Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Porto Iracema das Artes] Oficina “Nomadismo Urbano – A cidade como campo poético e politico” - Inscrições abertas

 
A fim de explorar novas perspectivas acerca da arte urbana e refletir sobre sua potência, a escola Porto Iracema das Artes promoverá a oficina “Nomadismo Urbano – A cidade como campo poético e político” entre os dias 2 e 17 de outubro. A formação, que contará com 25 vagas, será ministrada pelos artistas Eduardo Bruno e Waldírio Oliveira de Castro. O período de inscrições segue até o dia 26 de setembro por meio deste http://www.portoiracemadasartes.org.br/arte-urbana-e-tema-de-oficina-no-porto-iracema-das-artes/

A oficina propõe um rompimento com o mecanismo do atual modelo hegemônico de sociabilidade ao utilizar a cartografia como referencial metodológico a partir de conceitos propostos por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Tendo as ruas como campo de investigação e criação, o projeto quer desenvolver uma maquinaria nômade na cidade a partir das performances, unindo teoria e prática para a experimentação de intervenções urbanas. Ao final do projeto, será realizada uma instalação com os registros das derivas/intervenções produzidas pelos alunos. A ideia é provocar o visitante para que também ele faça sua deriva.

Após a inscrição, o processo seletivo segue com a etapa da entrevista, no dia 28 de setembro. A lista dos selecionados  será divulgada no dia 29 de setembro. A formação é voltada para pessoas a partir de 18 anos e que tenham concluído o ensino médio. Podem participar artistas e não-artistas, profissionais como atores, performers, artistas visuais, arquitetos, pedagogos, entre outros, interessados em investigar o espaço urbano e a arte contemporânea.

Eduardo Bruno é natural de Fortaleza/CE. Atua como artista integrante do EmFoco Grupo de Teatro e do Coletivo WE. Possui graduação em Licenciatura Em Teatro (IFCE), especialização em Semiótica (UECE) e atualmente cursa o mestrado em Artes Cênicas (ECA-USP). Tem experiência na área de Artes com ênfase nos seguintes temas: arte contemporânea, arte relacional, performance, utilização de espaços não convencionais e intervenção urbana.


Waldírio Oliveira de Castro é natural de Campina Grande/PB. Atua como colaborador integrante do Coletivo WE. Ator-performer, cantor e dançarino. Formado pelo curso de extensão de Atuação para Vídeo (UEPB) e no curso Técnico Profissionalizante em Teatro – SESI – SP. Atualmente estuda canto Erudito no curso livre da EMESP e desenvolve projetos de foto e vídeo performance.

Nenhum comentário: