Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 9 de julho de 2016

Comemoração] No mês do Rock'n' Roll a Vila das Artes apresenta a mostra Cine Rock Clube

Mostra apresenta um panorama estético e documental da história do estilo musical

O projeto Telas Abertas apresenta, neste mês de julho, a mostra Cine Rock Clube. A atividade faz parte da programação do Cineclube Vila das Artes, promovida pela Escola Pública de Audiovisual (EAV) e tem o patrocínio da Petrobras. As sessões serão abertas ao público e acontecerão entre os dias 11 a 14 de julho sempre às 18h30.

Com curadoria de Nádia Sousa, a mostra Cine Rock Clube pretende não somente fazer uma homenagem ao mês do Rock - trazendo filmes documentários de importantes representantes da música nacional e mundial - mas também traçar um panorama estético e documental do rock nas décadas de 70, 80 e 90.

A programação reunirá os filmes Sympathy For The Devil/One Plus One (1968) no dia 11/07, Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (1973) no dia 12/07, Botinada (2006) dia 13/07 e A todo o volume - It Might Get Loud dia 14/07.

A mostra dialoga com a cena musical da cidade de Fortaleza, conectando-a à produção clássica do rock mundial e proporciona a possibilidade de debater após as sessões, acerca das relações conceituais e estéticas entre a música e o cinema.

Os debatedores são Lenildo Gomes (Gestor cultural, produtor, pesquisador em linguagens artísticas, sociólogo e professor), Miguel Araújo (Mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo publicado trabalhos acadêmicos, artigos científicos e textos jornalísticos sobre literatura em geral), Robério Sacramento (Doutorando do Programa de Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará no Núcleo de História e Memória da Educação. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela UFC) e Rodrigo Colares (Rodrigo Colares é músico, artista visual e produtor cultural. Graduou-se em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR)

Projeto Telas Abertas
Em sua segunda edição, o Projeto Tela Abertas, promovido pela Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes abriu a Convocatória e selecionou 11 propostas de curadoria de mostras que irão compor a programação do Cineclube da Vila, de maio a novembro deste ano.

Sobre os filmes da programação:
11/07 - Sympathy For The Devil/One Plus One (1968)
País: EUA, Reino Unido
Duração: 97 minutos
Classificação indicativa: Livre
Direção: Jean-Luc Godard. Musical. Inglaterra.
Sinopse: Documentário sobre os britânicos The Rolling Stones, banda criada nos anos 1960 como ícone da contracultura. O diretor analisa outras bandas influentes, o papel da mídia, a sociedade tecnocrata, a liberação feminina e a força da linguagem. Ou seja, revela aspectos importantes que marcaram uma geração, utilizando o rock dos Rolling Stones como pano de fundo.

Debatedor: Lenildo Gomes (Gestor cultural, produtor, pesquisador em linguagens artísticas, sociólogo e professor. Atuou como Coordenador da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes/Secretaria de Cultura de Fortaleza entre o período de 2007 e 2012).

12/07 - Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (1973)
País: Reino Unido
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: Livre
Direção: D.A Pennebaker. Documentário, Musical.
Sinopse: David Bowie se despede de seu inesquecível personagem Ziggy Stardust em um show histórico, captado por Pennebaker através do palco e bastidores. O impacto do trabalho de Bowie e sua performance é eternizado na cultura pop mundial.

Debatedor: Miguel Araújo (Miguel Leocádio Araújo Neto tem mestrado em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo publicado trabalhos acadêmicos, artigos científicos e textos jornalísticos sobre literatura em geral. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e pesquisa a obra de David Bowie).

13/07 - Botinada (2006)
Duração: 75 minutos
Classificação indicativa: Livre
Direção: Gastão Moreira. Documentário. Brasil.
Sinopse: Entre meados da década de 70 e meados da década de 80, surge e é marcante o movimento punk no Brasil. O documentário levou 4 anos de pesquisa, 77 entrevistas e 200 horas de filmagens. Com muita música, o longa conta com registros iconográficos, imagens raras e depoimentos de remanescentes deste movimento.

Debatedor: Robério Sacramento (Doutorando do Programa de Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará no Núcleo de História e Memória da Educação. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (1993). Especialista em estudo sobre Juventudes e atuante na cena punk da cidade e guitarrista da banda Dago Red).

14/07 - A todo o volume - It Might Get Loud (2008)
País: EUA
Duração: 95 minutos
Classificação indicativa: Livre
Direção: Davis Guggenhein. Documentário.
Sinopse: Jimmy Page (Led Zeppelin), The Edge (U2) e Jack White (The White Stripes), guitarristas emblemáticos de três gerações diferentes, apresentam sua história, sua filosofia musical, seu estilo e sua relação com o instrumento que tornou-se a essência da música pop. Através de visitas a locais marcantes de suas carreiras, os artistas falam de sua rebelião musical e de como forjaram seus sons particulares.

Debatedor: Rodrigo Colares (Rodrigo Colares (Ceará/Brasil) é músico, artista visual e produtor cultural. Graduou-se em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Lançou dois albuns pelo selo Suburbana, Máximo Simples em 2014 e Bispo Clonazepam 2016. Integra os projetos musicais Revoada Noturna, Abraxas Venezuelano, Objetos Impossíveis, Saboteur (de Vítor Colares) e também a banda de pós rock brasileiro Fóssil. Estudou História da Arte na Escola São Paulo e Design Gráfico na Escola Opa!. Trabalhou como orientador cultural no Instituto Goethe e atualmente reside em Fortaleza, onde trabalha na Coordenadoria de Criação e Fomento da SECULTFOR).

Serviço: 
Telas Abertas – Cineclube Vila das Artes
Mostra “Cine Rock Clube”
Quando: 11 a 14/07, às 18h30
Onde: Auditório da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221. Centro)
Mais informações: 85 3252.1444

Programação:
11/07 - Sympathy For The Devil/One Plus One (1968)
12/07 - Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (1973)
13/07 - Botinada (2006)
14/07 - A todo o volume - It Might Get Loud (2008)


* Entrada gratuita

Nenhum comentário: