Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 30 de abril de 2010

[Show - CE] Chorinho no Mercado recebe Trio Madeira Brasil

Grupo faz escala em Fortaleza para show especial no Mercado dos Pinhões, em comemoração aos cinco anos do projeto Chorinho no Mercado e ao Dia Nacional do Choro

Todas as sextas-feiras, o ritual é o mesmo: é dia de colocar a roupa bem engomada, o sapato lustroso, o chapéu panamá, sentar numa das rodas mais alegres da cidade, elevar a alma e celebrar um ritmo genuinamente brasileiro: o Chorinho. Nascido no fim do século XIX pela cadência e malemolência dos negros recém-libertos, é o ele que dá o tom da festa no Mercado dos Pinhões.

E nesta sexta-feira, dia 30 de abril, quem vai ritmar a alegria é o Trio Madeira Brasil, grupo que reúne um time de craques das cordas. O TMB vem ao Ceará para o Festival Mel, Chorinho e Cachaça, em Viçosa do Ceará, mas antes faz uma escala em Fortaleza, com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza e da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará.

E o Regional Cordas que Falam, prata da casa, recebe os visitantes numa noite especial que comemora os cinco anos do projeto Chorinho no Mercado e o Dia Nacional do Choro, celebrado em 23 de abril em homenagem ao nascimento de Pixinguinha, referência do gênero no Brasil e no mundo. Os anfitriões da casa recebem o TMB ao sabor das rodas de choro: com muita alegria e improviso.

O Trio Madeira Brasil é uma das melhores novidades surgidas no universo da música instrumental dos últimos tempos. Reunindo três virtuoses em torno de uma proposta artística ousada, fazer uma música ao mesmo tempo calorosa e bem acabada, o Trio Madeira Brasil lança mão de um repertório tão precioso quanto eclético, representando o que há de melhor na cultura brasileira, mesmo que atento a manifestações de outras culturas.

Formado por Ronaldo do Bandolim, um dos maiores bandolinistas brasileiros, que há duas décadas tem emprestado seu som deliciosos improvisos ao Conjunto Época de Ouro, o mais tradicional grupo de Choro em atividade no País; Zé Paulo Becker, mestre em música pela UFRJ e detentor de uma sólida reputação como violonista; e Marcello Gonçalves, um dos mais requisitados violonistas de 7 cordas da atualidade, tendo tocado e gravado com grandes nomes como Elza Soares, Elton Medeiros, Baden Powell, Ney Matogrosso e Gal Costa, o grupo vem sendo aclamado por público, classe artística e crítica especializada.

A partir do lançamento de primeiro CD do trio, em 1998, saudado pela crítica especializada, o TMB vem colecionando êxitos em sua carreira: indicações de “Melhor Disco” e “Melhor grupo” no Prêmio Sharp; participação no Free Jazz Festival 99, onde se destacou como única atração nacional a obter cotação máxima no ranking do jornal O Globo (RJ); gravação de especial para a TV Francesa com o violonista Baden Powell; participação no Festival Chorando Alto, importante festival da história do Choro; turnês pelo Brasil e por vários países do mundo; lançamentos de mais dois CDs autorais, participação em vários CDs de artistas amigos, como Zé Renato e Moacir Santos; participação no documentário sobre o choro, "Brasileirinho", com direção do finlandês Mika Kaurismaki e direção musical de Marcello Gonçalves, entre outras conquistas.

Apresentando uma constante alternância de solistas e reservando considerável espaço para os improvisos, os arranjos musicais do Trio Madeira Brasil apresentando um perfeito equilíbrio entre tradição e modernidade. Atualmente o Trio Madeira Brasil finaliza dois novos projetos em CD. Um novo trabalho instrumental, com repertório que inclui Astor Piazzola, Heitor Villa-Lobos e Tom Jobim, e um CD-DVD em parceria com a cantora Roberta Sá, totalmente dedicado à obra do compositor do Recôncavo Baiano Roque Ferreira. A oportunidade é imperdível.

Serviço

Chorinho no Mercado com Trio Madeira Brasil - Todas as sextas, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, s/n - Entre as ruas Gonçalves Lêdo e Nogueira Acioli).

[Grátis] Programação Vila das Artes - CE

DANÇA

No Dia Internacional da Dança Vila das Artes traz aulas abertas de Jazz, Dança Contemporânea e de Salão.

Na próxima quinta (29), Dia Internacional da Dança, a Escola Pública de Dança da Vila das Artes prepara em parceria com o Fórum de Dança do Ceará e a Associação de Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (Prodança) um dia voltado para a dança. Na programação, que tem início às 8h e vai até ás 18h, exibição de videodança de produção local, nacional e internacional. Ainda Aulas Abertas de Jazz, das 14h15 às 15h30, com o professor Rubens Lopes; Dança Contemporânea, das 15h30 às 16h45, com a pesquisadora Eliana Madeira e Dança de Salão, das 16h45 às 18h, com Neiliane Filipe. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada. A Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) reservou este dia também para lançar os Editais das Artes e promover reflexões e debates sobre a Dança na Quinta Cultural, que acontece no Mercado dos Pinhões, a partir das 18h30. O Mercado fica na Praça Visconde de Pelotas, na Gonçalves Lêdo entre as ruas Tenente Benévolo e Pereira Filgueiras. Celebrado anualmente, o Dia da Dança foi criado em 1982, pelo Comitê Internacional da Dança- UNESCO. A data é uma homenagem ao nascimento do bailarino e mestre francês Jean-Georges Noverre (1727 - 1810), responsável pela introdução de novos paradigmas de criação coreográfica. Mais informações pelo telefone 3105.1402.

LANÇAMENTO

A Vila das Artes convida para o lançamento no dia 30, às 19h, do vídeo que conta as histórias que passam pelas ruas

As diversas histórias que passam pelas ruas da cidade compõem o vídeo coletivo Se Essa Rua Fosse Minha que tem lançamento marcado para a sexta (30) na Vila das Artes. O vídeo faz parte de uma série que a Vila das Artes, através de seu Núcleo de Produção Digital (programa Olhar Brasil mantido em parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Cultura) lança anualmente desde 2008 como parte das comemorações do aniversário da cidade. O primeiro foi Fortalezas 24H, que retratou o cotidiano da cidade em um minuto do dia. O segundo Fortalezas, trazendo histórias (reais ou fictícias) de personagens da cidade. Se Essa Rua fosse Minha apresenta um mosaico de histórias, fragmentos que desenham a cidade e expressam o cotidiano da vida social urbana. O objetivo é preservar a memória do cotidiano da cidade e revelar sua pluralidade, beleza, fatos e personagens que constroem e transformam a cada dia a própria história que se mistura e ladrilha à história de Fortaleza.

CINECLUBE VILA DAS ARTES

Cineclube encerra Clássicos do Cinema nesta quarta e Mostra Akira Kurosawa na sexta

Em abril o cineclube Vila das Artes apresentou os clássicos do cinema: Relíquia Macabra, de John Huston, Casablanca, de Michael Curtiz, Amor a Terra, de Jean Renoir e Crepúsculo dos Deuses, de Billy Wilder que será exibido nesta quarta (28) às 18h30. A cada sessão amantes da sétima arte e cinéfilos se reúnem para um bate papo e reflexão da obra exibida. O Cineclube Vila das Artes é uma forma democrática de acesso as produções audiovisuais. Em Crepúsculo dos Deuses Norma Desmond (Glória Swanson), uma ex-rainha do cinema mudo, e Willian Holden, um roteirista desconhecido, criam dois memoráveis personagens. O longa recebeu três Oscar e é considerado o mais negro dos film-noir.

A mostra de filmes de Akira Kurosawa também se despede nesta semana. Foi uma homenagem ao centenário de nascimento do cineasta, considerado o grande mestre do cinema que influenciou cineastas no mundo todo. Na quinta-feira (29) tem "Kagemusha- A Sombra do Samurai” (1980), e na sexta (30) “Sonhos” (1990). As sessões do Cineclube tem início sempre às 18h30 e a entrada é gratuita. Informações pelo 3252-1444.

DEBATES INCALCULÁVEIS

O Corpo nas videoinstalações contemporâneas é o assunto do Debates Incalculáveis do dia 3 de maio.

O Corpo e a sua presença nas videoinstalações contemporâneas é tema do Debates Incalculáveis de maio, que acontece no dia 3, às 18h30, na Vila das Artes. Surgida na década de 60, as videoinstalações se caracterizaram por colocar em jogo outra percepção do lugar do sujeito e do corpo na experiência audiovisual. “Elas (re)convocam um corpo posto para dormir nas grandes salas de cinema, transformando-o no verdadeiro agente do processo comunicativo” explica o pesquisador Osmar Gonçalves, convidado para conduzir o bate papo e discutir o que está em jogo ou o que surge dessa nova relação entre corpo, imagem e dispositivo. Osmar é professor do curso de audiovisual e cinema da Universidade Federal do Ceará (UFC). O Debates Incalculáveis é uma ação da Vila das Artes que busca refletir sobre temas da contemporaneidade e relacioná-los a arte, política, cultura, educação. A entrada é gratuita.

ENCONTRO DAS ARTES

Equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado a Secretaria de Cultura (Secultfor) a Vila das Artes é lugar de formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. Oferece gratuitamente uma série de cursos, em diferentes formatos e que atendem a um público diverso. A Vila das Artes foi implantada em 2006 - uma conquista compartilhada entre a classe artística e a Prefeitura de Fortaleza. Contribui com ações que envolvem o circuito de artes e o interesse público, potencializando reflexões e debates sobre política, arte contemporânea e a cidade. Situado em local estratégico, no centro de Fortaleza, o Bloco I (Casa das Escolas) foi inaugurado em setembro de 2008 e abriga as Escolas Públicas de Audiovisual e Dança, um Núcleo de Produção Digital, além de Biblioteca, Videoteca, sala de dança, ilhas de edição e auditório.

Parceria: Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e Rede Olhar Brasil - Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Apoio: Kodak, Quanta e Prodança. Apoio cultural: Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Ceará. Patrocínio: Banco do Nordeste, Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo a Cultura (Ministério da Cultura) e Governo Federal. Siga no twitter.com/viladasartes.

Vila das Artes - Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Fortaleza|Ceará|Brasil

Telefone (55+85) 3252.1444 comunicacaoviladasartes@gmail.com, viladasartesfortaleza@gmail.com

Escola Pública de Dança (85) 3105.1402

escoladedancadefortaleza@gmail.com

Escola Pública de Audiovisual (85) 3105.1404

escoladeaudiovisualdefortaleza@gmail.com

Núcleo de Produção Digital (85) 3105.1410

npdfortaleza@gmail.com

[Ceará] Programação gratuita

DIA 1º (Sábado)

DIA DO TRABALHADOR\\

A programação do Dia do Trabalhador, realizada pela Central Única de Trabalhadores (CUT-CE), com apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, é de festa e de conquistas políticas de inconteste importância. Os trabalhadores da cultura, representados por um coletivo de artistas cearenses que sobem ao palco da Praça do Ferreira (ver programação), tem um motivo extra de comemoração. Através da Secretaria de Finanças do Município (Sefin), a Prefeitura de Fortaleza vem garantir a isenção do Imposto Sobre Serviço (ISS) para os artistas da cidade, tanto profissionais quanto amadores. A resolução está amparada na Lei do ISS, nº. 7.010/91, de autoria do deputado estadual Arthur Bruno, e está sendo implementada através do parecer nº 02, de junho de 2008.

Para ter direito ao benefício, os artistas precisam ter cadastro na Secretaria de Finanças e fazer o pedido de isenção. Para isto, os artistas profissionais que não têm inscrição no ISS devem se dirigir à Sefin portando cópias do RG, CPF, carteira profissional (sindicato ou entidade artística) e comprovante de residência de, no mínimo, seis (6) meses. Já os amadores devem levar os mesmos documentos pessoais e um breve histórico artístico, relacionando apresentações que considere relevantes. O portifólio/currículo deve ser assinado pelo artista. A garantia é válida para pessoas físicas.

Programação

15h - Concentração na Praça do Ferreira

Abertura com Batuque da Caravana Cultural

15h30 - Apresentação do Grupo Fulô da Aurora

16h - Informes Políticos

17h - Apresentação dos cantores Eugênio Leandro e Sávio Leão

180h - Show de Ítalo e Renno

20h - Encerramento Ato/Show

Serviço

Dia do trabalhador – Shows e ato político na Praça do Ferreira. Dia 1º, a partir das 15h. Mais informações com a CUT-CE: (85) 3464.7377.

INTERVENÇÃO URBANA NAS FEIRAS\\

A arte invade as feiras livres de Fortaleza. Em abril, o artista plástico Bosco Lisboa leva suas esculturas de cerâmica do projeto “Varal ao Vento” para as feiras da Cidade. Com a curadoria de Dodora Guimarães, o projeto possibilita o acesso gratuito à arte e promove a integração das artes plásticas com a população de Fortaleza.

Serviço

Intervenção Urbana nas Feiras, de Bosco Lisboa

Local: Feira da Beira-mar (Av. Beira-mar, em frente ao Náutico)

Horário: das 17h30 às 22h

SOL MAIOR\\

O Projeto Sol Maior, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe no próximo sábado (1), a partir das 12h30, o baixista Jerônimo Neto. Graduado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), o músico começou seus estudos musicais aprendendo baixo acústico na Orquestra de Cordas do SESI/CE. Participou de oficinas com os músicos Nico Assumpção, Addriano Giffone, Tibôr Delor, da França, e o contrabaixista Robert Black, dos Estados Unidos.

Jerônimo Neto possui uma carreira repleta de apresentações memoráveis com grandes nomes da música brasileira. Já acompanhou turnês, shows no Brasil e no exterior e até mesmo gravações de artistas renomados como Dominguinhos, Jorge Benjor, Sivuca (in memorian), Raul de Souza, Gilson Peranzzeta, Antonio Carlos e Jocafi, Maria Creuza, grupo Marimbanda, entre outros.

Atualmente, Jerônimo integra várias formações. É contrabaixista da Orquestra Filarmônica do Ceará, do conjunto de bailes da cantora Daniela Montezuma e do quarteto de Edson Távora e Ana Canário. Além disso é conselheiro da Ordem dos Músicos do Brasil, arranjador e coordenador com predominância da música popular e jazz, destacando-se entre seu trabalho solo com participação do Festival da revista nacional Cover Baixo. É também professor de baixo elétrico e acústico, tendo lecionado em algumas escolas de música como o Conservatório Alberto Nepomuceno e a Tocata.

Músico criativo, possuidor de uma técnica que o torna referência para alguns baixistas de Fortaleza, Jerônimo prioriza, no momento, sua carreira solo gravando trabalhos em que mostra seu lado compositor e o de baixista, colocando em evidência os motivos pelos quais é um dos músicos mais solicitados em palco.

Serviço

Projeto Sol Maior – todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (a partir das 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

DIA 2 (Domingo)

FORRÓ NO MERCADO\\

Aos domingos, o Mercado dos Pinhões é o lugar mais indicado da cidade para quem quer ouvir os legítimos representantes do forró. É que lá acontece o projeto Forró no Mercado, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). No próximo domingo (2), o show será de Max e Júnior.

Natural de Tabuleiro do Norte, a dupla Max e Junior iniciou seu trabalho com um trio de forró pé-de-serra em 2001. Logo em seguida, a dupla virou uma banda, Max e Júnior e a banda Haja Forró, que já se apresentou em vários municípios do Ceará, misturando sons de sanfona, zabumba, triângulo, baixo, guitarra, bateria e pandeiro para levar ao público o melhor do tradicional forró pé de serra. Hoje, Max e Júnior retomam o trabalho em dupla, apresentando um repertório variado, que inclui grandes nomes do estilo, como Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Flávio José, entre outros.

Serviço

Forró no Mercado com Max e Júnior. Dia 2, a partir das 19h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

[Show] Neo Pi Neo & Batuta Nordestina no BNBClube - CE

Neo Pinel e BatutaNordestina no Projeto BNB Clube de Cultura

O cantor, compositor e instrumentista e o grupo musical farão uma edição essencialmente cearense no BNB Clube nesta noitada do sábado 1º de maio de 2010.

O cantor e compositor Neo Pinel e o grupo Batuta Nordestina são as atrações cearenses de mais uma etapa do Projeto BNB Clube de Cultura neste sábado dia 1º de maio de 2010, a partir das 21 horas.

Com sua irreverência artística que fala direto para o público, principalmente o cearense, por conta de sua linguagem essencialmente popular, Neo Pinel fará uma apresentação que certamente descontrairá o público no BNB Clube.

Depois toda a criatividade do grupo Batuta Nordestina, a atmosfera dançante continua com um espetáculo poético-musical através de ritmos como xote, xaxado, baião, maracatu, toada, galope, desafios, coco, cirandas, benditos e bois.

Trajetória de Neo Pinel

Walmyr Castro, cearense, engenheiro civil, produtor cultural, músico, instrumentista, cantor e compositor dedica-se desde 1986 a estudar a cultura nordestina, tendo em sua bagagem oito CDs autorais.

A nordestinação inspirou músicas como: Bofete na Sogra, A tua Mãe, Mulhé Braba, Siliconada, O Clone, Trakinage, Kaka nun ke Keke, O Doidin, A Doidinha, Bulucuntu, A Rural e várias outras escritas no mais requintado e bem humorado linguajá cearês mostradas em oito CDs; motivo pelo qual, brancos, índios, canelais, amarelos, ameríndios, cafuzos, mamelucos e a negada em geral se identifica, comparece e delira nos shows.

Em todo Brasil, realizou mais de quinhentos shows e participou de programas nacionais como: Faustão, Fantástico, Tom Cavalcante, Regina Casé, Fabio Júnior, Jô Soares, Ratinho entre outros.

Atualmente, Walmyr desempenha a função de diretor de comunicação da Associação Cearense de Forró, criada com o propósito de resgatar, defender e preservar o autêntico forró nordestino.

Pensando nisso, Walmyr idealizou o forró de gafieira - gênero musical, que incorpora letras e elementos do “forró” e do “samba de gafieira” com a pegada do côco, xote, xaxado e baião. Passou a existir quando Jackson do pandeiro conquistou o Brasil com a “Falsa Patroa” e “Chiclete com banana”, dizendo: Isso é coco do norte, não é baião, e porque não dizer, quando o Rei Luiz Gonzaga com sua sanfona branca, "soprou no candiêro, butô tudo pro terreiro e fez o samba se acabá" no “Forró de Mané Vito”. Eles conquistaram as gafieiras do Rio com o samba matuto ou samba cabôco, o nosso autêntico forró.

Carreira musical do grupo Batuta Nordestina

Fundado em março de 2007, o grupo musical Batuta Nordestina, reúne entre seus integrantes poetas populares, repentistas, folcloristas, compositores e arteeducadores.

São eles: Zé Maria de Fortaleza, Tião Simpatia, Rozamato, Jonathan Rogério, Tony Abreu e Marcelo 21.

Todos com larga experiência nos mais diversos palcos, seja em: festivais, congressos, feiras, teatros, praças públicas, eventos de pequeno, médio e grande porte. Os “batutenses” são artistas com trabalhos próprios que resolveram se juntar com objetivo de lutar pelo resgate, preservação e divulgação de nossas raízes. Um dos pontos primordiais do raio de ação do grupo é o diálogo com o público através da sua musicalidade.

O Batuta Nordestina nos possibilita com seu repertório uma viagem musical pelos ritmos do: Xote, Xaxado, Baião, Maracatu,Toada, Galope, Desafio, Côco, Ciranda, Benditos e Bois. Um verdadeiro painel da cultura nordestina.

O show “No Compasso da Batuta”, que também é título do 1ª CD do grupo, já foi apresentado no Theatro José de Alencar, no Festival Internacional de Repentistas e Trovadores em Limoeiro do Norte e nas mais conceituadas casas de shows em Fortaleza levando o público ao delírio.

Pode-se, portanto, afirmar que “No Compasso da Batuta”, é um show dinâmico, interativo e descontraído, pois os artistas cantam e tocam ao mesmo tempo, interagindo com o público e entre si o tempo todo, quer seja através das palmas; dos refrões; dos “Contos de Caboclos,” quer seja nos versos em desafio; cada número apresentado, já deixa o mote para o número seguinte, enfim, é um espetáculo com uma linguagem própria, e autêntica, com a “cara e a alma” do povo nordestino.

Contatos com a Batuta Nordestina - 3226.1414 / 8618.8696 - E-mail: batutanodestina@hotmail.com - Blog: http://batutanordestina.blogspot.com

Serviço: Projeto BNB Clube de Cultura

Show – Neo Pinel e o grupo Batuta Nordestina

Local – BNB Clube de Fortaleza – Avenida Santos Dumont, 3646, Aldeota

Data – 1º de maio de 2010 - Sábado

Horário - 21 horas

Informações: 4006.7200 e 4006.7203

[Festas – SP] DOMINGO DIA 02 DE MAIO A PARTIR DAS 7 HS DA MANHÃ



Mais uma super edição do after mais comentado de São Paulo

LINE UP:

Dj e Produtor M-VEE - special Guest

O after code r traz diretamente do Rio do Janeiro um dos melhores djs da cena,

residente da maior festa gls do Brasil a BITCH.

DJ MARCELO CELLEDA

Com uma batida eletrizante, Celeda é hoje sinonimo de qualidade musical todos os sabados

pela manhã no after do Caju e a noite na Tribal Club de Santos

DJ AMILCAR

Residente do Code After, Amilcar não vai deixar você parado um segundo sequer.

PERFORMER:

ALEXANDRA VALENÇA

a musa do Pole Dance

SPECIAL B-DAY:

MAURICI SALLES

O produtor Maurici vai receber os amigos para comemorar seu aniversário.

EXTRAS:

Gogo Dancers

Camarotes Vips

Labirito

Ar condicionado

Temaqueria

Tequileiros

Laser Show

Estacionamento interno

Área para fumantes

INGRESSOS:

R$ 20,00

com nome em lista até as 9 hs

R$ 25,00

sem em lista ou após 9 hs

ou

R$ 35,00

de bonus bar (opcional)

INSIRA SEU NOME NA LISTA PELO SITE

WWW.CODEAFTER.COM.BR

DOOR:

ROBERTO RHORMENS

PROMOÇÃO:

Rádio After

Luiz Netto

APOIO:

OTHON HOTÉIS

LOCAL:

CODE CLUB INTERNATIONAL

Av. Francisco Morato, 3507

Como chegar: Saindo da região da Av. Paulista, desça a Av. Rebouças, até o final, atravesse o viaduto Euzébio Matoso ( Shopping Eldorado), e logo após do viaduto , ja começa a Av. Francisco Morato.

[Notícia] Secultfor divulga selecionados para a III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia

Dividindo três diferentes palcos, 54 grupos musicais passaram pela peneira e compõem um panorama da diversidade musical da cidade, revelada em shows gratuitos

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com a Associação dos Produtores de Discos do Ceará (Prodisc), divulga os selecionados para a III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia que, este ano, integra a programação da IX Feira da Música de Fortaleza: entre quase 300 inscritos, foram selecionados 54 músicos e grupos musicais locais, que se apresentarão em três fins de semana ao longo do mês de maio, em três diferentes espaços culturais da cidade.

Os selecionados passaram pela avaliação criteriosa de uma comissão formada por Bruno Nogueira (jornalista pernambucano), Dellano Rios (jornalista e crítico musical local), Luciano Almeida (jornalista, pesquisador e crítico musical local), Ivan Ferraro (presidente da Prodisc) e Guga de Castro (DJ e coordenador de políticas para a música da Secultfor), todos de reconhecida atuação na área da música.

A comissão levou em conta critérios como originalidade e qualidade artística. “A curadoria traz gratas surpresas, que só a mostra tem o poder de descortinar: foram quase 300 inscritos, isso é um termômetro de que existe um significativa produção musical na cidade que precisa de visibilidade. O público pode esperar uma produção diversificada em termos de gêneros musicais e origens geográficas, vinda de várias classe sociais e econômicas; isso é muito importante para a cena musical fortalezense. Uma coisa boa é que tanto nessa curadoria como no júri da Mostra propriamente dita teremos pessoas de fora, o que projeta nossa produção musical nacionalmente”, avalia Guga de Castro.

A III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia será realizada em três etapas, privilegiando espaços públicos referenciais da cidade, que garantem amplo acesso e acessibilidade. A primeira etapa será de 14 a 16 de maio, no CUCA Che Guevara, a partir das 19h; a segunda, de 21 a 23 de maio, no Shopping Solidário Bom Mix, a partir das 19h; e a terceira, de 28 a 30, no Anfiteatro da Volta da Jurema, a partir de 18h. Durante a realização do evento, um júri selecionará os doze melhores músicos ou grupos musicais para apresentação de shows na programação da IX Feira da Música, que se realiza em Fortaleza entre 18 e 21 de agosto.

Em sua terceira edição, a Mostra reitera o propósito de valorizar e dar visibilidade à produção musical de grupos e artistas do município de Fortaleza, abrindo espaços de circulação para veteranos e novatos. Depois de realizadas duas edições nos anos 2006 e 2007, a mostra de 2010 ressurge sob novo formato e maior amplitude, antecedendo e inaugurando o circuito de intercâmbio musical semeado ao longo de nove anos pela Feira da Música, um dos principais eventos de música independente do Brasil.

A Mostra de Música de Fortaleza homenageia o compositor cearense Petrúcio Maia, um dos mais importantes da cena local, conhecido por composições como “Lupicínica” e “Cebola Cortada”. A mostra é resultado de demanda apresentada nas Conferências Municipais de Cultura e no âmbito do Orçamento Participativo, em 2005 e 2006.

Programação

1ª etapa

Dias 14, 15 e 16

Local: CUCA Che Guevara (Av. Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará)

Horário: a partir das 19h

2ª etapa

Dias 21, 22 e 23

Local: Shopping Solidário Bom Mix (Av. Osório de Paiva, 5623 – Bom Jardim)

Horário: a partir das19h

3ª etapa

Dias 28, 29 e 30

Local: Anfiteatro Flávio Ponte (Av. Beira-Mar – Volta da Jurema)

Horário: a partir das 18h

Confira os selecionados (por ordem alfabética):

1. Água de Quartinha

2. Alegoria da Caverna

3. Argonautas

4. Artigo 19

5. Assaré Band

6. Babau do Pandeiro

7. Babi Guedes

8. Banda Ska Brothers

9. Baque Lirico

10. Batuqueiros - Caravana Cultural

11. Bernadinho Mota

12. Bonecas da Barra

13. Breculê

14. Concreto e Asfalto

15. Coral Todos os Cantos

16. Cumpade Barbosa & as Cumade

17. Don`L

18. Dona Zefinha

19. Esquina Brasil

20. Eudes Fraga

21. Fabricio Pinheiro Diniz

22. Facada

23. Faculdade Mental

24. Felipe Cazaux

25. Fernando Rosa

26. Fhátima Santos

27. Francisco Adriano Costa

28. Fulô da Aurora

29. Fulô de Araçá

30. Grupo Chorinho na Praia

31. Grupo Murmurando

32. Gustavo Portela - Movimento

33. Jonnata Doll & Os Garotos Solventes

34. Joseph K?

35. Lúcio Ricardo

36. Macula

37. Marimbanda

38. Marta Aurélia

39. Messias Holanda

40. My Fair Lady

41. Obskure

42. Plastique Noir

43. Quarteto de Trombone do Estado do Ceará

44. Quilombo Favela

45. Regional Chega Chora

46. Renegados

47. Sanatório Geral

48. Tailândia Montenegro

49. The Good Gardem

50. The Starlets

51. Thrunda

52. Vitoriano

53. Vozes de Cera

54. ZAZ

Serviço

III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia. Mais informações nos sites: www.fortaleza.ce.gov.br / www.fortaleza.ce.gov.br/cultura ou através dos telefones: 3105-1358 (Secultfor) ou 3262-5011 (Prodisc).

[Notícia] Secultfor credencia entidades civis para realização de eventos culturais

Secultfor credencia entidades civis para realização de eventos e projetos culturais

O objetivo é dar continuidade às ações socioculturais de formação de plateia e entretenimento. As inscrições seguem até 11 de maio

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), acaba de lançar o Edital de Chamamento Público para Credenciamento e Seleção de Entidades Civis Sem fins Lucrativos, de Natureza Pública ou Privada, para Realização de Projetos e Ações Culturais. O objetivo é cadastrar empresas interessadas em estabelecer uma parceria técnico-financeira com a Secultfor para a realização de eventos culturais, como os projetos semanais Chorinho no Mercado, Encantos de Iracema, Forró no Mercado etc., e os grandes eventos, como Carnaval, Pré-Carnaval, Aniversário da Cidade e outros.

As entidades interessadas deverão preencher a ficha de inscrição e entregar pessoalmente, junto com a documentação descrita no edital, na sede da Secultfor (Rua Pererira Filgueiras, nº 4, Centro – atrás do Paço Municipal), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. As inscrições vão até o dia 11 de maio de 2010.

[Humor] Termina segunda-feira (03/05) o prazo de inscrições para o II Festival Nacional de Humor de Maranguape


De 27 a 30 de maio Maranguape, cidade natal do cearense Chico Anysio, vai ecoar boas risadas para quem quiser ouvir. É o II Festival Nacional de Humor, uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura – FITEC. Com espetáculos de artistas consagrados no Ceará e nacionalmente, mostra competitiva, oficinas, entre outras atividades, o festival tem toda a programação gratuita.

Um dos pontos altos é a Mostra Competitiva, mas quem quiser participar tem que correr! O prazo de inscrições termina segunda-feira, dia 03 de maio. Além do troféu Chico Anysio, o festival dará prêmios em dinheiro aos três primeiros colocados. O valor aumentou em relação à primeira edição, realizada em maio de 2009. O melhor humorista vai ganhar R$ 5 mil, na primeira edição eram R$ 2 mil; o prêmio do segundo colocado passou de R$ 1 mil para R$ 3 mil; e para o terceiro lugar, o valor que era de R$ 700,00, agora será de R$ 2 mil.

O regulamento e a ficha de inscrição para a Mostra Competitiva estão disponíveis no site do festival: www.festivalnacionaldehumor.com.br. Podem participar atores, atrizes e humoristas amadores, com idade mínima de 16 anos, em apresentações individuais, em duplas ou em trios. As modalidades de shows podem ser stand up commedy (comédia em pé), de pantomima (mímica) e de palhaços.

Os convidados

Vai ser difícil parar de rir e se divertir com os convidados do II Festival Nacional de Humor, que vão fechar a programação nas quatro noites. São eles: os humoristas João Cláudio Moreno (PI), Marmita (CE), Raimundinha (CE), Augusto Bonequeiro com o boneco Fuleiragem (CE), Saulo Laranjeira (MG), Papudim (CE) e Hiran Delmar (CE); o músico humorista Falcão (CE) e as atrações musicais Neo Pi Neo (CE), Pinduca (PA), Groovytown (CE) e Baby Dolls (CE).

O II Festival Nacional de Humor é uma realização da Prefeitura Municipal de Maranguape, por meio da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura – FITEC. Patrocínio: Oi e Correios. Apoio cultural: Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura. Apoio: Oi Futuro, Bradesco, Y-Park e Naturágua. Organização: Via de Comunicação e Cultura.

SERVIÇO

II Festival Nacional de Humor de Maranguape – Inscrições até o dia 03 de maio para a Mostra Competitiva do Festival, que acontece de 27 a 30 de maio em Maranguape, Ceará. Regulamento e ficha de inscrição disponíveis no site www.festivalnacionaldehumor.com.br. Mais informações: 85-3369.9188 e fitec@maranguape.ce.gov.br.

[Esportes] Fetriece - CE

Estão abertas as inscrições para a disputa do Campeonato Mundial de Triathlon de Longa Distância que será disputado nos dias 31 de julho e 1º de agosto em Immenstadt (foto), na Alemanha. Os atletas selecionados devem se inscrever até o dia 15 de junho. Valor da taxa 175,00 Euros. Data limite do pagamento da taxa: 18 de junho de 2010.

MAIS INFORMAÇÕES NO BLOG DA FETRIECE

http://triathlonceara.blogspot.com/

[Esportes] Fetriece - CE

Fazendo os últimos ajustes para mais uma competição nacional, a delegação cearense que conta com 16 triatletas, ja está pronta para disputar a 1ª Etapa da Copa Brasil de Triathlon no dia 02 de maio, na Ilha de Mosqueiro no Pará e que será a única seletiva para o Campeonato Panamericano Junior em Ixtapa no México.

Mais Informações no Blog da Fetriece

http://triathlonceara.blogspot.com/