Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 3 de março de 2018

Inscrições] Porto Iracema informa: inscrições abertas para residências de criação do “Imaginários Urbanos – I Festival de Performance Urbana do Ceará”


 
Estão abertas as inscrições para as ações formativas do “Imaginários Urbanos – I Festival de Performance Urbana do Ceará”. A escola vai receber duas residências de criação. São elas: “Corpo, Gênero e Cidade”, com Bartira Dias, e “Corpos radicais: performance e espaço urbano”, com Eduardo Bruno. Para se inscrever acesse nosso site: www.portoiracemadasartes.org.br

Residência Artística: Corpo, gênero e cidade, com Bartira Dias – Período de inscrições: 26/02 a 07/03

Como viver corpos “não separados”, numa sociedade binária? Onde se constituem estes corpos? Como vivenciam os espaços? Quais performances cotidianas e extracotidianas realizam? A residência consiste em reunir mulheres, transgêneros, travestis que tragam suas corporalidades e recebam a experiência dx outrx para vivenciarem espaços urbanos onde se sintam acolhidxs e também em espaços que se sintam repelidxs, e assim possam constituir ambientes de desvio que tragam a elxs mesmxs novas afetações com estes lugares. Através destas experiências, buscaremos compreender como o espaço se relaciona com o gênero e como, que por meio de experiências performáticas a relação corpo-gênero-espaço poderá se constituir como lugar de desvio e de novas possibilidades corporais.

Carga horária: 20 h/a
Período: 20 a 25/03 (terça a domingo/domingo horário a combinar)
Horário: 17:30 a 21:30h
Pré-requisitos: Idade mínima de 18 anos / Ensino Médio cursando ou completo / Mulheres, transgêneros ou travestis
Público alvo: Mulheres, transgêneros e travestis
Número de vagas: 15

Bartira Dias é artista de Performance e Poeta. Doutoranda em Educação Brasileira na Faculdade de Educação da UFC (Faced-UFC) através do Programa em Filosofia e Sociologia da Educação pelo eixo temático em Antropologia da Educação. Mestre em Educação brasileira na Faced pelo mesmo programa e Formada em Ciências Sociais na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisa em torno da Performance como método de aprendizado para estudo das diferenças (Gênero, classe e raça) na Educação.

Residência Artística: Corpos radicais: performance e espaço urbano, com Eduardo Bruno – Período de inscrições: 26/02 a 07/03


O que pode o corpo urbano? Tal inquietude é o mote iniciai para pensarmos como os corpos são controlados, selecionados, organizados e distribuídos, através de um certo número de procedimentos, no espaço urbano e de que forma a arte da performance pode estabelecer um contrapelo a isto. Nessa perspectiva a residência tenciona a criação de performances solos ou coletivas para compor o repertorio do trabalho cênico “Price World ou Sociedade a preço de banana” que será realizado ao final do percurso criativo.
“Price World” traz como questão problematizar a horizontalizarão dos modos de vida na sociedade contemporânea e as formas como as relações inter-humanas são estabelecidas (seja por meio da espetacularização ou do controle). Para tal, utiliza como elemento da encenação um ônibus que circula por alguns espaços da cidade realizando cenas tanto dentro quanto fora do veículo. O trabalho se iniciaria na frente do Porto Iracema das Artes, onde os espectadores serão convidados a entrar no ônibus, para fazerem uma viagem em alguns espaços da cidade, “safarizando” a cidade que nos é cotidiana.

Carga horária: 20 h/a
Período: 20 a 24/03 (terça a sábado)
Horário: 17:30 a 21:30h

Pré-requisitos: Idade mínima de 18 anos / Ensino Médio cursando ou completo
Público alvo: Atores, bailarinos, artistas visuais, estudantes de arquitetura, comunicação social, performer ou pessoas com pesquisa na área de corpo e intervenção urbana
Número de vagas: 10

Eduardo Bruno possui graduação em Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), especialização em Semiótica aplicada na Universidade estadual do Ceará (UECE) e atualmente cursa o mestrado em artes cênicas pela ECA-USP. Tem experiência na área de Artes com ênfase nos seguintes temas: arte contemporânea, arte relacional, performance, utilização de espaços não convencionais e intervenção urbana. Possui trabalhos publicados em diversas universidades do país, entre elas UFC, UFBA, FURB e etc. Integrante do EmFoco Grupo de Teatro/CE, desde sua fundação em 2009, já coordenou a encenação dos espetáculos Preciso dizer que te amo , Jardim das Espécies , Além dos Cravos , Que bicho é esse? e Price World ou sociedade a preço de banana, além de inúmeras performances urbanas. Em Intercambio como Outro Grupo de Teatro/CE assinou a encenação do trabalho cênico Historia Compartilhadas e em intercambio com a Cia. Artehúmus/SP realizou o trabalho Neverland ou (In)existentes Faixas de Gaza.

Nenhum comentário: