Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Edição] Gestão de carreira e difusão entram em pauta no encontro Territórios Criativos que acontece durante o II Noites Brasileiras


Durante o encontro será lançado o Programa de Coproduções do Festival Noites Brasileiras, que contemplará um grupo de cada linguagem artística (Teatro, Dança e Música) para a realização novos trabalhos na terceira edição do Festival, em 2017

​"Hadaratte, meu coração está aqui" da Cia Balé Baião (CE) com o coreógrafo Benjamim Abras (MG) é uma coprodução da WM Cultural. A estreia será no II Noites Brasileiras. Foto: Cacheado Braga.
"Planejamento e gestão de carreiras e negócios artísticos" e "Mercados culturais: produção, difusão e sustentabilidade" são os temas dos dois painéis do encontro Territórios Criativos do II Noites Brasileiras - Festival Multicultural do Brasil, que acontecerá nos dias 02 e 03 de dezembro, numa realização da WM Cultural e Espaço Frei Tito de Alencar (ESCUTA). Os Territórios Criativos representam o eixo formativo deste projeto, que celebra a cultura nacional por meio do teatro, dança e música.

Nesta edição, o festival ocupará diferentes palcos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e entorno, com artistas do Ceará, Minas Gerais e Distrito Federal. As apresentações nos dois dias acontecem à noite. À tarde, das 14h às 18h no Estoril, artistas, produtores, gestores e realizadores atuantes no meio cultural se encontram nos painéis dos Territórios Criativos, com acesso gratuito.

Entendendo a necessidade de pautar os novos caminhos e perspectivas para a produção cultural, o encontro Territórios Criativos objetiva, por meio dos relatos de experiências e debates, contribuir para pensar a sustentabilidade e o desenvolvimento cultural a partir do reconhecimento dos desafios e potenciais do mercado criativo, da abertura de oportunidades de circulação e da criação de ferramentas de gestão mais assertivas, compondo novos olhares sobre a difusão, promoção e gestão da cultura que resultem em um campo cultural mais diversificado, transversal e robusto.

No encerramento dos Encontros Criativos, no dia 03 às 17h, acontecerá o lançamento oficial do Programa de Coproduções do Festival Noites Brasileiras. Por meio dele, um grupo de cada linguagem artística (Teatro, Música e Dança) será contemplado para a realização de coproduções na terceira edição do Festival, em 2017, de modo a integrar experiências artísticas e estéticas distintas. O lançamento contará com a participação de William Mendonça, diretor da WM Cultural, empresa idealizadora e realizadora do evento, Paulo Feitosa, Mirella de Luca e Pedro Domingues, ator, diretor e gestor cultural que mediará todos os painéis. 

No II Noites Brasileiras estreiam duas coproduções patrocinadas pela WM Cultural, marcando o início dessas ações do festival. Um desses trabalhos é Démodé?!, segundo álbum da cantora e compositora cearense Mel Mattos. O outro é "Hadaratte, meu coração está aqui" espetáculo da Cia Balé Baião, de Itapipoca, Ceará, criado em parceria com o coreógrafo convidado Benjamim Abras, de Minas Gerais.

Segundo William Mendonça, o Programa de Coproduções surge para reforçar a importância do "Noites Brasileiras" na reflexão artística e na promoção de intercâmbios, contribuindo para o estabelecimento de um campo mais fértil para a produção cultural. O festival é realizado pela WM Cultural e o Espaço Frei Tito de Alencar (ESCUTA), em parceria com a Enel Geração Fortaleza, apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), apoio Ypióca Fogo Santo e apoio institucional do Sesc Ceará, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor).

PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA E NEGÓCIOS ARTÍSTICOS

O primeiro dia do encontro, 02 de dezembro, será dedicado ao tema "Planejamento e gestão de carreiras e negócios artísticos", que será desenvolvido por palestrantes convidados de reconhecida atuação na área. Às 14h, Mirella de Luca (SP) fala sobre "Soluções de Marketing e Promoção para empreendedores artísticos". Mirella é representante da empresa Iluca Design de Ideias, que atua com marketing promocional e tem como clientes gravadoras, selos e artistas independentes.

Danusa Carvalho, da Casulo Cultura, de Minas Gerais, experiente produtora cultural com mais de 30 ano de atuação, produzindo CDs e desenvolvendo carreiras de artistas como Seu Jorge, Flávio Renegado e Aline Calixto, fala às 15h sobre "Gestão e desenvolvimento de carreira artística no mercado musical".

O terceiro e último palestrante do dia é Eron Quintiliano, do Rio Grande do Sul, manager, diretor artístico, agente e produtor de shows e festivais, com mais de 1.000 shows agenciados e produzidos em cidades do Brasil e da Europa. Às 16h ele discorre sobre "Circulação e difusão musical: um negócio sustentável".

MERCADOS CULTURAIS: PRODUÇÃO, DIFUSÃO E SUSTENTABILIDADE

No sábado, dia 03, o encontro Territórios Criativos tem continuidade com a sustentabilidade em pauta no segundo painel, que tem como tema "Mercados culturais: produção, difusão e sustentabilidade".

Quem abre a discussão é Paulo Victor Feitosa, às 14h, que fala sobre "O ecossistema dos festivais culturais". Paulo Feitosa é produtor e gestor cultural, diretor da Quitanda das Artes, com grande atuação na área de realização e consultoria de projetos culturais nos campos das artes cênicas, música e formação, tendo atuado, em 2013, como secretário adjunto da Cultura do Estado do Ceará.

"Programas de intercâmbio e circulação nacional e internacional para as artes cênicas" é o tema que será abordado às 15h pelo mineiro Marcelo Bones, diretor, programador teatral, consultor, curador e assessor de importantes festivais teatrais brasileiros. Bones é participante da fundação do Núcleo de Festivais no Brasil e idealizador do Observatório de Festivais.

Às 16h o painel do dia continua com Antoniel Ribeiro, do Piauí, produtor e gerente comercial de uma das maiores casas de espetáculos do Norte e Nordeste, o Theresina Hall, e Dorival Ramos, de Cabo Verde, profissional com expressiva atuação na área da comunicação, tendo fundado a comunidade virtual "Binókulu Pulitiku", o jornal online "Binókulu, e assessorado o ex-ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa. Eles discorrem sobre o tema "Sem fronteiras: experências de mercados locais do Piauí ao Cabo Verde".

SERVIÇOS

Territórios Criativos do II Noites Brasileiras - Festival Multicultural do Brasil - Dias 02 e 03 de dezembro de 2016, das 14h às 18h no Estoril ((Rua dos Tabajaras, 325 - Praia de Iracema). Informações: (85)3046-2744. Email: wm@wmcultural.com.br. Acesso gratuito.

Programação artística do II Noites Brasileiras - Dia 02 a partir das 20h e dia 03 a partir das 19h. Locais: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema), Teatro Sesc Iracema (Rua Boris, 90 - Praia de Iracema), Teatro da Praia (Rua José Avelino, 662 - Praia de Iracema) e Estoril (Rua dos Tabajaras, 325 - Praia de Iracema).


Nenhum comentário: