Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Dragão do Mar] MEIRE LOVE

 
“Vocês são tudo um bando de caranguejo, caranguejo é que anda pra trás”

O Grupo Bagaceira comprou a ideia de encenar o primeiro texto de Suzy Élida Lins e deu muito certo. Meire Love estreou em 2006, no palco do Cine Teatro São Luiz. Nesses dez anos de trajetória, já se apresentou em mais de 30 cidades em 11 estados brasileiros e de importantes festivais como Festival Internacional de São José do Rio Preto e Festival Latino Americano da Bahia.

Três meninas de aproximadamente doze anos vivem pelas ruas próximas à orla. Pedem dinheiro no sinal, falam palavrões, descem até a praia, mergulham no mar e se drogam. Brincam como crianças e trocam ameaças como adultos. Ao mesmo tempo que se esforçam para vender o corpo e ganhar algum trocado, elas sonham com um gringo apaixonado que as leve daquele lugar.

A direção (dividida entre Yuri Yamamoto e a autora) prima por uma cena enxuta, com foco nos atores. Afora os atributos estéticos, a peça toca na temática da exploração sexual, problema recorrente em cidades litorâneas.


O grupo –

Em 2000, exata virada do milênio, um vínculo entre jovens artistas se consolidou. Iniciando pela construção de obras curtas (esquetes), o grupo foi amadurecendo uma forma muito própria de encenar, pautada em experimentações e provocações visuais. Anos depois, passou a exercer este ímpeto criativo em peças maiores, garantindo maior visibilidade para além do estado.

Com textos e direções próprias, o grupo lançou provocações no âmbito da construção cênica e dramatúrgica. Vieram as viagens, convites para grandes festivais, prêmios de maior alcance e participação em programações culturais dividindo espaço com alguns dos grupos mais reconhecidos do país. Seguindo o caminho da profissionalização, o grupo adquiriu sua sede.

Hoje, após dezesseis anos de intenso trabalho, o Grupo Bagaceira é dono de um repertório consistente. Montou 15 espetáculos, dezenas de esquetes e contabiliza mais de 600 apresentações. Conquistou premiações e participou dos festivais importantes em cidades como São Paulo, Curitiba, São José do Rio Preto, Londrina, Recife, Salvador, dentre outras. Foi selecionado para diversas mostras e eventos dos quais grupos cearenses jamais haviam participado.

Construiu reconhecimento, promoveu parcerias importantes, projetou artistas e provocou novas visões a respeito do Nordeste. Alcançou o reconhecimento da imprensa local e nacional. O espetáculo “O Realejo” foi apontado pelo Jornal O Povo como o espetáculo teatral da década no Ceará.

Assumindo espaço relevante fora do estado, o Bagaceira contribui ativamente para o pensamento artístico, bem como para a política cultural de sua região, servindo de referência a novos grupos.


Ficha Técnica
Texto: Suzy Élida
Direção: Suzy Élida e Yuri Yamamoto
Elenco: Rafael Martins, Rogério Mesquita e Yuri Yamamoto
Cenário e figurinos: Yuri Yamamoto
Iluminação: Ricardo Guilherme, Paula Yemanjá e Rogério Mesquita
Operação de luz e som: Tatiana Amorim e Samya de Lavor
Produção: Rogério Mesquita


SERVIÇO
Quando: dias 9 e 10 de julho de 2016
Hora: 20h
Onde: Teatro Dragão do Mar
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia)

Classificação etária: 16 anos

Nenhum comentário: