Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 2 de setembro de 2023

Premiação] Seis produções do SVM são reconhecidas na etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo

  

Ideídes Guedes, Fabiane de Paula, Heloísa Vasconcelos, Bruna Damasceno e Ingrid Coelho.

Entre os destaques, o pódio da categoria Texto foi dominado por três produções do Diário do Nordeste. 

 

O Sistema Verdes Mares (SVM), maior grupo de comunicação do Nordeste, foi premiado na etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Foram reconhecidos seis trabalhos no total, em três das quatro categorias: texto, vídeo e foto.

 

 

Três produções do Diário do Nordeste dominaram o pódio da categoria Texto. O primeiro lugar foi conquistado pela reportagem "Jornada quádrupla e medo de falhar: desafios das mães empreendedoras que movem a economia cearense", representada pela jornalista Ingrid Coelho. Em segundo lugar, ficou o trabalho "Feiras livres de Fortaleza resistem ao boom dos supermercados; veja onde encontrá-las", representado pela jornalista Bruna Damasceno. Em terceiro lugar, ficou "Cearenses multiplicam a renda durante o São João", do jornalista Ideídes Guedes.

 

 

Na categoria Vídeo, ganhou em primeiro lugar o trabalho “Comunidades Empreendedoras no Sertão”, representado pelo jornalista da TV Verdes Mares, Alessandro Torres. A TV Verdes Mares Cariri ficou na terceira colocação com o trabalho "Sertão Empreendedor", representado pela jornalista Claudiana Mourato.

 

 

Na categoria Fotojornalismo, a fotógrafa Fabiane de Paula foi premiada com o segundo lugar pelo trabalho "Cearenses multiplicam renda durante o São João".

 

 

"Estamos muito felizes com as conquistas da nossa equipe de jornalismo, que mais uma vez se destaca em uma premiação relevante. Os reconhecimentos refletem o talento e o compromisso dos profissionais do Sistema Verdes Mares em oferecer um jornalismo de qualidade e ético, com informações precisas e relevantes para a população", afirma Gustavo Bortoli, diretor de Jornalismo e Esporte do SVM.

 

 

 

 

Veja a lista de vencedores do Prêmio Sebrae de Jornalismo - Etapa Estadual

 

 

JORNALISMO EM TEXTO

 

1º lugar: Jornada quádrupla e medo de falhar: desafios das mães empreendedoras que movem a economia cearense

 

Veículo: Diário do Nordeste

 

Representante do trabalho: Ingrid Rodrigues Coelho Vale

 

Equipe: Ismael Soares, Fabiane de Paula, Louise Anne Dutra

 

2º lugar: Feiras livres de Fortaleza resistem ao boom dos supermercados; veja onde encontrá-las

 

Veículo: Diário do Nordeste

 

Representante do trabalho: Bruna Damasceno

 

Equipe: Heloisa Vasconcelos, Germano Ribeiro, Fabiane de Paula

 

3º lugar: Cearenses multiplicam a renda durante o São João

 

Veículo: Diário do Nordeste

 

Representante do trabalho: Ideídes Guedes

 

 

JORNALISMO EM VÍDEO

 

1º lugar: Comunidades Empreendedoras no Sertão

 

Veículo: TV Verdes Mares

 

Representante do trabalho: Alessandro Manso Torres

 

Equipe: Davi César Batista Soares, Nilton Alves, Susy Costa, Camila Lima, Aline Oliveira, Lucas Monteiro, Igor Pontes, Otávio Augusto

 

2º lugar: A Reinvenção das Bancas de Jornal

 

Veículo: TV Assembleia

 

Representante do trabalho: Marcello Marreiro

 

Equipe: Cristiano Freitas, Nicholas Teixeira, Rafael Oliveira, Márcio Moreira, Luciana Gomes, Rafael Luís Azevedo

 

3º lugar: Sertão Empreendedor

 

Veículo: TV Verdes Mares Cariri

 

Representante do trabalho: Francisca Claudiana Pinho Mourato

 

Equipe: Célio Filipe Guimarães da Silva, Davi Gonçalves de Moraes Felipe, Daniel Trevia de Oliveira, Marcélio Bezerra Ribeiro, Paulo Eduardo Luceti Pontes Viana, Patrícia Lucenilda Ferreira da Silva, Paulo Henrique Rodrigues de Souza, Sebastião Gondim Barreto Júnior, Valdenir Silva Junior

 

 

JORNALISMO EM ÁUDIO

 

1º lugar: Do Trator ao TikTok: Soluções Criativas no Sertão dos Inhamuns

 

Veículo: Rádio FM Assembleia

 

Representante do trabalho: Tarciana de Queiroz Mendes Campos

 

Equipe: Jocasta Pimentel Araújo, Rinald William de Sousa Ribeiro, Paulo César e Silva Veras, Francisca Simony da Silva Lins, José Ronildo Lins do Carmo

 

2º lugar: “Da ordenha aos derivados: o caminho do leite no Ceará”

 

Veículo: Rádio FM Assembleia

 

Representante do trabalho: Davi Holanda

 

Equipe: Tarciana Campos, Ronildo Lins, Nabucodonosor Queiroz, Ronaldo César

 

 

FOTOJORNALISMO

 

1º lugar: Vocação motiva investimento no próprio negócio

 

Veículo: Jornal O Povo

 

Representante do trabalho: Aurélio Alves

 

2º lugar: Cearenses multiplicam renda durante o São João

 

Veículo: Diário do Nordeste

 

Representante do trabalho: Fabiane de Paula

 

3º lugar: A diferença do microcrédito no mundo rural

 

Veículo: Jornal O Povo

 

Representante do trabalho: Júlio Caesar Rodrigues Costa Maciel

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

Música] “Gonzagão Sinfônico”: Quinteto Violado e Orquestra Sinfônica da UECE reverenciam Luiz Gonzaga

 

Quinteto Violado
Foto: Sandro Lins

 

Há 30 anos, o mundo perdia Luiz Gonzaga. Voz que se tornou ícone da região Nordeste, o pernambucano de Exu deixou um legado incalculável à música, levando o forró pé de serra para todos os cantos do mundo. Em sua homenagem, a Art Rec Produções apresenta “Gonzagão Sinfônico”, com produção da TM Produções, um projeto itinerante, que tem como atração principal o Quinteto Violado, acompanhado pelo talento da Orquestra Sinfônica da UECE, sob a regência do Maestro Alfredo Barros.

 


Foto: Guilherme Silva

 

Em Fortaleza, o show será realizado no Cineteatro São Luiz, no dia 23/09 (sábado), às 19h. No espetáculo, que tem 80 minutos de duração, o grupo resgatará os grandes sucessos do Rei do Baião. O repertório trará canções escolhidas entre as mais de 500 que foram registradas nos 56 discos gravados pelo “Velho Lua”, onde podemos destacar “Asa Branca”, “Qui nem Jiló”, “Sabiá” e “Sala de Reboco”. Os ingressos custam de R$ 50 a R$ 120 e podem ser adquiridos no Sympla ou na bilheteria do teatro.

 

 

LUIZ GONZAGA

 

 

Luiz Gonzaga nasceu na Fazenda Caiçara, em Exu, sertão de Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912. Um dos oito filhos de Januário José dos Santos, o mestre Januário, "sanfoneiro de 8 baixos", e Ana Batista de Jesus. Aos 13 anos, com dinheiro emprestado, compra sua 1ª sanfona. Foi com o pai que Luiz aprendeu a tocar o instrumento. Não era adolescente ainda quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Após servir o Exército no Crato, partiu para o Rio de Janeiro e começou a participar de programas de calouros. Foi no programa de Ary Barroso, na Rádio Nacional, que se destacou ao ficar em 1º lugar com a música "Vira e Mexe". Passou a gravar discos, como sanfoneiro, para outros artistas. Tocando com a dupla Genésio Arruda e Januário, é descoberto pela gravadora RCA Vitor e grava seu disco de estreia.

 

Na década de 1940 até metade da de 50, a música nordestina viveu sua fase áurea, e Luiz Gonzaga, consolidado como um dos artistas mais populares do País, virou o Rei do Baião. Trajado com chapéu, gibão e sua inseparável sanfona branca, teve suas músicas regravadas por jovens cantores, como Geraldo Vandré, Gilberto Gil e Caetano Veloso, que o citavam como influência. Durante os anos 70, fez shows no Teatro Municipal (SP) e no Tereza Raquel (RJ). Nos anos 80, sua carreira tomou novo impulso. Gravou com Fagner, Dominguinhos, Elba Ramalho, Milton Nascimento. Cantou para o papa João Paulo II, em Fortaleza. Cantou em Paris a convite da cantora amazonense Nazaré Pereira. Recebeu o prêmio Nipper de Ouro e dois discos de ouro pelo álbum "Sanfoneiro Macho". Sua dupla com Gonzaguinha, seu filho, deu certo. Fizeram shows por todo o País com "A Vida de Viajante". Na década de 1980, apresentou-se na Europa; e começaram a surgir os livros sobre o homem simples e, por vezes, até ingênuo, que gravou 56 discos e compôs mais de 500 canções. Em 1989, faleceu vítima de parada cardiorrespiratória.

 

 

QUINTETO VIOLADO

 

 

Criado em Pernambuco no momento pós-tropicalista (1971), o Quinteto Violado focou seu trabalho na música regional, valorizando a cultura brasileira através de trabalhos de pesquisa e agregando as experiências pessoais dos seus integrantes. Desde então o Quinteto e sua identidade sonora, construída a partir do contrabaixo, violão, viola, flautas, teclados, percussão e vozes, conquistam cada vez mais admiradores em todo Brasil e também em vários países do mundo.

 

 

O seu estilo “Free Nordestino” se caracteriza pelos arranjos com a identidade nordestina e a influência da música do mundo. A música do Quinteto é orgânica, com personalidade local, mas, quando projetada, tem referências que independem de nacionalidade. É um som universal com fortes influências nordestinas e cosmopolitas na sua harmonia. Algumas poesias ou letras são dos próprios integrantes, mas a maioria é leitura do cancioneiro popular que recebe roupagem nova com arranjos transformadores.

 

 

Formado por Toinho Alves, Marcelo Melo, Luciano Alves (Ciano), Roberto Menescal e Eduardo de Carvalho Alves (Dudu), o Quinteto Violado é um patrimônio da música nacional, sendo reconhecido pelo próprio Luiz Gonzaga como um dos grupos que melhor representa sua música.

 

 

ORQUESTRA SINFÔNICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (OSUECE)

 

 

O projeto da OSUECE é uma ação tríplice de ensino, pesquisa e extensão que atua como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE. É, sobretudo, uma orquestra jovem que tem um compromisso de inclusão social e acadêmica. Abre perspectivas para a orientação e apoio aqueles estudantes de música que procuram uma oportunidade de ingressar na universidade.

 

 

Com o projeto da orquestra iniciado em agosto de 2008, a OSUECE estreou um ano depois, em 2009. Desde então, trabalha um conjunto variado de obras em seu repertório, de compositores brasileiros em geral, com destaque especial para jovens compositores cearenses que desenvolvem atividade no Bacharelado em Composição da UECE, arranjos e adaptações de grandes obras populares e obras do repertório tradicional sinfônico.

 

 

É formada por cerca de 65 integrantes distribuídos dentre os naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. A direção e regência titular é do prof. Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela Universidade do Texas, Austin, EUA. Professor de composição do Curso de Música da UECE, o maestro desenvolve projetos artísticos dessa natureza desde 1988.

 

 

SERVIÇO

 

Gonzagão Sinfônico

 

Data: 23 de setembro (sábado)

 

Horário: 19h

 

Local: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro)

 

Classificação etária: Livre | Duração: 80 minutos

 

Ingressos: Plateia inferior - R$ 120,00 (inteira) e R$ 60,00 (meia); Plateia superior - R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia)

 

Vendas: Sympla ou na Bilheteria do Cineteatro. Horário de funcionamento: terça a sexta, de 9h30 às 18h, e aos sábados, de 9h30 às 17h.

 

 

Meia entrada para estudantes, idosos, crianças entre 3 e 12 anos, pessoas com deficiência e seu acompanhante, professores da Rede Pública de Ensino de Fortaleza, jovens pertencentes a famílias de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos e doadores regulares de sangue. Em todos os casos é necessária a apresentação do(s) documento(s) comprobatório(s) e do documento de identificação com foto.

   

 Fonte: Assessoria de Imprensa do Evento.

 

Esportes / Golfe] Tradicional Copa de Golfe Interclubes acontece neste fim de semana no Clube de Golfe Aquiraz Riviera

  

O maior torneio de golfe do Norte e Nordeste abriu sua 11ª edição nesta sexta-feira (1) e segue até domingo (3)

  

Começou nesta sexta-feira (1), a 11ª edição da tradicional Copa de Golfe Interclubes, maior torneio do seguimento no Norte e Nordeste. A competição, sediada em Aquiraz-CE, no Clube de Golfe Aquiraz Riviera, vai reunir 60 atletas amadores e profissionais vindos de diferentes partes do Brasil.

 

O campeonato é um dos principais eventos de golfe realizados no país, reconhecido pela Federação Pernambucana de Golfe e a Confederação Brasileira de Golfe (CBG), e segue até o domingo, dia 3 de setembro, quando serão entregues as premiações.

 

A abertura oficial do torneio aconteceu na noite desta sexta-feira (1) com um coquetel de boas-vindas e reconhecimento do campo. Os jogadores entram em disputa neste sábado (2) e domingo (3).

 

Em 2023, a 11ª Copa de Golfe Interclubes recebe atletas do Ceará, Bahia, Pernambuco, Maceió, além do Distrito Federal, que vão disputar a modalidade “Stoke Play”, por equipe, em 18 buracos. A comissão de regras é formada por César Veloso e um árbitro da CBG; já a comissão da competição também fica com César Veloso, mas ao lado de Henrique Belém.

 

Uma das novidades para este ano é uma clínica de golfe para patrocinadores que também irá acontecer durante o evento.

 

Neste ano a Copa de Golfe Interclubes está sendo patrocinada por grandes empreendedores e empresas, são eles: Adriano Motores, Bahia Golf Car, Brasil Limp, Grupo Castelo Borges, Aquiraz Riviera, Dom Pedro Laguna, Florilândia Plantas e Serviços, Itograss, Água Lafonte, Livre Expressão UV, Baterias Moura, M. Dias Branco, Partum Engenharia, Construtora Placic Fortaleza, Real Green, Sou Spa, Playground Speed Kids, Makita Brasil, Construtora VX e Topclean.

 

11ª EDIÇÃO COPA DE GOLFE INTERCLUBES

 

 

CATEGORIA MASCULINA

 

A) HCP Index até 19,5 Tee Azul

 

B) HCP Index 19,6 a 36,4 Tee Branco

 

 

 

CATEGORIA FEMININA

 

C) HCP Index até 40,4 Tee vermelho

 

 

 

Confira abaixo a programação completa:

 

 

 

 

Sexta-feira (01)

 

 07:00 – Treino no Campo de Golfe Aquiraz Riviera.

 

 19:00 – Cocktail de Abertura do 11ª Torneio Interclubes no Hotel Dom Pedro Laguna.

 

 

 

Sábado (02)

 

06:30 – Café da Manhã para os jogadores no Hotel Dom Pedro Laguna

 

07:00 – Saída do Primeiro Grupo

 

12:00 - Almoço no Restaurante Espaço Club House

 

 

 

Domingo (03)

 

06:30 – Café da Manhã para os jogadores no Hotel Dom Pedro Laguna

 

07:00 – Saida do Primeiro Grupo

 

12:00 - Almoço no Restaurante Espaço Clube House (Não incluso na inscrição)

 

15:30 – Entrega da Premiação do 11ª Copa de Golfe Interclubes.

 

 

 

O Campo de Golfe Aquiraz Riviera

 

O campo do Aquiraz Riviera possui 80 hectares, com 18 buracos par 72, com comprimento de 6.700 metros. O projeto privilegia a natureza mantendo a vegetação natural e aproveita ao máximo a ondulação do terreno para criar o tipo de percurso para golfe estratégico.

 


 Fotos deste sábado (2), primeiro dia de disputa:


 








Sobre o Aquiraz Riviera

 

Maior complexo turístico-imobiliário do Ceará, o Aquiraz Riviera ocupa uma área total de 285 hectares, com 58 hectares de área de Proteção Ambiental e faixa de 1.800 metros de frente para o mar.

 

O Aquiraz Riviera é composto por um Campo de Golfe de padrão internacional, Golf Club House, com restaurante aberto ao público, quadras de tênis, áreas de lazer, loteamento, Hotel Dom Pedro Laguna e os condomínios Riviera Beach Place Golf Residence, Manhattan Beach Riviera, Beach Way, Costa Nova éilas, Positano, Amalfi e Portofino Riviera Villas.

 

 

 

Sobre o Golfe

 

O golfe voltou a ser um esporte olímpico nos Jogos de 2016, disputados no Rio de Janeiro. A modalidade é praticada em campo com determinadas características: grama baixa, grama alta, árvores, pequenos lagos e bancos de areia. O jogador precisa acertar a bola em 18 buracos espalhados ao longo do campo no menor número de tacadas possível. Existem tacos com diferentes características: para tacadas mais longas e altas,  tacos para posicionar a bolinha a uma distância média e também os chamados “putter”, tacos usados para finalizar a jogada, colocando a bola dentro do buraco.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Evento.