Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

II Noites Brasileiras] Premiado espetáculo mineiro "Olympia", com 15 anos de trajetória, é apresentado neste sábado (03) em Fortaleza


A apresentação é no Teatro do Sesc Iracema, como parte do II Noites Brasileiras, que acontece nos dias 02 e 03. Também no sábado, o diretor Marcelo Bones participa do encontro Territórios Criativos. O acesso ao festival é gratuito.

​Atriz Ângela Mourão dá vida à lendária Sinhá Olympia. Foto: Divulgação

Realidade e fantasia se misturam em Olympia, espetáculo sobre andarilha mineira Sinhá Olympia, que “enlouqueceu de amor” nas ruas de Ouro Preto, em Minas Gerais, onde contava histórias do Brasil, de Minas, da própria cidade e relatava casos em que contracenava com Juscelino Kubitschek, Rita Lee, Vinícius de Morais e D. Pedro II.

O espetáculo é do Grupo Teatro Andante, fundado há 25 anos em MG, com a direção teatral de Marcelo Bones e atuação de Ângela Mourão. A apresentação acontece neste sábado, 03 de dezembro, às 19h no Sesc Iracema, como parte da programação do II Noites Brasileiras - Festival Multicultural do Brasil. A entrada é gratuita.

A personagem - Figura singular, mesmo possuindo referências familiares e boa condição econômica - teria sido rica e linda na juventude - aos 40 anos resolveu fazer da rua o seu espaço de vida. Lendária por sua forma de receber os turistas com casos que mostravam sua grande capacidade de imaginação e sensibilidade, “Sinhá” misturava dados históricos de várias épocas e criava histórias interessantes, numa linguagem que demonstrava cultura e educação refinada. Olympia, que nasceu em 1889 e morreu em 1996, foi retratada por fotógrafos, pintores, compositores, pela imprensa nacional e internacional – já foi capa até da revista Life! Por outro lado, o maior estilista brasileiro, Ronaldo Fraga, criou uma coleção em sua homenagem. Além disso, Olympia deu nome à Escola de Samba Sinhá Olympia de Saramenha, que desfila todos os anos em Ouro Preto e foi tema de uma das maiores escolas de samba do Rio de Janeiro, a Mangueira, com o desfile "Deu a Louca no Barroco".

O espetáculo Olympia tem uma trajetória de 15 anos em cena no Brasil e exterior. Trata de temas como a mulher, a solidão, a loucura, o encontro com o outro, os limites entre o real e o imaginário e as fronteiras do jogo teatral. Utilizando diversas técnicas do teatro contemporâneo, o espetáculo apresenta as várias vozes que compõem a história, transitando entre a personagem, a narradora, a máscara e a própria atriz.

Além da atuação e concepção de Ângela Mourão e a direção de Marcelo Bones, o espetáculo tem texto de Guiomar de Grammont, dramaturgia de Ângela e Marcelo Bones, Música Original de Chiquinho de Assis, concepção cenográfica de Ângela Mourão , execução de cenografia e figurino de Wesley Simões, iluminação de Chico Pelúcio, Felipe Cosse e equipe do Galpão Cine Horto, e a produção é do Grupo Teatro Andante.

Marcelo Bones participa dos Territórios Criativos

Além do espetáculo, no sábado às 15h o diretor Marcelo Bones participa do encontro Territórios Criativos, no Estoril, para discorrer sobre "Programas de intercâmbio e circulação nacional e internacional para as artes cênicas", no painel sobre Mercados Culturais: produção, difusão e sustentabilidade. Marcelo Bones é um dos mais atuantes diretores do teatro mineiro. É também programador teatral, consultor, curador e assessor de importantes festivais teatrais brasileiros, é fundador do Núcleo de Festivais no Brasil e idealizador do Observatório de Festivais.

O FESTIVAL

A programação do II Noites Brasileiras é diversa e busca o diálogo sobre as possibilidades de artistas do Ceará, Minas Gerais e Distrito Federal, com trabalhos de destaque no teatro, na música e na dança. São dois dias de expressões e manifestações artísticas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Praça Verde) e equipamentos culturais no entorno: Estoril, Teatro SESC Iracema e Teatro da Praia.

No sábado, 03, a programação artística também terá: performance Para Todas as Marias, com Cris Oliveira (MG), às 20h no Teatro da Praia; cantora Lídia Maria (CE) às 21h na Praça Verde; Grupo Pavilhão da Magnólia e Cia Prisma de Artes em Urubus, às 22h tambem na Praça Verde; DJ Guga de Castro às 22h no Teatro da Praia; show do mineiro Flávio Renegado às 23h30 na Praça Verde; e encerrando a programação do festival, às 00h40, também na Praça Verde, acontece o show de música e performance Três Travestis, apresentado pelo Coletivo As Travestidas.

A WM Cultural é a empresa responsável pela realização do festival junto ao Espaço Frei Tito de Alencar (ESCUTA), em parceria com a Enel Geração Fortaleza, apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), apoio Ypióca Fogo Santo e apoio institucional do Sesc Ceará, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor).

SERVIÇO

II Noites Brasileiras - Festival Multicultural do Brasil - Dias 02 e 03 de dezembro de 2016 na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema), Teatro Sesc Iracema (Rua Boris, 90 - Praia de Iracema), Teatro da Praia (Rua José Avelino, 662 - Praia de Iracema) e Estoril (Rua dos Tabajaras, 325 - Praia de Iracema). Realização: WM Cultural. Informações: (85)3046-2744. Email: wm@wmcultural.com.br. Acesso gratuito.

Nenhum comentário: