Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Exposição] Grupo de Bordado Entrelaçadas apresenta exposição "Revoada", na Praça Luíza Távora, com tema de pássaros do sertão

  
Grupo de Bordado Entrelaçadas apresenta exposição "Revoada", na Praça Luiza Távora, com tema de pássaros do sertão. Com linhas, bordados e afetos, as artistas bordam aves e muita poesia. A abertura é dia 25 de novembro, de 16h às 20h. O evento é aberto ao público e gratuito.


Sobre as entrelaçadas

O Grupo surgiu com muita simplicidade e de forma espontânea com encontros uma vez no mês, na Praça da CEART para bordar. No início eram amigas que bordavam na praça. Umas já mestras, outras aprendizes de bordadeiras que nutriam o desejo de aprender o bordado e isso foi motivo suficiente para garantir os encontros. Aos poucos chegaram novas participantes com muitos interesses em comum e afinidades partilhadas e assim continuaram mensalmente os círculos de bordados, conversas, regados com café, chá, pedaços de bolo partilhados. O grupo vem se encontrando regularmente e iniciou esse formato de encontros mensais na referida praça desde junho/2016. Desde então vem mantendo um fluxo regular de participação, entre 12 - 20 mulheres.

Os objetivos e desejos:

Resgatar a cultura do encontro, das amizades, das partilhas e transmissão de saberes no círculo feminino dos afetos. Construir convivência entre as artesãs e artistas do bordado, visando o ensino a aprendizagem de técnicas tradicionais de bordado e desenvolvimento de projetos de bordado manual – bordado livre, sem fins lucrativos, nem participação financeira.

Divulgar a cultura da paz e cultivar o diálogo entre as pessoas promovendo a ocupação dos espaços das praças e outros locais de expressão da cultura e de reconhecimento público, de forma qualificada, a partir de iniciativas criativas e construção de cidadania e convivências proativas.

Desenvolver narrativas entremeadas de pontos e cores estimulando as mulheres envolvidas a bordar histórias, sonhos, memórias, para o resgate de sentimentos compartilhados e da inspiração criativa entre as    participantes.

Despertar naqueles que visitarão a exposição, o interesse em criar no seu cotidiano atividades lúdicas  e prazerosas a partir das artes e fazeres manuais, qualificando suas rotinas e abrindo novas perspectivas do encontro consigo e entre os seres humanos. Os projetos Artesanais e artísticos vêm sendo desenvolvidos despertando no grupo o desejo de poder compartilhar essa forma de expressão com a nossa cidade!   

Este ano de 2017, escolhido o tema de bordar pássaros, buscando a valorização  dos pássaros do Ceará/ da caatinga, daí o tema da exposição no próximo dia 25/ novembro /17 "Revoada"....o desejo é poder expressar a partir da arte do bordado livre a sintonia com a vida e a com a natureza, nossa fonte de inspiração, que vem sendo cotidianamente ameaçada.



Mais informações: 85 98817-5149

Nenhum comentário: