Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Dia das Crianças] Com alegria garantida, a programação infantil acontece em vários equipamentos da Secult

 
Dia da Criança nos equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) chega com Shows, contação de histórias, espetáculos teatrais, filmes apresentados nas mais diversas linguagens, dramaturgias, estéticas, e muito mais atrações estão programadas para acontecer, buscando não só enaltecer a data comemorativa, mas cumprir as metas do Plano de Cultura Infância do Ceará, sancionado recentemente, no dia 13 de setembro, pelo governador Camilo Santana. Entre as diretrizes do Plano de Cultura Infância do Ceará estão o reconhecimento das crianças enquanto indivíduos autônomos, cidadãos e detentoras de direitos; o respeito às peculiaridades das diferentes identidades e fases da infância; e a descentralização das políticas de Cultura Infância entre os municípios. São atividades a preços populares e gratuitas, voltadas para um público de todas as idades. Vale Conferir.

A diversão é garantida! Dá só uma olhada.

Tem a programação de filmes com entrada franca, no Cineteatro São Luiz, na terca-feira, 10/10, manhã e tarde, que integra programa Escola no Cinema, além do o espetáculo infantil da quarta-feira, 11/10, às 12h30,  "Circo do K’Os – Os Clássicos da Palhaçaria", com o Grupo K’Os Coletivo.

Com a proposta de construir, através de música, dança e arte visual, um universo que nos remeta à identidade cearense, com sua poesia, seu folclore, artesanato e patrimônio imaterial, o Cineteatro recebe o show gratuito  “Doidice que Dá”, no feriado do dia 12/10, às 17h, trazendo em cena as cantoras Paula Tesser e Natasha Faria embarcando em uma nova parceria musical, o primeiro trabalho infantil de ambas, com estreia no 6° TIC - Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará. Com elementos cênicos e muita irreverência, as cantoras interpretam músicas de compositores cearenses, como Fausto Nilo, Valdo Aderaldo e Chico Anysio, além de clássicos do repertório infantil da MPB.

No último dia do mês, 31/10, a Trupe 'Caba de Chegar apresenta a peça "A Fábula do Monturo Velho", com entrada franca. O espetáculo retrata de forma lúdica e divertida os conflitos gerados a partir das diferenças e da aceitação do próximo, tendo como pano de fundo o universo do reino animal.

Dragão do Mar

O Centro Cultural Dragão do Mar traz uma série de opções para curtir a programação infantil. Durante o mês de outubro, do dia 6 a 12, o Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC) estará em cartaz no Dragão do Mar.  O Festival chega a sua 7ª edição com muita diversidade nos palcos e na plateia. A programação mescla diferentes linguagens, estéticas e dramaturgias para todas as idades. A programação do TIC, inteiramente gratuita, pode ser conferida no site: www.festivaltic.com.br.

No dia 15/10,às 17h, o Dragão do Mar realiza o Programa Contação de Histórias, durante a Temporada de Arte Cearense. Charlene Alencar apresenta "Histórias Entrelaçadas" na Praça Verde.  Histórias adaptadas do universo infantil convergem em um traçado de afeto e carinho, mediado por elementos cênicos e circenses na apresentação que cria uma experiência de leitura protagonizada pela criança. Já no dia 22/10, no mesmo horário e local, quem apresenta a contação de histórias é Rodrigo Tomaz, com o enredo do barquinho "Pingo Primeiro".

Também em todo domingo, de 16h às 19h, com entrada franca, na Praça Verde do Dragão do Mar, acontece o "Brincando e Pintando no Dragão do Mar". Sob a orientação de monitores, uma série de jogos, pinturas, brincadeiras e outras atividades são oferecidas às crianças.

Theatro José de Alencar

De a 10 a 12 de outubro, o Theatro José de Alencar (TJA) recebe a programação inteiramente gratuita do Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC). As apresentações do Festival podem ser conferidas no site site: www.festivaltic.com.br.

Opção também para as crianças é conferir as visitas guiadas pelo histórico Theatro e descobrir um mundo mágico da cultura cearense. As visitas acontecem de terça a sexta-feira nos horários de 9h, 10h, 11h, 14h, 15h, 16h e 17h. Nos sábados, domingos e feriados, a atividade acontece somente pela tarde. Os ingressos custam R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia), sendo gratuito para grupos de instituições públicas de ensino e ONGs, com agendamento de grupos pelo telefone: (85) 3101.2566.

Domingo da criançada

Já no Teatro Morro do Ouro, anexo do TJA, receberá sempre aos domingos, às 16h, o espetáculo "Por Onde as Linhas Tortas se Encontram", com entrada franca. A peça conta  a história de 2 clowns que se encontram inesperadamente após um deles fazer uma grande bagunça sozinho na cena. Nesse encontro, uma conflituosa, engraçada e criativa relação dos dois se inicia causando um grande alvoroço e confusão na cena e o grande barato é que a plateia também participa dessa grande emoção.


Centro Cultural Bom Jardim

A programação infantil é destaque também no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ). Todo domingo do mês de outubro, o equipamento traz uma atividade, sempre começando às 15h30, no CCBJ, com filmes como "Divertida Mente", "Frozen" e "Moana". A programação continua com o "Brincando e Pintando", às 16h, em que uma série de jogos, pinturas, brincadeiras e outras atividades são oferecidas às crianças, e, às 17h, tem  espetáculos e contação de histórias, tudo na Praça Central do Bom Jardim, com entrada franca. 

Outra opção é conferir nesta terça-feira, 10/10, às 14h, o espetáculo “Ogroleto”, do Grupo Pavilhão da Magnólia, no Teatro Marcus Miranda, do CCBJ, e a peça “Sr. Ventilador”, do Grupo Bagaceira de Teatro, no dia 11/10, quarta-feira, no mesmo local, em três sessões, às 9h, 14h e 19h.

Para comemorar a Semana do Livro, da Leitura e da Literatura, o CCBJ apresenta em sua biblioteca, no dia 25/10, às 16h, a contação de história "O Barquinho", com Rodrigo Tomaz.

Biblioteca Pública

A criançada vai conferir também muita contação de história na Biblioteca Pública do Estado do Ceará - Espaço Estação, durante todo o mês. Com a programação "Criança: Esperança de um Mundo Melhor", o Setor Infantil da Biblioteca traz uma programação especial alusiva ao Dia Nacional do Livro, 29 de outubro, que inclui contação de história, visita guiada, leitura individual e em grupo, e ainda a musicalização do texto “O Livro”. Escolas, creches e outros grupos destinados ao público infantil devem fazer agendamento para participar da programação pelo telefone (85) 3101-6799. A entrada é franca.

No sábado, dia 21/10, às 9h30, as crianças também podem conferir o "Livros no Tamarindeiro". A ação literária de fomento à leitura consiste em oferecer a leitura de livros, que ficam pendurados nos galhos de um pé de tamarindo, localizado na Praça da Estação, no Centro de Fortaleza. O acervo é constituído por obras de literatura infantil, poesia cearense e brasileira, e contos de fácil leitura. A atividade tem por objetivo oferecer uma leitura rápida aos que estão de passagem pela Praça, de modo a convidá-los a sentar à sombra da árvore ou mesmo deitar e ler um destes livros que lhes salta os olhos. A atividade é gratuita.


Museu do Ceará

O Museu do Ceará estará de portas abertas para receber o público infantil, de terça a sábado, funcionando de 9h às 16h, com entrada franca. O equipamento possui um acervo bastante variado, resultado de compras e, sobretudo, de doações de particulares e instituições públicas. Entre moedas e medalhas, há quadros, móveis, peças arqueológicas, artefatos indígenas, bandeiras e armas. Há também peças de “arte popular” e uma coleção de cordéis publicados entre 1940 e 2000 (950 exemplares). Alguns objetos se referem aos chamados “fatos históricos”, como a escravidão, o movimento abolicionista e movimentos literários, como a famosa “Padaria Espiritual”, que entrou para a História da Literatura Brasileira com especial destaque. Trata-se de um acervo com mais de sete mil peças, que atualmente é trabalhado como veículo de reflexão sobre a Historia local integrada à História do Ceará, em seus aspectos culturais, econômicos e sociais. Muitas peças estão em exposição, organizadas em salas temáticas.

Vila da Música

Criança também tem direito à boa música. A Vila da Música, localizada no município de Crato, traz  o Cine-Vila, com exibição, ao ar livre, de filmes de curta, média e longa metragem, com fins educativos por meio de produções cinematográficas que contribuam para a formação crítico-reflexiva de crianças, jovens e adultos, que acontece no Terraço Externo, às 18h30, nos dias 12 e 26/10.

A Sexta Vila - Feira de Artes e Culturas, ação com atividades artísticas diversas (teatro, música, dança, literatura, artes visuais, artesanato e gastronomia) realizadas na comunidade do Belmonte, vem pra fortalecer os laços sociais e ampliar o espaço para a produção criativa local e o desenvolvimento sustentável. A programação da Feira ocorre sempre às sextas-feiras, nos dias 13 e 27/10, começando sempre às 17h.

E, nas segundas-feiras, o equipamento da Secult recebe os Concertos Didáticos, às 19h. A próxima apresentação será no dia 23/10,  com a Banda de Música Mirim da EMMA e concerto com Duo: Milla Sampaio e Wesley Santana, respectivamente.



A programação completa dos equipamento da Secult encontra-se disponível no site: www.secult.ce.gov.br

Nenhum comentário: