústico, experimentando possibilidades e limites dos instrumentos, dos ritmos, harmonias e melodias. Em uma busca por unificar conteúdos musicais diversos, com sobreposições e bricolagens, o grupo matiza experiências no processo criativo, lançando mão de baiões, frevos, sambas, cocos, maracatus, choros e peças eruditas para compor a base do amálgama musical resultante.

Outra atração é o lançamento do livro “Pelos Caminhos de Nuestra América – Uma Pedalada Poética Pelos Confins do Continente”, de Rafael Limaverde. Publicado pela Editora Littere, o livro - diário de bordo - foi escrito durante uma viagem de dois anos feita pelo autor em sua passagem por 16 países latino americanos e traz além das experiências do viajante, notas sobre fatos histórico-culturais e poéticos sobre esses “lugares de passagem”. Durante o lançamento haverá um bate-papo com o autor, exposição de fotos, desenhos do artista, objetos e equipamentos utilizados na viagem.

Finalizando as atrações, show de Roberto Arruda, cover do rei Roberto Carlos.

Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao por do sol (a partir das 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

CUCA CHE GUEVERA – APRESENTAÇÃO DO CORAL DA UFC \\ 16h
O Coral da UFC está em cartaz, nestes dias 12 e 13 de dezembro, no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA) Che Guevara, com o espetáculo cênico-musical “Abraços”, uma comemoração aos 50 anos de prática do grupo, que iniciou suas atividades em abril de 1959, sob a regência do maestro Orlando Leite, no momento da fundação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Inspirado na possibilidade do encontro que ainda há em meio a todo o isolamento individual que caracteriza a sociedade pós-moderna, o espetáculo fala, através de 18 canções de autores brasileiros arranjadas para grupo vocal, sobre o encontro com o outro e com o sonho da realização do amor entre duas pessoas. Atualmente, o Coral da UFC é composto por 35 integrantes do Coral, sob a regência do Prof. Ms. Erwin Schrader.

Serviço
Coral da UFC no Cuca Che Guevara (Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará). Dias 12 e 13, às 16h.

CUCA CHE GUEVARA - CONTOS DE NATAL\\ 19h
O Grupo de Teatro da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) apresenta a peça “Contos de Natal”, no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA) Che Guevara. O espetáculo é composto por quatro esquetes – “Surpresa de Natal”, “Filho Pródigo”, “Problemas de família” e “Natal é tempo de aprender” - que tratam de histórias referentes ao período natalino. O elenco dos atores é formado por funcionários da ECT, filhos de funcionários e convidados. A apresentação acontece no dias 12 e 13 de dezembro, a partir das 19 horas.

Serviço
Espetáculo de teatro “Contos de Natal”. Dias 12 e 13, às 19h, no CUCA Che Guevara (Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará)

DIA 13 (Domingo)
FORRÓ NO MERCADO\\ 19h
Aos domingos, o Mercado dos Pinhões é o lugar mais indicado da cidade para quem quer ouvir os legítimos representantes do forró. É que lá acontece o projeto Forró no Mercado, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). Mas no próximo domingo (13), o forró divide as honras da casa com o carimbó, ritmo tão contagiante e alegre quanto. O show será com carimbó Pai d’Égua, capitaneado pelo músico Fábio Lobo.

O carimbo Pai d’Égua passeia pelo universo das músicas afro-indígenas e caribenhas, explorando ritmos tradicionais amazônicos, como o carimbó, o siriá e a marujada, sejam de domínio público ou de mestres como Verequete e Pinduca. Na apresentação, o grupo dará destaque também para as músicas de seu CD, Carimbó Pai d’Égua.

Serviço
Forró no Mercado com carimbó Pai d’Égua, dia 13, a partir das 19h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

Nenhum comentário: