Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Som] Feira da Música 2015: conexão com a cidade




De 22 a 24 de outubro, o Centro de Fortaleza traz 24 atrações entre bandas, dj´s e uma orquestra, o evento promove shows gratuitos no Centro da cidade, além de oficinas, palestras e debates.

A 14ª edição da Feira da Música celebra mais um ano de valorização e projeção  dos talentos musicais e sonoridades do Brasil. Em 2015, a integração dos artistas, bandas, rapper´s, produtores, técnicos e gestores será em tradicionais locais de encontros e passagens no Centro de Fortaleza, aproximando a música do patrimônio histórico da cidade.

A programação musical inicia-se com a abertura no Teatro Carlos Câmara, seguindo com a apresentação da Orquestra Sinfônica Arte Viva no Theatro José de Alencar, e tem continuidade nos palcos montados nas Praças do Ferreira e dos Leões.

Para contribuir na formação de agentes, músicos, produtores e técnicos, o Encontro Internacional traz oficinas, debates, rodadas de negócios e rodas de conversas que acontecem no auditório do Sebrae-Centro, Museu da Indústria, Museu do Ceará,Crea, auditório da Secult/CE e Passeio Público. O tema é música em transversalidade com a técnica, empreendedorismo, qualidade musical, fazendo uma análise contemporânea da área.

Esta é a primeira vez que a Feira da Música ocupa o Centro da cidade, que a partir de esforço da sociedade civil em apostar em programação cultural volta a ser visitado em horários inclusive não convencionais. A proposta da organização é a de promover uma ocupação musical e interativa com os espaços culturais e patrimoniais tanto para a programação de formação como para a programação musical, criando uma dinâmica participativa apontando a riqueza e dinâmica desse bairro.  


Música em todos os sentidos


A Feira da Música 2015 terá na abertura de sua programação com a apresentação do Maurício Pereira no Teatro Carlos Câmara, às 18h30, seguida da apresentação da Orquestra Arte Viva/SP, dia 22, no Theatro José de Alencar, 20h, com a participação da cantora Elba Ramalho. Das atrações cearenses, a Feira traz os nomes de Mad Monkey, Sepassando Rec soundsystem, Caike Falcão, Nazirê, Dudé Casado, Felipe Rima, Erivan Produtos do Morro, Coletivo Maloqueria, Januei, Daniel Sansil e os Malucos do Brasil.

Na sexta-feira (23), o Espaço do Rock terá apresentação de várias bandas culminando no sábado (24), com o Viradão, uma experiência que vai contar com a apresentação de 17 bandas durante toda a madrugada da sábado e do domingo (25).


Das atrações nacionais, a Feira traz pela primeira vez à capital cearense e celebrando o Hip Hop, o cantor e compositor Rico Dalasam, um dos principais expoentes da música urbana e da periferia de São Paulo. Também compõem o line up das atrações nacionais a raper Tássia Reis (SP), os DJ´s Bigbross (BA), DJ Kylt (PB), Maurício Pereira (SP), Dona Cislene (DF), Molho Negro (PA), Plutão já foi Planeta (RN), Djambê (MG), Macumbia (PB) e Joana Flor de Maria (PE)


Interlocuções musicais


Em consonância com a Bienal de Dança a Feira interliga algumas atrações musicais resultando numa programação integrada onde, na sexta (23), na Praça dos Leões, acontecem shows e discotagem a partir das 20h.


 
A Feira da Música


Realizada desde 2002 pela Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (PRODISC) a Feira da Música é um espaço de convergência de interesses que de forma democrática, criativa e gratuita, congrega participantes de todo o território nacional, possibilitando trocas de informações e conhecimento, intercâmbio, circulação e geração de negócios para o setor.

A Feira da Música 2015 tem o patrocínio da Casa Civil, do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), da Coelce pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Mecenas) e do Ministério da Cultura através da Funarte. É um evento Integrado a Rede Brasil de Festivais e ao Circuito Nordeste de Festivais Independentes.


Espaços

Além da diversidade musical que sempre marcou a programação da Feira da Música, o evento traz para o público espaços de convivência como a Feira de Produtos da Economia Criativa, o Lounge e a Feira Gastronômica.


Quadrinhos na feira


Durante o evento, acontece o lançamento da revista no formato de História em Quadrinhos, que tem o objetivo de contextualizar a realidade profissional de músicos, bandas, o desafio da profissionalização, os caminhos do empreendedorismo, a música como negócio do entretenimento, o universo digital entre outras temáticas.

Artistas cearenses foram convidados para criar a revista e a iniciativa, segundo os organizadores, tem a intenção de trazer o cotidiano de quem vai empreender através de música numa linguagem mais divertida como permite o HQ mas, ao mesmo tempo, trazendo um processo pedagógico sobre o fazer musical e a atividade profissional que cerca a música.


Programação:


Quinta, 22 de outubro

Teatro Carlos Câmara, 18h30

Maurício Pereira (SP)



Theatro José de Alencar, 20h

Orquestra Arte Viva e Elba Ramalho         



Praça dos Leões, 21h

Tássia Reis (SP)



DJ Bigbross (BA), 21h40

DJ Kylt (PB), 22h40

Indee Styla (ESP), 23h10



Sexta, 23 de outubro

Praça do Ferreira, 18h30

Maurício Ferreira (SP)



Praça dos Leões

Dona Cislene (DF), 20h



Molho Negro (PA), 20h40



Mad Monkees (CE), 21h20



Festa abertura Bienal de Dança, 22h40

Karine Alenxandrino



DJ Guga de Castro, 23h20





Sábado, 24 de outubro

Praça dos Leões, 19h20

Sepassando Rec soundsystem (CE)



Praça do Ferreira, 20h

Plutão Já Foi Planeta (RN)



Praça dos Leões, 20h40

Caike Falcão (CE)



Praça do Ferreira

Coletivo Maloqueira (CE), 21h20



Praça dos Leões, 22h

Nazirê (CE)



Praça do Ferreira, 22h40

Djambê (MG)



Praça dos Leões, 23h20

Dudé Casado (CE)



Praça do Ferreira, 00h

Rico Dalasam (SP)





Praça dos Leões, 00h40

Felipe Rima (CE)



Praça do Ferreira, 1h20

Macumbia (PB)



Praça dos Leões, 2h

Erivan Produtos do Morro (CE)



Praça do Ferreira, 2h40

Januei (CE)



Praça dos Leões, 3h20

Joana Flor de Maria (PE)

Daniel Sansil e os Malucos do Brasil (CE), 4h40





Serviço:

Feira da Música 2015

De 22 a 24 de outubro - Gratuito

www.feiradamusica2015.com

Informações: (85) 3262.5011



Coordenação geral: Ivan Ferraro

Direção de produção: Valéria Cordeiro

Nenhum comentário: