Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Direto do Rio Grande do Norte - Evento] Mossoró conta com mais uma edição do Fest Bossa & Jazz

Sandra de Sá

Nomes consagrados e novos expoentes da música local, nacional e internacional ocuparão a “Estação das Artes Elizeu Ventania” nos dias 22 e 23 de setembro, em Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte. O espaço será palco da edição 2017 do Fest Bossa & Jazz; Jazz realizado pela Juçara Figueiredo Produções, que preparou uma programação diversa e totalmente gratuita.
  
Fernando Merlino (Foto by Felipe Campos)

Dayanne Nunes

O Festival conta com as prévias que veem dando um clima jazzístico e musical à cidade sempre às quintas desde 31 de agosto passado, quando a  Desert Blues difundiu o gênero em Mossoró. Ela é tida como a única banda autêntica de blues na cidade. Já, no dia 07 de setembro, o grupo Monxoró apresentou-se com toda a sua essência nos instrumentos de metal e base rítmica. E, no dia 14 deste mês, a contagem regressiva ficou com a sonoridade ousada e cheia de musicalidade da Frequência 2, formada por Anderson Lima e Gustavo Almeida. Eles misturam estilos como pop, jazz, blues, soul, reggae e samba-rock.

A última prévia que antecederá o evento acontecerá no próximo dia 21 de setembro. A primeira aconteceu, com exceção, na quarta-feira, 23 de agosto, durante o lançamento do Festival e, quem cantou na noite deste dia, foi a cantora e instrumentista cearense, Gabriela Mendes. Todas as prévias são realizadas no Restaurante Virgulino do Thermas Hotel e Resort, que fica em Mossoró, cidade que atrai anualmente, uma quantidade considerável de turistas.

Um dos mais importantes eventos do calendário cultural anual do Rio Grande do Norte, o Fest Bossa & Jazz acontece desde 2010 com assinatura de Juçara Figueiredo Produções, apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró, patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, recursos da SETUR e EMPROTUR por meio do Governo Cidadão e Grupo Banco Mundial. Em Mossoró, o evento conta com a promoção da TCM.


Alan Barboza (Foto by Som Sem Plugs)

Oficinas e Workshops

Nos dias 21 e 22 deste mês, acontecerá em dois horários, 8 e 14 horas, na Escola de Artes de Mossoró, a oficina “Construção de Instrumentos com Materiais Recicláveis”. Os ministrantes são o músico e artesão Alexandre Ferro e a assistente Adriana Freitas que ensinam crianças e adultos a confeccionarem diversos instrumentos musicais com materiais recicláveis, a exemplo de bobinas de papelão, garrafas plásticas e tampinhas.

Além das oficinas, serão realizados nos mesmos dias e local, Workshops voltados para estudantes e músicos que buscam conhecimento e aprimoramento das técnicas musicais. O primeiro será de guitarra com o angolano Nuno Mindelis, um dos melhores guitarristas de blues pela Downbeat. E, o segundo, de Arranjo, com o renomado arranjador e pianista Fernando Merlino. As vagas para oficinas e workshops são limitadas e podem ser feitas na Escola de Artes.


Sueldo Soares

JJ Jackson

Marcos Lessa (Foto by Guto Costa)

Nunu Mindelis 
Foto by Vladimir Fernandes


Os Shows

O aquecimento para os esperados shows acontecerá às 19 horas do dia 22 deste mês, na Praça de Convivência de Mossoró, com o cortejo da Street Band (RN) que levará o público até o palco, onde às 20h, será a abertura oficial do Festival com apresentação da Filarmônica Monsenhor Honório composta por 50 integrantes. Todos sob a regência de Damião Senna.

Já às 21h30, haverá o Tributo a Emílio Santiago com Marcos Lessa e Alan Barboza. Na direção musical, o arranjador e pianista carioca Fernando Merlino que tocou durante anos ao lado de Emílio Santiago. Hoje, Merlino é  diretor musical da Leny Andrade. Completando o time de feras no Tributo, estarão os potiguares Alex Magno (baixo), Anderson Lima (guitarra) e Gustavo Almeida (bateria).

E, para fechar a noite de sexta com autenticidade, quem está programado para subir ao palco, às 23h, é o angolano Nuno Mindelis, eleito pela Revista Guitar Player, o melhor guitarrista de Blues quando venceu o 30th Anniversary Guitar Player Competition. Nuno promete agitar a plateia com o seu expressivo e criativo Blues.

No sábado, 23 de setembro, último dia do Festival, a Orquestra Sanfônica de Mossoró fará às 20 horas, no palco do Elizeu Ventania, uma apresentação especial e marcante ao lado da cantora e intérprete da cidade, Dayanne Nunes. Na sequência, às 21h30, o cantor Sueldo Soares (RN) convidará Sandra de Sá (RJ). Sem dúvida, um encontro entre duas potências musicais que farão uma apresentação eletrizante entre a MPB e o Black Music.

Para finalizar, às 23h, o Fest Bossa & Jazz ficará com o americano, J.J. Jackson que será acompanhado por Gustavo Cocentino e Blue Mountain. O músico apresentará algumas de suas canções autorais e clássicos como “Stand By Me”. Com carreira solidificada no Brasil, Europa e EUA, o bluesman já teve canções em trilhas de novelas como “Bebê a Bordo”, “Vamp” e “Rainha da Sucata”. O músico, além de ter uma pegada Soul/Blues, também “empresta” seu timbre e carisma para importantes campanhas publicitárias.


E, para o público que não quer se despedir do clima do Fest Bossa & Jazz; Jazz, logo após os shows no palco, serão realizadas nas duas noites, no Birra Nordestina, a  Jam Session que reunirá músicos e curiosos para apresentações cheias de irreverência e de improvisação. Esse é o festival que alia música e aprendizado.

Nenhum comentário: