Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Projeto] Clássicos na Lagoa apresenta Banda Chiquita Braga

  
O Projeto Clássicos na Lagoa apresenta nesta sexta-feira, 10 de novembro, a Banda Chiquita Braga, composta por jovens de 12 a 19 anos do município de Caucaia. Este é o décimo concerto promovido pelo projeto em 2017, que tem por objetivo estimular a cultura e contribuir com a promoção da saúde. O evento acontece às 17 horas, gratuitamente, às margens da Lagoa do Porangabuçu, por iniciativa do Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), em parceria com o Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) e a Plataforma Sinfonia do Amanhã e com apoio da Enel. A Banda apresenta repertório popular brasileiro e internacional, executados por flautas, clarinete, sax, trompete, trombone, trompa, bombardino, tuba, bateria e percussão.


O embrião do que se tornaria o grupo surgiu em 2004, quando seis jovens da Banda de Música da Prefeitura de Caucaia se reuniram com o objetivo de possibilitar o ensino da música aos jovens do município em instrumentos de sopro e percussão. Em alguns dias, dezenas de crianças e jovens iniciavam seus estudos em teoria musical e prática de instrumento de sopro no antigo Centro Social Urbano (CSU) de Caucaia. Estava fundado, portanto, o Projeto Renovação, que tinha suas atividades vinculadas à banda de música.

Com o passar do tempo, o Projeto cresceu e ganhou vida própria, desligando-se, então, da banda da prefeitura. Com instrumentos doados, o Renovação ampliou sua atuação pedagógica, participou do Edital Mecenas da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará no ano de 2013 e recebeu apoio da empresa multinacional Endesa Fortaleza. O Projeto se transformou então na Escola de Música Chiquita Braga, que foi equipada com novos instrumentos, material de manutenção e fardamento. Até então, as aulas eram ministradas por alguns músicos da Banda de Música de Caucaia que atuavam de forma voluntária.

No ano de 2014, uma nova proposta de ensino e gestão foi posta em prática, com a contratação de novos professores e a implantação de um currículo organizado para promover a formação básica em música para os alunos. Hoje, a Escola conta com um quadro de 60 alunos, que aprendem gratuitamente os conceitos básicos da música e a tocar instrumentos como flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, trompa, bombardino, tuba, bateria, percussão e cordas friccionadas (violino e viola).

Os alunos, jovens entre 10 e 19 anos, têm acompanhamento escolar para garantir um bom desempenho na escola regular, além de um importante trabalho sobre postura, educação e cidadania. As aulas são realizadas todos os dias da semana no período da manhã e da tarde na Escola Nair Magalhães Guerra, cedida pela Prefeitura Municipal de Caucaia.
    

Serviço:
Projeto: Clássicos na Lagoa
Apresentação: Banda Chiquita Braga
Local: Lagoa do Porangabuçu
Data: 10 de novembro – sexta-feira
Horário: 17 horas
Programa do concerto “Clássicos na Lagoa”

1 – Meu Malvado Favorito
Arr: Isaías Alexandre

2 -Spider-Man Theme
Compositores: Robert J. Harris
e Paul Francis Webster
Arr. Jay Bocook

3 – Raiders March
Compositor: John Williams
Arr: Neves

4 – The Mask of Zorro
Arr: Darrol Barry

5 – Star Wars Medley
Compositor: John Williams
Arr: Rian Rafaiel

6 – O Fantásma da Ópera
Compositor: Andrew Lloyd Webber
Arr: Jorge Nobre

7 – Con te Partirò
Compositores: Francesco Sartori e Lucio Quarantotto

Arr: Willames S.da Costa

Nenhum comentário: