Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Palestra] Moda sustentável e inclusiva diminui desperdício de recursos, protege o meio ambiente e estimula pequenos negócios

  

A sociedade está cada vez mais consciente dos impactos que nossas escolhas têm no meio ambiente e nas pessoas ao nosso redor. Nesse sentido, a moda sustentável e inclusiva surge como uma resposta necessária para uma indústria que está em constante crescimento. 

Para quem não conhece, a moda sustentável respeita o meio ambiente em todas as etapas do processo de produção, desde a escolha dos materiais até a forma como as peças são descartadas. 

A tendência, em evidência no mundo da indústria têxtil, foi tema da palestra da CEO da TR Brand, Thaty Rabello, durante a Conferência Maquintex + Sings, no Centro de Eventos do Ceará. A palestra chamou a atenção e impressionou os principais veículos a nível nacional, como Iolanda Wutzl, do Guia do Jeans, e Yuko Suzuki, do World Fashion. 

"A indústria da moda gera muito poluentes, com desperdício de recursos naturais e uso excessivo de químicos prejudiciais. Ao optarmos por marcas que adotam práticas sustentáveis, estamos contribuindo para a preservação do planeta, reduzindo nossa pegada ecológica e incentivando um futuro mais verde", destaca a empresária. Ela cita a própria TR Brand, que utiliza resíduos têxteis que antes seriam descartados e transforma cada retalho em oportunidade de renda para artesãs de Fortaleza. 

Segundo Thaty Rabello, a moda sustentável vai além das questões ambientais. Ela também envolve aspectos sociais e éticos, sendo inclusiva em sua essência. 

"A moda inclusiva visa abraçar a diversidade e representatividade em todas as suas formas, valorizando a beleza de todos os corpos, gêneros, etnias e idades. Ela se preocupa em oferecer opções que atendam às necessidades de diferentes grupos, promovendo a autoestima e a aceitação pessoal", complementa. 

Outro ponto destacado pela CEO da TR Brand, ligada à moda sustentável e inclusiva, é a valorização da mão de obra local e o comércio justo. 

"É importante priorizar a produção local, garantindo condições de trabalho adequadas e salários justos para os trabalhadores envolvidos. Assim promovemos a responsabilidade social e contribuindo para a dignidade daqueles que estão por trás das roupas que vestimos", diz Thaty Rabello. "A moda sustentável e inclusiva nos dias atuais é uma oportunidade não apenas de consumir de forma consciente, mas também de promover mudanças significativas na indústria da moda", finaliza. 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa. 

Evento] Instituição Católica Cruz da Vida promove Congresso Tomista para debater saúde mental

  
Foto: Reprodução/Freepik

  

Evento conta com diversos especialistas e se debruça sobre Psicologia Tomista durante os dias 12 a 14 de outubro

 

De acordo com dados revelados pelo último grande mapeamento global acerca de transtornos mentais, no Brasil, aproximadamente 9,3% da população sofre de ansiedade patológica. Para tratar do tema, setembro é conhecido nacionalmente como o mês destinado à saúde mental, sendo representado pela cor amarela. O mês foi escolhido pois a data de 10 de setembro é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. 

“Observa-se o número crescente de casos de ansiedade. Essa enfermidade se apresenta associada aos sintomas de insegurança difusa, nervosismo frequente, frequência cardíaca aumentada, tremores e insônia. Apesar da apresentação multiforme, os sintomas ansiosos têm a sua gênese comum: o temor desordenado. O temor é uma emoção que, quando está em desordem, não está condizente à média que a situação exige, nos gerando a percepção de perigo”, explica a psicóloga clínica da instituição católica Cruz da Vida, Thamires Aragão.  

No mês seguinte, a instituição promoverá o Congresso Tomista de 12 a 14 de outubro. O evento contará com palestras dos professores Sidney Silveira e Marcus Boeira, do Dr. Martín Echavarría e do Pe. Antônio Gonzalez. A especialista ainda explica que a psicologia tomista é advinda da filosofia de São Tomás de Aquino.

 

Congresso Tomista

Uma vez que tratar sobre transtornos da mente ainda é um tabu, a psicóloga Thamires Aragão ressaltou que o Cruz da Vida promoverá entre os dias 12 e 14 de outubro, um evento que contará com diversos especialistas que abordarão sobre Psicologia Tomista. O Congresso contará com palestras dos professores Sidney Silveira e Marcus Boeira, do Dr. Martín Echavarría e do Pe. Antônio Gonzalez. A psicóloga Thamires Aragão ainda explica que a psicologia tomista é advinda da filosofia de São Tomás de Aquino. 

O tema central do evento, que acontecerá no BS Design, será “Ansiedade: O mal do século” e, na ocasião, serão abordados diversas temáticas como “a supressão do Homem pelas enfermidades da alma”, “o Homem segundo Aristóteles” e “Paixões, Virtudes, Potências: O Homem segundo Tomás de Aquino”. O tomismo é o conjunto de teorias de Tomás de Aquino, que transmitem a crença em Deus por meio de “Cinco Vias”, partindo da filosofia de Aristóteles e unindo fé e razão. Esta teoria busca responder questões do comportamento humano, explicando as atitudes humanas.

 

Cruz da Vida

A instituição católica Cruz da Vida, tem como um de seus apostolados, ações de atendimentos médicos gratuitos à população que não tem acesso à saúde. As ações realizadas pela instituição são contínuas e abrangem tanto a capital do Ceará como cidades do interior. Em 2022, o Cruz da Vida também ampliou seus trabalhos para a cidade de Vitória, no Espírito Santo. 

Desde 2017, a instituição atua nas mais diversas áreas, oferecendo também serviços de saúde especializado gratuito à população de baixa renda nas ações que realizam. Até o momento, foram mais de 5.987 pessoas atendidas, 669 exames realizados, 834 medicamentos e 224 cirurgias realizadas.

 

Serviço

Instituição católica Cruz da Vida promove Congresso Tomista para debater saúde mental

Quando: 12, 13 e 14 de outubro

Onde: BS Design – Avenida Desembargador Moreira, 1300 – Aldeota, Fortaleza – CE

Ingressos: 85 99216-5634*

*Este número é WhatsApp

https://doacao.cruzdavida.org/

@cruzdavida.cv

  

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa. 

Voluntários] Associação Fortaleza Azul busca profissionais voluntários para atenderem famílias atípicas e carentes de Fortaleza

Para atender melhor as famílias, a Associação está recebendo novos voluntários para atuarem nas terapias de pessoas com TEA. Os profissionais são: psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e musicoterapeuta.

Estima-se que em todo o mundo cerca de 1 em cada 36 crianças tenha autismo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa estimativa representa um valor médio, e a prevalência relatada varia substancialmente. No Brasil, os estudos da condição são escassos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) incluiu uma pergunta sobre autismo no questionário da amostra do Censo Demográfico 2022. No entanto, os resultados ainda não estão disponíveis. Ou seja, as dificuldades são inúmeras, mas a vontade de colaborar com a evolução dos autistas é maior e por isso foi criada a Associação Fortaleza Azul (FAZ), que realiza um trabalho de acolhimento e inclusão junto às pessoas autistas e suas famílias. 

Para atender melhor as famílias atípicas e carentes de Fortaleza, a Associação está recebendo novos voluntários para atuarem nas terapias de pessoas com TEA. Os profissionais são: psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e musicoterapeuta. 

A FAZ realiza parcerias com profissionais de saúde, entidades governamentais e empresas e busca realizar ações que levem informações acerca do TEA para a população geral, para que, a partir do conhecimento, possam se conscientizar e diminuir os estigmas sobre as pessoas que possuem a condição. 

 

Quer ajudar e não sabe como? 

A Associação Fortaleza Azul (FAZ) está arrecadando doações para a realização da 5a edição do Bazar FAZ BEM. Se você tem em casa itens como roupas, calçados, bolsas, acessórios, brinquedos, utensílios domésticos e objetos de decoração em bom estado de conservação, entre em contato com a FAZ e faça sua doação. 

O objetivo da campanha é juntar itens que serão vendidos no Bazar e os valores dos mesmos ajudarão na manutenção e ampliação dos projetos de inclusão para pessoas com autismo desenvolvidos pela instituição, como ações de inclusão, apoio jurídico, terapias e muito mais. 

Para saber mais informações sobre o projeto de voluntariado e Bazar, entre em contato com: (85) 98186-4552 (WhatsApp).

  

Sobre a FAZ

 

A Associação Fortaleza Azul (FAZ) existe desde 2015 e reúne familiares de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para ações de acolhimento, conscientização, informação e inclusão desse público na sociedade. Atualmente, a instituição conta com cerca de 300 famílias associadas. Para fazer parte dessa grande família os interessados devem acessar o site www.faz.org.br e fazer o cadastro de forma gratuita. 

A FAZ está localizada na Rua Elizeu Oriá, 970 Sapiranga, Fortaleza - Ceará. Para os interessados em falar com a Associação, seguem os contatos: (85) 98186-4552 ou  associacaofortalezaazul@gmail.com. Conheça mais também acessando as redes sociais:

 

- Site: http://www.faz.org.br/

 

- Instagram: @fortalezaazul

 

- Facebook: https://web.facebook.com/fazbrasil/?_rdc=1&_rdr

 

- Youtube: https://www.youtube.com/@AssociacaoFortalezaAzulFAZ/videos

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Show] Festival Êêêta Forrozão apresenta shows de Magníficos, Noda de Caju, Limão com Mel, Mara Pavanelly, Vicente Nery, Forró Real, Toca do Vale, Zé Cantor, Eliane, Nildinha e Mirela & Leno neste sábado (23), no Marina Park

  

Evento terá mais de 10 horas de festa, dois palcos e sem intervalo entre a troca de bandas. 

Contagem regressiva para um dos eventos mais esperados do ano em Fortaleza. O festival Êêêta Forrozão promete atrair os apaixonados por forró neste sábado (23), ao Marina Park Hotel. Quem é fortalezense ou simplesmente costumava frequentar as movimentadas noites de entretenimento de Fortaleza, entende bem o porquê a cidade é conhecida como a Capital do Forró. Bastava escolher um dia da semana para saber onde curtir uma festa de forró até amanhecer o dia. Sítio Siqueira, Forró no Sítio, Cantinho do Céu, Parque do Vaqueiro, Kangalha, Faroeste; a lista é extensa. 

Grande parte das bandas e cantores de forró que comandavam essas noites inesquecíveis vão estar no Festival Êêêta Forrozão. Com dois palcos montados e sem intervalo entre as trocas de atrações, serão mais de 10 horas de evento comandadas por nomes como Mara Pavanelly, Vicente Nery, Magníficos, Noda de Caju, Limão com Mel, Forró Real, Toca do Vale, Zé Cantor, Eliane, Nildinha e Mirela & Leno. 

O evento será dividido em quatro áreas: Front Faroeste, Open Bar Prime, Camarote Forró no Sítio e Arena Sítio Siqueira, sendo duas delas com serviço de OPEN BAR. Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos através dos links https://www.brasilticket.com.br/eeeita-forrozao.html e https://www.efolia.com.br/ingressos/2228/eeeta_forrozao ou nos pontos de venda físicos: Óticas Diniz e Central do Fortal.

  

 

SERVIÇO 

Festival Êêêta Forrozão 

Local: Marina Park Hotel (Avenida Presidente Castelo Branco, 400 - Moura Brasil) 

Data: 23 de setembro de 2023 

Abertura dos portões: A partir das 19h

 

INGRESSOS 

Óticas Diniz: Aldeota - Iguatemi - Centro - Messejana - Montese - Jóquei - North Shopping. 

Central do Fortal: Rio Mar Papicu - North Shopping Bezerra de Menezes - Shopping Benfica - North Jóquei - Shopping Parangaba. 

Compre online: Brasil Ticket: https://www.brasilticket.com.br/eeeita-forrozao.html 

Efolia: https://www.efolia.com.br/ingressos/2228/eeeta_forrozao

 

Mais informações: 85 9 99828.2755

 

  

Fonte: Assessoria de Imprensa. 

Exposição] Instituto Myra Eliane realiza exposição fotográfica de Rodrigo Frota no Arandu, em Caucaia, com visitação gratuita

  

Com foco em gerar acesso à cultura e à arte para a população, gratuitamente, o Instituto abre mostra com 25 obras do fotógrafo com atuação internacional Rodrigo Frota.

 

O Instituto Myra Eliane, entidade sem fins lucrativos com foco na promoção da educação e da cultura, realiza a exposição fotográfica “Fragmentos de Viagem - Ventos do Oriente”, do artista Rodrigo Frota, no Espaço Cultural Arandu, equipamento da instituição localizado em Caucaia (CE). A abertura acontece no dia 22 de setembro (sexta-feira), às 10h, para convidados, e inclui visita guiada conduzida pelo fotógrafo. A partir de 25 de setembro (segunda-feira), a mostra fica em cartaz, aberta ao público e com visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h, até 20 de outubro. 

Único equipamento da região do bairro Araturi com foco em promover o acesso gratuito da população a exposições de grandes artistas, o Arandu recebe essa seleção de obras com a curadoria do próprio artista, que já apresentou trabalhos em mostras nacionais e internacionais, nos EUA, Bulgária e Portugal, entre outros. O intuito é que “Fragmentos de Viagem” seja amplamente conferida pela população de Caucaia e entorno, bem como pelas mais de 2.500 pessoas atendidas nas atividades de educação e arte oferecidas no Complexo Myra Eliane, que inclui o Centro de Educação Infantil (CEI) Olga e Parsifal Barroso. 

“Entendemos a arte como motor para despertar consciências, transformar vidas e gerar desenvolvimento social. Então, essa é uma oportunidade imperdível de expandir a visão de mundo, contando com o olhar artístico sensível e de grande qualidade técnica que o Rodrigo tem”, afirma Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane. 

 

Ventos do Oriente

 

A exposição “Fragmentos de Viagem - Ventos do Oriente” compõe-se de 25 fotografias de autoria de Rodrigo Frota, registradas nos países asiáticos Índia e Myanmar, entre 2009 e 2013. Nas obras, o artista retrata o cotidiano de pessoas e cenários em contextos relacionados a temas como fé, trabalho e cultura. 

“O contato com culturas orientais é fascinante e busquei contar em fotos meu fascínio com as cores, as formas e os costumes que provocam também uma reflexão do quanto a nossa humanidade nos torna parecidos, independente das distâncias”, afirma o fotógrafo. 

 

Sobre Rodrigo Frota

 

Rodrigo Frota (1984) começou a estudar fotografia em 2000, na Suíça, onde morou até 2003. É formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza e cursou Cinema/Audiovisual pela Casa Amarela da UFC. Trabalha com artes visuais utilizando fotografia e cinema como expressões contemporâneas e outros suportes, como esculturas cinéticas a instalações. As obras de Rodrigo estão em coleções do Bradesco, Museo de Arte Contemporânea Dragão do Mar, Fundação Edson Queiroz e Museu de Fotografia de Fortaleza.

 

 

Serviço 

Exposição “Fragmentos de Viagem - Ventos do Oriente” 

Abertura para convidados: 22 de setembro (sexta-feira), às 10h 

Período da exposição aberta ao público: 25 de setembro a 20 de outubro, de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h 

Local: Espaço Cultural Arandu, à Rua NE-5, s/n, Bairro Esplanada do Araturi. Caucaia (CE) 

Agendamento de grupos: cenfor.coordenacao@myraeliane.org  

Contato: (85) 3493.5696 

Visitação gratuita

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa. 

Economia] Vaquejada de Itapebussu deve movimentar mais de R$1,5 milhão e gerar 1.000 empregos em Maranguape

  

O evento reunirá milhares de pessoas e apaixonados por vaquejada, de 20 a 24 de setembro.

A 79ª edição da Vaquejada de Itapebussu está prestes a agitar o cenário vaqueiro brasileiro, com uma premiação estimada em mais de R$140 mil. O evento, que acontece de 20 a 24 de setembro, no icônico Parque Novilha de Prata, em Maranguape, promete reunir milhares de aficionados por vaquejada. 

Desde 1945, a Vaquejada de Itapebussu tem sido um símbolo da cultura vaqueira, moldando e impulsionando o cenário ao longo dos anos. Em 2023, o evento se renova, apresentando uma premiação recorde distribuída em sete categorias competitivas, proporcionando uma oportunidade para talentos de todas as idades demonstrarem sua maestria e disputarem uma fatia desse prêmio. 

Além das emocionantes competições, a programação inclui atrações culturais e shows de renomadas bandas como Forró Real, Lagosta Bronzeada e Zé Cantor. Essa diversidade promete encantar o público e criar uma experiência única para os presentes. 

Daniel Sidrim, idealizador do evento, prevê que a 79ª edição movimente mais de R$ 1,5 milhões, gerando mais de 1.000 empregos diretos e indiretos. Essa injeção de receita não se limita apenas às competições, abrangendo setores como aluguel de casas e pousadas, patrocínios e espaços para empreendedores locais. 

"A Vaquejada de Itapebussu não apenas celebra a tradição vaqueira, mas também contribui para a economia local, demonstrando que eventos culturais podem ser motores de crescimento e desenvolvimento", afirma Daniel Sidrim.

 

Serviço:

 

79ª Vaquejada de Itapebussu 

20 a 24 de setembro 

Parque Novilha de Prata, em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza 

Quarta, quinta e domingo: entrada gratuita 

Sexta: 2kg de alimento 

Sábado: R$30 a R$200 

Adquira: https://www.efolia.com.br/ingressos/2356/itapebussu_2023

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa. 

Inauguração] Live Sushi inaugura loja no Complexo Grand Parrilha

  


O Live Sushi e Lounge vai inaugurar no próximo dia 29 de setembro sua primeira loja no Complexo Grand Parrilha, localizado no bairro Maraponga. O empreendimento mescla os estilos moderno e industrial, ao mesmo tempo que está inserido em uma atmosfera mais requintada. 

 "Elaboramos pratos, drinks, sobremessas e um menu completo para atender o público da região. Quem gosta de culinária oriental do mais alto nível vai se surpreender com a nossa sushi house. O que nos move é a perseguição da elegância", destacou o sócio- diretor do Grand Parrilha, Fabrício Rocha. 

O Live Sushi abrirá todos os dias, a partir das 17h. Quintas, sextas e sábados, a casa contará com uma seleção de bandas, tocando do sertanejo ao pop. "A curadoria musical vai trazer o máximo de diversão, mas sem perder todo charme e elegância do espaço", disse.

 



Complexo Gran Parrilha 

Localizado na Avenida Godolfredo Maciel, em frente ao supermercado Carrefour, na Maraponga, o Complexo Gran Parrilha reúne gastronomia, lazer e cultura em um único lugar. 

O espaço conta com culinária italiana, casa de carnes nobres e agora passa a contar com o sushi. Os insumos são importados de países como Itália, Estados Unidos, Uruguai e Argentina.

O complexo conta com 4 andares, elevador panorâmico e 2 rooftops, com capacidade para 1.000 pessoas.

  

 

Fonte: Assessoria de Imprensa. 

Evento] Jericoacoara recebe Povos do Mar expandido o intercâmbio entre comunidades litorâneas

  


Valorizar os territórios, criar conexões e intercâmbios, além de proporcionar trocas e vivências. A partir desses objetivos, o Sistema Fecomércio, por meio do Sesc e Senac, realiza uma expansão do Encontro Sesc Povos do Mar, que acontece anualmente em Caucaia, no Sesc Iparana Hotel Ecológico, e que nos dias 21 a 24 de setembro, vai aportar em Jericoacoara, praia localizada no município de Jijoca, no litoral oeste cearense. O evento é gratuito e aberto ao público. 

Realizado há 13 anos, o Povos do Mar reúne mais de 200 comunidades litorâneas num grande encontro valorizando pescadores, jangadeiros, marisqueiras, barqueiros, povos indígenas, quilombolas, ciganos, artesãos e ambientalistas, através de vivências, oficinas, rodas de saberes e práticas alimentares.  

Segundo o consultor de Programação Social do Sesc, Paulo Leitão, o Sistema Fecomércio vem realizando eventos no interior do Estado, oportunizando um turismo de experiência e de base comunitária, ampliando o conceito de turismo social. Nesse sentido, neste ano o circuito Sesc Povos do Mar já foi realizado em Bituptá, na praia de Barroquinha; além do circuito Sesc Herança Nativa, que levou para a cidade de Piqué Carneiro, o I Circo dos Caretas da cidade. 

“Estamos levando uma programação socioeducativa na perspectiva de chamar a atenção para o turismo, para a vila de Jericoacoara e o comércio, evidenciando o nosso artesanato, a nossa música e a nossa memória. A ideia do Sesc é difundir, através de processos educativos, as culturas locais, promovendo o desenvolvimento social e sustentável do Ceará”, pontuou.

 

Tradicionalidades

 

Segundo a consultora de produtos educacionais da área de Gastronomia, Vanessa Santos, uma das maiores riquezas do Povos do Mar é a salvaguarda das tradicionalidades, e para a Gastronomia isso é importante para manter viva as receitas que, na maioria das vezes, só são repassadas para as próximas gerações através da oralidade. “A participação do Senac no Povos do Mar é conhecer práticas tradicionais alimentares para que isso seja repassado em sala de aula para os alunos. Ela tanto é acompanhada por professores quanto por alunos. Para os alunos, são vivências, observações e troca de informações, um momento extremamente rico”, revela.  

Vanessa Santos informa que o Senac está criando um grande acervo de informações, que serão multiplicadas em salas de aulas, a partir das oficinas de gastronomia que acontecem durante o evento. “O conhecimento dos insumos, o jeito de fazer, o processo produtivo tudo isso não está nos livros e essas mestres trazem isso pra gente”, destaca.  

O Senac também leva para a praça de Jericoacoara aulas demonstrativas de Gastronomia abertas ao público com chefs reconhecidos, como a cearense Van Régia, proprietária do restaurante Culinária da Van e o baiano João Diamante, idealizador do projeto social Diamante na Cozinha.

  

Programação

 

Nos quatro dias de evento o público vai poder conferir uma programação extensa que acontecerá em cinco espaços de Jericoacoara: praça da cidade, Pesqueira, Conselho Comunitário de Jericoacoara, Escola Municipal Nossa Senhora da Consolação e na Usina de Reciclagem, além do Núcleo de Arte e Cultura de Jijoca (NAEC). 

Dentre as atrações, o público pode conferir apresentações culturais, socialização de práticas alimentares, vivências artesanais, rodas de saberes, aulas demonstrativas de gastronomia, passeio ecológico, desfiles, além de outras atividades. No sábado, às 20h, na praça de Jericoacoara, acontece o show Frevo Mulher com a cantora Amelinha. 

  

Serviço: 

Circuito Povos Do Mar – Jericoacoara   

Data: 21 a 24 de setembro

Programação: https://www.sesc-ce.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Programac%CC%A7a%CC%83o-Encontro-Sesc-Povos-do-Mar-Jericoacoara.pdf

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa. 

Cursos] Casa de Cuidados promove nova edição de curso para cuidadores em setembro

  

A Casa de Cuidados do Ceará (CCC) está promovendo a quarta edição de seu curso de cuidadores nos dias 18 a 22 de setembro. O curso é voltado para  cuidadores da CCC, do Serviço de Assistência Domiciliar (SAD)  e da UCE do Hospital Waldemar Alcântara (HGWA) e tem o objetivo de preparar o cuidador para lidar com situações inerentes ao paciente dependentes de cuidados especiais e evitar uma reinternação hospitalar. 

O curso tem o intuito de  qualificar, treinar, desenvolver e capacitar  pessoas que desejam se tornar um cuidador. “Já tivemos como resultados a formação de mais de 50 indivíduos que hoje podem cuidar de forma mais segura do seu familiar ou exercer de forma profissional a função de cuidador”, explica Aryadne Marques, coordenadora de Fisioterapia da Casa de Cuidados. 

Entre os assuntos abordados estão os cuidados gerais do paciente acamado como banho, feridas e curativos, higiene de mão, prevenção de infecções,administração de medicamentos, cuidados paliativos, direitos e deveres do cuidador. Nesta edição, foi acrescentado o tema de Prevenção de Infecções para proporcionar maior segurança ao paciente no domicílio. 

 “A escolha  das temáticas foi a  partir da identificação de quais eram os principais motivos de complicações dos pacientes após a alta e verificando com os cuidadores informais quais eram as principais dúvidas e dificuldades. Tivemos ótimos feedbacks, alguns participantes relataram que conseguiram empregos como cuidador, outros relataram não ter mais dificuldades em alguns procedimentos. Independente disso, todos saem preparados para cuidar de um paciente no domicílio com muita segurança e sabendo lidar com intercorrências”, acrescenta a gestora. 

esta edição, foi incluída a participação de técnicos de enfermagem como facilitadores em aulas práticas de higiene geral e cuidados com os dispositivos, como forma de repassar o conhecimento prático dos cuidados diários que estes profissionais  realizam nos pacientes em cuidados especiais. 

Além disso, durante o curso serão realizadas ações voltadas às metas de segurança do paciente, pois dia 17/09 é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente, no qual trabalha-se esta temática ao longo da semana. O curso oferece uma certificação de 40 horas ao cuidador, sendo voltado para aqueles que estão exercendo o trabalho pela primeira vez ou ainda para aqueles que já possuem experiência e querem aprofundar os conhecimentos. 

Crislania Maia participou da primeira edição do curso e relatou que fazer um curso de cuidadores era um desejo antigo, pois já atuava na ocupação há algum tempo, mas não tinha condições. “Esse curso melhorou muito minha área profissional e pessoal. Poderei atender melhor meu paciente, ter um melhor diálogo, tirei muitas dúvidas sobre a área da saúde e passei a ter mais conhecimentos, só tenho a agradecer pela oportunidade”, disse, na ocasião.

 

CCC também promove treinamentos aos cuidadores

 

Semanalmente, a CCC promove também treinamentos junto à equipe assistencial sobre a forma mais segura de cuidar do paciente.  Os cuidadores são treinados geralmente em relação ao posicionamento do leito, mobilização, manutenção de equipamentos, o que fazer diante de intercorrências, nutrição adequada, cuidados preventivos com a sonda, cuidados com higiene, como evitar dores nas articulações, entre outros. Dessa forma, é trabalhado o fortalecimento do vínculo familiar e o suporte no enfrentamento de doenças. 

“Uma paciente da CCC estava prestes a receber alta e era cuidada por duas amigas da família, ou seja, voluntárias. Então, a irmã e a mãe da paciente decidiram participar dos treinamentos para aprender a cuidar em casa, após a alta. É muito importante para a pessoa que vai passar por essa experiência busque esse aprendizado constante. Para nós, é muito gratificante colaborar com esse momento”, relata Renata Gomes, analista de educação permanente da CCC, que atua nos treinamentos.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa. 

Saúde] Suplementos podem ser usados para combater a depressão, indica médica integrativa Dra. Isadora Machado

 
 

Considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o "Mal do Século", a depressão atinge pessoas de todas as idades. Há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, aparecendo com frequência e que podem combinar-se entre si.

O que pouca gente sabe é que, aliado ao tratamento com um profissional e acompanhamento terapêutico, existem suplementos capazes de combater a doença.

Segundo a médica integrativa Dra. Isadora Machado, o L Triptofano, um aminoácido essencial, é capaz de ajudar na produção de serotonina, o neurotransmissor da alegria e do humor. O produto pode ser consumido pela manhã ou à noite. "A dosagem vai depender do quadro clínico do paciente e outras condições. Por meio de uma avaliação completa, poderemos passar o consumo adequado", explica a profissional. Entram também na lista as vitaminas B1, B3, B6, B9, B12, C e D.

Outra dica importante é a exposição ao sol, aumentando o hormônio D3, conhecido popularmente como vitamina D, que age na enzima TPH2 quebrando o triptofano em serotonina.  “A pessoa que se encontra com baixa quantidade de vitamina D, tem deficiência de produção, receptação e absorção de serotonina. Outra dica é praticar uma meditação e exercícios físicos pela manhã, ajudando a aumentar a serotonina, noradrenalina, dopamina e o cortisol", diz a médica.

Com toda regulação hormonal, a pessoa vai ter uma produção maior de melatonina à noite. "Use também um tapa-olho, deixe o quarto totalmente escuro para não inibir sua produção natural e também se necessário suplemente entre 1 miligramas de melatonina antes de deitar", afirma.

Evitar comer três horas antes de deitar, celular e a TV duas horas antes de dormir ajudam a "corrigir" o ciclo da melatonina e da serotonina no organismo. "Fazendo isso, a pessoa terá uma qualidade de vida muito melhor", encerra a médica integrativa.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Lançamento] Otacílio Batista ganha biografia em seu centenário

 
 

Otacílio Batista, um dos maiores cantadores do país, completaria 100 anos em 2023. Para celebrar a data, Sandino Patriota lança a biografia ‘Otacílio Batista, uma história do repente brasileiro’ pela Acorde! Editoral. O livro, além de colocar definitivamente o homenageado no panteão dos grandes artistas brasileiros, penetra com maestria e delicadeza por sua vida privada, conduzindo o leitor pelos caminhos do Vale do Pajeú e do sertão nordestino até ganhar o brasil e o mundo a partir de João Pessoa. A obra revela a face humana do poeta cantador e contextualiza momentos e lugares importantes situando o leitor sempre que necessário. O livro terá lançamentos presenciais em João Pessoa (28/09), Fortaleza (05/10), Tabuleiro do Norte, Patos, Itapetim e São José do Egito, cidade natal de Otacílio.

 

Sobre o livro

‘Otacílio Batista, uma história do repente brasileiro’ é a biografia do cantador-repentista Otacílio Batista, pernambucano de Itapetim (PE), radicado em João Pessoa (PB), na qual se destaca seu papel na poesia de repente brasileira e a relevância desta cultura oral na constituição da literatura e da história do Brasil. O livro se empenha em desbravar a vida do homenageado, proporcionando ao leitor conhecer a música popular nordestina e seus diversos gêneros (martelo, galope à beira-mar, gemedeira, sextilha, entre outros). Com prefácio de Edmilson Ferreira dos Santos e posfácio de Fernando Patriota, a biografia assinada por Sandino Patriota se apresenta como documento imprescindível para a historiografia da música popular brasileira. Segundo o autor, "essa biografia sintetiza um trabalho de pesquisa em arquivos, entrevistas com pessoas do mundo do repente e revisão das principais obras sobre o tema. Seu lançamento, no ano do centenário do nascimento de Otacílio, é uma grande oportunidade para ressaltar o papel da poesia de repente na constituição da literatura brasileira˜.

 

 

Sobre o autor

Sandino Patriota é jornalista, formado em letras e pesquisador da filosofia da linguagem pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Sandino é paraibano e neto de Otacílio. Nos últimos anos, dedicou-se a pesquisar os arquivos pessoais, as publicações fundamentais sobre o tema e a realizar entrevistas com pessoas do mundo cantoria, familiares e amigos que conviveram com Otacílio para produzir a presente obra.

  

Serviço

‘Otacílio Batista, uma história do repente brasileiro’

Autor: Sandino Patriota

ISBN: 978-65-84716-17-9

Páginas: 234

Formato: 13x21cm

Preço: R$ 85,00

Editora: Acorde! Editorial

 

 

Lançamentos:


João Pessoa - PB 

Data: 28 de setembro (Quinta-feira) 

Local: Bessa Grill - Av. Arthur Monteiro de Paiva, 1190 - Bessa. 

Hora: 19h 

Preço do livro: R$ 70,00

 

 

 

Fortaleza - CE 

Data: 5 de outubro (quinta-feira) 

Local: Bruta Flor - R. Antônio Augusto, 806 - Meireles 

Hora: 19h 

Preço do livro: R$ 85,00

 

 

 

Tabuleiro do Norte - CE 

Data: 7 de outubro (sábado) 

Local: Praça Manoel Guerreiro, ao lado da Rádio Nativa, Tabuleiro do Norte-CE 

Hora: 19h 

Preço do livro: R$ 70,00

 

 

 

São José do Egito - PE 

Data: 17/10 

Local: Praça Antônio Marinho, São José do Egito-PE 

Hora:19h 

Preço do livro: R$ 70,00

  

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

 

Evento] Escultura feita em sucata pelo artesão Edismar Arruda será obra tema do Amigos em Ação 2023

O escultor e artesão jaguaribense Edismar Arruda assina a obra tema do Amigos em Ação 2023. Com o dom de conseguir ressignificar sucatas automotivas e peças de metal e transformá-las em arte, o artista emprestou seu talento à campanha e criou uma obra única e rica em detalhes especialmente para participar da 20ª edição do tradicional Leilão Filantrópico de Obras de Arte Amigos em Ação. O valor da venda da obra de arte deverá ser revertido em prol do trabalho das instituições de assistência social beneficiadas pela campanha neste ano. 

Com aproximadamente 350 quilos e medindo 1,92 X 1,90 metros, a escultura “Abençoado Jumento”, feita em sucata de ferro e aço, traz uma representação da figura de Jesus Cristo sendo carregado nas costas de um jumento. 

Edismar conta que escolheu representar o animal na obra devido à importância que ele tem para o povo nordestino, sobretudo para a população que vive nos interiores, afastada das grandes capitais, por quem o jumento é bastante apreciado por ajudar a fazer o transporte de água, objetos e pessoas. Sobre o lombo do animal, Edismar decidiu simbolizar o líder dos cristãos e considera esse o grande desafio da obra. “Não sou especialista em representar rostos humanos e não utilizo muito nas minhas esculturas, mas decidi representar Jesus, o bom pastor, pelo que ele também significa para o nosso povo nordestino: a imagem da fé e da esperança”, afirma o escultor. 

Trazendo ainda uma proposta de sustentabilidade em seu trabalho, Edismar Arruda tem se especializado em esculturas de metal com a utilização de sucatas automotivas e peças de construção, fruto de doações e da coleta desses materiais que, em primeiro momento, teriam como destino o lixo. O artista já realizou exposições em galerias e shoppings de Fortaleza e espaços institucionais como a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), além do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará. Suas peças também estão presentes em outros estados do país como Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Pará, chegando também a serem comercializadas fora do País. 

Sobre a emoção de participar do Amigos em Ação, ele revela: “É a realização de um sonho. Eu venho sendo muito abençoado por Deus e tinha o sonho de poder retribuir ajudando também outras pessoas, mas não sabia exatamente como. Então, apareceu a oportunidade de participar do Amigos em Ação e, graças a Deus, a nossa obra foi escolhida e será leiloada, em prol de instituições que realizam trabalhos importantes em nosso estado para ajudar aqueles que mais precisam”. 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.