Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

domingo, 27 de novembro de 2016

Teatro Itinerante] InConto Marcado segue para Horizonte

 
Levando literatura, teatro e contação de histórias o teatro itinerante já passou por Aquiraz e Sobral. Depois de Horizonte, o projeto chega, em 2017, a Tauá e Cascavel

Atores: Daniele Rodrigues, Solange Teixeira e George Alexandrez
 Crédito: Tim Oliveira
Contemplado pelo VIII Edital Mecenas, e com o patrocínio da Enel Geração Fortaleza, o InConto Marcado - Teatro Itinerante,  projeto de cidadania cultural, formação de plateia, acessibilidade à arte e de incentivo à leitura, pega a estrada  pelo terceiro ano consecutivo para encantar crianças e educadores da rede pública de ensino com os personagens de contos de Marina Colasanti e Luís Jardim.

Depois de passar pelos municípios de Aquiraz e Sobral, realizando em cada cidade uma oficina e duas sessões de espetáculo, agora, o projeto segue com as atividades para a Escola de Ensino Fundamental e Médio José Aldemir da Silva, em Horizonte. A oficina será na terça-feira, dia 29, das 8h às 11h, e os espetáculos na quarta-feira, dia 30, pela manhã, às 9h, e à tarde, às 14h30.

Circulando em uma carreta personalizada, lembrando os antigos carros de teatro mambembe, três artistas e arte-educadores conduzem o projeto que leva oficina e espetáculos às cidades visitadas. Em cada cidade ministram uma oficina de teatro com ênfase na contação de história, voltada para professores e estudantes, e fazem duas sessões do espetáculo, que é a dramatização dos contos Fio após Fio, de Marina Colasanti, e Brejo das Flores, de Luís Jardim, prioritariamente para os alunos da rede pública. InConto Marcado já foi visto por cerca de 19.500 pessoas de 16 cidades do Tocantins e do Ceará e ministrou oficina para 670 professores. O projeto foi vencedor, em 2010, do Prêmio FUNARTE de Circulação Literária.



O ESPETÁCULO - Daniele Rodrigues, Solange Teixeira e George Alexandrez interpretam personagens dos contos, mesclando a linguagem da literatura, do teatro e da contação de histórias, a forma mais antiga e sempre atual de aprendizagem humana. Fio após Fio narra história de duas Fadas bordadeiras e irmãs, Nemésia e Gloxínia. Brejo das Flores é um conto repleto de singeleza e alegria que narra a história de um “certo menino mágico” e seus amigos, que resolveram brincar de circo no Brejo das Flores.

Com uma hora de duração, o espetáculo é rico de elementos cênicos e principalmente de conteúdo. Apresenta os dois contos de forma bastante distinta um do outro, instigando e surpreendendo o espectador. O primeiro é clássico, misterioso, imponente, reflexivo. O segundo é colorido, alegre, vivaz, interativo. Os cenários, figurinos, adereços, trilha sonora e estilo da interpretação evidenciam todas essas diferenças de forma a revelar as múltiplas possibilidades do ato de “contar histórias”. Cenários, figurinos e adereços foram criados pelo artista plástico Marcelo Santiago. Ilustrações de Rosana Mapurunga.

INSCRIÇÕES - As escolas das cidades interessadas em participar do InConto Marcado - Teatro Itinerante - Circulação 2016 levando os alunos aos espetáculos e alunos e professores às oficinas, podem entrar em contato com a produção do InConto Marcado pelo email: contatoincontomarcado@gmail.com. Cada oficina atende até 80 participantes, prioritariamente da rede pública de ensino ou profissionais que atuam em projetos socioculturais. Ao final, todos recebem Certificado de Participação.

OS ARTISTAS

Daniele Rodrigues - A  carreira artística da curitibana Daniele Rodrigues vem desde a infância quando, aos 9 anos de idade, em 1981, entrou para o elenco do Sítio-do-Pica-Pau-Amarelo, na Rede Globo, assumindo o papel de "Narizinho", até então interpretado por Rosana Garcia. Entre os anos 80 e 90, depois do Sítio, ainda na Globo, integrou elenco de Anarquistas Graças a Deus, interpretando Zélia Gattai na minissérie de Walter Avancini baseada na obra homônima da autora, e atuou também nas novelas Renascer (1992) e Irmãos Coragem (remake de 1994). Em 2010, já residindo em Fortaleza, criou o projeto InConto Marcado.

Solange Teixeira - A carreira da atriz cearense Solange Teixeira passa pelo teatro, cinema e televisão. São mais de 30 anos de dedicação às artes cênicas, somando mais de 30 espetáculos teatrais, como "As Anjas" - Melhor Atriz no FESTMINAS (MG), Festival de Anápolis (GO) e FNT de Guaramiranga (CE) - e filmes como "O Auto da Camisinha", com Chico Anísio e Gero Camilo, e  o recém lançado "O Shaolin do Sertão", de Halder Gomes. Solange participa do InConto Marcado desde sua criação. Em 2015 recebeu o troféu Carlos Câmara por sua contribuição ao teatro cearense.

George Alexandrez - Em 2015 o projeto inseriu um músico no grupo, o cantor e instrumentista Mateus Miranda, proporcionando uma nova dinâmica no espetáculo. O formato permanece, agora com a parceria do ator, músico e arte-educador George Alexandrez. Filósofo por formação, George vem de uma carreira na música desde 2004, quando fundou a banda Dead Leaves, e no teatro desde 2010, como integrante do Coletivo Soul, com o qual atuou em Ramlet Soul (2010) e Nossa Cidade (2012). Em 2011 concluiu o curso Princípios Básicos do Teatro (CPBT), do Theatro José de Alencar, com a peça Plastic Wood. Atualmente, além do InConto Marcado, participa do projeto infantil Ybyrá – Uma busca pelo verde e da banda Lascaux.  



SERVIÇO:


InConto Marcado - Teatro Itinerante - Circulação 2016 – Dias 29 e 30 de novembro em Horizonte, na Escola de Ensino Fundamental e Médio José Aldemir da Silva (Rua Francisca Cecília, s/n, Planalto Horizonte). Dia 29, das 8h às 11h, oficina de teatro com ênfase na contação de histórias; dia 30, às 9h e às 14h30, espetáculo InConto Marcado, uma dramatização dos contos Fio após Fio, de Marina Colasanti, e Brejo das Flores, de Luís Jardim, mesclando a linguagem da literatura, do teatro e da contação de histórias. Em 2017, a terceira edição do projeto passará ainda por mais duas cidades, Tauá e Cascavel. Escolas interessadas em participar podem entrar em contato pelo email: contatoincontomarcado@gmail.com. Informações: (85) 99720-3310. Facebook: InConto Marcado - Teatro Itinerante. Site: www.projetoincontomarcado.com.br

Nenhum comentário: