Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Prêmio] Conheça as homenageadas da II edição do Prêmio RioMar Mulher

O evento em homenagem a dez grandes mulheres que se destacam em suas áreas de atuação será no dia 02 de março, quarta-feira, às 19h

Neste mês de março, para homenagear mulheres que se destacam em suas áreas de atuação no Estado do Ceará, ocorrerá a II edição do Prêmio RioMar Mulher. As premiadas nessa edição são: Nicolle Barbosa (Política e Gestão Pública), Tane Albuquerque (Economia e Negócios), Amália Simonetti (Educação), Olga Espíndola (Trabalho Social), Mariana Lobo (Justiça e Cidadania), Rosiane Limaverde (Arte e Cultura), Samantha Marques (Comunicação), Almerinda Maria (Moda), Lúcia Alcântara (Saúde) e Maria José Lopes (Arquitetura e Design).
O evento será para convidados e ocorrerá nesta quarta-feira, dia 02 de março, no Teatro RioMar Fortaleza, às 19h, onde cada homenageada receberá um Troféu Alusivo das mãos do presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, e sua esposa Auxiliadora Paes Mendonça. Além da premiação, a noite de homenagens contará com um coquetel e com a abertura da Exposição Fotográfica das Homenageadas na II Edição.
Exposição Fotográfica Prêmio RioMar Mulher
A exposição exibirá fotos de cada mulher com o perfil biográfico de cada um e poderá ser visitada pelo público no Piso L1, próximo ao Boticário, de 03 a 17 de março.
Sobre o Grupo JCPM
O Grupo JCPM, acionista de outros 12 shoppings com atuação majoritariamente no Nordeste, dos quais 11 estão operando e um está em construção – RioMar Presidente Kennedy - já realiza em um dos empreendimentos localizado no Recife um reconhecimento às mulheres de destaque em diversos setores desde 2001, e agora, promove a 2ª edição do Prêmio em Fortaleza.

Sobre as Homenageadas da II edição do Prêmio RioMar Mulher

Nicolle Barbosa (Política e Gestão Pública)
Atual secretária do Desenvolvimento Econômico do Estado, Nicolle Barbosa tem uma trajetória marcada pelo seu perfil de liderança e determinação. Líder empresarial, foi diretora e presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Ceará e do Centro Industrial do Ceará e presidente da Comissão Eleitoral da Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Atualmente, é presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica no Ceará, vice-presidente do Sindgráfica e vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Esteve à frente do Integra Brasil, movimento que destacou o papel do Nordeste na construção do desenvolvimento sustentável do País. Foi presidente do PSB em Fortaleza e, durante a última campanha para o Governo Estadual, liderou a “Caravana do Desenvolvimento”, iniciativa que traçou as linhas mestras do Plano de Desenvolvimento do Ceará. À frente da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, tem como meta mudar o perfil econômico do Estado.

Tane Albuquerque (Economia e Negócios)

A empresária Tane Albuquerque atua com grandes desejos de consumo das mulheres: calçados, acessórios e perfumaria. Começou cedo a trabalhar, aos 16 anos, junto ao pai, Alaor Albuquerque. Formada em administração de empresas, fundou em 1986 o Grupo Meia Sola, que, atualmente, emprega 400 pessoas e soma 22 lojas no Ceará. Por trás do talento e da determinação de Tane Albuquerque, há lojas como Meia Sola, Arezzo, Schutz, L’Occitane, Anacapri e Pop Club.  O desejo inicial de proporcionar um atendimento de excelência para os clientes terminou desenvolvendo um grupo tão forte que se tornou referência no mercado varejista do Estado, sendo considerado em 2015 um dos melhores do varejo para se trabalhar no Brasil. O sucesso rendeu-lhe o título de primeira mulher lojista do ano do Brasil a ser reconhecida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Mãe de três filhos, Tane é acompanhada pela família nos negócios e se define como uma pessoa realizada e que ama o que faz. 


Amália Simonetti (Educação)

Doutora em Educação, professora da Universidade Federal do Ceará, Amália Simonetti é referência em educação no Ceará. Sua atuação no mundo do ensino e do aprendizado dos professores e das crianças foi tão intensa que rendeu frutos para o País. Ela é uma das idealizadoras do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) no Ceará, que inspirou ações de âmbito nacional, gerando o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e ampliando o sonho real de alfabetizar e letrar todas as crianças do Brasil nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É autora da Proposta Didática para Alfabetizar Letrando - PAIC e de outros livros, entre eles O Desafio de Alfabetizar e Letrar. Hoje, é consultora do PAIC/PNAIC e do Programa Pacto Pela Educação do Governo do Estado da Bahia. Foi coordenadora da Unidade Universitária Federal de Educação Infantil (UFC) e fundadora da Escola Espaço Vida. Amália ama a vida e faz da educação seu maior entusiasmo para continuar fazendo diferença no mundo. 

Olga Espíndola (Trabalho Social)
Unir forças, cuidar, amar e amenizar o sofrimento do próximo. Essas são as missões de Olga Espíndola. À frente da Associação Peter Pan, cujo valoroso trabalho consiste em cuidar voluntariamente de crianças e jovens com câncer das regiões Norte e Nordeste do País, ela é exemplo de liderança em prol do bem-estar e da cura de crianças acometidas por uma das doenças mais dolorosas da atualidade. Mãe de três filhos, Olga é Oficiala de Justiça do Tribunal do Trabalho. Chegou aos 60 anos somando voluntários em prol de uma boa causa e dividindo a atenção entre os familiares e pessoas sem qualquer vínculo de sangue, mas ligadas por uma ocorrência do destino. Olga perdeu o pai para o câncer e, desde então, despertou para a necessidade de ajudar crianças e seus parentes a vencer essa barreira imposta pela vida. Em 1996, a Associação Peter Pan começou a ganhar forma e hoje seus 73 leitos ajudaram, só no ano de 2015, mais de 2 mil crianças e adolescentes na busca pela cura da doença.

Mariana Lobo (Justiça e Cidadania)

Mariana Lobo chegou ao comando da Defensoria Pública do Ceará tendo como um dos pontos fortes o dom de saber ouvir as pessoas. Aprendeu com o avô paterno, Mardônio Botelho, que por trás de todos existe uma história de vida que merece ser valorizada. Com esse sentimento, a bacharel em Direito com especialização em Processo Penal, hoje com 37 anos e mãe de um filho, acumula na sua trajetória profissional cargos como o de secretária estadual de Justiça e Cidadania, entre 2011 e 2014, período em que ganhou notoriedade por trabalhar com inclusão social e humanização do Sistema Penitenciário do Estado. Foi vice-presidente da Associação Nacional de Defensores Públicos, de 2008 a 2010, e, hoje, é titular do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas da Defensoria Pública Geral do Ceará e vice-presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça. À frente da Defensoria, tem como missões tornar a instituição ainda mais forte, autônoma e consciente de seu papel social e lutar para que ela seja acessível a todos os municípios brasileiros.


Rosiane Limaverde (Arte e Cultura)

Doutora em Arqueologia pela Universidade de Coimbra, Portugal, Rosiane Limaverde escolheu atuar na região do Cariri cearense, vale da Chapada do Araripe. É co-fundadora da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem do Kariri, instituição que há 23 anos proporciona a crianças e jovens sertanejos da região a oportunidade de formação nas áreas de memória, arte, turismo e comunicação, tendo a preservação das raízes culturais como matriz principal. A Fundação abrange cerca de 25 municípios cearenses e anualmente atende cerca de 60 mil pessoas de várias partes do País e do exterior. Com formação também em música e educação, Rosiane pesquisa, desde 1983, sobre as lendas e os mitos do povo Kariri, o que resultou no mapeamento, registro e preservação de mais de uma centena de sítios arqueológicos e mitológicos na Chapada do Araripe. Por seus serviços prestados ao patrimônio e à cultura, recebeu, em 2004, a medalha da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura e, em 2006, o selo de responsabilidade social do Governo do Ceará.


Samantha Marques (Comunicação)

Ela nasceu como Maria do Socorro Marques Vieira e ficou conhecida como Samantha Marques. O novo batismo veio com a consolidação da profissão de radialista pela qual teve que lutar para seguir, devido ao tradicionalismo da família e ao preconceito da época. Hoje, seu nome e sua voz são referências para a população do Ceará. É a âncora do programa Disque e Toque, na FM 93, cuja voz marcante, inteligência e forma de interagir com o público fazem o horário ser líder em audiência no Brasil há três décadas, com mais de 200 mil ouvintes por dia.  A história de Samantha praticamente se confunde com a evolução do rádio. Conhecida por seu jeito carismático, característica que a acompanha desde o início, na Rádio Assunção, leva como missão fazer um trabalho social através da voz. Ao entrar na casa das pessoas, por meio dos quadros de seu programa, procura transmitir mensagens de otimismo para que cada um não desista do seu sonho, assim como ela nunca desistiu do dela.


Almerinda Maria (Moda)

A afinidade de Almerinda Maria com a costura surgiu ainda na infância quando ganhou de presente uma máquina de costura de brinquedo. Filha de costureira, ela aliou a sensibilidade nordestina à produção artesanal da renda para transformar seu estilo em peças desejadas pelo mundo da moda. Pode-se dizer que grande parte da inserção da renascença e do richelieu na alta costura tem Almerinda como protagonista. Antes da renascença, aplicada em peças de um acabamento impecável, Almerinda transitou por renda de bilro ainda em 1988, quando sua empresa, batizada inicialmente de Dseu do Céu, deu os primeiros passos no mercado cearense. Assim, ganhou notoriedade, atraindo o interesse de marcas nacionais e internacionais. Em 2012, alarga sua influência, entrando em seletas e luxuosas lojas do varejo do Sul e Sudeste para, em 2016, inaugurar sua própria marca na capital paulista: Alma Concept. Hoje, seu maior desejo é transmitir a tradição familiar da utilização dessa importante arte sobre tecidos.


Lúcia Alcântara (Saúde)

Lúcia Alcântara, médica, formada pela Universidade Federal do Ceará em 1971, fez Residência Médica no INCA, no Rio de Janeiro. Em 1975, retornou com os títulos de especialista em Cancerologia e Radioterapia, tornando-se a 1ª mulher radioterapeuta do Ceará. Nesse período, iniciou uma marcante e importante carreira no Instituto do Câncer do Ceará (ICC), onde exerce a atividade há mais de 40 anos com profissionalismo e muita dedicação. Chefiou o Serviço de Radioterapia do ICC ao longo de dez anos. Em reconhecimento a essa dedicação plena, o Centro de Radioterapia do ICC foi batizado em 2012 com o seu nome. Entre as marcas do seu trabalho, está a atenção ao próximo com atendimento humanizado. Lúcia Alcântara presidiu também a Fundação Waldemar Alcântara, de 2012 a 2014. Atualmente, é membro titular da Academia Cearense de Medicina (cad.34) e coordena uma ação voluntária, presidindo a Rede Feminina do ICC, que mantém a Casa Vida, local de apoio com acomodação assistida gratuita para o paciente oncológico e seu acompanhante.


Maria José Lopes (Arquitetura e Design)

Pode-se dizer que o dia a dia de Maria José Lopes é ler almas, captar e entender os desejos das pessoas. Arquiteta e urbanista atuando na área há 30 anos, Maria José se define na profissão como uma pessoa prática e que tenta fazer gente feliz. Em projetos residenciais, comerciais ou corporativos, seu trabalho consiste em concretizar o que está no imaginário e no sonho de cada um, fazendo dos espaços projetados únicos e personalizados. A escolha pela profissão nas artes foi despertada ainda quando criança por influência do quadrinista Jayme Cortez, na época seu vizinho. Mais tarde, aos 12 anos, em um livro sobre profissões, se apaixonou totalmente pela arquitetura. Hoje, trabalha buscando a beleza e o design aliados à praticidade, conforto e bem-estar. Na vida pessoal, procura priorizar a família. Mãe de dois filhos, Maria José nasceu em São Paulo, mas há três décadas adotou o Ceará como sua morada, Estado onde fez amigos e se destacou na profissão, tendo como foco o design de interiores.



Nenhum comentário: