Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

domingo, 16 de julho de 2017

Fim de Semana] Feira Índice terá lançamento do selo literário Indícios, formado por coletivo de artistas cearenses


Neste domingo (16), o Centro Dragão do Mar realiza mais uma Feira Índice, feira literária com editoras e autores independentes, sebos e pequenas livrarias. Esta edição é palco da estreia do Selo Indícios, com o lançamento de três publicações feitas por seis artistas cearenses sob o tema “como reconhecer Fortaleza”

          Quem gosta de ler, de escrever, quer descobrir publicações estranhas e curte cheiro de papel tem onde ir. Realizado pelo Instituto Dragão do Mar, as Férias com Arte – Pra Aprender e Curtir apresentam, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a segunda edição de 2017 da Feira Índice, neste domingo (16), das 16 h às 20 h. Ocupando a Arena Dragão do Mar, a Índice é uma feira de impressos e pequenas livrarias, sebos de livros, editoras independentes, artistas e zineiros que lançam, vendem, trocam e expõem zines, revistas independentes, livros publicados em Fortaleza, quadrinhos, posters, prints, originais e manuscritos. Nesta edição, a Feira Índice, em parceria com a Riso Tropical, lança ainda o Selo Indícios.
           Hoje no terceiro ano, a Feira Índice reforça o número de autores independentes e suas publicações. “Vai ser uma edição marcada por uma galera que está fazendo publicações sozinhas ou em grupos”, define a curadora da Feira Índice, Fernanda Meireles. Ela cita como exemplo a expositora Beatriz Matos, que participou de um curso na Escola Porto Iracema das Artes e criou zine sobre escolas libertárias, inspirada nos últimos protestos de secundaristas pelo Brasil. “É um trabalho muito interessante, que existia apenas em formato digital e que ela vai imprimir para trocar na feira”, diz Fernanda.



           Engajando-se nesse viés, a Feira Índice lança, nesta edição, o Selo Indícios, uma parceria do Dragão do Mar com a gráfica Riso Tropical. Serão apresentados, no lançamento, as três primeiras publicações do selo que escolheu como tema “como reconhecer Fortaleza”. Impressas em risografia – uma técnica semelhante à serigrafia, porém mais rápida – , as zines foram feitas em dupla por seis artistas cearenses: Estácio Facó e Simone Barreto; Roberta Félix e João Miguel Lima; e Lúcio Flávio Gondim e Pedro Augusto. Todos, artistas de diferentes partes da cidade e que estão fora dos grandes circuitos da arte cearense. Afinal, a marca do Selo Indícios é mostrar, dar destaque justamente ao trabalho das pessoas ainda pouco conhecidas do meio.

         "É um movimento importante uma vez que, da mesma forma que esses artistas precisam de reconhecimento e apoio, o mercado precisa dessas novas ideias. Essas publicações são a maneira necessária de reconhecer e registrar essa arte que corre em paralelo”, salienta a curadora, que também é editora do Selo Indícios. Para Fernanda Meireles, a Fortaleza que aparece nessas publicações são indícios de uma cidade da resistência.
          “Fortaleza está se desconstruindo e se construindo o tempo inteiro, então vivemos numa guerra simbólica entorno da cidade que queremos. Tudo criado através da arte é parte dessa guerra, porque pela arte sinalizamos que cidade desejamos. Se, por um lado, Fortaleza é hostil, por outro, pode ser virtude de insistência na construção de uma cidade mais suportável para todo mundo”, afirma.
          As publicações do selo terão sua linha de montagem realizada durante a Feira Índice, com a ajuda do público, que poderá levar um exemplar de cada para casa gratuitamente. Quem quiser trazer sua publicação para mostrar e trocar também é bem-vindo.

Feiras temáticas

Durante o mês de julho, nas Férias com Arte no Dragão, a tradicional feirinha dominical Fuxico no Dragão ganha versões temáticas. Além da Feira Índice, serão realizados o Fuxico do Vinil e o Fuxico Verde. No dia 23 de julho, o Fuxico do Vinil reunirá uma série de colecionadores de vinil e artigos relacionados para venda e troca, sob o som dos DJs Alan Morais e Betty Silvério. Além dos colecionadores, a feira está convocando artistas que tenham trabalho em vinil para vender e autografar, na ocasião.
No dia 30 de julho, será realizado o Fuxico Verde, uma feirinha voltada para os expositores e feirantes de mudas de plantas. Além disso, a Temporada de Arte Cearense apresenta o programa Fuxico Musical, às 19h, com a cantora Paula Tesser. A artista traz o show “Forró de Cabo a Rabo”, que explora a diversidade do forró a partir de arranjos que valorizam os sons do passado, mas com uma roupagem contemporânea. Todas as edições temáticas do Fuxico no Dragão serão realizadas das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar, e têm acesso gratuito.

Férias Com Arte

O Instituto Dragão do Mar preparou uma programação extensa e variada para o mês de julho, em Fortaleza. É o ciclo programático Férias com Arte – Pra Aprender e Curtir, trazendo shows, espetáculos de teatro, circo e dança, exposições, cinema, oficinas, cursos e masterclasses, distribuídos ao longo de todo o mês. As atrações se dividem entre Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura(www.dragaodomar.org.br), Escola Porto Iracema das Artes (www.portoiracemadasartes.org.br) e Centro Cultural Bom Jardim (ccbj.redelivre.org.br), equipamentos geridos pelo Instituto Dragão do Mar. Confira a programação no site de cada um.


SERVIÇO:
FEIRA ÍNDICE, COM LANÇAMENTO DO SELO INDÍCIOS
Quando: dia 16 de julho de 2017 (domingo)
Hora: das 16h às 20h
Onde: Arena Dragão do Mar, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito

Classificação etária: livre

Nenhum comentário: