Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Projeto] Clássicos na Lagoa encerra programação de 2016 com os Irmãos Cruz


A última apresentação do ano do projeto Clássicos na Lagoa, que promove mensalmente concertos gratuitos de música erudita às margens da Lagoa do Porangabuçu, contará com a participação dos Irmãos Cruz, um sexteto constituído por violão, violino, flauta transversa, clarinete, violoncelo e piano. Durante o evento, que acontece dia 2 de dezembro, às 16h30min, eles irão interpretar os compositores Astor Piazzolla e Heitor Villa-Lobos.

Como o nome sugere, integram o grupo seis irmãos, dos quais quatro se formaram no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno. A educação musical da família se iniciou quando Axel Brendo da Cruz, o mais velho, conseguiu uma bolsa para estudar no conservatório. O desejo de compartilhar a experiência o fez conquistar para outros três irmãos a mesma oportunidade e os conhecimentos da família passaram a ser disseminados entre os mais novos e na própria comunidade onde residem.

O passo mais ousado do grupo foi a criação do Projeto Acordes Mágicos (PAM), uma organização sem fins lucrativos, que promove formação musical e esportiva para jovens a partir de 8 anos no bairro Novo Mondubim, onde os irmãos vivem e formam voluntariamente o corpo de professores da instituição. Cerca de 130 alunos participam da formação musical e 40 estão na escolinha de futebol. O projeto, que se mantém de doações, resultou na formação da Orquestra Acordes Mágicos, constituída por 64 integrantes.

O projeto Clássicos na Lagoa, que será retomado em 2017 com nova programação, é uma iniciativa do Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), em parceria com o Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) e a Plataforma Sinfonia do Amanhã. O ICM tem investido na formação profissional na área da saúde, na disseminação de conhecimento e na valorização de uma concepção de saúde mais ampla, que envolve, por exemplo, a cultura. O IBLF e a Plataforma Sinfonia do Amanhã têm suas trajetórias voltadas à formação musical e ao desenvolvimento de instituições que trabalhem o protagonismo juvenil por meio da educação.

Programação:

Dia 02/12 - Irmãos Cruz - Projeto Acordes Mágicos - tocando Astor Piazzolla e Heitor Villa-Lobos.

Horário: 16h30min

Local: Lagoa do Porangabuçu, ao lado da quadra esportiva.


Nenhum comentário: