Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Ação] Sinduscon-CE e Secretaria Municipal de Saúde firmam parceria para ações de combate à dengue

Entidades lançam a Campanha Construção Unida Contra o Mosquito, que será realizada nas oficinas do Programa Qualidade de Vida do Sinduscon-CE

O setor da construção, através de suas entidades representativas, vem empreendendo diversos esforços no combate à dengue. Tendo em vista que os canteiros de obras estão presentes nos principais bairros, o Sindicato das Construtoras (Sinduscon-CE), em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), lança a Campanha “Construção Unida Contra o Mosquito”, iniciativa de combate ao Aedes aegypti nos mais de 300 canteiros de obras espalhados pela Capital e Região Metropolitana.

A ação faz parte do calendário de atividades do Programa Qualidade de Vida na Construção (PQVC), projeto idealizado pelo Sinduscon-CE que há 13 anos para levar saúde, segurança, educação, capacitação, cultura e lazer aos trabalhadores da construção civil. O lançamento da edição 2016 acontece no próximo dia 1º de março, a partir das 07h30min, no empreendimento Esquina das Silvas, do Grupo BSPAR.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), será formada uma equipe de brigadistas dentro de cada canteiro, que atuarão como multiplicadores das instruções recebidas para a eliminação de focos da doença aos demais trabalhadores. A orientação inclui a inspeção dos locais de reprodução do mosquito, bem como dos sintomas e das medidas a serem tomadas em casos de suspeita de dengue, chikungunya e zika.

A campanha contará com um exército de mais de 80 mil homens que trabalham na construção civil na capital. “A ideia é mobilizar todo o setor para essa luta que só será vencida com a união de toda a sociedade”, declara o presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro de Holanda.

Em 2016, além de ações de combate à dengue, o PQVC disponibiliza, em parceria com o SESI, oficinas de Motivação, Higiene Pessoal, Circuito Saúde e Ginástica Laboral. As ações acontecem dentro dos canteiros de obras, durante o horário de trabalho, com 1h de duração cada uma. “A preocupação da saúde no Programa Qualidade de Vida na Construção é tema primordial para os nossos operários. Queremos criar entre eles o hábito da prevenção de doenças, melhorando assim a qualidade de vida”, afirma Paula Frota, vice-presidente de Sustentabilidade do Sinduscon-CE.

Na Ginástica Laboral são oferecidas atividades físicas específicas para a função de cada trabalhador; a Motivação mostra a trajetória de atletas olímpicos que superaram as dificuldades e alcançaram o sucesso; o Circuito Saúde disponibiliza aferição de pressão e teste de glicemia, gratuitos; e a Higiene Pessoal aborda, através do teatro, a importância da limpeza para evitar doenças.



Copa da Construção e Dia Nacional da Construção Social 2016

Em março, começam as inscrições para a Copa da Construção 2016, campeonato de futebol 7 dos trabalhadores da construção civil. O evento esportivo é uma realização do Sinduscon-CE, através do Programa Qualidade de Vida, em parceria com a Federação Cearense de Futebol Sete, e reúne anualmente mais de 50 equipes formadas por operários-atletas. A competição segue com partidas semanais, durante as terças, quintas e sextas, de 19 às 21h. Cada empresa associada ao Sinduscon pode inscrever gratuitamente até três equipes, mas o atleta não pode participar em mais de uma equipe da mesma empresa. Em 2015 a equipe vencedora foi a da Sert Engenharia. O segundo lugar ficou com a construtora Mota Machado e, em terceiro lugar, a JSC Engenharia. Assim como nos anos anteriores, a final está prevista para acontecer durante o Dia Nacional da Construção Social, agendado para o dia 27 de agosto, no SESI da Parangaba.



Sobre o Programa Qualidade de Vida na Construção

O Programa Qualidade de Vida na Construção foi criado em 2003 para levar saúde, segurança, educação, capacitação, cultura e lazer aos trabalhadores da construção civil. Visa ainda valorizar os operários, desenvolvendo sua autoestima através de ações focadas na melhoria da qualidade de vida. Em 13 anos, a iniciativa já realizou aproximadamente 1200 oficias, beneficiando mais de 100 mil operários.

Ao longo dos anos, foram realizadas apresentações de teatro de bonecos, oficinas e palestras com enfoque no uso correto de equipamentos de segurança, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, combate à dengue, autoestima, orçamento familiar, preservação do meio ambiente, atividades esportivas, atendimentos médicos, dentre outros.



SERVIÇO:

Lançamento do Programa Qualidade de Vida na Construção 2016

Dia 1º de março (terça-feira)

Às 07h30min

Empreendimento Esquina das Silvas: Rua Silva Jatahy, 85 – Meireles.

Informações: Suyane Melo (85) 98765-8946


  

Nenhum comentário: