Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 26 de agosto de 2017

Foto] Curso de Retrato Filmado no Museu da Fotografia

 
Com realização nos dias 26, 27 de agosto e 02 de setembro, o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) oferta o curso: “O Retrato filmado: uma fotografia que respira”. Destinado a todos os interessados na fotografia e na relação que ela estabelece com as novas tecnologias de produção e difusão de imagens, a capacitação está com inscrições abertas na recepção do equipamento (Rua Frederico Borges, 545 – Aldeota) e o investimento é de R$ 100,00.

O fotógrafo Marcelo Barbalho, que ministrará a capacitação, explica que para tratar do retrato filmado, o curso parte da conexão entre fotografia e cinema. “O retrato filmado é um artifício oriundo do cinema e adotado por fotógrafos e artistas que exploram o processo de hibridização da linhagem visual, cada vez mais comum nos campos da arte e da comunicação”, antecipa o profissional que também é doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ).

Na metodologia do curso, os participantes produzirão retratos usando a função vídeo da câmera ou do celular smartphone com base no conceito de retrato fotográfico presente na fotografia do século XIX. Já, na etapa final, os “retratos que respiram” serão discutidos e analisados em sala de aula. A capacitação abordará ainda o uso do retrato como suporte da memória e meio de representação social.

Perfil Marcelo Barbalho – Fotógrafo e doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), com estágio de pesquisa no Laboratório de História Visual Contemporânea (Lhivic) da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, em Paris. Trabalhou como professor em faculdades de Comunicação, entre elas Universidade de Fortaleza (Unifor) e Universidade Federal do Ceará (UFC).

Sobre o Museu
Inaugurado em março deste ano, o MFF apresenta uma série rica de fotos históricas, fotorreportagens, arquivos fotográficos, cineclubismo, retratos, paisagens, crônicas visuais. As fotos da coleção Paula e Silvio Frota abordam de uma maneira ampla as múltiplas possibilidades de estudo, apresentação e interpretação da coleção como um todo, um valioso patrimônio que está sendo disponibilizado para os mais diversos públicos de Fortaleza, do Brasil e do mundo.

Serviço:
Período do Curso: 26 de agosto (Sábado) de 9h às 12h - 14h às 17h
27 de agosto (Domingo) de 14h às 17h
02 de setembro (Sábado) de 14h às 17h.
Local de realização: Museu da Fotografia Fortaleza
Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota – Fortaleza / CE
Valor: R$100,00
Inscrições: Na recepção do Museu e pré-inscrições pelo email educacao@museudafotografia.com
Mais informações: (85) 3017-3661


Nenhum comentário: