Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Evento] CASA ENCANTADA DO PAPAI NOEL NO BTM

 

A Casa Encantada do Papai Noel, que abrirá as portas no próximo dia 7 de Novembro, no bairro Papicu, marcará presença na 12ª edição do Brazil Travel Market (BTM), que vai ser realizado em Fortaleza.

 

A primeira Casa com essa temática, no norte e nordeste do País, vai levar para o evento um gostinho do que será a Casa Encantada do Papai Noel de Fortaleza. “Como um empreendimento turístico e pioneiro na nossa cidade, a Casa Encantada possui uma originalidade que envolve as artes de forma integrada e plural. Teatro, figurinos, cenários, vídeo mapping e música passeiam pelos cômodos numa sintonia guiada pelo sentimento que o Natal proporciona. Nesse sentido, o BTM mostra-se como uma expansão além das fronteiras de Fortaleza”, diz Lidú Figueiredo, coordenadora do projeto. 

Durante o BTM, haverá ações de dois  patrocinadores da Casa Encantada do Papai Noel. A Loja Cacau Show (Shopping Buena Vista do Eusébio) vai distribuir picolés e a BRISANET vai disponibilizar imagens da Casa. 

O BTM será realizado nesta quinta(19) e na sexta(20), no Centro de Eventos do Ceará, e reunirá empresas e profissionais do setor de viagens e turismo para compartilhar conhecimentos e apresentar os mais novos produtos do segmento ao mercado. 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Encontro] Representantes do Consórcio Santa Quitéria realizam encontros com estudantes e moradores de Itatira e Santa Quitéria

 

A agenda, que aconteceu de 9 a 12 de outubro, teve objetivo de ouvir as comunidades, levar novas informações e esclarecer as dúvidas dos participantes. 

Durante quatro dias, estudantes e moradores dos municípios de Santa Quitéria e Itatira participaram de uma agenda com representantes do Consórcio Santa Quitéria. Os encontros que ocorreram em escolas e associações, além dos assentamentos de Queimadas e Morrinhos, tiveram o objetivo de levar informações sobre o Projeto Santa Quitéria. Durante os encontros, os participantes puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas com os representantes. 

"Este é mais um dos momentos em que nos aproximamos das comunidades, compreendendo seus desejos, dúvidas e anseios, para que possamos desenvolver soluções que estejam alinhadas com a implantação do empreendimento, o desenvolvimento do território e a melhoria da qualidade de vida da população", afirmou Christiano Brandão, gerente corporativo de licenciamento e meio ambiente. 

Gizela Araújo, diretora da Escola Profissionalizante Monsenhor Luis Ximenes Freire, em Santa Quitéria, umas das escolas visitadas pelo Consórcio, afirma que o momento proporcionou um maior conhecimento da sociedade civil sobre o projeto em Santa Quitéria. "Foi um momento de extrema relevância para tirar as dúvidas e debater. Os alunos interagiram, colocaram seus anseios. Para nós, ter esse momento de diálogo aberto e franco com certeza nos trouxe mais conhecimento sobre o projeto", explicou. 

Desde 2009, o Projeto Santa Quitéria evoluiu em sua concepção. Entre as mudanças, eliminou a barragem de rejeitos e reduziu em aproximadamente 20% a necessidade do consumo de água. Segundo Christiano, é de extrema importância que essas atualizações sejam sempre discutidas com as comunidades para ouvir as necessidades do território, indo além das considerações de engenharia e processos de aprovação.

"Estamos debatendo o projeto de forma aberta com a comunidade, de maneira cuidadosa e respeitosa. Existem algumas dúvidas que cabe a nós esclarecermos e solucionarmos, e é exatamente isso que estamos fazendo. Esta é apenas uma das agendas que estamos realizando, mas já vínhamos realizando esses encontros com nossas equipes de campo junto aos moradores da região, e continuaremos a fazê-los no futuro, conforme necessário. Não é apenas uma obrigação nossa, mas também um prazer promover esses momentos", explicou Christiano. 

Já para Cleber Andrioli, gerente de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Galvani, empresa que integra o Consórcio Santa Quitéria, tem sido importante esses momentos para entender a visão das pessoas sobre o projeto. "Estamos percebendo que cada vez mais as pessoas se sentem mais seguras para falar sobre o projeto e embasar suas opiniões. Está sendo muito relevante esse trabalho de diálogo, de local em local. É essencial para que a gente crie canais de diálogos mais próximos para entender como podemos impactar positivamente essas pessoas". 

 

Sobre o Projeto Santa Quitéria

 

Desenvolvido pelo Consórcio Santa Quitéria, formado pela Galvani e pela Indústrias Nucleares do Brasil (INB), o Projeto Santa Quitéria prevê a construção e a operação de um complexo mineroindustrial para produzir anualmente cerca de 1,05 milhão de toneladas de adubos fosfatados e 220 mil toneladas de fosfato bicálcico, o que corresponde a 99,8% da produção prevista. Cerca de 2,3 mil toneladas de urânio em seu estado natural (sem enriquecimento) também serão produzidas anualmente, o que equivale a apenas 0,2% do material que será produzido pelo empreendimento. Estratégico para diminuir a dependência brasileira de importação de fertilizantes, e com grande importância na segurança alimentar do país, o Projeto Santa Quitéria tem investimento estimado em R$ 2,3 bilhões e, quando estiver em operação, irá gerar cerca de 2,8 mil empregos diretos e indiretos.

  

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Evento] Abpod participa do 2ª Summit Podcast Experience em São Paulo para falar do futuro da mídia

  

A Associação Brasileira de Podcasters (Abpod) confirma a participação na 2ª edição do Summit Podcast Experience, que acontece no dia 21 de outubro, em São Paulo, no Blue Tree Convention Center. A Abpod, que apoiou e esteve presente também na primeira edição em Fortaleza (CE), falará da história, presente e futuro do podcast, com Samuel Leite (vice-presidente da Abpod, comentarista de tecnologia e inovação, apresenta o Podcast Transformação Digital da Rádio CBN e fundador da Digitale); Rodrigo Tigre (Head de Áudio da Adsmovil e autor de “Podcast S.A), além de Laura Capanema (roteirista e produtora audiovisual, tendo produzido diversos podcasts de sucesso, como "A Playlist Da Minha Vida", com Fernanda Torres, e "Depois Daquele Hit", com Zeca Camargo, ambos pela Deezer).

 

“Após estruturamos a entidade, chegou a hora de das mais importantes passos, que são aumentar o número e nos aproximarmos dos nossos associados, além de participar ativamente dos debates e questões que envolvem o podcast. O Podcast Experience é uma oportunidade de levarmos nossas mensagem e aprendermos também sobre o que de mais atual está acontecendo na mídia”, ressalta Andreh Jonathas, presidente da Abpod. 

O Podcast Experience reúne diversos nomes conhecidos do meio, como Lucas Zafra e Kaique Torres, do PrimoCast, além de Marcio Brant, do WePod; Edward Schmitz, da Escola do Podcast, e Leo Lopes, da Radiofobia. 

Com atuação em âmbito nacional, a Abpod definiu como principais realizações atualmente a reestruturação e ampliação da “PodPesquisa” (https://abpod.org/podpesquisa/), a primeira e mais relevante pesquisa sobre podcast no Brasil, com reconhecimento internacional. A entidade também dará início às tratativas para inclusão do produtor de podcast e videocast na Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE) do Microempreendedor Industrial (MEI).

 

Podcast Experience

 

Para trocar informações e experiências,  além de resolver dificuldades e inúmeros outros assuntos sobre a mídia, nasceu o Podcast Experience, evento presencial. Em 2022, mais de 200 pessoas participaram, em Fortaleza, da primeira edição. A equipe do Primocast, um dos mais bem sucedidos Podcasts do Brasil, além de outros convidados, participaram de um dia de imersão e troca de conhecimento, experiências e proporcionando momentos de integração aos participantes. 

Com o sucesso do evento, chegou a hora de crescer e expandir os horizontes. Vem aí a segunda edição do “Summit Podcast Experience”, que vai acontecer dia 21 de outubro, dessa vez em São Paulo. Não por acaso a data foi escolhida por ser o Dia Nacional do Podcast. 

Segundo Eric Moreira, criador do evento, o Podcast Experience “é um evento inovador, imersivo e disruptivo, dedicado não só a quem tem um podcast, mas a quem deseja iniciar, aos profissionais do segmento, aos ouvintes e amantes do formato, e a quem quer aprender mais sobre essa forma de comunicação que, só no Brasil, já conta com mais de 30 milhões de ouvintes”.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Festival] Com shows gratuitos e aberto ao público, Festival “Vem Pra Rua” apresenta a dupla sertaneja Vinni e Rafa, Clara Martod e o pagode do Grupo Vamaê

 

Vinni e Rafa 

Apresentações musicais, gastronomia e muita diversão vão tomar conta do bairro Varjota, mais precisamente da rua Pereira valente, número 1569, neste sábado (21), a partir das 17h. 


A Varjota, bairro mais gastronômico de Fortaleza, recebe neste sábado (21) o Festival “Vem Pra Rua”, mais precisamente no endereço Pereira Valente, número 1569. A partir das 17h, o público vai poder conferir shows musicais gratuitos e aproveitar um evento pensado para curtir em família. 

Um dos principais destaques da programação musical é a dupla Vinni e Rafa. Juntos desde 2018, os dois se conheceram através da compositora Waléria Leão e, a partir daquele momento, os três começaram a compor juntos. Após acertarem em muitas composições, como “Bebi Minha Bicicleta”, "Não Deixo Não”, “Volta Pro Seu Nego”, entre outros hits, Vinni e Rafa decidiram montar uma dupla sertaneja, em 2020. 

Em dezembro do mesmo ano eles gravaram o primeiro DVD, em Goiânia-GO, que contou com participações de peso como o cantor Bruno, da dupla Bruno e Marrone, Ícaro e Gilmar, Jefferson Moraes e muito mais. Eles também foram convidados por Solange Almeida para participar do DVD da cantora. E falando em DVD, neste ano de 2023 eles lançaram o segundo da carreira. 

Os shows se iniciam com a galera do Grupo Vamaé, levando muito pagode no projeto “Tardezinha" no Bar o Barte. Já a cantora Clara Martoid apresenta sua música cheia de brasilidade no projeto “Barobarte-se”. 

O Festival “Vem Pra Rua” faz parte das comemorações de 03 anos da marca “Espaço Baobarte  - Rústico” e Artesanal e 02 anos do espaço físico que ganhou, na mesma data, um novo ponto de encontro para os amantes da boa gastronomia: o Bar o  Barte.  O Espaço Baobarte é reconhecido pelos cearenses, seja pelos amantes da cultura local, seja como um espaço onde as pessoas podem vivenciar a cultura de um modo geral, quanto uma referência de projeto realizado na cidade. 

 

Confira os horários da programação abaixo: 

17h - Abertura da casa

17h às 19h - Grupo Vamaé

19h30 às 21h30 - Clara Martod 

21h30 às 23h30 - Vinni e Rafa 

 

 

SERVIÇOS | FESTIVAL VEM PRA RUA: 

Atrações musicais: Vinni e Rafa, Clara Martod, Pagode Vamaê 

Quando: Sábado, 21 de outubro 

Hora: 17 horas

Onde: Rua Pereira valente, 1569 - Varjota 

Evento gratuito

  

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Gastronomia] ‘Bar o Barte’: novo espaço gastronômico de referência em Fortaleza-CE promete ser o novo ponto de encontro dos fortalezenses

  

O ambiente traz todo o requinte e essência do Espaço Baobarte Rústico Artesanal. Inauguração será nesta sexta-feira (20) em evento fechado para convidados. 

O Espaço Baobarte Rústico Artesanal, reconhecido em Fortaleza-CE por ser um verdadeiro potencializador da moda e da cultura local e brasileira, está com uma grande novidade para a público cearense: o “Bar o Barte”, novo espaço gastronômico que promete ser o novo ponto de encontro da cidade. A inauguração acontece em dois dias, na sexta-feira (20) e no sábado (11) e terá apenas a presença de convidados.  

O seleto grupo de convidados vai contar com uma degustação do cardápio - assinado pelo chef Matheus Zaranza - especialmente selecionado para harmonização com vinhos.  A programação musical fica sob o comando da cantora Mel Mattos e da dupla sertaneja Vinni e Rafa.  

Vale ressaltar que apesar de ainda não ter sido inaugurado, o espaço já começou a receber público em um soft open a partir desta terça-feira (17), feito exclusivamente através de reservas. O Bar o Barte funcionará de terça a sábado, das 11h até às 23h.

  



Sobre o Espaço Gastronômico Bar o Barte

 

O novo espaço traz todo o requinte e essência da Baobarte, em um ambiente intimista e aconchegante que foi pensado para levar a melhor experiência para o público, nos mínimos detalhes. Com uma seleta carta de vinhos e espumantes, além de cafés e drinks mais que especiais, o local resgata uma verdadeira tradição.  

O Bar o Barte funcionará de terça a sábado, das 11h até às 23h. 

E não é só nas bebidas que a nova casa começa com muita qualidade, o cardápio é um verdadeiro show de sabores e experiências, uma verdadeira viagem e resgate a culinária local e uma comida com gosto de “casa”, servida pelo chef Matheus Zaranza. 

Do cuscuz e da tapioca rendada do café da manhã, passando por deliciosos bolinhos de carne de sol e mão de vaca, caldinhos e tantas outras opções com gosto de tradição local, até pratos principais com um tempero único. Claro que também não faltam sobremesas com aquele velho sabor e lembrança da infância. O Espaço Gastronômico Bar o Barte espera para ser um dos novos points de Fortaleza. 

 

Confira a programação abaixo! 

18h às 19h - Receptivo 

19h às 19h30 – Boas-vindas e apresentação do novo espaço 

19h30 às 21h - Apresentação da cantora Mel Mattos 

21h30 às 23h - Apresentação de Vinni e Rafa 

00h - Encerramento

  

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Novidade] D'Metal lança coleção Alto Verão 2024 inspirada na Avenida Beira Mar e homenageia Sérvulo Esmeraldo

  

A D'Metal apresentou a sua nova coleção "Beira Mar", que abre o calendário do Verão 2024. Com uma proposta inovadora, a marca busca trazer para suas peças as tendências e os elementos característicos dessa estação tão esperada e calorosa.

 

O nome da coleção faz referência à mais famosa das avenidas do Brasil, a Beira Mar, localizada em Fortaleza. Construída há mais de 50 anos, continua jovem, encantando a todos com sua beleza natural e energia. Outro ponto destacado pela marca é a enseada do Mucuripe, combinada com as jangadas ao pôr do sol.

 

"A busca pelo essencial é elevada a uma experiência única, onde mergulhamos na poderosa energia do sol e do mar. Fizemos um passeio por sua origem para desenvolver os elementos e contar uma grande história em cada peça produzida", afirma Paulo Vasconcelos Neto, sócio-diretor do Grupo D'Metal.

 

A marca também faz uma homenagem ao artista plástico cearense Sérvulo Esmeraldo. "Está em tudo que criamos para o Verão 2024: elementos gráficos, brincando com as linhas e formas, imitando as ondas. Suas esculturas de traço reto e simples dão o mood da nossa coleção", explica o executivo. 

Pensando justamente no conforto, utiliza tecidos fluidos que permitem a transpiração e movimentação do corpo, mantendo o frescor mesmo nos dias mais quentes. A modelagem é pensada para se adequar a diversos tipos de corpos, proporcionando um caimento perfeito e ressaltando a beleza de cada pessoa. 

O lançamento da coleção "Beira Mar" é um convite a todos os amantes da moda e do verão para mergulhar nessa riqueza de estilo e autenticidade. As peças da nova coleção estão disponíveis nas lojas físicas e também no site da marca. 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Projeto] Associação Fortaleza Azul participa do lançamento do projeto “PRF Amiga dos Autistas”

  

Daniela Botelho, presidente da Associação Fortaleza Azul (FAZ), representou a instituição no lançamento do projeto “PRF Amiga dos Autistas”, realizado no último dia 17 de outubro, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Ceará. Para o evento, a PRF preparou uma rodada de palestras voltada para o público interno, policiais e colaboradores da instituição, e contou com a participação do psiquiatra da infância e adolescência, Dr. Erick Rebouças, do ativista dos direitos de pessoas com deficiência, Rubinho Linhares e da advogada, Liduína Carneiro, mãe de autista e consultora do Instituto de Defesa da Acessibilidade e Inclusão (IDAL). 

“Participar desse evento foi uma ótima oportunidade para dar mais visibilidade à causa autista e saber que a PRF, um órgão tão relevante para a sociedade, está preocupada em treinar sua equipe para saber abordar de forma adequada os autistas é um grande passo”, destacou Daniela Botelho. 

O projeto tem o objetivo colaborar com o processo de divulgação e troca de informações acerca da temática do Transtorno do Espectro Autista - TEA, estimulando parcerias com a sociedade civil, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas autistas e de seus familiares, além de identificar no público interno os policiais envolvidos diretamente com o tema e promover a capacitação dos policiais para abordagens com presença de pessoas neurotípicas. 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Programação] CAIXA CULTURAL FORTALEZA RECEBE A QUINTA EDIÇÃO DA FEIRA DO CORDEL BRASILEIRO

  


Arte/Divulgação: Maércio Siqueira e Klevisson Viana 

Evento reúne expoentes da autêntica Cultura Popular Brasileira e grandes personalidades da Literatura do Cordel 

 

A CAIXA Cultural Fortaleza recebe, de 19 a 21 de outubro, a 5ª edição da Feira do Cordel Brasileiro. O evento traz lançamentos literários, exposição de obras raras, vendas de folhetos de cordel, livros, camisetas, xilogravuras e produtos afins, além de shows, recitais, palestras, oficinas de cordel, repente e construção de fantoches com material reciclado. Entre as atrações musicais, o destaque para o sanfoneiro e ator Chambinho do Acordeon. A entrada é gratuita. 

Na programação, diversas atrações exploram o universo do cordel e sua relação com demais linguagens da cultura e da arte. Os multiartistas Beto Brito e Adiel Luna, expoentes do gênero literário, fazem shows e lançam seus livros durante a feira.   

Também participam dessa edição: a cineasta Lis Schwabacher de Araripe - co-diretora da série “No País da Poesia Popular”; o mestre decano da poesia popular, Chico Pedrosa; a dupla de emboladores Marreco e Pinto Branco; os mestres Martônio Holanda e Geraldo Amâncio Pereira; os cantadores Guilherme Nobre e Zé Vicente; o humorista-cordelista Tranquilino Ripuxado; os cordelistas Rouxinol do Rinaré, Breno de Holanda, Julie Oliveira e Evaristo Geraldo da Silva.   

A feira abre espaço ainda para os pesquisadores que abordam esse tema, como Alberto Perdigão, Bruno Paulino, Paiva Neves, Eduardo Macedo, dentre outros.   

Vale destacar que, essa edição presta homenagens a grandes nomes da cultura nordestina: Mestre Bule-Bule, Mestre Dila, Oswald Barroso e o saudoso cordelista Arievaldo Vianna e José Camelo de Melo Rezende. Esse último, autor do clássico romance Pavão Misterioso, é reverenciado com a apresentação do espetáculo “Nas Asas do Pavão”, espetáculo litero-musical idealizado pela médica, cordelista e musicista Paola Torres.   

Com a curadoria do cordelista, artista gráfico e mestre da cultura cearense Klévisson Viana, a 5ª Feira do Cordel Brasileiro é uma realização da AESTROFE – Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará.

 

 

 

Serviço: 

5ª Feira do Cordel Brasileiro 

Período: de 19 a 21 de outubro (quinta-feira a sábado) 

Horário: das 14h às 22h 

Local: CAIXA Cultural Fortaleza - Av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema – Fortaleza/CE 

Entrada gratuita 

Acesso para pessoas com deficiência 

 

 

PROGRAMAÇÃO 

 

DIA 19 (Quinta-feira)

 

14h10 - Solenidade de Abertura

 

14h30 - Exibição de episódios da série “No País da Poesia Popular” - Bráulio Tavares (Campina Grande/PB) e José Araripe Jr. (Salvador/BA)

 

15h - Lançamento coletivo de livros e folhetos com vários autores e autoras

 

15h10 - Palestra e Lançamento do livro “Pretas e Pretos na Literatura de Cordel” -Alberto Perdigão (Fortaleza/CE) e Oficina “Construção de Fantoches com Material Reciclado” - Mestre Martônio Holanda (Sobral/CE)

 

15h30 - Lançamento do livro “Personalidades Históricas do Ceará Cantadas em Cordel”- Guaipuan Vieira (Teresina/PI)

 

16h - Lançamento da antologia “Cordel das Rosas” com a participação de Silvinha França (Guarabira/PB)

 

16h40 - Recital “O Decano e o Aprendiz” - Mestre Chico Pedrosa (Guarabira/PB) e Anthony Feitosa (Aiuaba/CE)

 

18h - Repente ao som da viola com Guilherme Nobre (Fortaleza/CE) e Zé Vicente (Chorozinho/CE)

 

19h - Espetáculo “Mundaréu Sonoro” - Mestre Martônio Holanda (Sobral/CE)

 

20h - Show de encerramento - Chambinho do Acordeon (São Paulo/SP)

 

 

 

DIA 20 (Sexta-feira)

 

14h10 - Exibição de episódios da série “No País da Poesia Popular” - Bráulio Tavares (Campina Grande/PB) e José Araripe Jr. (Salvador/BA) - Bate-papo com a co-diretora Lis Schwabacher de Araripe (Salvador/BA) Mediação: Maura Isidoro (Arneiroz/CE)

 

15h50 - Palestra “Cordel e formação humana - um estudo à luz da onto-metodologia” com o pesquisador e cordelista Eduardo Macedo (Fortaleza/CE)

 

14h30 - Oficina “Cantoria de Viola” - Mestre da Cultura e Tesouro Vivo Geraldo Amâncio Pereira (Cedro/CE)

 

16h - Apresentação do “Projeto Cordel Escola” e lançamento de cordéis – Participação da EEF Capitão Manoel Pinto de Mesquita (Itapajé/CE) e poeta Sergio Magalhães (Itapajé/CE)

 

17h - Recital “Cordel do Dia” - Evandro Aquino (Pacatuba/CE)

 

18h - Lançamento do livro “Lunário Encourado” - Mestre Adiel Luna (São Lourenço da Mata/PE)

 

19h - Show de emboladas com Marreco (Aracoiaba/CE) e Pinto Branco (Quixadá/CE)

 

20h - Show “Só Quero Avoar” - Beto Brito (Santo Antônio de Lisboa/PI)

 

15h30 - “Um tantim de poesia” com o ‘Pequeno Poeta’ Reginildo Paiva (São Gonçalo do Amarante/CE)

 

16h - Lançamento do livro “Bazófias de um Cantador Pai D’égua, o Maior Cordel do Mundo” de Beto Brito (Santo Antônio de Lisboa/PI)

 

17h30 - Lançamento dos cordéis e recital, “Mas, será o Benedito?” e “Harry Potter e o Cactus Patronum” - Julie Oliveira (Maracanaú/CE) e Patrick Lima (Fortaleza/CE)

 

 

 

DIA 21 (Sábado)

 

14h - Mesa "O Cordel na Educação" - Bruno Paulino (Quixeramobim/CE), Francisco Paiva Neves (Cedro/CE) e Silvinha França (Guarabira/PB). Mediação: Ione Severo (Pombal/PB) e Oficina “Cordel: Aprenda a Fazer Fazendo” - Rouxinol do Rinaré (Banabuiú/CE)

 

14h30 - Exibição de episódios da série “No País da Poesia Popular” - Bráulio Tavares (Campina Grande/PB) e José Araripe Jr. (Salvador/BA)

 

15h30 - Lançamento do livro “A Mala do Folheteiro” do Mestre da Cultura e Tesouro Vivo Klévisson Viana (Quixeramobim/CE) e Recital “Meu Sertão em Versos” - Evaristo Geraldo da Silva (Quixadá/CE) e Dideus Sales (Crateús/CE)

 

15h50 - Lançamento do cordel “Corisco e a anta esfolada” de Rodrigo Passolargo (Fortaleza/CE)

 

16h30 - Recital “Viagens de um oculista ambulante” com Breno de Holanda (Garanhuns/PE)

 

17h - Espetáculo “Munganga Navi” - João Pirambu (Fortaleza/CE)

 

18h - “Nas Asas do Pavão - Espetáculo Litero-Musical” - Paola Tôrres (Gravatá/PE)

 

19h - Repente ao som da viola com Gonzaga da Viola (Itatira/CE) e José Eufrásio (Itapajé/CE)

 

20h - Encerramento com Beto Brito (Santo Antônio de Lisboa/PI), Adiel Luna (São Lourenço da Mata/PE), Tranquilino Ripuxado (Crato/CE), Paola Tôrres (Gravatá/PE), Klévisson Viana (Quixeramobim/CE) e outros.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Programação] Festival Sérvulo Esmeraldo 94 abre inscrições para oficinas com grandes nomes da arte brasileira contemporânea

A programação será gratuita, no Crato, a partir de 30 de outubro

 

A quarta edição do Festival Sérvulo Esmeraldo (FSE) será realizada de 30 de outubro a 5 de novembro, no Crato (CE), terra natal do artista. A programação será gratuita e se estenderá até 30 de novembro, com as exposições em cartaz e bate-papos on-line. Além da criação, pesquisa e fruição estética, o Festival promove ações formativas com grandes nomes da arte contemporânea brasileira. Este ano, os artistas residentes que vão ministrar as oficinas são Lucia Koch (RS/SP); Elza Lima (PA), Carlos Mélo (PE) e Felippe Moraes (RJ). As inscrições estão abertas até o dia 24 de outubro e podem ser feitas em https://linktr.ee/fse94 . O resultado da seleção será divulgado no dia 26 de outubro, pelas redes sociais do Festival. 

Orientado pelo pensamento de seu artista inspirador, que via a arte como potência de transformação e impacto social, o Festival Sérvulo Esmeraldo 94 propõe o tema Memórias Afetivas, trazendo ações estratégicas para a dinamização e o fortalecimento da cena contemporânea no Crato e região. As Residências Artísticas norteiam a programação que envolve exposições, oficinas, palestras e vivências ambientais de forma presencial, além de bate-papos virtuais. “É a memória viva de Sérvulo Esmeraldo aplicada à pedagogia da arte que provoca, questiona e aglutina”, destaca a curadora do FSE e gestora do Instituto Sérvulo Esmeraldo, Dodora Guimarães. 

Os bate-papos na web, intitulados A Chapada como Imaginário, reúnem Luiz Carlos Salatiel em conversa com Tiago Araripe sobre a música; Ronaldo Correa de Brito com Xico Sá sobre a literatura; Daniel Peixoto com João do Crato sobre o movimento cultural, e Andréa Sobreira com Renata Felinto sobre as artes visuais no terreno fértil do Cariri cearense. 

O Festival Sérvulo Esmeraldo 94 é uma realização do Instituto Sérvulo Esmeraldo, com apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual da Cultura (XIV Edital Mecenas do Ceará). Com patrocínio da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), o evento conta com as parcerias da Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio da PROEX e do Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau; da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Cultura; do Instituto Cultural do Cariri (ICC); e do Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc. 

 

Oficinas

 

Os artistas residentes que farão uma imersão na arte e na cultura da Região irão realizar oficinas gratuitas, com artistas inscritos e selecionados, visando à construção de exposições ou outras ações que serão apresentadas ao final. As oficinas acontecerão presencialmente, de 30 de outubro a 5 de novembro, no Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, da Universidade Regional do Cariri (URCA), no Crato. Com 15 vagas por oficina, essas são voltadas para artistas, fotógrafos, artesãos, professores e estudantes de Artes, Design e Arquitetura. Ao todo, serão 20 horas/aula e os participantes com frequência de 80% receberão certificado da URCA. 

 

Lucia Koch – Uma Pessoa, uma Fachada

 

        Oficina de criação iniciada pelo olhar para as fachadas pintadas nos registros fotográficos já históricos, de pinturas e platibandas feitos por Anna Mariani, ou naqueles atualizados por Elaine Eiger. Neles, veem-se azulejos e padrões, muitas vezes recobrindo as cores impregnadas nas paredes.

        Depois, é caminhar nas ruas e encontrar cada fachada na cidade, em sua singularidade e sua vizinhança. Já não são mais imagens. Agora embaixo do mesmo sol que nós, concretas. Diante delas os participantes conversam e imaginam o que elas traduzem do espaço atrás delas e de seus habitantes. 

        De volta à URCA, carregada de materiais colhidos na cidade, cada pessoa pensa e constrói para si uma fachada que a cubra e revele na escala do seu corpo. E que possa portar­­, exibindo-se. Ao final, o conjunto de fachadas/pessoas volta para as ruas e praças do Crato, na forma de um cortejo que seguirá até a antiga estação (RFFSA). Ali, as fachadas vão se instalar por algumas semanas, amostradas, enfileiradas no Centro Cultural do Araripe. 

 

Elza Lima – A Cor do Tempo: Construção de Narrativas Fotográficas a partir de Pesquisas Literárias, Artísticas e Poéticas

 

A oficina visa à construção do olhar a partir de impulsos criativos para se chegar à compreensão e à visão de mundo do homenageado: a criança Sérvulo Esmeraldo, que viveu no Crato aproveitando a natureza como “laboratório”, em meio à dignidade e a diversidade cultural da sua região. A ação contará com uma saída fotográfica.

 

 

 

Carlos Mélo – Memórias Afetivas: No Território do Afeto a Geografia é Outra

 

A oficina pretende pensar a invenção do lugar como inauguração do campo afetivo: cartografias, mapas corporais, deslocamentos e o corpo como território. Através de performances, objetos e esculturas, almejamos “desenhar” novos campos simbólicos no Cariri Cearense.

 

 

 

Felippe Moraes – Monumentos para o Fim do Mundo

 

        Diante do falado iminente fim do mundo, a civilização humana se vê com importantes questões: Como memorializar a sua passagem pelo planeta? Quais avisos e conselhos deixaremos? Como repassar nossos saberes para os futuros habitantes da Terra?

 

        Essas perguntas e a grandiloquência dos eventos vividos no século XXI são as premissas para a oficina Monumentos Para o Fim do Mundo. Tendo ultrapassado a pandemia de Covid-19, e atravessados pelos primeiros indícios tangíveis da tragédia do aquecimento global, propomos uma reflexão sobre como monumentalizar a existência e o possível fim de nossa civilização. 

 

        Olhando para o passado pré-histórico do Crato, tanto os fósseis quanto as pinturas rupestres, queremos pensar em como os indícios dessas existências anteriores nos dão caminhos possíveis para a construção do nosso próprio legado.

 

        Como uma espécie de epitáfio humano, esses monumentos versariam sobre nossa herança e possivelmente um pedido de desculpas aos que nos sucederem. A partir de elaborações hipotéticas, os participantes são instigados a pensar e produzir seus próprios projetos de monumentos para o fim do mundo.

 

SERVIÇO

 

FESTIVAL SÉRVULO ESMERALDO 94

 

Data: De 30/10 a 05/11

 

Local: Crato/CE

 

Gratuito

 

Mais informações e inscrições para oficinas: @institutoservuloesmeraldo e whatsapp (85) 992369229

 

 

 

Oficinas

 

Inscrições: Até 24/10, pelo link https://linktr.ee/fse94

 

Resultado: 26/10

 

Data: De 30/10 a 05/11

 

Local: Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau (URCA) - Av. Padre Cícero, 1348 - São Miguel, Crato - CE

 

 

 

LUCIA KOCH – UMA PESSOA, UMA FACHADA

 

Horário: Das 14h às 17h30

 

 

 

ELZA LIMA – A COR DO TEMPO: CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS FOTOGRÁFICAS A PARTIR DE PESQUISAS LITERÁRIAS, ARTÍSTICAS E POÉTICAS + SAÍDA FOTOGRÁFICA

 

Horário: Das 15h às 18h30

 

 

 

CARLOS MÉLO – MEMÓRIAS AFETIVAS: NO TERRITÓRIO DO AFETO A GEOGRAFIA É OUTRA

 

Horário: Das 14h às 17h30

 

 

 

FELIPPE MORAES – MONUMENTOS PARA O FIM DO MUNDO

 

Horário: Das 14h às 17h30

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.