Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Festival] Ator e cantador Jackson Antunes apresenta "Coração Caipira" no 24° Festival de Teatro de Acopiara

 
O festival acontece de 05 a 12 de março, com mostra de teatro e espetáculos musicais. Toda a programação é gratuita.

O ator Jackson Antunes mostra seu lado cantador no espetáculo "Coração Caipira", onde apresenta um universo de poetas populares que contam histórias do povo do sertão. A apresentação será no dia 12 de março, às 21h, no encerramento do 24° Festival de Teatro de Acopiara - FETAC, que começa no dia 05.

Em cena, ao lado do violeiro Decão e da viola e rabeca de Marimbondo de Chapéu, Jackson Antunes apresentar a música caipira e Tião Carreiro, Téo Azevedo, Pagodes de viola, e parte do folclore de sua terra, norte de Minas. É um espetáculo quase todo cantado, entremeado com versos curtos de Guimarães Rosa. “Tenho uma ligação muito grande com o povo do sertão. Costumo ouvir que tenho a cara do caboclo brasileiro, o que me enche de orgulho”, revela.

Jackson tem inclusive levado a viola para as novelas. Em Esperança, com o personagem Zangão, já pôde mostrar aos espectadores um pouco deste universo e em A Escrava Isaura, com o personagem Miguel também teve a oportunidade de cantar, o tema de seu personagem, “Jardim da Fantasia” de Paulinho Pedra Azul. Atualmente o ator está em cena na novela "A Regra do Jogo", onde interpreta o "Tio" da Facção.

Apresentada pela Coelce, a 24ª edição do FETAC é uma realização da Companhia Cordel de Teatro, com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, patrocínio institucional da Prefeitura de Acopiara, produção da Cinco Elementos Produções, produção executiva da Marco Zero e consultoria executiva da Quitanda das Artes e do Instituto BR Arte. O Festival conta, ainda, com as parcerias do Sesc e Gaspar Bandeira Advogados. Agradecimento especial: Moveletro.

Coração Caipira

Entre os destaques do espetáculo está o causo do poeta Zé da Luz, que fala da trajetória de um homem que comete um crime por não saber ler. A história já foi mote de um episódio de Brava Gente, da Globo.

Jackson interpreta “Eu Quero” e canta “Vaca Estrela e Boi Fubá” de Patativa do Assaré. Entre as músicas escolhidas pelo ator está “O Brasil que Imagino”, de Moreira de Acopiara, que é o homenageado desta edição do Festival, e “Casa de Campo”, dos Nonatos, de quem Jackson é grande admirador.

No palco é montada uma venda no melhor estilo sertanejo. Coração Caipira se passa no interior deste cenário típico. “A ideia é fazer um dedo de prosa com a plateia. Quero que o público faça uma verdadeira viagem por este universo de homens simples”, conta Jackson Antunes. Assim ele convida a plateia para um batismo caipira, à base de uma boa cachaça mineira e o tempo parece não passar.

O Festival

O 24° Festival de Teatro de Acopiara - FETAC acontecerá de 05 a 12 próximos, com toda a programação gratuita, cumprindo um importante papel na democratização e descentralização cultural. Ao longo de uma semana, a cidade da região Centro-Sul do Ceará, viverá uma imersão nas artes cênicas. Nos palcos e praças, grupos teatrais do estado, de reconhecimento nacional, alguns dos quais com participações em importantes festivais de outros países. Criado em 1989, o FETAC é o mais antigo festival de teatro do Ceará, tendo sua história entrelaçada à trajetória de inúmeros grupos culturais de todo o Estado.

No total, são 11 espetáculos de oito grupos, somando 15 apresentações teatrais. Em cena, Grupo Garajal de Teatro, Pavilhão da Magnólia, Grupo Bagaceira de Teatro, Cia. Cearense de Molecagem, Coletivo Artístico As Travestidas, Marmotas Produções, Cia. Anjos da Alegria e a bailarina e coreógrafa Silvia Moura. À noite, programação do FETAC contará com apresentações musicais da Banda Municipal de Acopiara e Convidados e shows das bandas Ingroove e Decretus.

SERVIÇO

24° Festival de Teatro de Acopiara - FETAC - De 05 a 12 de março em Acopiara/CE. Espetáculo "Coração Caipira", de Jackson Antunes, dia 12, às 21h, no Polo de Lazer de Acopiara (Avenida Paulino Félix s/n). Informações: 85-3235.4063 (Cinco Elementos Produções) e 85-9.9629.7678 (Cia Cordel de Teatro  - Horário de atendimento: 2a a 6a, das 8h às 18h). Facebook: www.fb.com/festivaldeteatrodeacopiara. Instagram: @ftacopiara. 

Nenhum comentário: