Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 14 de outubro de 2017

Casa Cor Ceará 2017] Steel Frame: nova tecnologia reduz impacto ambiental e tempo de construção

 
Nova tecnologia poderá ser vista no "Bangalô da Serra", espaço elaborado pelo arquiteto Marçal Barros em parceria com a Multiformas Design, empresa responsável pela construção do local.

Construir uma casa não é tarefa fácil. Para quem decide assumir essa tarefa é preciso planejamento, mão de obra numerosa e qualificada, se preocupar com o descarte correto dos resíduos sólidos, fora o impacto ambiental gerado no processo de construção, que pode, a depender do tamanho, levar meses, ou até mesmo anos. Mas uma tecnologia ainda recente no Brasil pode mudar esse cenário: é o Steel Frame.


Aqui o concreto, o cimento e os tijolos são substituídos por uma estrutura de aço galvanizado (que é uma fina camada de zinco que impede a corrosão do aço). Até mesmo a madeira, que normalmente é usada para sustentação do telhado some do checklist de quem vai construir uma casa. Para dar celeridade, as estruturas já chegam pré-montadas da fábrica, precisando apenas colocá-las em seus devidos lugares. Depois é preciso apenas revestir as paredes, teto e piso.

"Quem vê a casa pronta, não consegue nem imaginar que por trás dessas paredes existe essa tecnologia. Isso porque é tão parecido com as casas que construímos de alvenaria, que não é possível você ver a olho nú essa diferença", afirma Alexandre Modesto, da empresa cearense Multiformas Design.

O "Steel Frame" é uma das tecnologias aplicadas pela Multiformas Design em suas construções. Apesar de relativamente novo no mercado, esse tipo de material já é aplicado há cerca de 100 anos em construções em países da Europa ou nos os Estados Unidos.

Além de permitir a redução do impacto ambiental, uma construção com "Steel Frame" abre um leque de possibilidades, segundo Alexandre. "Esse tipo de material te permite uma facilidade para construir e remodelar ambientes, porque basta apenas mudar a estrutura de local, e revestí-la novamente, e pronto, pode-se ter um novo ambiente. Você pode aumentar a sala, ou criar mais um quarto quando quiser", completa.

O Steel Frame também permite o transporte da estrutura para outro lugar. "Com esse material você pode simplesmente desmontar a sua casa e reconstruí-la em outro local. Nesse processo, você reaproveita 70% do material, o que te permite menor custo, diferente, por exemplo, de uma casa de alvenaria, que se você quiser mudar, terá que construir uma nova do zero", diz Alexandre.


Serviço:
Bangalô da Serra, na Casa Cor Ceará 2017
Local: Rua Zuca Acioli, 505 - Manoel Dias Branco
A partir do dia 05 de outubro

Horarios: 17h às 22h (terça a sábado); 16h às 21h (domingos)

Nenhum comentário: