Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 23 de setembro de 2017

Oficina] Museu da Fotografia Fortaleza realiza oficina sobre Cianotipia

Foto: Glauco Vieira


Foto: Rubens Venâncio

A atividade será realizada no próximo final de semana, sábado (23) e domingo (24), e as inscrições estão abertas

A técnica histórica de impressão fotográfica em tons azuis, a cianotipia, será tema de oficina que ocorrerá no próximo sábado (23) no Museu da Fotografia Fortaleza. Para participar é necessário ter mais de 18 anos e conhecimento básicos na arte fotográfica. As inscrições estão abertas e serão realizadas presencialmente na recepção do Museu.

A proposta da atividade é mediar conhecimentos sobre as etapas do antigo processo fotográfico e sua utilização na atualidade, possibilitando ao participante a experimentação na cianotipia. Serão detalhados ainda informações históricas e artísticas sobre a técnica. O workshop será ministrado pelos fotógrafos cearenses convidados Glauco Vieira e Rubens Venâncio.

As principais etapas da oficina contarão com preparação dos produtos químicos, preparação do negativo e de outros materiais para as cópias da imagens, além de debate, produção e avaliação dos projetos desenvolvidos pelos alunos. As inscrições custam R$ 200,00, com material que será utilizado já incluso. Os inscritos receberão ainda arquivo contendo informações sobre a fabricação do negativo e as etapas do processo em cianotipia.

Sobre os palestrantes:
GLAUCO VIEIRA
Fotógrafo com formação no Atelier da Imagem, professor convidado do Curso de Graduação em Artes Visuais - EAD-UECE, cineasta, coordenador do Grupo Imago – pesquisa em comunicação visual, espaço, memória e ensino (URCA), professor do Curso de Geografia nas áreas de urbana, ensino, imagens e mídias (URCA). Desenvolve desde 2009 prática em laboratório de fotografia P/B, manipulação de fotoquímicos para os processos fotográficos com sais de ferro (Cianotipia), com sais de prata (Fotografia P/B) e com a combinação de sais de ferro e prata (Marrom Van Dick MVD). Seu laboratório/espaço-oficina está localizado em Crato-CE (2012/atual).

RUBENS VENÂNCIO
Fotógrafo, doutor em Artes pela UFMG e professor do curso de Artes Visuais da URCA. Trabalho desenvolvendo projetos autorais, organizando eventos e ações de formação. Sua atuação, enquanto fotógrafo e pesquisador, gira em torno das discussões sobre poéticas do esquecimento, fotografia no Ceará e processos fotográficos artesanais.

Museu da Fotografia Fortaleza
Inaugurado em março deste ano, o Museu da Fotografia Fortaleza é o mais novo equipamento cultural da cidade, que reúne dois séculos de fotografia de um dos mais ricos acervos fotográficos do país, a Coleção Paula e Silvio Frota. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o Museu vem realizando uma série de ações que visam a divulgação de novos talentos, a promoção da fotografia contemporânea e oficinas e workshops para artistas, estudantes e educadores além de cursos e visitas guiadas.

Serviço:
Workshop Cianotipia no Museu
Data: 23 de setembro (Sábado) e Domingo (24) - A tarde a partir das 14h - Carga horária de 7 h/a - Dividida entre os dois dias
Local de realização: Museu da Fotografia Fortaleza
Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota – Fortaleza / Ce
Valor: R$200,00
Quantidade de Vagas: 15
Inscrições: Na recepção do Museu e pré-inscrições pelo email: educacao@museudafotografia.com
Mais informações: (85) 3017-3661/ 


Nenhum comentário: