Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Informe] Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura informa alterações na programação desta semana. Confira abaixo:

1. A Orquestra Popular do Nordeste é a atração deste sábado (23), no programa Pôr do Som.

► [MÚSICA] PÔR DO SOM
Com Orquestra Popular do Nordeste


O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura apresenta ao público uma programação para encher de boas vibrações o fim de tarde dos sábados, no centro cultural. É o projeto semanal Pôr do Som –que, todos os sábados, às 17h, traz em apresentação gratuita um grupo de instrumentistas em formações variadas, executando canções de compositores brasileiros e internacionais. Nesta edição, confira a música da Orquestra Popular do Nordeste.

A Orquestra Popular do Nordeste, OPN, é um grupo formado por duas linguagens da música brasileira. Um quinteto de cordas, formação tipicamente erudita, contrastando com um grupo de música popular brasileira: choro, frevo, baião entre outros. Essa formação permite a experimentação de diversas combinações sonoras aproveitando as características dos dois universos musicais. Além da formação singular, a OPN tem como meta a pesquisa e divulgação da cultura nordestina e seus artistas.

O projeto nasceu no curso de música da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Durante o seu bacharelado em Composição, Pedro Madeira, diretor do projeto, compôs a primeira peça para a formação “Suíte Família”. A suíte estreou com a Orquestra Sinfônica da UECE, OSUECE, em julho de 2014 no Teatro José de Alencar.

Empolgados com o projeto, os músicos decidiram criar  a OPN, unindo os conhecimentos da academia com o talento de jovens músicos eruditos e populares. Desde então, a orquestra já se apresentou em diversos equipamentos culturais da cidade de Fortaleza, entre eles Dragão do Mar, Teatro Carlos Câmara, Praça da Juventude e Centro Cultural Banco do Nordeste, encantando e surpreendendo o público com a originalidade e sonoridade da orquestra.

// Dia 23 de setembro de 2017, às 17h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.


2. A oficina do programa Dragão Eletrônico não terá mais inscrição prévia. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na hora, dia e local da oficina. São 100 vagas.

► DRAGÃO ELETRÔNICO
Oficina Técnicas Básicas para Home Studio e Introdução à Produção Musical
Facilitador: Paulo Tomé (Wide Open Mind Project)
  


Técnicas de Produção Musical e noções de Home Studio são cada vez mais essenciais para os profissionais da música, seja para ampliar ainda mais o universo da discotecagem seja para aqueles que desejam criar suas músicas, trilhas sonoras, mashups, remixes etc. Esse workshop é a terceira atividade do programa Dragão Eletrônico e divide-se em 2 momentos: o primeiro oferece uma apresentação de técnicas de projetos para home studio; e o segundo apresenta noções básicas de produção musical utilizando o software Ableton Live.

O facilitador do workshop é o produtor musical cearense Paulo Tomé, responsável pelo projeto de música eletrônica experimental WIDE OPEN MIND. O WOM é assinado pela gravadora americana, System Recordings, e já lançou três álbuns por lá, além de diversos EPs e singles por outros selos.

Paulo Tomé também já teve uma de suas composições inseridas na coletânea mundial Vision Pearl, da Mercedes Benz. Três de suas faixas foram tocadas durante um ano dentro dos aviões da American Airlines e Aeromexico e nos canais Red Bull TV e OFF. Já foi citado como destaque em uma das edições da revista Rolling Stone como hot list do mês e também tem suas produções passeando pelo mercado publicitário com diversos temas em propagandas, filmes e curta metragens.


Sobre o programa

Realizado pelo Centro Dragão do Mar em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura Transcendental(NuACT), o Dragão Eletrônico propõe-se a oferecer uma série de atividades gratuitas, da formação ao entretenimento, abertas ao público, com ações ofertadas uma vez ao mês. A popularização do computador possibilitou a produção de todo um contexto artístico-cultural fruto desse fenômeno virtual: cibercultura, música eletrônica totalmente produzida por PCs e sintetizadores, video mapping, tecnologias de iluminação etc. “Foi pensando nesse cenário dinâmico, que idealizamos o Dragão Eletrônico. O objetivo é que ele seja uma alavanca para o debate e a troca de conhecimentos entre essas vertentes e seus agentes, promovendo formação de plateia e a formação técnica e intelectual”, afirma o DJ, produtor e cyber ativista JR Animal, que é um dos idealizadores do coletivo artístico NuACT.

São palestras, debates, oficinas, workshops e ainda apresentações de música eletrônica, com o intuito de impulsionar e estimular a produção artística e cultural, na cidade, relacionadas à E-Music. A curadoria do Dragão Eletrônico fica a cargo da dupla pensante do NuACT – JR Animal e o produtor e publicitário Paulo Thiago –, que, há quase dez anos, vem fomentando a cena alternativa da música eletrônica no Nordeste e firmando-se como um dos mais atuantes núcleos da região. Os curadores iniciaram parceria com o Dragão do Mar nesta última edição do festival Maloca Dragão, quando foi apresentada a Maloca Eletrônica, cuja programação trazia nomes nacionais e internacionais alternativos do gênero.

Conteúdo da oficina
* Home Studio: Apresentação; História do Home Studio; Equipamentos; Conexão; Midi; Softwares; Exemplo prático.

*Produção Musical: Ableton Live demonstração; Funções Ableton live; Escolha de samples – Plateia; Gravar, editar, construir e desconstruir; Performance; Gêneros musicais, construção e timbres; Slice; Warp; Remix; Criação de música no Beat the Clock.

// Dia 24 de setembro de 2017, das 15h às 19h, no Auditório. Acesso gratuito. Inscrições gratuitas na hora e local da oficina. São 100 vagas.


Nenhum comentário: