Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 23 de setembro de 2017

Gastronomia] Fartura – Comidas do Brasil chega a Portugal promovendo a gastronomia do Ceará e anuncia próximos festivais Fartura no Brasil

Chef Lia Quinderé
A Plataforma também traz novidades como a realização do Fartura Kids e novos eventos

O ano de 2017 tem sido intenso para o Fartura - Comidas do Brasil. Ao se consolidar como uma das principais plataformas gastronômicas do país, chegou o momento de ultrapassar as fronteiras e partir para uma edição em Lisboa, promovendo a gastronomia brasileira, através da culinária cearense e mineira, no exterior. Além disso, será realizada a 3ª edição do Fartura Fortaleza, que já levou cerca de 20 mil pessoas a saborear o melhor da gastronomia.

O calendário da plataforma também inclui a 4ª edição do Fartura Comidas do Brasil Belo Horizonte, além da primeira edição do Fartura Kids, inédito no país, com atrações exclusivas para os pequenos e a família, também na capital mineira. Outra novidade é a inclusão de uma nova edição do Fartura, em Belém.




FARTURA – COMIDAS DO BRASIL – LISBOA
Uma das grandes novidades do Fartura – Comidas do Brasil em 2017 é a conexão com Portugal. A fim de extrapolar as fronteiras nacionais e buscar referências no berço de nossa gastronomia, o projeto criou um roteiro gastronômico exclusivo em Lisboa, que será realizado entre os dias 22 e 25 de setembro.

Nesta primeira edição, a gastronomia brasileira será representada pelas culinárias cearense e mineira. Tanto o Ceará quanto Minas Gerais são estados que cada vez mais valorizam e promovem a sua gastronomia como ícone de desenvolvimento cultural, econômico e turístico, em âmbito nacional e internacional. Para tangibilizar este intercâmbio, chefs de cozinha representando estes dois estados brasileiros e também Portugal, se unirão e apresentarão aos convidados seus conhecimentos e sabores em variados momentos.

A viagem gastronômica e sensorial começa com um evento exclusivo para convidados, no principal restaurante da capital portuguesa, o Belcanto, do chef José Avillez, único do país a receber duas estrelas Michelin.

No dia seguinte, os participantes terão a oportunidade de experimentar um almoço exclusivo na Peixaria da Esquina, mostrando o diálogo entre as duas culturas, por meio da participação do chef português Vítor Sobral e o aclamado chef cearense Ivan Prado, responsável por projetos que valorizam os ingredientes do seu Estado, desde a carne seca aos pescados e camarões, mostrando a cultura que está por trás de cada prato.

Como uma das atrações, o chef mineiro Ivo Faria se une a lusitana Justa Nobre, misturando sabores e temperos. A chef Justa Nobre comanda o restaurante À Justa, em Lisboa, reconhecido pela cozinha portuguesa com receitas tradicionais reinventadas sem perder de vista os traços originais.

Dando continuidade às experiências, já que setembro é o mês das vindimas em Portugal, o Fartura oferece uma experiência completa no luxuoso Palácio Quinta da Bacalhôa. Os convidados participam de todo o processo desde a colheita da uva, com visita guiada, harmonizações e degustações. O passeio termina com um almoço celebrando o melhor dos dois países, preparado pelos renomados chefs Ivan Prado (Fortaleza), Ivo Faria (Belo Horizonte) e André Magalhães (Lisboa).

Durante os eventos, empresários e agentes de turismo portugueses também estarão presentes, no intuito de potencializar o network entre os convidados dos dois países.

FARTURA FORTALEZA
Finalizando o calendário Fartura 2017 com chave de ouro, a capital cearense recebe a 3ª edição do Fartura Fortaleza. Realizado nos dias 25 e 26 de novembro, no Iate Clube de Fortaleza, o evento reunirá grandes nomes da gastronomia brasileira, valorizando o que o país de melhor em cada região e apresentando ao público, que além dos tradicionais estandes que apresentam os melhores pratos e petiscos, poderão participar de inúmeras aulas teóricas e interativas.

Neste ano, o Fartura ganha espaço a beira mar, deixando a atmosfera única de Fortaleza ainda mais em evidência. E para aqueles que gostam de curtir o evento levando a família toda, há mais um motivo para isso: o Espaço Kids, em que as crianças amam passar o tempo, será ainda maior nesta edição, com mais opções e oficinas especiais, garantindo a diversão dos pequenos e a certeza dos pais de um tempo de qualidade com os entes queridos.

O evento, que foi realizado em 2015 e 2016, já recebeu cerca de 20 mil pessoas com mais de 200 profissionais da gastronomia, 160 atrações gastronômicas e cerca de 100 shows e peças de teatro.

FARTURA BH E FARTURA KIDS
Nos dias 21 e 22 de outubro, a 4ª edição do Festival Fartura Belo Horizonte será realizada na Rua Tenente Brito, (entre as ruas Gonçalves Dias e Alvarenga Peixoto), no Barro Preto, em frente à Sala Minas Gerais, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. O evento oferece dois dias de celebração à gastronomia brasileira com os espaços: Chefs e Restaurantes, Produtos e Produtores, Degustação, Interativo, Educacional, as Cozinhas ao Vivo, além da programação artística. Entre os nomes já confirmados estão Tassia Magalhães (Pomodori, SP), Lucas Corazza (Que Seja Doce GNT, SP), Onildo Rocha (Casa Roccia, PB), Denise Rohnelt (Letras Saborosas, RR), Rafael Torcceto (Campagne Restaurante, Macacos, MG), Bruna Martins (Birosca s2, BH), Pablo Oazen (Juiz de Fora), Felipe Oliveira (Tragaluz, Tiradentes) Therezinha Oliveira (Doce Docê, BH), Ricardo Rodrigues (Maria das Tranças, BH) e Márcio Santoro (Albanos, BH).

Nos dias 28 e 29 de outubro acontece a primeira edição do Fartura Kids, no mesmo local do Festival Fartura Belo Horizonte, com uma programação gastronômica e artística toda voltada às crianças e suas famílias. A edição se destaca por ser o primeiro festival criado especialmente para os pequenos. Com profissionais especializados no ramo, as crianças vão colocar a mão na massa aprendendo receitas especiais, oficinas separadas por idade e atividades que busquem aproximar o universo gastronômico, unindo diversão e conhecimento. Enquanto esse novo mundo é descoberto, os pais podem frequentar aulas voltadas para uma melhor nutrição de seus filhos e também se divertir em família. 

Entre outros dois finais de semana, serão realizadas atividades sociais para crianças, numa parceria com o Governo de Minas, Prefeitura de Belo Horizonte, Sesc e Senac.

OUTROS FESTIVAIS FARTURA - 2017
A parada seguinte do Festival Fartura – Comidas do Brasil será em Belém, nos dias 11 e 12 de novembro, na Casa das Onze Janelas, e terá parceria com o Festival Ver-o-Peso, realizado pelo Instituto Paulo Martins. Será a primeira vez que o evento acontece na cidade, que tem uma das principais gastronomias do país e não poderia ficar de fora.

Em 2017, o Festival Fartura já passou por São Paulo, em julho, e levou mais de 10 mil pessoas ao Jockey Club. Foram cerca de 22 mil pratos servidos, que estiveram separados em sete espaços gastronômicos, com chefs, produtores, palestrantes e profissionais da gastronomia de todos os estados brasileiros.

Em agosto, foi a vez de comemorar os 20 anos do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, que recebeu mais de 45 mil pessoas, celebrando Minas Gerais. O público de todo o Brasil visitou a cidade histórica e aproveitou as mais de 200 atividades entre aulas, jantares especiais, cozinha ao vivo, palestras, degustações, shows, peças de teatro, apresentações interativas, experiências e tours gastronômicos.


SOBRE O FARTURA - COMIDAS DO BRASIL
O Fartura – Comidas do Brasil é um dos principais projetos de gastronomia do país.  Nascida a partir Festival de Tiradentes, que em 2017 completou 20 anos, a plataforma tem como objetivo a valorização da gastronomia nacional, criando conexões entre ingredientes, receitas, produtores, chefs e restaurantes através de pesquisas e viagens pelo país.

A base do projeto é o conteúdo garimpado durante a Expedição Fartura, viagem que mapeia nossas diversas cadeias produtivas. A equipe do Fartura está na estrada desde 2012, conhecendo as receitas, as histórias e as cozinhas mais acolhedoras do país. Ao longo desses anos, a plataforma percorreu todos os estados brasileiros, passando por 208 municípios e rodando quase 100 mil quilômetros. Posteriormente, todo o material produzido é divulgado em livros, documentários e programas de rádio, além dos eventos realizados ao longo ano. Esse conteúdo é ainda disponibilizado no Portal Fartura, lançado em 2017, trazendo receitas, histórias e personagens dos quatro cantos do Brasil.

REFORÇO EM SEU POSICIONAMENTO DE MARCA
Neste ano, o Fartura também está de marca nova, novo ícone, novo conceito que reforça o compromisso com a cultura e com as receitas e ingredientes que compõem as comidas do Brasil. Por isso, a partir de agora, a marca ganhou um complemento: “Fartura - Comidas do Brasil”. A logo também destaca um ícone: o U. De origem tupi-guarani, o U significa comer, ingerir. É o elemento básico nos principais símbolos e nomes ligados à alimentação dos povos indígenas brasileiros e agora integra a marca de uma das maiores plataformas gastronômicas do país.

Livros
Cada Estado visitado pela Expedição Fartura Gastronomia tem um personagem que a gente não esquece. São produtores, chefs, mercados e receitas que têm aquele tempero a mais. Tudo isso é registrado e lançado em livros premiados nacional e internacionalmente. As viagens resultaram em 4 livros até o momento. O 5º livro está em fase de finalização e, com ele, fecha-se o percurso em todo Brasil.
Expedição Fartura Gastronomia – Volume 4
Estados visitados: Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Sergipe e Piauí
Fartura: Expedição Brasil Gastronômico – Volume 3
Estados visitados: Paraná, no Espírito Santo, em Alagoas, em Roraima e no Amapá.
Expedição Brasil Gastronômico – Volume 2
Estados visitados: São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso e do Distrito Federal
Expedição Brasil Gastronômico – Volume 1
Estados visitados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Amazonas

Filmes
Cada edição da expedição gera vídeos com conteúdos que complementam os livros. Ao longo de quatro anos, o Fartura registrou inúmeras entrevistas em curta, média e longa metragens que são distribuídos em instituições educacionais, além de estarem disponíveis nas redes sociais do Fartura – Comidas do Brasil.

Programa de rádio
Programetes com as descobertas e dicas gastronômicas da curadora Luiza Fecarotta, obtidas durante as Expedições. Rádio CDL FM, 102,9, em Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira, três vezes ao dia.

Site e Redes Sociais
O portal Fartura – Comidas do Brasil tem como missão reunir o conteúdo coletado na Expedição e tornar acessível o compartilhamento desse material. No site, assim como nas redes sociais como Facebook e Instagram, encontram-se receitas, vídeos, informações dos festivais, curiosidades gastronômicas e até contato dos produtores.

www.farturabrasil.com.br
facebook.com\farturabrasil

instagram.com\farturabrasil

Nenhum comentário: