Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Livros] XII Bienal Internacional do Livro do Ceará anuncia novos convidados e detalha programação e espaços

  
Realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar, e apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Bradesco, a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará acontece de 14 a 23 de abril de 2017, no Centro de Eventos do Ceará e em múltiplos espaços de Fortaleza, e tem entrada franca em todas as atividades, em sintonia com a política cultural do Estado, de democratização do acesso dos cearenses à arte e à cultura. Novos autores e convidados e a programação detalhada da Bienal foram apresentados à imprensa na manhã desta quarta-feira (05), em coletiva, no Auditório do Centro Dragão do Mar.


"No mesmo patamar de importância dos autores e convidados do Brasil e do mundo, nossa Bienal tem uma cara de cearensidade. Na sua programação, nas suas manifestações, 
o Ceará está sempre presente".

Fabiano dos Santos Piúba, secretário da Cultura do Estado do Ceará

"Tenho certeza que essa vai ser uma das melhores bienais de todos os tempos no Brasil"

Lira Neto, escritor, coordenador da Curadoria da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará



Fotos: Felipe Abud
  
Referência no calendário cultural nacional, a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará é um grande espaço de encontros entre diversos públicos e grandes autores e convidados do Ceará, do Brasil e do mundo, promovendo a reinvenção da vida por meio da arte, do conhecimento, da palavra em seus múltiplos meios e possibilidades. Com o tema "Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca", esta nova edição da Bienal, com o renomado escritor Lira Neto assinando a coordenação da curadoria, da também integrada por Kelsen Bravos e Cleudene Aragão, é um momento de culminância da política estadual de livro, leitura, literatura e bibliotecas, de acordo com as diretrizes de democratização do acesso à cultura e à arte, valorização da produção cearense e diálogo com o Brasil e o mundo. Sempre com grande participação popular.

A Bienal Internacional do Livro do Ceará, sob a coordenação geral de Mileide Flores, livreira e coordenadora de Políticas para o Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult, mobiliza a atenção do mercado editorial de todo o País, que investe na exposição de seus principais lançamentos e incentiva a presença de celebridades literárias de renome nacional e internacional, para diálogo direto com o público cearense, ao longo de dez dias de evento, durante os quais são esperadas centenas de milhares de pessoas. Um grande encontro com foco no desenvolvimento da economia criativa do livro, na promoção da leitura, na formação de leitores e na amplitude e alcance de suas ações, por meio da Bienal fora da Bienal.

Com uma programação extremamente ampla, diversificada, ousada e que tem a qualidade por prioridade, a partir do tema que propõe itinerários por entre os acervos formados por cada pessoa e a biblioteca composta pela interação da sociedade, a Bienal oferta ao público atrações de natureza artística e literária, incluindo encontros entre autores, palestras, mesas-redondas, conferências, oficinas, contações de histórias, lançamentos de livros e outros eventos. Sempre tendo a palavra como fio condutor, mas de modo aberto a todos os meios e possibilidades, com o livro e para além dele. Uma programação democrática e de acesso gratuito, contemplando todos os públicos - infantil, juvenil e adulto - e inúmeros temas e áreas de interesse.


O conjunto desses fatores coloca a Bienal Internacional do Livro do Ceará no calendário cultural entre as melhores e mais importantes feiras de livro no Brasil. Um sucesso consolidado ao longo de mais de duas décadas. Uma história que chega à XII Bienal com perspectivas de um encontro extremamente plural e intenso, antenado tanto com a sempre-valorização do livro quanto com todas as portas abertas pelos novos meios, tecnologias e aplicações. Um convite ao encontro e ao diálogo entre os vários protagonistas do grande volume da vida, que segue sendo escrito todos os dias: "Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca".

Várias dimensões e o Ceará sempre presente

"A Bienal do Livro  incorpora as dimensões cultural, educacional, social e econômica. É um evento de cunho cultural que democratiza o acesso ao livro. De cunho educacional, que forma leitores, que cria ambientes favoráveis para a formação de leitores", destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba.

"É também uma Bienal com entrada franca em todas as atividades, tendo seu caráter de inclusão social, de cidadania cultural importante. E é uma Bienal de caráter econômico, no sentido de fomentar a cadeia produtiva do livro, tanto a nível nacional quanto a nível local", complementa. " No mesmo patamar de importância dos autores e convidados do Brasil e do mundo, nossa Bienal tem uma cara de 'cearensidade'. Na sua programação, nas suas manifestações, o Ceará está sempre presente".

"Uma das melhores bienais de todos os tempos no Brasil"

Um dos mais renomados escritores brasileiros da atualidade, com várias biografias premiadas e atualmente divulgando o primeiro volume de uma trilogia sobre o samba, Lira Neto, coordenador da Curadoria, aponta a satisfação dos autores do Ceará, do Brasil e de outros países, ao receberem o convite para a Bienal.

"Todos eles mostraram muito entusiasmo com o tema e de imediato aceitaram participar. Tenho certeza que essa vai ser uma das melhores bienais de todos os tempos no Brasil", afirma.

O tema da Bienal

Um dos diferenciais da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará é ter sua programação marcada por um tema transversal e instigante - "Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca". O tema expressa a noção de acervo, seja ele individual ou coletivo, sincrônico ou diacrônico, material ou imaterial, oral ou escrito, xilografado, impresso ou digital. Também homenageia o acervo literário universal, a cultura e a identidade brasileira como patrimônio da humanidade e pauta toda a estrutura e funcionamento da Bienal, aguçando o interesse pela pesquisa e pela leitura, proporcionando debates sobre os mais variados assuntos, contemplando os interesses de um público extremamente diversificado.

"A temática traz em si infinitas possibilidades: a diversidade de expressões, a multiplicidade de vozes; incontáveis itinerários narrativos a proporcionar conexões transculturais, encontros de mundos, diálogos no espaço presencial e no da blogosfera", destaca Mileide Flores, coordenadora geral da Bienal.

"As editoras organizam parte de seu catálogo com base na proposta do tema. A decoração das praças da feira de livros e de todos os espaços reflete a temática e abraça o público, autores e demais convidados. Há, enfim, coesão na forma e no conteúdo da Bienal", ressalta.

A Bienal e a política cultural

A Bienal Internacional do Livro do Ceará, uma das ferramentas da política pública de fomento à leitura e à produção literária, visa ao intercâmbio entre leitores e autores, à democratização do acesso ao livro, à formação de leitores e ao desenvolvimento das cadeias: criativa, produtiva e mediadora do livro e da leitura, conforme as diretrizes Cultura, Educação, Conhecimento, Economia, Inclusão e Cidadania. Sempre refletindo a política cultural do Estado, o programa de governo "Os 7 Cearás", da gestão do governador Camilo Santana, e o Plano Estadual de Cultura (PEC), aprovado na Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador.

Conceito e eixos

O conceito da Bienal tem por núcleo a ideia de Acervos Vivos, que será desenvolvido a partir de quatro eixos, relacionados ao tema central:

Pessoas - Este eixo delineia os acervos pessoais a partir da diversidade étnica, da miscigenação, da múltipla expressão da mestiçagem, dos idioletos, dos valores, das idades, das gerações, das nações, das tribos, das bandeiras, dos sonhos..., enfim, a ideia de acervos pessoais como metáfora que encapsula tempo, espaço, duração, ideologia, afetos, a múltipla metáfora da identidade. No âmbito deste eixo, será feito também o registro vivo, durante o evento, de diversos espaços, diversas etnias, diversas idades, diversas tribos presentes na Bienal.

Livros - Este eixo refere-se à evolução dos registros, das inscrições rupestres ao mais avançado acervo digital; o livro, suas formas e contextos: artesanais, digitais, incunábulos, impressos, restritos, best-sellers, clássicos, marginais... O objetivo visa proporcionar argumentos para a constatação dos objetos livros como patrimônio simbólico da humanidade, como sedução para os leitores e como detentores de uma faixa de tempo, guardiões da memória, senhores da História

Mundos - Este eixo expressa a relação entre ficção e realidade, entre história individual e coletiva, o encontro dos acervos individuais através da experiência de leitura de mundo constituindo o conjunto das pluralidades expressivas: reais, imaginárias, presentes, passadas, futuras, (re)criadas, (in)continentes, políticas... resgate de práticas leitoras, festas literárias, cidades do livro, livros emblemáticos e escritores do mundo inteiro e de mundos imaginados.

Bibliotecas - Este eixo propõe a metáfora da permanência, inscrita no conceito Biblioteca como lugar de promoção da leitura e espaço de convivência literária. Fortalece a proposta de política pública para constituição e fomento de bibliotecas comunitárias, escolares, vivas, ancestrais, públicas, particulares, populares, ambulantes... Será criado no local do evento um espaço que favoreça o despertar da noção de que cada pessoa seja entendida como uma biblioteca de saberes e que o mundo é o coletivo de bibliotecas, e que cada biblioteca é um lugar para dinamização de acervos do mundo, a metáfora da metamorfose ambulante, da constante permanência e transformação.

Coordenação geral

Maria do Socorro Sampaio Flores (Mileide Flores) - Coordenadora de Políticas do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), desde março de 2015. Militante da Política do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas desde 1998.

Os curadores

Lira Neto (Coordenador da Curadoria) - Jornalista, escritor e biógrafo. Quatro vezes Prêmio Jabuti de Literatura, foi também agraciado com o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), sempre na categoria Biografia. Em 2015 e 2016, como writer-in-residence, ministrou aulas e proferiu palestras no Middlebury College, em Vermont, EUA. Tem onze livros publicados entre os quais a trilogia sobre a vida de Getúlio (Companhia das Letras); Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão. (Companhia das Letras, 2009); Maysa; só numa multidão de amores (Globo, 2007); O inimigo do rei: uma biografia de José de Alencar (Globo, 2006).

Cleudene Aragão - Escritora, professora e pesquisadora. Doutora em Filologia Hispánica, pela Universitat de Barcelona, Professora de Literatura Espanhola, Pesquisadora em Letramento Literário e Ensino de Línguas, Presidente da Câmara de Arte e Cultura da Uece – ARTECULT, Coordenadora da Política do Livro e Acervo da Secult de 2003 a 2005 e curadora e coordenadora das VI e VII Bienais Internacionais do Livro do Ceará (2004 e 2006).

Kelsen Bravos - Escritor, professor, editor, consultor na área do Livro, Leitura, Literatura e Cultura Digital. Da Bienal Internacional do Livro do Ceará, foi coordenador do Espaço Infantil em 2006 e Curador das edições de 2012 e 2014, quando coordenou também o Espaço Infantil. Vice-presidente da Câmara Cearense do Livro de 2010 a 2012. Conselheiro no Conselho Municipal de Política Cultural-Literatura (2010-2012) e do Colegiado Setorial de Livro, Leitura e Literatura do Conselho Nacional de Política Cultural - CNPC/MinC (2010-2012 e 2013-2014). Tem publicados onze livros, todos direcionados à infância.


Coordenadores de espaços temáticos

Alan Mendonça - Café Literário

Alênio Noronha Alencar e Dane de Jade - Encontro Roda de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura

Andrea Vasconcelos - Espaço Circo

Carlos Macedo e Marcio Porto - Espaço Fortaleza Boêmia

Kelsen Bravos - Espaço Infantil

Klévisson Viana - Espaço Cordel

Rafael Limaverde e Eduardo Azevedo - Espaço de Ilustradores

Régis Freitas - Espaço Juventude


Coordenadores de Encontros

Aparecida Lavor - VIII Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais e Bibliotecas Comunitárias

Carlos Emílio Correa Lima - III Encontro de Periódicos Literários Brasileiros

Nixon Araújo - Encontro de Oralidade & Escritas em Língua Portuguesa

Norma Santana e Maura Isidoro - VII Encontro dos Agentes de Leitura do Ceará

Sarah Diva - III Salão do Professor

Tino Freitas - Encontro de Mediação de Leituras: Da oralidade ao livro na mão

Vânia Vasconcelos - Encontro Letra de Mulher, Novas Páginas


Mestres da Cultura participarão com destaque da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará

Um dos grandes diferenciais da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, que acontece de 14 a 23 de abril, no Centro de Eventos do Ceará, será a ampla participação dos mestres da Cultura tradicional e popular do Ceará. Serão 25 mestres, de todas as regiões do Estado e de várias categorias de saberes: mãos, corpo, voz, alma, em um amplo e representativo painel das tradições, dos ofícios, saberes e fazeres dos mestres oficialmente reconhecidos pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. A iniciativa se soma ao compromisso da Secult de maior valorização dos mestres e de promoção de mais ações de repasse de seus saberes, com a criação de novos canais de interlocução com o público em geral.

A cada dia, a partir do sábado, 15/4, os mestres estarão em diálogo direto com o público, em rodas de saberes e conversa abertas à participação de todos os interessados. Para o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, a presença dos mestres da Cultura será um grande atrativo para o público, em meio à ampla e diversificada programação da Bienal. "Teremos pela primeira vez um encontro desse porte promovido pela Secretaria, reunindo nada menos que 25 mestres da cultura, trazendo ao público da capital a riqueza de saberes e a magia dos diálogos possibilitados tradicionalmente no Encontro Mestres do Mundo, realizados no Interior", ressalta.

"Além de constituir mais um reconhecimento aos mestres, que são verdadeiros acervos vivos, em consonância com o tema da Bienal, 'Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca', a participação dos mestres gera novas oportunidades de contato direto com o público, para conversas sobre esses saberes e fazeres, trazendo novos olhares sobre os mestres e contribuindo para cumprir as metas do Plano Estadual de Cultura, que falam da ampliação das ações de repasse dos conhecimentos dos mestres", acrescenta.


O secretário enfatiza que todos os mestres da cultura receberam em novembro de 2016, no Encontro Mestres do Mundo, em Limoeiro do Norte, o título de notório saber em cultura popular, emitido pela Universidade Estadual do Ceará. "A partir de então, foram abertas novas possibilidades de participação dos mestres em eventos, aulas, oficinas, em escolas e universidades, inclusive com um novo parâmetro de remuneração por esse trabalho", complementa.
"Também ficou definida uma maior participação dos mestres nas ações e na programação dos equipamentos e eventos da Secult, o que será exemplificado na grande presença na Bienal, com atividades todos os dias, a partir do sábado, 15/4", complementa.

Confira a programação

A primeira roda, no dia 15/4, reúne os mestres Aldenir (do Reisado, do Crato) e Zé Pio (do Reisado e do Bumba-meu-boi, de Fortaleza), com mediação do antropólogo Oswald Barroso, com o tema "O corpo é uma festa; o coração, um templo sagrado", contemplando duas diferentes vertentes de uma mesma manifestação.

No domingo, 16/4, o tema "O corpo é um texto; a vida, alegria" inspira os mestres Gilberto Calungueiro (Teatro de bonecos, de Icapuí) e Palhaço Pimenta (Arte Circense, de Fortaleza), com mediação de Simone Castro.

Na segunda, 17/4, o tema "A voz é um sentimento; a palavra, o sertão" é o mote para Mestre Dina (Vaqueira Aboiadora, de Canindé), Mestre Pedro Coelho (Vaqueiro, aboiador e poeta, de Acopiara) e Mestre Lucas Evangelista (Cordelista, de Iguatu), com mediação de Rosemberg Cariry.

Na terça-feira, dia 18/4, o público participa da roda sobre o tema "As mãos são artes; a cabeça, imaginação", com Mestre Espedito Seleiro (Artesanato em couro, de Nova Olinda) e Mestre Deoclécio Soares Diniz - Mestre Bibi (Artesão, escultor, de Canindé) e Mestre Zé Pedro (Artesanato em cipó, de Guaramiranga). A mediação é do renomado professor e pesquisador Gilmar de Carvalho.

Na quarta-feira, 19/4, o tema "A alma é um encanto, a memória divina" será o mote para a Mestre Cacique Pequena (Cultura Indígena, de Aquiraz), o Mestre Pajé Luiz Caboclo Tremembé (Cultura indígena, de Itarema) e o Mestre Cacique João Venâncio (Cultura indígena, de  Itarema). A mediação é do coordenador de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult, historiador Alênio Carlos Noronha Alencar.

Na quinta, 20/4, o tema é "A vida é um som; a música, um sonho", com Mestre Cirilo (Maneiro-Pau, Côco e São Gonçalo, do Crato), Mestre Chico Paes (Sanfona de oito baixos, de Assaré) e Mestre Antonio Hortênsio (Rabeca, de Reriutaba). A mediação fica por conta da coordenadora do escritório regional da Secult no Cariri, Dane de Jade.

Na sexta-feira, 21/4, o tema "O corpo é uma festa; o coração, um templo sagrado" reúne os mestres Moisés Cardoso (Dança do Coco, de Trairi), Vicente Chagas Gondim (Reisado, de Guaramiranga) e Maria do Horto (Benditos, de Juazeiro do Norte), com mediação do antropólogo e pesquisador Oswald Barroso.

No sábado, 22/4, o tema é "O corpo é um texto, a vida um drama", reunindo Mestra Dona Zilda (dos Dramas, de Guaramiranga), Mestra Ana Maria (dos Dramas, de Tianguá) e Mestra Terezinha Lino (dos Dramas, de Beberibe). A mediação é da professora e pesquisadora Lourdinha Macena.

Fechando a Bienal, no domingo, 23/4, o tema "As mãos são artes; a cabeça, imaginação" reúne Mestra Francisca Pires (Rendeira, de Cascavel), Mestra Lúcia Pequena (Cerâmica em barro, Limoeiro do Norte) e Mestra Maria Cândido (Cerâmica em barro – Juazeiro), com mediação do escritor e pesquisador Gilmar de Carvalho.


Programação completa da XII Bienal Internacional 
do Livro do Ceará


PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, 14

14h - Abertura do Centro de Eventos do Ceará (nos demais dias, o horário de funcionamento é de 9h às 22h)
Programação Praça do Cordel – FOYER TÉRREO
18h30 - Cortejo de abertura com músicos e poetas, seguindo da Praça do Cordel até o palco da abertura oficial da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará. Homenagem aos poetas populares, representados pelos mestres Bule-Bule e Geraldo Amâncio
Programação Auditório Mestres e Mestras da Cultura do Ceará – TÉRREO
19h - Abertura Solene da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará com homenagens a Bule Bule, Geraldo Amâncio e Leandro Gomes de Barros(in Memoriam) com apresentação artística do Espetáculo Religare (Edisca)
Programação Sala Literatura e Circo - SALAS 5/6 – MEZANINO 1
14h - Projeto Pé de Livros - Soltura de Livros - Contação de Histórias – Elvis Jordan
15h - O Circo de Brinquedo Com Alex Ferreira
16h - Hora do Autor - “A Menina da Chuva” - Com Bruno Paulino
17h -  Espetáculo - Vaca Lelé; Cia Bandeira Das Artes
Programação Sala Multiplayer - SALA 6 - MEZANINO 2
Espaço SESC Ciências: Desenhos animados na palma da mão: Exposição de personagens de desenhos animados em miniatura (fotos, curiosidades e cenas dos filmes mais consagrados do mundo das animações, com objetivo de proporcionar aos visitantes uma viagem ao mundo dos desenhos, relacionando-os com conceitos científicos).
Espaço SECITECE Ciência: Jogos Digitais
Espaço Conferência de Idéias: Espaço destinado à disseminação de ideias. Onde o público da Bienal pode utilizar para apresentar seus projetos, suas experiências, seus planos, sua vida, sua história. Em palestras curtas, de no máximo 20 minutos, onde a inscrição pode ser realizada no local
Programação Sala Luz - SALA 7 - MEZANINO 2 - SECITECE
                Espaço Vermelho
9h - Exposição Fósseis
                Espaço Azul
9h-Exposição Paisagem Cósmica
9h-Exposição Drone/Robô NAO/Robô, Quanser/Robô Pioneer/Robô e Impressora Digital
               
                Espaço Verde
17h – Palestra: Preparando os Jovens do Futuro com Pesquisa

Sábado, 15

Programação Bienal fora da Bienal - Sobrado Dr. José Lourenço
15 a 23 de abril de 2017 - BIWÁ Exposição da artista plástica Cláudia Oliveira Quilombola, curadoria de Carolina Ruoso (Veja a programação em: https://www.facebook.com/SobradoJL/ )
Programação Auditório Mestres e Mestras da Cultura do Ceará – TÉRREO
16h - Rodas de Saberes com Mestres e Mestras da Cultura - O corpo é uma festa, o coração em templo sagrado. Mestre Moisés Cardoso (Dança do Coco -Trairi). Mestra Maria do Horto (Benditos - Juazeiro do Norte). Mediação: Oswald Barroso.
Programação Espaço Natércia Campos do Escritor Cearense – PAVILHÃO TÉRREO
17h - Lançamento do livro "Coração de Mosaico (Edições Demócrito Rocha) de Marília Lovatel
18h - Lançamento do livro "Desenha-me" de Mariana Pinto
19h - Lançamento do livro "Como esquecer" de  Rose Elizabeth Mello
Programação Praça Mário Gomes – PAVILHÃO TÉRREO
14h - Lançamento do livro "Onde o corpo é jogo: uma mediação lúdica na educação infantil" de Lia Braga
15h -   Clube Ponto de Leitura - Encontro de abril, com homenagem aos 150 anos do escritor Adolfo Caminha e conversa sobre A Normalista e Bom Crioulo /Mediadores Cris Menezes e Leonilia Militão
Programação Café Literário – PAVILHÃO TÉRREO
10h - Histórias singulares: personagens cotidianos: Bule-Bule (mediação de Klévisson Viana)
12h - Cine Palavra: Audiovisuais literários
14h - Imagens e obras: diálogos sobre autores - Vídeos sobre Ariano Suassuna dialogados por Samarone Lima
16h - Pockets shows: palavra música - Patrick Lima
17h - Performances: palavra cena - Ermano Morais
18h - Diálogos:  “Poesia popular” com Chico Pedrosa e Ermano Morais
19h - Na vitrine: lançamentos  - Samarone Lima / Francisco Cavalcante Júnior
Programação Fortaleza Boêmia – PAVILHÃO TÉRREO
19h - Fortaleza Boêmia: Esperando a Feijoada com Tarcísio Sardinha, Pardal, Gildo, Roberto Carioca e Heriberto Porto
Programação Praça do Cordel – FOYER TÉRREO
10h30 - Recital com Chico Pedrosa
14h - Recital de Paulo de Tarso e Lucarocas
15h - Lançamento do cordel Asa Branca: 70 anos de sucesso!, de Rouxinol do Rinaré e Jô Oliveira
16h - Apresentação musical com Edilson Barros
17h - Lançamento coletivo da Cordelaria Flor da Serra: Arievaldo Viana, Paiva Neves, Serra Azul, Rafael Brito, Leila Freitas, Marcos Abreu, Rouxinol do Rinaré e Carolina Bonfim
17h40 - Lançamento Coletivo da Tupynanquim Editora. Poetas Eduardo Macedo, Gonzaga Vieira, Valdeck de Garanhuns, Raul Poeta, Romário Braga e Rouxinol do Rinaré.
18h30 - Recital de Antônio Francisco
19h30 - Show com o cordelista e bonequeiro Valdeck de Garanhuns
Programação Sala Contos, Papos e Encantos - SALA 2 – MEZANINO 1
10h - “Uma história, uma canção, um livro” - Georgia Zaranza e Gilvan Cabeça Girassóis
11h -  Quintais: Sarau poético com Samara Garcia
15h -Teatro de Bonecos: O mau pensamento - Ângela Escudeiro
18h - Cordéis Gonzaguianos - Coletânea de Cordéis sobre Luiz Gonzaga, de Wilson Serraine - Editora IMEPH
Programação Sala Literatura e Circo - SALA 5/6 – MEZANINO 1
9h - Vivências Circenses Circo Lúdico e Os Contos Circenses - João e Maria e os Malabares Encantados (Circo Tradicional)
13h - Projeto Pé De Livros - Oficina de Bonecas Abayomi Contação De Histórias – Elvis Jordan
14h - O Circo de Brinquedo Com Alex Ferreira
15h - Hora do Autor - Contação de História “Adjokê e as palavras que atravessam o mar” - Patrícia Matos
16h – Hora do Espetáculo -  Maracatu Infantil - Nação Fortaleza
Programação Sala Sáskia Brígido - SALA 7 – MEZANINO 1  - ESPAÇO SME
Socialização de práticas pedagógicas exitosas das escolas com foco na leitura e na escrita, realizando mostras literárias com atividades lúdicas, apresentações culturais e exposição dos trabalhos de professores e alunos desenvolvidos nas unidades escolares do Município de Fortaleza.
Programação SALA 8 – MEZANINO 1 - ESPAÇO SESC
10h -  Performance Poética - Zip-Zap
11h -  Do Livro ao Cinema/Abraço Literário
15h -  Do Livro ao Cinema/Abraço Literário
16h - Performance Poética/O grande jogo
18h - Performance Poética/Abraço Literário
Programação Sala Moreira Campos – SALA 1 - MEZANINO 2
16h - Pedro Salgueiro, Raymundo Netto e Tércia Montenegro:- A herança bendita e a Fortaleza maldita de Adolfo Caminha
18h30 -  Luiz Ruffato e Socorro Acioli: Em que medida o real incita a gerar novos mundos? Mediação Marco Severo
20h - Valter Hugo Mãe, com mediação de Cleudene Aragão: Somos todos filhos de mil pessoas e de mil livros
Programação Sala Rachel de Queiroz - SALA 3 – MEZANINO 2
14h - IV Encontro de Periódicos Literários Brasileiros - Abertura “Um panorama crítico das publicações literárias periódicas no Brasil contemporâneo ” (I) com Edson Cruz (MusaRara/Site-SP), Mardônio França (Revista Corsário/ Publicação impressa- CE) e Nathan Matos (LiteraturaBR/site -MG/CE) Mediação: Carlos Emílio Corrêa Lima
16h - IV Encontro de Periódicos Literários Brasileiros - “Um panorama crítico das publicações literárias periódicas no Brasil contemporâneo”(II)  com Floriano Martins (Revista  Agulha, site/SP), Demétrios Galvão (Revista Acrobata, publicação impressa/PI) e Pedro Paulo Rocha  (Cyberiun, site/SP) Mediação: Carlos Emílio Corrêa Lima
Programação Sala Luiza de Teodoro - SALA 5 – MEZANINO 2
14h -  III Salão do Professor - Lançamento de  Livros: Professor que ensina, professor que escreve
16h - III Salão do Professor - Diálogos - Frente e verso: texto e imagem na escola. Convidadas: Fernanda Meireles e Solange Soares/ Lançamento de livros
17h30 - III Salão do Professor - Abertura da exposição de bordados do Grupo Iluminuras
20h - Bazar das Letras SESC: A África que há em nós (Manoel Casqueiro e Stélio Torquato)
Programação Sala Multiplayer - SALA 6 - MEZANINO 2
Espaço SESC Ciências: Desenhos animados na palma da mão: Exposição de personagens de desenhos animados em miniatura (fotos, curiosidades e cenas dos filmes mais consagrados do mundo das animações, com objetivo de proporcionar aos visitantes uma viagem ao mundo dos desenhos, relacionando-os com conceitos científicos).
Espaço SECITECE Ciência: Jogos Digitais
Espaço Conferência de Idéias: Espaço destinado à disseminação de ideias. Onde o público da Bienal pode utilizar para apresentar seus projetos, suas experiências, seus planos, sua vida, sua história. Em palestras curtas, de no máximo 20 minutos, onde a inscrição pode ser realizada no local
Programação SALA 7 - MEZANINO 2  - SECITECE
                Espaço Vermelho
9h - Exposição Fósseis
                Espaço Azul
9h - Exposição Paisagem Cósmica
9h- Exposição Drone\Robô Não\Robô, Quanser\Robô, Pioneer\Robô e Impressora Digital.
               
                Espaço Verde
9h - Palestra e Oficina de Câmera Escura nos Primórdios da Fotografia.

Programação Sala Elementos - SALA 8 – MEZANINO 2 
11h - Paula Pimenta: Sonhos que viram livros.
15h - Workshop: “Processo Criativo de J.R.R.Tolkien” (Fábrica do Mito)
17h - Workshop: Produção de Game Book (Leônidas, Bússola Assessoria)
20h - Workshop: Modelagem manual de personagens (Leônidas, Bússola Assessoria)
Programação Sala Mágica - SALA 9-10 – MEZANINO 2
09h30 às 20h00  - Espaço Harry Potter: exposição comentada “Mundo mágico de JK Rowling e a literatura fantástica” - Grupo Ascendio

Domingo, 16

Programação Auditório Mestres e Mestras da Cultura do Ceará – TÉRREO
16h - Rodas de Saberes com Mestres e Mestras da Cultura - O corpo é um texto, a vida alegria. Mestre Gilberto Calungueiro (Teatro de bonecos - Icapuí). Mestre Palhaço Pimenta (Arte Circense - Fortaleza). Mediação: Simone Castro.
21h - Show Relicário de Canções. Pingo de Fortaleza e Banda com participação especial do Maracatu Solar
Programação Espaço Natércia Campos do Escritor Cearense – PAVILHÃO TÉRREO
16h - Lançamento do livro "Pedra que te quero palavra: Arqueologia, Semiose e Discursividade" de Marcélia Marques
17h -   Lançamento do livro "O Amante, Novela" de Sahmoroni Rodrigues (Editora Substânsia)
19h - Lançamento do "Madiha" de Edson Lodi
Programação Praça Mário Gomes – PAVILHÃO TÉRREO
18h- Lançamento do livro "Todo naufrágio é também um lugar de chegada" de Marco Severo
Programação Café Literário – PAVILHÃO TÉRREO
10h - Histórias singulares: personagens cotidianos: Luiz Ruffato (mediação de Mileide Flores)
12h - Cine Palavra: Audiovisuais literários
14h - Imagens e obras: diálogos sobre autores - Vídeos sobre Rachel de Queiroz dialogados por Cleudene Aragão
16h - Pocket-shows: palavra música - Mário Mesquita
17h - Performances: palavra cena Gero Camilo
18h - Diálogos:“Ceará-mei-de-mundo” com Gero Camilo e Fernando Catatau
19h - Na vitrine: lançamentos de livros Gero Camilo / Carlinhos Perdigão
Programação Fortaleza Boêmia – PAVILHÃO TÉRREO
19h - Fortaleza Boêmia: Apresentação em voz e violão: Serrão e Edmar Gonçalves
Programação Praça do Cordel – FOYER TÉRREO
10h30 - Recital com Rafael Brito
14h - Recital com Raul Poeta
15h - Lançamento das caixas de folhetos “Dez Cordéis Nota Dez” de Josenir Lacerda, Antônio Francisco, Marco Haurélio, Rouxinol do Rinaré e Leandro Gomes de Barros (Editora IMEPH).
16h - Apresentação musical com Cayman Moreira
17h - Lançamento de cordéis de Marcelo Soares e Rafael Brito
18h - Recital de poemas humorísticos com os poetas Chico Pedrosa e Raul Poeta
20h - Apresentação do Mestre Bule-Bule
Programação Sala Contos, Papos e Encantos - SALA 2 – MEZANINO 1
10h - Teatro de Bonecos - “A bruxa Catifunda” Grupo Formosura
13h - “Entre mares, cores e formas” – Contação de História – Grupo Mirante de teatro Unifor
Programação Sala Causos e Cantorias - SALA 3/4 – MEZANINO 1
10h - Festa da Asa Branca - uma história com pássaros cantados por Luiz Gonzaga -  Wilson Serraine – Editora Imeph
15h - “Os decretos do Rei” - Grupo Mirante de teatro Unifor
Programação Sala Literatura e Circo - SALA 5/6 – MEZANINO 1
9h - Vivências Circenses Circo Lúdico e os Contos Circenses - A Sereia Iara e Tecido Marinho (Circo Tradicional)
13h - Projeto Pé de Livros - Brincadeiras com Dominó Gigante e Contação de Histórias – Elvis Jordan
14h - O Circo de Brinquedo com Alex Ferreira
15h - Hora do Autor - Apresentação de Personagens “Fabuloso Catador de Histórias” - Com Lana Soraya
16h – Hora do Espetáculo – Sanduína, a Mulher Mais Forte do Mundo - Cia. Cle (Circo Lúdico Experimental)
Programação Sala Sáskia Brígido - SALA 7 – MEZANINO 1  - ESPAÇO SME
Socialização de práticas pedagógicas exitosas das escolas com foco na leitura e na escrita, realizando mostras literárias com atividades lúdicas, apresentações culturais e exposição dos trabalhos de professores e alunos desenvolvidos nas unidades escolares do Município de Fortaleza.
Programação SALA 8 – MEZANINO 1 - ESPAÇO SESC
10h - Performance Poética – O grande jogo
11h - Do Livro ao Cinema/Abraço Literário
15h - Do Livro ao Cinema/Abraço Literário
16h - Performance Poética/ Zip-Zap
18h - Performance Poética/ Abraço Literário
Programação Sala Moreira Campos - SALA 1 – MEZANINO 2
16h - Marcelino Freire em diálogo com Valter Hugo Mãe: “Romances do pai, escritas da mãe”. Mediação Socorro Acioli
18h - Affonso Romano em diálogo com Marina Colasanti: “Quantos livros são necessários para contar as histórias de uma vida?”
20h - Paulina Chiziane em diálogo com Ana Miranda: “Mundos femininos, palavras universais”. Mediação: Vânia Vasconcelos
Programação Sala José de Alencar - SALA 2 – MEZANINO 2
16h - Senado Federal:  Doação de livros em braile do Senado Federal e da Câmara dos Deputados para a Associação de Cegos do Estado do Ceará (ACEC).
17h - Senado Federal:  Doação de livros do Senado Federal e da Câmara dos Deputados para a União dos Vereadores do Ceará (UVC)
18h - Senado Federal:  Lançamento em formato digital da obra História da Literatura ocidental, de Otto Maria Carpeaux, do Conselho Editorial do Senado Federal
Programação Sala Rachel de Queiroz - SALA 3 – MEZANINO 2
14h - IV Encontro de Periódicos Literários Brasileiros - O virtual do impresso: a desaparição natural – ou artificialmente induzida? – das revistas e suplementos literários impressos no Brasil” - com Nuno Rau (Revista Mallarmargens, site/RJ), Moacir de Souza Filho (Escambau, site/CE) e Tânia Lima (Revista Mangues&Letras,site/RN). Lançamento de edição - especialmente feita para a Bienal - da Revista Mangues&Letras. Mediação: Carlos Emílio Corrêa Lima.
16h - IV Encontro de Periódicos Literários Brasileiros - Há falta de políticas públicas e empresariais para periódicos literários no Brasil?” - com André Dias (Revista Pindaíba, publicação impressa/CE), Dani Guerra (Revista Berro, publicação impressa/CE) e Bianca Ziegler (Nadifúndio/CE) Mediação: Carlos Emílio Corrêa Lima.
Programação Sala Francisca Clotilde - SALA 4 – MEZANINO 2
14h - Debate sobre o Plano Estadual do Livro Leitura, Literatura e Bibliotecas. Mesa de abertura - Convidados: Lau Siqueira (Secretário de Cultura da Paraíba) e José Castilho Marques Neto (Consultor). Mediação: Fabiano dos Santos Piúba (Secretário de Cultura do Ceará)
Programação Sala Luiza de Teodoro - SALA 5 – MEZANINO 2
14h - III Salão do Professor - Lançamento de Livros: Professor que ensina, professor que escreve
16h - III Salão do Professor - Diálogos: A experiência da distância: o ensino EaD. Convidados: Profa. Fátima Souza (UEA), Profa. Andreia Turollo (UFC) e Prof. Klístenes Braga (Uece). Lançamento de livros após a mesa.
17h30 - III Salão do Professor - Conto de Escola: Luiz Ruffato e Jorge Pieiro
20h - Bazar das Letras Sesc – Desfiar e Desafiar Palavras (Geraldo Amâncio e Dideus Sales)
Programação Sala Multiplayer - SALA 6 - MEZANINO 2 - Programações Diárias
Espaço SESC Ciências: Biologando em 3D: Exposição de peças de biologia (feitas em biscuit que simula a sequência da vida e sua organização celular nos aspectos macroscópicos e microscópicos, do vírus ao humano).
Espaço SECITECE Ciência: Jogos Digitais
Espaço Conferência de Idéias: Espaço destinado à disseminação de ideias. Onde o público da Bienal pode utilizar para apresentar seus projetos, suas experiências, seus planos, sua vida, sua história. Em palestras curtas, de no máximo 20 minutos, onde a inscrição pode ser realizada no local
Programação Sala Luz - SALA 7 - MEZANINO 2 - SECITECE
                Espaço Vermelho
9h - Exposição Fósseis
                Espaço Azul
9h - Exposição Paisagem Cósmica
9h - Exposição Drone\Robô NAO\Robô, Quanser\Robô Pioneer\Robô e Impressora Digital.
               
                Espaço Verde
9h - Palestra e Oficina de Câmera Escura nos Primórdios da Fotografia.
15h - Palestra: Bacia Segmentar do Araripe - Um Milagre Paleontológico.

Programação Sala Elementos - SALA 8 – MEZANINO 2 .
9h30 - Fanzine da Bienal (CUCA)
10h - Como entrar no mercado de jogos. Marcos Botelho
15h - Workshop Modelagem manual de personagens (Leônidas, Bússola Assessoria)
17h - Franz Kafka e o Submundo do Escritor (Escambau)
20h - João Bosco: A arte de criar mundos (Encontro de Ilustradores)
Programação Sala Mágica - SALA 9-10 – MEZANINO 2
9h30 às 20h - Exposição “Espaço Harry Potter: Mundo mágico de JK Rowling e a literatura fantástica” - Grupo Ascendio
20h - Marcelo Gleiser: A humanidade, o universo, a vida: perspectiva da ciência, filosofia e religião. Mediação: Inácio Arruda, secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará

Segunda-feira, 17

Programação Bienal fora da Bienal – Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes - Aquiraz
10h - Tema: Ao som do mar e à luz do céu profundo - Convidado: Gero Camilo
Programação Bienal fora da Bienal –  Caucaia – Tribo dos Índios Anacé
16h - Tema: Na Corrente dos encantados – Convidado: Valter Hugo Mãe
Programação Auditório Mestres e Mestras da Cultura do Ceará – TÉRREO
16h -  Rodas de Saberes com Mestres e Mestras da Cultura - A voz é um sentimento, a palavra sertão. Mestre Dina (Vaqueira Aboiadora - Canindé). Mestre Pedro Coelho (Vaqueiro aboiador e poeta - Acopiara). Mestre Lucas Evangelista (Cordelista - Iguatu). Mediação: Otávio Menezes
Programação Espaço Natércia Campos do Escritor Cearense – PAVILHÃO TÉRREO
15h - Lançamento do livro "O Sertão Encantado de Ritinha" de Marcio Lacerda
Programação Praça Mário Gomes – PAVILHÃO TÉRREO
17h - Lançamento do livro "Oiticica" de Mara Nóbrega
18h - Lançamento do livro” A tardinha - Relatos de 90 idosos sobre a história de Fortaleza”, resultado de 2 anos de trabalho do Programa Memória Viva.
Programação Café Literário – PAVILHÃO TÉRREO
10h - Histórias singulares: personagens cotidianos: Jefferson Assunção (mediação de Felipe Barroso)
12h - Cine Palavra: Audiovisuais literários.
14h - Imagens e obras: diálogos sobre autores - Vídeos sobre Chico Buarque dialogados por Thiago Chaves
16h – Pocket-shows: palavra música - Edinho Vilas Boas
17h - Performances: palavra cena - Cacau Ramos
18h - Diálogos: O corpo da palavra, com Jorge Pieiro e Pedro Domingues
19h - Na vitrine: Lançamentos - Luiza Rios/Luciana Gifoni
Programação Fortaleza Boêmia – PAVILHÃO TÉRREO
19h - Fortaleza Boêmia: Apresentação em voz e violão: Luciano Robot e Isaac Cândido
Programação Praça do Cordel – FOYER TÉRREO
11h – Performance com o palhaço Teotônio, recital com Antônio Marcos Bandeira
14h30 – Apresentação com cordelista, cantador e mestre da cultura Lucas Evangelista e a violeira Luzia Dias
15h30 – Recital e lançamentos com poeta Evaristo Geraldo da Silva
16h30 – Contação de cordel para criança e lançamento do livro Romeu e Julieta em cordel, de Sérgio Magalhães e Kátia Castelo Branco
18h – Recital com Raul Poeta
19h – Recital coletivo com vários cordelistas.
20h – Cantoria com os repentistas Guilherme Nobre e Gonzaga da Viola
Programação Sala Adolfo Caminha -  SALA 1 – MEZANINO 1
18h30 - ACE - apresentação do grupo ESCUTA de música afronordestina, através do AAFROCEL (Academia Afrocearense de Letras)
Programação Sala Contos, Papos e Encantos - SALA 2 – MEZANINO 1
9h - Teatro de bonecos – Grupo Ânima - Mãe d´água
10h - Teatro de bonecos – Grupo Ânima - Mãe d´água
13h - Teatro de Bonecos - O Mau Pensamento - Angela Escudeiro
14h - Contação de histórias José Bocca e Marcos Boi - Histórias para ouvidos pequenos
15h - Espetáculo “Quem quer brincar comigo?” - de Tino Freitas
16h - Deu Atchim no Jardim - Vânia Chaves
17h - Ricardo Guilherme: Literatura em cena - Aula-espetáculo (Para os Agentes de Leitura)
Programação Sala Causos e Cantorias - SALA 3/4 – MEZANINO 1
9h - Espetáculo “Quem quer Brincar Comigo?” - de Tino Freitas
10h - Show: Reciclando o Futuro Linda Dias, Ítalo e banda
13h - Show: Reciclando o Futuro Linda Dias, Ítalo e banda
15h - “O Cajueiro pequenino” -  Show em homenagem a Juvenal Galeno/Humberto Teixeira com Lançamento do livro  – Glaucia Lima e Vera Camelo
Programação Sala Literatura e Circo - SALA 5/6 – MEZANINO 1
9h - Vivências Circenses - Circo Lúdico e os Contos Circenses - Soldadinho de Chumbo e Bailarina da Lira (Circo Tradicional)
13h - Projeto Pé de Livros - Contação de Histórias – Elvis Jordan
14h - Apresentação Escolas de Circo do Ceará – Pura Magia, com Circo Teatro Escola Canoa Criança Direção: Rosângela Santos
15h - Hora do Autor: Entre a Bruxa e o Dragão, com Verônica Oliveira conversando sobre Empoderamento Feminino Infantil - Soltura de Poesias
16h - Hora do Espetáculo: As Aventuras de João Sortudo - Cia. Prisma das Artes
Programação Sala Sáskia Brígido - SALA 7 – MEZANINO 1  - ESPAÇO SME
Socialização de práticas pedagógicas exitosas das escolas com foco na leitura e na escrita, realizando mostras literárias com atividades lúdicas, apresentações culturais e exposição dos trabalhos de professores e alunos desenvolvidos nas unidades escolares do Município de Fortaleza.
Programação SALA 8 – MEZANINO 1 - ESPAÇO SESC
9h - Performance Poética – Paula Yemanjá
10h - Projeto Abraço Literário
13h - Projeto Abraço Literário
14h - Performance Poética – Paula Yemanjá/Projeto Abraço Literário
15h - Projeto Abraço Literário
17h - Projeto Bazar das Letras – Renato Abê. Mediação: Isabel Costa
Programação Sala Moreira Campos - SALA 1 – MEZANINO 2
16h - Dimas Macedo, Isabel Lustosa e José Augusto Bezerra: Rachel de Queiroz, a ABL e os acervos vivos das academias
18h - Sérgio Rodrigues em diálogo com Jefferson Assunção: O escritor sempre tem o que dizer ao mundo?
20h - Eliane Brum dialoga com Lira Neto: Toda pessoa constrói uma versão da história a ser contada
Programação Sala Rachel de Queiroz - SALA 3 – MEZANINO 2
14h - VII Encontro dos Agentes de Leitura do Ceará: Literatura em nossa casa. Convidado: José Castilho Marques Neto (Consultor na JCastilho-Gestão&Projetos: Livro-Leitura-Biblioteca). Mediação: Mileide Flores
16h - VII Encontro dos Agentes de Leitura do Ceará:  Literatura em nossa casa. Convidada: Valdenice Barbalho Gomes (SEDUC)
Programação Sala Francisca Clotilde - SALA 4 – MEZANINO 2
15h - Letra de Mulher, Novas Páginas - Entre labirintos e desmundos: a fantástica realidade literária. Convidadas: Marina Colasanti e Ana Miranda. Mediação Vania Vasconcelos
16h - Letra de Mulher, Novas Páginas - Palestra: Profa Maria Sárvia da Silva Martins falará sobre a homenageada. Debatedoras: Profa Vânia Vasconcelos e Mayara Albuquerque
18h - Letra de Mulher, Novas Páginas - Homenagem a Lygia Fagundes Telles: Performance com atrizes com textos da autora Atrizes: Antonia Alice Queiroz Bezerra e Priscila Kelly de Lima
Programação Sala Luiza de Teodoro - SALA 5 – MEZANINO 2
14 - III Salão do Professor - Lançamento de  Livros: Professor que ensina, professor que escreve 
16h - III Salão do Professor - Diálogos: O novo ensino médio: da aquisição a implantação. Convidados: Profs. Valdinar Custódio (Uece) e Bosco Luna (Uece). Lançamento do livro Coerência, Referenciação e Ensino do Prof. Custódio, após a mesa
17h30 - III Salão do Professor - Conto de escola: Ana Miranda com Marilia Lovatel
20h - Bazar das Letras Sesc – Entre Acordes e Narrativas Todo o Universo – (Carlinhos Perdigão e Henrique Beltrão).
Programação Sala Multiplayer - SALA 6 - MEZANINO 2 - Programações Diárias
Espaço SESC Ciências: Biologando em 3D: Exposição de peças de biologia (feitas em biscuit que simula a sequência da vida e sua organização celular nos aspectos macroscópicos e microscópicos, do vírus ao humano).
Espaço SECITECE Ciência: Jogos Digitais
Espaço Conferência de Idéias: Espaço destinado à disseminação de ideias. Onde o público da Bienal pode utilizar para apresentar seus projetos, suas experiências, seus planos, sua vida, sua história. Em palestras curtas, de no máximo 20 minutos, onde a inscrição pode ser realizada no local
Programação Sala Luz - SALA 7 - MEZANINO 2 - SECITECE
                Espaço Vermelho
9h – Oficina de Robótica para Crianças e Adolescentes
14h - Oficina de Robótica para Crianças e Adolescentes
19h -  Painel de Debates: Mecatrônica
                Espaço Azul
9h - Exposição Paisagem Cósmica
9h - Exposição Drone\Robô Não\Robô, Quanser\Robô, Pioneer\Robô e Impressora Digital.
               
                Espaço Verde
13h - Exposição Sensorial: Áreas da Caatinga
18h30 - Palestra: Das Obras de Rachel de Queiroz: Conhecer e Restaurar as Áreas da Caatinga
Programação Sala Elementos - SALA 8 - MEZANINO 2
9h30 - Fanzine da Bienal (CUCA) Fernanda Meireles e Naiana Gomes
10h - A Escolha de Páris (Paideia)
15h - Dilemas da juventude: A literatura como encontro de si e do outro – Clube de leitura de Ipanguaçu e Viva a Palavra (Socorro Acioli)
17h - O Microconto como uma possibilidade literária (Escambau)
20h - Batalhas Épicas: O Senhor do Anéis X Game of Thrones
Programação Sala Mágica - SALA 9 - 10 - MEZANINO 2
9h30 - Sarau Encantado (MARC)
11h - Batalha de rima temática/ Workshop Break Dance, com Manelzim VM
15h - Porte Ilegal de Inteligência: Jardson Remido
17h - Espaço FORPG – (Vila do RPG)
20h – Affonso Solano - Palestra/Workshop: Criação de mundos

Terça-feira, 18

Programação Bienal fora da Bienal – Cine Teatro São Luiz
18 a 22 de abril de 2017 – [CINEMA] Mostra Especial: Cinema e Literatura; diariamente exibição de grandes sucessos do cinema que foram baseados em livros. (Veja a programação completa em: https://goo.gl/0atL8S )
Programação Bienal fora da Bienal – Instituto Tonny Ítalo (Itaitinga)
10h - Por livros onde as crianças podem morar - Convidados: Benita Pietro e Tino Freitas
Programação Auditório Mestres e Mestras da Cultura do Ceará – TÉRREO
16h - Rodas de Saberes com Mestres e Mestras da Cultura - As mãos são artes, a cabeça imaginação. Mestre Espedito Seleiro (Artesanato em couro - Nova Olinda). Mestre Bibi (Artesanato, escultor - Canindé). Mestre Zé Pedro (Artesanato em cipó - Guaramiranga). Mediação: Gilmar de Carvalho
Programação Espaço Natércia Campos do Escritor Cearense – PAVILHÃO TÉRREO
17h - Lançamento do Livro "Entre e o piano e o violão. Modinhas e Dilemas da Cultura Popular (1888-1920)" de Ana Luiza Rios
18h - Lançamento do livro "Meu Coração Coroado (Editora Senac/Ce) do Mestres Espedito Seleiro
Programação Praça Mário Gomes – PAVILHÃO TÉRREO
16h - Lançamento do livro "Revirando o Meu Guarda Roupa" de Fernanda de Façanha e Campos
17h - Lançamento do livro "A princesa de Jeriquaquara" (Edições Demócrito Rocha) de Klévisson Viana
19h - Lançamento do livro "Vidas Narradas: bancários em tempos de privatização" de Alcides Fernando Gussi
Programação Café Literário – PAVILHÃO TÉRREO
10h - Histórias singulares: personagens cotidianos: Graça Freitas (mediação de Calé Alencar)
12h - Cine Palavra: Audiovisuais literários
14h - Imagens e obras: diálogos sobre autores - Vídeos sobre José Saramago dialogados por Dércio Braúna
16h - Pocket-shows: palavra música - Daniel Sombra e Marco Leonel Fukuda
17h - Performances: palavra cena - Juliana Veras
18h - Diálogos: Literatura dos interiores, com Kelson Oliveira e Dércio Braúna
19h - Na vitrine: lançamentos  - Léo Mackellene /Dércio Braúna / Alan Mendonça
Programação Fortaleza Boêmia – PAVILHÃO TÉRREO
19h - Fortaleza Boêmia: Apresentação em voz e violão: Fernando Rosa e Aparecida Silvino
Programação Praça do Cordel – FOYER TÉRREO
14h - Recital do Centro Cultural dos Cordelistas do Nordeste (Cecordel). Coordenação Gerardo Carvalho Frota (Pardal)
15h - Abertura do V Congresso de cordelistas, editores e folheteiros
15h30 - Palestra: Santaninha, um pioneiro do cordel - Gilmar de Carvalho e Arievaldo Viana com mediação de Stélio Torquato
18h - Recital com o mestre Chico Pedrosa
17h30 - Lançamento do livro O miolo da rapadura, de Klévisson Viana
18h - Recital com o Mestre Chico Pedrosa e entrega de homenagens aos mestres Bule-Bule, Geraldo Amâncio, Zé Maria de Fortaleza, Gilmar de Carvalho e Josenir Lacerda. In memoriam a Rodolfo Coelho, Idalzira Bezerra, Hermes Vieira e Leonardo Mota.
19h30 - Lançamento do livro  Rodolfo Coelho Cavalcante, Castro Alves e outros temas em cordel, de Mestre Bule-Bule.
20h – Cantoria com os repentistas Geraldo Amâncio, Mestre Bule Bule e Zé Maria de Fortaleza
Programação Sala Adolfo Caminha -  SALA 1 – MEZANINO 1
9h30 - Apresentação da Academia Maria Ester de Letras - participação de 40 estudantes acadêmicos do Colégio Maria Ester
Programação Sala Contos, Papos e Encantos - SALA 2 – MEZANINO 1
9h - Teatro de bonecos - João Andirá – Espetáculo: Antenor, o Boizinho Voador
10h - Grupo encantos _ Monteiro Lobato
13h - O Coração para Rei - Ivania Maia
14h - Contação de Histórias José Bocca e Marcos Boi - Histórias para ouvidos pequenos
15h - Grupo encantos - Monteiro Lobato
16h - Conversa – Contação -  Rosana Mont”Alverne.
18h - Encontro de Mediadores - Oralidade como instrumento de formação leitora com Benita Prieto, Rosana Mont'alverne e Renê Rodrigues
Programação Sala Causos e Cantorias - SALA 3/4 – MEZANINO 1
9h -  Esse mundo é pra se brincar - Fernando Rosa
10h – Espetáculo Teatral: Chafurdo Grupo - Dona Zefinha
13h - Joana Angélica - Joana Joaninha
15h - Era uma vez... Cia. Prisma
Programação SALA 5/6 – MEZANINO 1 -  Circo
9h - Vivências Circenses Circo Lúdico e os Contos Circenses - Saci Pererê e as Estripulias Circenses (Circo Tradicional)
13h - Projeto Pé de Livros - Contação De Histórias – Elvis Jordan
14h - Espetáculo A Vingança do Finado Joaquim - Grupo Estrela Dalva de Teatro
15h - Hora do Autor -  O Magnífico Maestro Marreta e Suas Meias Vermelhas – Jornada No Vale Maravilhoso,  com Humberto Efieli
16h – Hora do Espetáculo: O Pequeno Papa-Sonhos , com Trupe Ludicidade
Programação Sala Sáskia Brígido - SALA 7 – MEZANINO 1  - ESPAÇO SME
Socialização de práticas pedagógicas exitosas das escolas com foco na leitura e na escrita, realizando mostras literárias com atividades lúdicas, apresentações culturais e exposição dos trabalhos de professores e alunos desenvolvidos nas unidades escolares do Município de Fortaleza.
Programação SALA 8 – MEZANINO 1 - ESPAÇO SESC
9h - Performance Poética – Paula Yemanjá
10h - Projeto Bazar das Letras - Eudismar Mendes/Abraço Literário
13h - Projeto Bazar das Letras - Eudismar Mendes/Abraço Literário
14h - Performance Poética – Paula Yemanjá/Projeto Abraço Literário
15h - Projeto Bazar das Letras - Eudismar Mendes/Abraço Literário
Programação Sala Moreira Campos - SALA 1 – MEZANINO 2
16h - Horácio Dídimo, Ângela Gutierrez e Socorro Acioli: Horácio Dídimo e suas doces teias poéticas
18h - Nei Lopes em diálogo com Luiz Antônio Simas: Quantas pessoas e histórias cabem em um samba?
20h - Mary del Priore em diálogo com Isabel Lustosa: Histórias são vidas de pessoas revisitadas. Mediação Jader Santana
Programação Sala José de Alencar -  SALA 2 – MEZANINO 2
17h - Seduc - Lançamento da Revista DoCentes. Lançamento de 5 livros (3 de literatura e 2 acadêmicos) de professores das escolas públicas do estado
18h - Seduc - Lançamento do PAIC Prosa e Poesia
Programação Sala Rachel de Queiroz - SALA 3 – MEZANINO 2
9h - Credenciamento - VIII Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas do Ceará (SEBP/CE)
10h - VIII Encontro SEBPCE - Apresentação Cultural - Quintais: Sarau poético com Samara Garcia
11h - Abertura Oficial do VIII Encontro de Bibliotecas Públicas e Municipais do Sistema Estadual de Bibliotecas do Ceará (SEBP/CE)
13h - III Encontro Jangada Literária - Credenciamento - Rede de Leitura Jangada Literária
14h - Abertura oficial do grupo Jangada literária Mesa redonda – Dialogando Políticas Públicas para Bibliotecas Comunitárias do Ceará: Cida Fernandes (Centro de Cultura Luiz Freire/CNPC) Erica Verçosa (Ekó – Educação e Cultura) Alilian Gradela (Rede Nacional de Bibliotecas comunitárias – RNBC) Mileide Flores  (Coordenadora /COPLA/SECULT-CE) Socorro Soares (Jangada Literária).
16h - Plenária e Apresentação Cultural Cantando e Contando
19h - Reunião da Associação Brasileira dos Bibliófilos (Presidente: José Augusto Bezerra). Tema: Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca.
Programação Sala Francisca Clotilde - SALA 4 – MEZANINO 2
15h - Letra de Mulher, Novas Páginas -  Áfricas e Mulheres: substantivos plurais. Convidadas: Paulina Chiziane e Tânia Lima. Mediação: Vânia Vasconcelos
18h - Letra de Mulher, Novas Páginas - Nenhum fogão, todas as estantes: mulheres e escrita afro-brasileira. Convidadas: Conceição Evaristo e Kiusam de Oliveira. Mediação de Vânia Vasconcelos
Programação Sala Luiza de Teodoro - SALA 5 – MEZANINO 2
10h - Palestra: Livros e Impressos no Ceará, ministrado pela Historiadora Rafaela Lima (Mestra em História Cultural - UECE) - Grupo Sociedade e Cultura no Brasil Oitocentista (Projeto Diálogos em História: SEBO-UFC e Museu do Ceará)
14h - III Salão do Professor - Seminário Letramento Literário - Palestra de abertura com o Prof. Rildo Cosson (CEFOR/CEALE/UFMG)
16h - III Salão do Professor - Seminário Letramento Literário: Mesa: Profa. Cleudene Aragão (UECE), Rildo Cosson (CEFOR/CEALE/UFMG) e Hélder Pinheiro (UFPB)
17h30 - III Salão do Professor - Diálogos - Fora da escola: a leitura sem muros. Convidados: Rosana Mont´Alverne e João Pedro Roriz (parceria com a Editora Paulus)
20h - SESC Professor - Escrita Criativa no Ambiente Escolar e Familiar, uma Ideia Inovadora. Facilitadora: Rose Lira
Programação Sala Multiplayer - SALA 6 - MEZANINO 2 - Programações Diárias
Espaço SESC Ciências: ConsCiência Ambiental: Brincando com Ciência. Exposição de jogos educativos (objetiva estimular a reutilização de resíduos sólidos na confecção de jogos pedagógicos, com o intuito de criar estratégias lúdicas e divertidas para a sala de aula através do reaproveitamento de materiais descartados no dia a dia, despertando assim o interesse na preservação ambiental e na prática dos três R).
Espaço SECITECE Ciência: Jogos Digitais
Espaço Conferência de Idéias: Espaço destinado à disseminação de ideias. Onde o público da Bienal pode utilizar para apresentar seus projetos, suas experiências, seus planos, sua vida, sua história. Em palestras curtas, de no máximo 20 minutos, onde a inscrição pode ser realizada no local
Programação Sala Luz - SALA 7 - MEZANINO 2 - SECITECE
                Espaço Vermelho
9h - Oficina de Robótica para Crianças e Adolescentes
14h - Oficina de Robótica para Crianças e Adolescentes
19h -  Painel de Debates: Mecatrônica
                Espaço Azul
9h-Exposição Paisagem Cósmica
9h-Exposição Drone\Robô NAO\Robô, Quanser\Robô Pioneer\Robô e Impressora Digital.
               
                Espaço Verde
9h - Oficina de Câmara Escura nos Primórdios da Fotografia
13h - Lançamento de Livro: As Concepções de Educação Subjacentes ao Discursos Docentes e Discentes: do Arcabouço Jurídico ao Cotidiano.
14h - Lançamento de Livro: Ensino de Artes Visuais a Distância: Fundamentos dos Objetos de Aprendizagem de Artes Visuais.
14h30 - Lançamento de Livro: Manguezais do Ceará
15 - Lançamento de Livro: Ecos do Rico
16h - Palestra: Gestão de Resíduos Sólidos – Problema ou Oportunidade?
18h - Palestra: energia solar fotovoltáica em edifícios: um guia para arquitetos
19h - Palestra: estações do ano e influências
Programação Sala Elementos - SALA 8 – MEZANINO 2
9h30 - Fanzine da Bienal (CUCA)
11h - Teatro: Psiquê e Eros (Paideia)
15h - Mesa Redonda: “Siga o Pica-Pau Amarelo: Monteiro Lobato e o Imaginário Brasileiro (Fábrica do Mito)
17h - RapaduraCast ao vivo: Jurandir Filho e Ph Santos
20h - Batalhas Épicas: Marvel X DC
Programação Sala Mágica - SALA 9-10 – MEZANINO 2
9h30 - Sarau Encantado (MARC)
11h - Batalha de rima temática/ Workshop Break Dance - (Manelzim VM)
15h - Porte Ilegal de Inteligência: Jardson Remido
17h - Espaço FORPG –(Vila do RPG) com narração de André Vianco
20h - João Pedro Roriz - Palestra: O homem de barbas brancas.

Quarta-feira, 19

Programação Bienal Fora da Bienal –  Unilab Redenção -  (retirar)
9h - Encontro Oralidades & Escritas em Língua Portuguesa - Bienal fora da Bienal (Unilab) - Local: Unilab Redenção - Lançamento do Festival das Culturas da Unilab-Apresentação do Projeto de Extensão alterar para:
10h - Relatos Encontro Oralidades & Escritas em Língua Portuguesa: Rosalina Tavares (Cabo Verde), Geraldo Amâncio (Brasil), Tony Tcheka (Guiné-Bissau), Carlos Subuhana (Moçambique) e Brígida da Silva (Timor Leste)   Mediação: Manoel Casqueiro (Guiné-Bissau)
14h - A resistência da palavra nas literaturas africanas de língua portuguesa , com Rita Chaves (Brasil), Ondjaki (Angola) - Mediação: Sueli Saraiva (Brasil)
15h - Encontro: Tony Tcheka com os estudantes guineenses Mediação: Gepac (Estação de Acarape)
16h - Mulheres, Literatura e Resistência - Paulina Chiziane (Moçambique). Mediação: Luana Antunes  (Brasil)
Programação Bienal fora da Bienal –  Praça do Ferreira
10h - Tema: Minha casa é meu chapéu - dois dedos de prosa com quem mora na rua. Convidada: Kiusam de Oliveira
Programação Auditório Mestres e Mestras da Cultura do Ceará – TÉRREO
9h30 - Eu sou cidadão: Amigos da Leitura (APDMCE) – Programação infantil com o Grupo Encanto. Apresentação de Banda Marcial e Conversa com um escritor - Participação especial do músico Waldonys
16h -  Rodas de Saberes com Mestres e Mestras da Cultura - A alma é um encanto, a memória divina. Mestre Cacique Pequena (Cultura Indigena - Aquiraz). Mestre Pajé Luiz Caboclo Tremebé (Cultura Indígena - Itarema). Mestre Cacique João Venâncio (Cultura Indígena - Itarema). Mediação: Alênio Carlos Noronha Alencar.
Programação Espaço Natércia Campos do Escritor Cearense – PAVILHÃO TÉRREO
15h - Lançamento do livro "Fisheye" de Kamile Girão
16h - Lançamento do livro "Por que ?" de Alberto Farias
18h -  Lançamento do livro "Barão de Camocim" de Lourdinha Leite Barbosa
19h - Lançamento do livro "As Cidades de Rubem Braga e Walter Benjamim" de Ana Karla Dubiela
Programação Praça Mário Gomes – PAVILHÃO TÉRREO
15h -  Lançamento do livro "Corpos excritos" - Vários autores - Org. Francisco Silva Cavalcante Junior
Programação Café Literário – PAVILHÃO TÉRREO
10h - Histórias singulares: personagens cotidianos: Zé Tarcísio (mediação de Bosco Lisboa)
12h - Cine Palavra: Audiovisuais literários
14h - Imagens e obras: diálogos sobre autores - Vídeos sobre José Eduardo Agualusa dialogados por Léo Mackellene
16h - Pocket-shows: palavra música - Calé Alencar
17h15 - Performances: palavra cena - Joana Angélica
18h15 - Diálogos: A palavra por trás da palavra, com Pedro Rogério e Claudiana Nogueira Alencar
19h15 - Na vitrine: lançamentos - Ricardo Kelmer
Programação Fortaleza Boêmia – PAVILHÃO TÉRREO
19h - Fortaleza Boêmia -  Apresentação em voz e violão: Davi Duarte
Programação Praça do Cordel – FOYER TÉRREO
10h30 – Recital com os poetas Paulo de Tarso, Jotabê e Francisco Melchíades
14h – Recital da Rede Mnemosine de Cordelistas
15h – Recital com o mestre Antônio Francisco
16h – Lançamento do livro Patriarcas do Cordel de Arievaldo Viana e Stélio Torquato.
17h – Confraternização em versos com os cordelistas da Aestrofe, Cecordel e Sopoema
18h –  Recital com o mestre Chico Pedrosa e convidados
19h30 – Apresentação do cantor e compositor Beto Brito.
Programação Sala Adolfo Caminha - SALA 1 – MEZANINO 1
9h - Curso Técnico em produção de eventos culturais - Laboratório de Produção - Oficina de Confecção de Livro – Simone Barreto, Luciane Goldberg, Sérgio Melo/Oficina de Escrita Narrativa Criativa – Socorro Acioli, Tércia Montenegro, Sarah Diva
14h - Curso Técnico em produção de eventos culturais - Laboratório de produção - Mostra audiovisual Pro.ta.go.ni.zar v.t.d Ser Protagonista de. [Conjug.: [protagoniz]ar]
19h - Lançamento de 15 títulos da Coleção Terra Bárbara (Edições Demócrito Rocha): perfis e personalidades cearenses cujas trajetórias traduzem e compõem histórias do Ceará: D. Mocinha, Rosa da Fonseca, Ednardo, Tomás Pompeu, Aldemir Martins, Antônio Conselheiro, Rosa da Fonseca, Mário Gomes, Fausto Nilo, Arthur Eduardo Benevides e Antônio Sales
Programação Sala Contos, Papos e Encantos - SALA 2 – MEZANINO 1
9h - Teatro de bonecos - Bricoleiros
10h - Efigênia Alves
13h - Tardes de Encantar - Gilvan Silva e Ivania Maia
14h - Histórias que o povo conta - Renê Rodrigues
15h - Contação de História com Benita Prieto - Histórias de assombrar e outros contos
16h - Encontro de Mediadores: Objetos fantásticos Kiara-Obeid-Marcos Melo (Público adulto)
18h - Encontro de Mediadores: O livro também conta, com Ana Paula Bernardes - Fabíola Farias Lídia Eugênia
Programação Sala Causos e Cantorias - SALA 3/4 – MEZANINO 1
(toda a manhã) Pajé Benício - Pinturas de rosto indígena - Suaçuamussará: "o tempo grande acabou mas tudo permanecerá Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca”
9h - Fabiana Guimarães - Histórias Afro-indígenas
9h30 - Henrique Dídimo - O segredo do guajara e outras histórias com índios
10h - Jenipapo-Kanindé - Toré
13h - Daniel Munduruku
15h - Lenice Gomes ( Editora Paulinas) - Fabiana Guimarães (Editora Paulus)
Programação SALA 5/6 – MEZANINO 1 -Circo
9h- Invasão De Palhaços - Cia Verdade Cênica - Circo Lúdico e os Contos Circenses - Alice no País da Palhaçada (Circo Tradicional Palhaçaria)
13h -Projeto Pé de Livros - Contação de Histórias – Elvis Jordan
14h - O Circo de Brinquedo com Alex Ferreira
15h - Hora do Autor - Papo sobre o Grupo Crise - O Ator Risível: Procedimentos Para As Cenas Cômicas Com Fernando Lira - Ação De Formação Para Palhaços
16h - Hora Do Espetáculo - Palhaçaria Tiquim de Nada - Cia. Cle (Circo Lúdico Experimental)
Programação Sala Sáskia Brígido - SALA 7 – MEZANINO 1  - ESPAÇO SME
Socialização de práticas pedagógicas exitosas das escolas com foco na leitura e na escrita, realizando mostras literárias com atividades lúdicas, apresentações culturais e exposição dos trabalhos de professores e alunos desenvolvidos nas unidades escolares do Município de Fortaleza.
Programação SALA 8 – MEZANINO 1-  ESPAÇO. SESC
9h - Performance Poética - Zip-Zap
10h - Projeto Abraço Literário
13h - Projeto Abraço Literário
14h - Performance Poética - Zip-Zap
15h - Projeto Abraço Literário
Programação Sala Moreira Campos - SALA 1 – MEZANINO 2
16h - Ricardo Kelmer, Joan Edesson, Cleudene Aragão e Ricardo Guilherme: Belchior e o seu eterno canto feito faca
18h - Daniel Munduruku em diálogo com Paulo Lins: Como o Brasil (re)trata suas bibliotecas vivas?
20h - Frei Betto em diálogo com Socorro Acioli e Adelaide Gonçalves: Recriar o mundo: trazer a esperança através das palavras
Programação Sala José de Alencar - SALA 2 – MEZANINO 2
18h - Bazar das Letras Sesc – “Da poesia que não se contém” Aila Sampaio e Ângela Escudeiro. Mediação: Rosanni Guerra
Programação Sala Rachel de Queiroz - SALA 3 – MEZANINO 2
10h - VIII Encontro SEBPCE - Palestra: Políticas Pública de Leitura e Bibliotecas. Cristian Bryner - Diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do MINC. Mediadora-Mileide Flores – COPLA"
11h30 - VIII Encontro do SEBP/CE - Relato de Experiência: acessibilidade - Cristina Santos (SEBP/Bahia), Marcos Rodrigues e Tamylle Vieira - Setor Braille/BPGMP,  Thallyta Passos – Especialista em Libras – grupo Mãos de Fada. Mediadora: Cassia Barroso, presidente da ABC
14h - VIII Encontro do SEBP/CE  - Palestra: Dimensões filosófica, culturais e artísticas da Biblioteca Pública. Convidada: Vera Saboya (Filósofa). Mediação: Enide Vidal (diretora da BPGMP)
15h - VIII Encontro do SEBP/CE - Lançamento: Guia das Bibliotecas Públicas Municipais (SEBP/CE, CRB3 e fadas e outros bichos - Thallyni Maria Passos. Mediação: Rute Leite (CRB-3)
17h - Lançamento da Revista “Controle” Vol 15 do Tribunal de Contas do Estado (TCE). 
Programação Sala Francisca Clotilde - SALA 4 – MEZANINO 2
9h - Reunião dos Gestores Municipais de Cultura (DICULTURA)
18h - Letra de Mulher, Novas Páginas: Cala a boca já morreu.., com: Lola Aronovich e Fernanda Cardoso falando sobre a poesia feminista de Gilka Machado. Mediação: Vânia Vasconcelos
20h - Letra de Mulher, Novas Páginas - Encerramento: performance com trechos de textos da autora com Antonia Alice Queiroz Bezerra e Priscila Kelly de Lima. Lançamento da obra completa de Gilka Machado.
Programação Sala Luiza de Teodoro - SALA 5 – MEZANINO 2 
10h - III Salão do Professor - Seminário de Educação (Editora Cortez)- Avaliação da Aprendizagem e gestão pedagógica com Cláudia Fernandes
14h - III Salão do Professor - Seminário de Educação (Editora Cortez) Inclusão e diversidade: temas fundamentais para entender a escola com Marcos Cézar Freitas
16h - III Salão do Professor - Seminário de Educação (Editora Cortez) Formação de leitores: Quais livros eu tenho? Quais escolher? O que fazer com eles? com Eraldo Miranda
17h30 - III Salão do Professor - Seminário de Educação (Editora Cortez) - O uso da Internet em práticas sociais: como isso afeta o ensino? Com Denise Bértoli
20h - SESC Professor - “Brincar: Uma experiência de Afeto e Amor”. Facilitador: Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida

Programação Sala Multiplayer - SALA 6 - MEZANINO 2 - Programações Diárias
Espaço SESC Ciências: ConsCiência Ambiental: Brincando com Ciência. Exposição de jogos educativos (objetiva estimular a reutilização de resíduos sólidos na confecção de jogos pedagógicos, com o intuito de criar estratégias lúdicas e divertidas para a sala de aula através do reaproveitamento de materiais descartados no dia a dia, despertando assim o interesse na preservação ambiental e na prática dos três R).
Espaço SECITECE Ciência: Jogos Digitais
Espaço Conferência de Idéias: Espaço destinado à disseminação de ideias. Onde o público da Bienal pode utilizar para apresentar seus projetos, suas experiências, seus planos, sua vida, sua história. Em palestras curtas, de no máximo 20 minutos, onde a inscrição pode ser realizada no local
Programação Sala Luz - SALA 7 - MEZANINO 2 - SECITECE
                Espaço Vermelho
9h – Oficina de Robótica para Crianças e Adolescentes
14h - Oficina de Robótica para Crianças e Adolescentes
19h -  Painel de Debates: Mecatrônica
                Espaço Azul
9h-Exposição Paisagem Cósmica
9h-Exposição Drone\Robô NAO\Robô Quanser\Robô Pioneer\Robô e Impressora Digital.
               
                Espaço Verde
10h - Mesa redonda: saberes populares e saberes científicos
11h30 - Mesa redonda: profetas da chuva
13h30 - Lançamento de livro: agentes racionais
14h30 - Lançamento de livro: um breve estudo sobre equações algébricas
15h - Palestra: o empreendedorismo e a inovação na era do conhecimento
15h30 - Lançamento de livro: resíduos sólidos e aterros sanitários
16h30 - Palestra: letramento digital e novas formas de co-aprender
19h - Palestra: a natureza exótica do universo
Programação Sala Elementos - SALA 8 – MEZANINO 2
9h30 - Fanzine da Bienal (CUCA)
10h - A história dos jogos de tabuleiro: dos ritos sagrados à diversão na mesa (Igrejota)
15h - Gamificação: utilizando elementos de jogos para motivar pessoas (Igrejota)
17h - RapaduraTV ao vivo: Jurandir Filho e Ph Santos
20h - Batalhas Épicas: Versões Livro X Filme
Programação Sala Mágica - SALA 9-10 – MEZANINO 2
9h30 - Sarau Encantado (MARC)
11h - Projeto Beat Rima (CCBJ e Erivan)
15h - Toré – Índios Genipapo Kanindé (Mesa Cacique Pequena e Daniel Munduruku)
(Mesa Cacique Pequena e Daniel Munduruku)
17h - Espaço FORPG –(Vila do RPG)
20h - André Vianco: A adaptação de literatura de fantasia e terror para audiovisual no Brasil.

Quinta-feira, 20

Programação Bienal fora da Bienal –  Unilab Redenção
10h - Oficina Corporeidade Poética: Transcendendo o Corpo partindo da Ancestralidade Africana, com Kiusam de Oliveira (Brasil) - Pátio Campus Palmares
10h -Mesa Escritores Fundação Palmares  - Editora Nandyala (Redenção) - Água de Barrela, de Eliane Alves dos Santos Cruz (Brasil) - Haussá 1815, de Júlio César Farias de Andrade (Brasil) - Sobre as vitórias que a história não conta, de André Luís Soares (Brasil) - Sina Traçada, de Maria Custódia Wolney de Oliveira (Brasil) - Sessenta e seis elos, de Luiz Eduardo de Carvalho (Brasil) - Adjoké e as palavras que atravessaram o mar, de Patrícia Matos (Brasil)
Mediação: Sueli Saraiva (Brasil)
19h30 - Conferência A CONSTRUÇÃO DA GUINEIDADE - Moema Augel
Programação Auditório Mestres e Mestras da Cultura do Ceará – TÉRREO
16h - Rodas de Saberes com Mestres e Mestras da Cultura - A vida é um som, a música um sonho. Metre Cirilo (Maneiro-Pau, Côco e São Gonçalo - Crato). Mestre Chico Paes (Sanfona de oito baixos - Assaré). Mestre Antonio Hortênsio (Rabeca- Reriutaba). Mediação: Dane de Jade.
Programação Espaço Natércia Campos do Escritor Cearense – PAVILHÃO TÉRREO
17h - Lançamento do livro "Chabloz em Cartaz: rumo a amazônia" (Edições Demócrito Rocha) de Ana Carolina A. Moraes
19h - Lançamento do livro "Em Sonhos, Cajueiro do Fagundes, e Os Brilhantes" (Edições Demócrito Rocha). Apresentações de Ângela Gutierrez, Sânzio Azevedo, Pedro Paulo Montenegro
Programação Praça Mário Gomes – PAVILHÃO TÉRREO
18h - Lançamento do livro "Antº R. Pereira Labre: Homem do Império, Político, Pioneiro do Progresso" do Pe. Ricardo Cornwall
19h -  Lançamento do livro "Raízes de Maracanaú II" de Francisco Correia
Programação Café Literário – PAVILHÃO TÉRREO
10h - Histórias singulares: personagens cotidianos: Oswald Barroso (mediação de Myreika Falcão)
12h - Cine Palavra: Audiovisuais literários
14h - Imagens e obras: diálogos sobre autores - Vídeos sobre Manoel de Barros dialogados por Kelson Oliveira
16h - Pocket-shows: palavra música - Makito Vieira
17h - Performances: palavra cena - Francélio Figueredo e Lenine Rodrigues
18h - Diálogos: Profissionalismo literário, com Lira Neto e Ricardo Kelmer
19h - Na vitrine: lançamentos - Fernanda Meireles
Programação Fortaleza Boêmia – PAVILHÃO TÉRREO
19h - Fortaleza Boêmia: Roda de conversa
Programação Praça do Cordel – FOYER TÉRREO
14h – Lançamentos dos folhetos A suposta morte de Virgulino Ferreira, Lampião, A peleja de Antônio Sola Crua com Zé da Prata,  Série Personalidades do Rádio Cearense, de Guaipuan Vieira – Edições Cecordel
15h - IV Congresso de Cordelistas, Editores e Folheteiros - Palestra A cordelteca Leandro Gomes de Barros, com Ione Severo – Mediação: Antônio Andrade Leal.
17h – Recital com diversos poetas da Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros (Aestrofe). Coordenação: Evaristo Geraldo da Silva.
18h – Lançamento do livro Cordéis de Arrepiar, Rouxinol do Rinaré e Evaristo Geraldo – Editora Imeph
19h – Recital com Chico Pedrosa, Paulo de Tarso, Arievaldo Viana, Francisco Melchíades, Raul Poeta e Antônio Juraci Siqueira.
20h – Show com Quinteto Agreste.
Programação Sala Adolfo Caminha -  SALA 1 – MEZANINO 1
9h - Curso Técnico em produção de eventos culturais-Laboratório de produção - Oficina de Contação de História – Paula Yemanjá, Camila Barbosa, Nádia Aguiar, Josy Correia.
14h - Curso Técnico em produção de eventos culturais - Laboratório de produção-Diálogos anônimos
18h30 -  Projeto Bate-papo literário, da Associação Cearense de Escritores (ACE), com mediação de Silas Falcão
Programação Sala Contos, Papos e Encantos - SALA 2 – MEZANINO 1
9h - Karla Gomes - Historinhas, conversê e piruetas
10h - Costureiras de histórias - Histórias fantásticas que cruzaram o mundo
13h – Paula Yemanjá - “Contos que encantam”.
14h - Kiara Terra. - Histórias Interativas
16h –  César Obeid - Aquecimento Global não rima com legal
17h – Marcos Melo Maracatu
18h - Encontro de Mediadores - Histórias para todos - Ivani Magalhães e Thalita Passos
Programação Sala Causos e Cantorias - SALA 3/4 – MEZANINO 1
9h - André Neves (Editora Paulinas)
10h - Aline Cantia e Chicó do Céu - Abrapalavra: Contos de lá Cantos de cá...
13h - Kiusam de Oliveira - Histórias de princesas
15h30 - Casa do Conto
16:00h - Conversa e contação de Histórias com o autor: Almir Mota
Programação Sala Literatura e Circo - SALA 5/6 – MEZANINO 1
9h - Experiência sensorial de Circo para pessoas com deficiência
10h - Hora do espetáculo especial: “A viagem fantástica pelo mundo da diferença” - Cia Mais Caras de Teatro (Circo Tradicional)
13h – Projeto Pé de Livros - Contação de histórias– Elvis Jordan (Coleção Incluir)
14h - O Circo de Brinquedo - Alex Ferreira
15h –  Hora do Autor - “Olhando com Ritinha “, “Ouvindo com Vitória” e “Caminhando com Paulo”: Sharlene Serra (Coleção Incluir)
16h – Hora do Espetáculo: “Miralu e Luneta Encantada” - Cia Bandeira Das Artes
Programação Sala Sáskia Brígido - SALA 7 – MEZANINO 1  - ESPAÇO SME
Socialização de práticas pedagógicas exitosas das escolas com foco na leitura e na escrita, realizando mostras literárias com atividades lúdicas, apresentações culturais e exposição dos trabalhos de professores e alunos desenvolvidos nas unidades escolares do Município de Fortaleza.
Programação SALA 8 – MEZANINO 1  - ESPAÇO SESC
9h - Performance Poética - “Invenções de Mônica”, de Mônica Rodrigues
10h - Projeto Bazar das Letras Sesc - Magali Polida Mendes/Abraço Literário
13h - Projeto Bazar das Letras - Eudismar Mendes/Abraço Literário
14h - Performance Poética - “Invenções de Mônica”, de Mônica Rodrigues
15h - Projeto Bazar das Letras - Magali Polida Mendes/Abraço Literário
17h - Projeto Bazar das Letras  - Kami Girão. Mediação: Isabel Costa
Programação Sala Moreira Campos - SALA 1 – MEZANINO 2
16h - Talles Azigon, Jorge Pieiro e Ricardo Aleixo: Os deslimites da poesia em um mundo prosaico.
18h - Tércia Montenegro em diálogo com João Tordo: O mundo está mais propício à literatura do incômodo?
20h - Conceição Evaristo em diálogo com Kiusam de Oliveira: Pessoas que transformam vida em palavras que dão vida
Programação Sala José de Alencar - SALA 2 – MEZANINO 2
14h - Encontro Oralidades & Escritas em Língua Portuguesa: Abertura - Apresentação musical (Cabo Verde e Guiné-Bissau). Mesa Institucional com a presença do Reitor da Unilab e apresentação dos países de Língua Portuguesa.
15h - Encontro Oralidades & Escritas em Língua Portuguesa: Relatos em Língua Portuguesa: oralidade & escritas - Rosalina Tavares (Cabo Verde), Geraldo Amâncio (Brasil), Tony Tcheka (Guiné-Bissau), Carlos Subuhana (Moçambique) e Brigida da Silva (Timor Leste). Mediação: Manoel Casqueiro (Guiné-Bissau).
17h - Encontro Oralidades & Escritas em Língua Portuguesa: Apresentação teatral - Guiné-Bissau (GEPAC - Grupo de Estudos e Pesquisas Amílcar Cabral)
18h - Encontro Oralidades & Escritas em Língua Portuguesa: Oralidades e Escritas na Literatura Angolana. Convidado: Ondjaki (Angola). Mediação: Andrea Muraro (Brasil).
20h - Encontro Oralidades & Escritas em Língua Portuguesa: Exibição do filme: O outro lado do Atlântico, com direção e pesquisa de Daniele Ellery (DCR/Unilab e Márcio Câmara, da UFF). Debate com a presença da diretora, dos estudantes da UNILAB, personagens do filme, Thamylton Teixeira (Guiné-Bissau) e Osnelly Osório (Cabo Verde) e do Prof. Carlos Subuhana (Moçambique)
Programação Sala Rachel de Queiroz - SALA 3 – MEZANINO 2 
9h - Recepção VIII Encontro de Bibliotecas Públicas Municipais e III de Bibliotecas Comunitárias do Sistema Estadual e Bibliotecas Públicas do Ceará
10h - VIII Encontro do SEBP/CE - Apresentação Casa do Conto - Entrega de Baús de Leitura
11h - VIII Encontro do SEBP/CE - Bibliotecas Públicas: Espaço de convivência literária e promoção da leitura. Convidada: Profa. Lidia Eugênia (UFC), Benita Prieto e Luciano Pontes
13h - VIII Encontro do SEBP/CE  - Palestra: Perspectiva de atuação em Bibliotecas: reflexões e aplicabilidade. Convidado: Jonathas Carvalho (Prof. UFCA). Mediação: Aparecida de Lavor (Gerente SEBP/CE)
14h - VIII Encontro do SEBP/CE  - O papel das Bibliotecas Públicas e Comunitárias na formação de leitores. Convidadas: Ana Paula Bernardes (Biblioteca Comunitária Roedores de Livros) e Ana Maria Sá (Biblioteca Comunitária Conj. Ceará). Mediação: Rute Pontes (Proler)
15h - Encerramento VIII Encontro do SEBP/CE: André Neves ( Editora Paulinas) com Tino Freitas
Programação Sala Francisca Clotilde - SALA 4 – MEZANINO 2.
9h - Reunião ordinária do Conselho Estadual de Políticas Culturais
19h - Debate: Emancipação ainda que tardia! com lançamento dos livros "Dinheiro sem valor" (Roberto Kurz, Ed. Antígona)) e a biografia de Rosa da Fonseca (Érico Firmo, Edições Demócrito Rocha)
Programação Sala Luiza de Teodoro - SALA 5 – MEZANINO 2 .
14h - III Salão do Professor - Lançamento de Livros: Professor que ensina, professor que escreve 
16h - III Salão do Professor - Sessão do Clube de Leitura Leia Mulheres com Alessandra Jarreta / Pacote de Texto (Rafael Caneca)
17h30 - III Salão do Professor - Conto de escola: Paulo Lins e Eugênio Leandro
20h - Bazar das Letras Sesc  – Ceia Literária – Literatura de multirão ou A Importância dos Grupos Literários. Mediação Carlos Vazconcelos e Ednardo Gadelha
Programação Sala Multiplayer - SALA 6 - MEZANINO 2 - Programações Diárias
Espaço SESC Ciências: A astrofísica e a Energia: Exposição (retrata modelo do nosso sistema solar, sua origem e evolução, relacionando com experimentos lúdicos sobre matéria e energia).
Espaço SECITECE Ciência: Jogos Digitais
Espaço Conferência de Idéias: Espaço destinado à disseminação de ideias. Onde o público da Bienal pode utilizar para apresentar seus projetos, suas experiências, seus planos, sua vida, sua história. Em palestras curtas, de no máximo 20 minutos, onde a inscrição pode ser realizada no local
Programação Sala Luz - SALA 7 - MEZANINO 2 - SECITECE
                Espaço Vermelho
9h – Oficina de Robótica para Crianças e Adolescentes
14h - Oficina de Robótica para Crianças e Adolescentes
19h -  Painel de Debates: Mecatrônica
                Espaço Azul
9h -Exposição Paisagem Cósmica
9h -Exposição Drone\Robô Não\Robô, Quanser\Robô, Pioneer\Robô e Impressora Digital.
               
                Espaço Verde
10h - Palestra: Modelos Tridimensionais no Ensino da Astronomia
12h - Cine Com Ciência (Mostra Audiovisual\Eu Quero Ver (Sobral-CE, 2016) – Telma\Zika - Débora Diniz\Tempo Da Terra\Arte e Cultura da Periferia - ACP
17h - Palestra: Transformando Ideias em Negócios
19h - Palestra: Modelos Tridimensionais no Ensino
Programação Sala Elementos - SALA 8 – MEZANINO 2
9h30 - Fanzine da Bienal (CUCA)
11h - Aula Luz (Pablo Manyé)
15h - O que são os Contos de Fadas? (Fábrica do Mito)
17h - Podcasts do mundo literário (Escambau)
19h - Batalhas Épicas: Jogos Old School x New School
Programação Sala Mágica - SALA 9-10 – MEZANINO 2
9h30 - Sarau Encantado (MARC)
11h - Projeto Beat Rima (CCBJ e Erivan)
15h - Sarau Viva a Palavra: linguagem, paz e resistência da juventude negra da periferia de Fortaleza
17h - Espaço FORPG – (Vila do RPG)/ André Vianco
20h – Fábio Mourájh: Marketing na literatura nacional e a utilização das mídias sociais.

Sexta-feira, 21

Programação Bienal fora da Bienal – Titanzinho -  bairro, Vicente Pinzón
16h - Cadernos de areia em uma Fortaleza escondida - Uma conversa à beira mar, com André Neves
Programação Auditório Mestres e Mestras da Cultura do Ceará – TÉRREO
16h - Rodas de Saberes com Mestres e Mestras da Cultura - As mãos são artes, a cabeça imaginação. Franscisca Pires (Rendeira- Cascavel). Mestra Lúcia Pequena (Cerâmica em barro - Limoeiro do Norte). Mestra Maria Cândida (Cerâmica em barro - Juazeiro). Mediação: Gilmar de Carvalho.
21h - Show de Cantigas e Romances. Eugênio Leandro e Banda
Programação Espaço Natércia Campos do Escritor Cearense – PAVILHÃO TÉRREO
16h - Lançamento do livro "Pequenas Eternidades" de Zeca Lemos
17h - Lançamento do livro "O Teatro Cearense pelas mãos" do coreógrafo do Hiroldo Serra
18h -  Lançamento do Livro "Escuridão Escuridão" de Haroldo Serra Jr.     
19h - "Penteando a Vida", uma conversa entre Maria Vilani (poetisa) e Ethel de Paula (jornalista)
                
Programação Praça Mário Gomes – PAVILHÃO TÉRREO
18h -  Lançamento do livro "O gatinho azul" de Tainá Cesar Almeida
Programação Café Literário – PAVILHÃO TÉRREO
10h - Histórias singulares: personagens cotidianos: Pingo de Fortaleza (mediação de Celso Borges)
12h -Cine Palavra: Audiovisuais literários
14h - Imagens e obras: diálogos sobre autores - Vídeos sobre Moreira Campos dialogados por Batista de Lima
16h - Pocket-shows: palavra música - João Pirambu, Johnson Soarez, Bernardo Neto e Ronaldo Lopes
17h - Performances: palavra cena - Ricardo Guilherme
18h - Diálogos: A literatura do dia a dia, com Dalwton Moura e Gylmar Chaves
19h - Na vitrine: lançamentos - Cleudene Aragão, Inês Cardoso, Maria Thereza Leite, Ruth de Paula, Vânia Vasconcelos/Inês Mapurunga
Programação Fortaleza Boêmia – PAVILHÃO TÉRREO
19h - Fortaleza Boêmia: Roda de conversa
Programação Praça do Cordel – FOYER TÉRREO
10h30 -– Recital com Antônio Francisco, Evaristo Geraldo da Silva e Rafael Brito
14h - Apresentação: “Poesia de sentir em cantar” Manú Kelé: voz violão, recitações etc
Monalysa Elvys: voz, Gabriel Cintra: percussão
14h30 - Lançamento de Stélio Torquato Lima – Caixa Obras Primas em Cordel vol 1 e 2 e Caixas Conto de Fadas em Corde
15h30 - Recital com os poetas Antônio Juraci Siqueira, Paulo de Tarso e Marcelo Soares
16h - V Congresso de cordelistas, editores e folheteiros: Palestra Cordel: um pé na tradição outro na modernidade, com Marco Haurélio, Braulio Tavares, Vilma Mota Quintela e Jô Oliveira. Mediação de Eduardo Macedo.
19h – Lançamento do livro A princesa encantada de Jericoacoara, de Klévisson Viana (Editora Demócrito Rocha)
20h – Show de bonecos com mestre Valdeck de Garanhuns
Programação Sala Adolfo Caminha - SALA 1 – MEZANINO 1
17h30 - ACE - apresentação do poeta e educador Ray Lima, com a presença do Templo da Poesia
19h - Palestra "Assertividade, uma habilidade social" com o psicólogo, escritor e editor Assis Almeida (Livraria do Escritor Cearense)
Programação Sala Contos, Papos e Encantos - SALA 2 – MEZANINO 1
9h - Teatro de bonecos - João Andirá – Espetáculo: A menina sem memória
10h - Karla Gomes - Historinhas, conversê e piruetas (Presença dos autores Lourival Veras e Elias de França)
13h – “Colorindo sonhos, viagem e liberdade” - Contação de História – Grupo Mirante de teatro Unifor
14h – Costureiras de Histórias - Histórias fantásticas que cruzam o mundo
15h -  Espetáculo: Seu Rei Mandou - Cia Meia Palavras - Luciano Pontes e Gustavo Vilar
16h - Contação de Histórias  - Cia Catirina
18h – Encontro de Mediadores: riso a dois contagia - Luciano Pontes e Gustavo Vilar - Cia Meia Palavras, Josy Maria e Júlia Fiúza - Cia Catirina, Paula Yemanjá e Edivaldo Batista
Programação Sala Causos e Cantorias - SALA 3/4 – MEZANINO 1
14h - Aline Cântia e Chicó do Céu - Abrapalavra: Contos de lá Cantos de cá...
15h - Oficart
Programação Sala Literatura e Circo - SALA 5/6 – MEZANINO 1
9h- Vivências Circenses - Circo Lúdico e os Contos Circenses - Rapunzel e a Trama Mágica (Circo Tradicional)
13h - Projeto Pé de Livros - Contação de Histórias – Elvis Jordan
14h - O Circo de Brinquedo - Com Alex Ferreira
15h - Hora do Autor: Os Pequeninos, com Panelinha de Teatro
16 - Hora Do Espetáculo:A Viagem de Felipe, com Panelinha de Teatro
Programação Sala Sáskia Brígido - SALA 7 – MEZANINO 1  - ESPAÇO SME
Socialização de práticas pedagógicas exitosas das escolas com foco na leitura e na escrita, realizando mostras literárias com atividades lúdicas, apresentações culturais e exposição dos trabalhos de professores e alunos desenvolvidos nas unidades escolares do Município de Fortaleza.
Programação SALA 8 – MEZANINO 1 . SESC
10h - Sesc - Performance Poética - “Invenções de Mônica”, de Mônica Rodrigues
11h - Sesc - Do Livro ao Cinema/Abraço Literário
14h - Sesc - Do Livro ao Cinema/Abraço Literário
15h - Sesc - Performance Poética - “Invenções de Mônica”, de Mônica Rodrigues
Programação Sala Moreira Campos - SALA 1 – MEZANINO 2 .
16h - Carlos Vazconcelos, Natércia Pontes e Natércia Rocha: As armadilhas dos contos
18h - João Silvério Trevisan comenta o Parabélum, de Gilmar de Carvalho: 30 anos de um livro, de um herói e de seus espelhos
20h - Renato Janine em diálogo com o professor Jackson Sampaio: “O ser pessoa em um mundo em constante ebulição”
Programação Sala José de Alencar - SALA 2 – MEZANINO 2 .
14h - Encontro Oralidades & Escritas em Língua Portuguesa: Apresentação do projeto de extensão "Ecos da África no Ceará: Capoeira na Comunidade"
15h - Encontro Oralidades & Escritas em Língua Portuguesa: AfroContação
 - Kiusam de Oliveira (Brasil)
16h - Encontro Oralidades & Escritas em Língua Portuguesa: Sarau Poético Português - Crioulo - Tetum
Mesa: Escritores Fundação Palmares - Editora Nandyala:
- Água de Barrela, de Eliane Alves dos Santos Cruz (Brasil)
- Haussá 1815, de Júlio César Farias de Andrade (Brasil)
- Sobre as vitórias que a história não conta, de André Luís Soares (Brasil)
- Sina Traçada, de Maria Custódia Wolney de Oliveira (Brasil)
- Sessenta e seis elos, de Luiz Eduardo de Carvalho (Brasil)
- Adjoké e as palavras que atravessaram o mar, de Patrícia Matos (Brasil)
18h - Encontro Oralidades & Escritas em Língua Portuguesa: Apresentação do Grupo Pérolas do Índico - Dança Marrabenta (Moçambique)
Mulheres na Literatura: territorialidade e resistência
Conceição Evaristo (Brasil), Moema Augel (Brasil) e Rita Chaves (Brasil)
20h - Encontro Oralidades & Escritas em Língua Portuguesa: Breve relato do papel da música e da literatura na libertação e construção da nação guineense, com a presença do escritor Tony Tcheka (Guiné-Bissau)
Programação Sala Rachel de Queiroz - SALA 3 – MEZANINO 2
14h - III Salão do Professor: Curso Educação: desafio contemporâneo - Módulo I - Leituras inclusivas: percepções sobre TDAH na sala de aula contemporânea -  Convidado: Prof. Élder Vidal 
16h - III Salão do Professor: Curso Educação: desafio contemporâneo - Módulo I - ALDB e a construção de uma política educacional defensora da leitura. Convidado: Prof. Élder Vidal
19h - Debate: Bairros de Fortaleza: acervos vivos e baús de memória. Gylmar Chaves, Carlos Vazconcelos e Arlene Holanda
Programação Sala Francisca Clotilde - SALA 4 – MEZANINO 2
16h - Debate: Projeto Comida Ceará - Além da peixada e do baião: histórias da alimentação do Ceará (Editora SENAC). Convidados: Fátima Farias, Raul Lody, Vanessa Pontes e Valéria Laena - Mediação: Domingos Sávio Abreu e abertura: Ivan Prado
19h -Debate: 100 anos da revolução Russa, convidados: Augusto Buonicore (Editora Anita Garibaldi) e Ana Prestes (Editora Anita Garibaldi).
Programação Sala Luiza de Teodoro - SALA 5 – MEZANINO 2
14h - III Salão do Professor - Narrativas orais: Cantos fraternos (Goreth Albuquerque)
16h - III Salão do Professor - Diálogos - A arte do cordel: entre o clássico e o popular. Convidados: Stélio Torquato, Lígia Holanda e Profa. Fanka Santos. Lançamento de Livro após a mesa
17h30 - III Salão do Professor - Conto de Escola: Ignácio de Loyola e Vânia Vasconcelos
20h - Bazar das Letras Sesc – De notícia e não-notícia se faz a crônica e o cordel. Rouxinol de Rinaré e Arievaldo Vianna. Mediação Bruno Paulino

Programação Sala Multiplayer - SALA 6 - MEZANINO 2 - Programações Diárias
Espaço SESC Ciências: A astrofísica e a Energia: Exposição (retrata modelo do nosso sistema solar, sua origem e evolução, relacionando com experimentos lúdicos sobre matéria e energia).
Espaço SECITECE Ciência: Jogos Digitais
Espaço Conferência de Idéias: Espaço destinado à disseminação de ideias. Onde o público da Bienal pode utilizar para apresentar seus projetos, suas experiências, seus planos, sua vida, sua história. Em palestras curtas, de no máximo 20 minutos, onde a inscrição pode ser realizada no local
Programação Sala Luz - SALA 7 - MEZANINO 2 - SECITECE
                Espaço Vermelho
9h - Oficina de Robótica para Crianças e Adolescentes
14h - Oficina de Robótica para Crianças e Adolescentes
19h -  Painel de Debates: Mecatrônica
                Espaço Azul
9h -Exposição Paisagem Cósmica
9h - Exposição Drone\Robô Não\Robô, Quanser\Robô, Pioneer\Robô e Impressora Digital.
               
                Espaço Verde
9h - Mesa Redonda: Leituras Compartilhadas – Hora Da Novela
13h30 - Mesa Redonda: A Figura Feminina na Obra de Íris Pinheiro: Entre o Erótico e o Sagrado
15h - Cine com Ciência (Mostra Audiovisual)\Lendas Urbanas, Contos e Assombrações\Cheiros, Memórias e Saberes\Tempo da Terra\Dom Expedito: Cultura, Arte e Expressão.
Programação Sala Elementos - SALA 8 – MEZANINO 2
9h30 - Fanzine da Bienal (CUCA)
10h - Super-heróis e anti-heróis: os semideuses da contemporaneidade (Paideia)
15h - Jogos que lemos: a relação dos jogos e da leitura. (Igrejota)
17h - Construção de Cenários na Literatura (Escambau)
20h - Batalhas Épicas: Star Wars X Star Trek
Programação Sala Mágica - SALA 9/10 – MEZANINO 2
9h30 - Grupo Igre (mesas e cadeiras): Free 2 Play
11h às 17h - Grupo Igrejota (mesas e cadeiras): Free 2 Play
20h - Apresentação Cosplay Literário

Sábado, 22

Programação Bienal fora da Bienal –  Vila do Mar - Pirambu
16h - O coração do mar é o vento - Uma roda de conversa no mar, com Daniel Galera
Programação Bienal fora da Bienal –  Cuca Jungurussu
19h - Tema: A literatura como modo de rebeldia urbana com Ignácio de Loyola Brandão
Programação Auditório Mestres e Mestras da Cultura do Ceará – TÉRREO
16h -  Rodas de Saberes com Mestres e Mestras da Cultura - O corpo é um texto, a vida um drama. Mestra Dona Zilda (Dramas - Guaramiranga). Mestra Ana Maria (Dramas - Tianguá). Mestra Terezinha Lino (Dramas-Beberibe). Mediação: Lourdinha Macena.
21h - Show Invocado que só, de Dona Zefinha.
Programação Espaço Natércia Campos do Escritor Cearense – PAVILHÃO TÉRREO
17h - Travessia de vozes ou conexões temporais - Emília Freitas (1855-1908) "Canções do Lar" (1891), primeira mulher romancista cearense. Profa. Dra. Cecília Cunha (Seduc) e Madalena Figueiredo (ACL/Bibliotecária). Mediação Luciano Klein (Instituto Histórico e Geográfico).
18h - Lançamento do livro "Andei por aí" de Paola Tôrres
19h -  Lançamento do livro "Mel e Fel" de Antônio Teixeira Benevides Neto.
Programação Praça Mário Gomes – PAVILHÃO TÉRREO
10h - Seminário Cultura e Pensamento: Em comemoração aos cinquenta anos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Coordenadoria de Conhecimento e Formação realizará um ciclo de encontros em torno dos temas Cultura, Arte e Pensamento, com o objetivo principal de discutir modos de fazer, conhecer e pensar arte e cultura em seus diversos aspectos, no que tange às tecnologias emergentes, às políticas públicas, às culturas juvenis, às intervenções urbanas, ao patrimônio, à educação e aos processos criativos (Coordenadoria de Cultura e Formação/SECULT, Lenildo Gomes).
15h - Lançamento do livro Bel, a princesa nordestina de Leoneide Mª Rocha Nogueira
16h - Lançamento do livro A Garota Bacana de Emiliana Teixeira
18h - Lançamento do livro "Raízes de Maracanaú II de Francisco Correia” (Membro da Academia de Letras de Maracanaú)
19h - Lançamento do livro 50 tons de Rosa de Walden Luiz
Programação Café Literário – PAVILHÃO TÉRREO
10h - Histórias singulares: personagens cotidianos: Rodger Rogério (mediação de Nirton Venâncio)
12h - Cine Palavra: Áudios-visuais literários
14h - Imagens e obras: diálogos sobre autores - Vídeos sobre Mário de Andrade e Manuel Bandeira  dialogados por Carlos Augusto Lima
16h - Pockets shows: palavra música - Bráulio Tavares
17h - Performances: palavra cena  - Celso Borges
18h - Diálogos: Poesia de palco, com Ricardo Aleixo e Ademir Assunção
19h - Na vitrine: lançamentos -Celso Borges, Ricardo Aleixo e Ademir Assunção
Programação Fortaleza Boêmia – PAVILHÃO TÉRREO
19h - Fortaleza Boêmia: Show com o grupo Esperando a Feijoada, com Tarcísio Sardinha, Pardal, Gildo, Roberto Carioca e Heriberto Porto
Programação Praça do Cordel – FOYER TÉRREO
10h30 - Recital com diversos poetas
11h - Aboio e canções com o vaqueiro Chico Neto
14h - Recital com diversos poetas
15h - Lançamento do livro Brasil, um mosaico de culturas , da poeta cordelista Nezite Alencar (Paulus Editora) 
16h - Lançamento de Jesus Rodrigues Sindeux, Maria Luciene, Francisco Melchíades, Lucarocas e Jotabê
16h30 - Lançamento do livro Perfis Sertanejos,  de Bruno Paulino
17h - Cordéis que educam e transformam com o poeta Costa Senna
18h - Lançamento livro “O caçador João Mendonça e o tribunal da floresta” de Klévisson Viana (Tupynanquim Editora)
19h - Recital com Chico Pedrosa e Convidados.
19h30 - Show com Batuta Nordestina
Programação Sala Adolfo Caminha - SALA 1 – MEZANINO 1
16h - Lançamento Coletivo de Livros da Acadêmicas da Associação Feminina de Letras do Ceará (AFELCE)
18h30 -  ACE - Lançamento coletivo de livros de escritores associados: Arlene Portela, Antônio Miranda, Cássio Cavalcante, Gonzaga Mota, Grecyanny Cordeiro, Marcelo Leal e Randerson Figueredo
Programação Sala Contos, Papos e Encantos - SALA 2 – MEZANINO 1
9h - Hora do Conto para Bebês - Ivani Magalhães - (Encontro de Mediadores)
10h - Conversa com autores - Ieda de Oliveira (Delicias do Brasil e outras Histórias) e Iusta Caminha (O bicho mais corajoso do mundo e A bruxinha e o lobisomem)
13h - Elisabete Pacheco
14h - Cirandeiro Manu Kelé e Francinice de Ibiapina
15h - Literatura e Inclusão: Pabita, Tutti e outras personagens, de Tânia Dourado. Livro Cadê a criança que estava aqui? e Um vestido pra Tutti.
16h - Contadora de História: Silvana Pontes: Nina e o dedo espetado
Programação Sala Causos e Cantorias - SALA 3/4 – MEZANINO 1
10h - Brasil Sonoro: Ópera popular apresenta panorama da música brasileira - Projeto Criança Feliz
15 - “Os decretos do Rei” - Grupo Mirante de teatro Unifor

Programação Sala Literatura e Circo - SALA 5/6 – MEZANINO 1
9h -  Vivências circenses circo lúdico e os contos circenses - Emília contorcionista e o Visconde saltitante (Circo Tradicional)
13h - Projeto Pé de livros - brincadeiras com dominó gigante e contação de histórias – Elvis Jordan
14h - O circo de brinquedo - Alex Ferreira
15h - Hora do autor - “Almanaque da Banda Gigante “ (livros da palhaça rubra)
16h - Hora do espetáculo - de megafone na mão, surge Trepinha - Cia Mais Caras de teatro
Programação Sala Sáskia Brígido - SALA 7 – MEZANINO 1  - ESPAÇO SME
Socialização de práticas pedagógicas exitosas das escolas com foco na leitura e na escrita, realizando mostras literárias com atividades lúdicas, apresentações culturais e exposição dos trabalhos de professores e alunos desenvolvidos nas unidades escolares do Município de Fortaleza.
Programação SALA 8 – MEZANINO 1 - ESPAÇO SESC
10h - Performance Poética – Eliane Santos
11h - Do Livro ao Cinema/Abraço Literário
14h - Do Livro ao Cinema/Abraço Literário
15h - Performance Poética - Eliane Santos
18h - Slam e batalha de versos, com o Grupo Sarau B1/Performance Poética - Abraço Literário
Programação Sala Moreira Campos - SALA 1 – MEZANINO 2
16h - Ademir Assunção, Nirton Venâncio e Dalwton Moura: Canção e literatura: o legado literário de Bob Dylan
20h - Cristóvão Tezza em diálogo com Ângela Gutiérrez: Os mundos da criação literária em nossos dias. Mediação Cleudene Aragão
Programação Sala José de Alencar - SALA 2 – MEZANINO 2
18h - Performance Poética Sesc – Coletivo MARC – Conjunto José Walter - Mediação: Airton Soares
Programação Sala Rachel de Queiroz - SALA 3 – MEZANINO 2
14h - Palestra: O Autismo com o Professor Wilson Cândido Braga
16h - III Salão do Professor: Curso Educação: desafio contemporâneo - Módulo II - Entre sons, sabores e trilhas: a sala de aula como espaço de resgate das memórias indígenas, africanas e portuguesas - Convidado: Prof. Élder Vidal
17h - Lançamento de livro / Apresentação do Grupo Sons da Mata
19h - Comemoração IPHAN 80 anos - lançamento dos livros Aquarelas e Desenhos do Ceará Oitocentista (José Ramiro Tela Ribeiro (Org) e  Afetos Construídos  (Manoela Queiroz Bacelar) e Itala Byanca. Mediação de Geovana Cartaxo.
Programação Sala Luiza de Teodoro - SALA 5 – MEZANINO 2
14 - Palestra – A poesia como saber transdisciplinar na formação do leitor literário (Profa. Socorro Pinheiro e Profa. Jaquelânia Aristides)
16h - Homenagem a Bartolomeu Campos de Queirós. com Solange Kate e Iêda de Oliveira
20h - Bazar das Letras Sesc – A Poética do Teatro e a Poesia das Coisas – Antonio Marcelo e Émerson Braga. Mediação: Gina Girão
Programação Sala Multiplayer - SALA 6 - MEZANINO 2 - Programações Diárias
Espaço SESC Ciências: Ler , Ver e o Mundo: Exposição (através da exibição de banners e periódicos que retratam os dez maiores livros que fizeram história e seus impactos no período de sua publicação até a atualidade, representado através de protótipos, objetos ou materiais marcantes que fizeram parte do contexto histórico).
Espaço SECITECE Ciência: Jogos Digitais
Espaço Conferência de Idéias: Espaço destinado à disseminação de ideias. Onde o público da Bienal pode utilizar para apresentar seus projetos, suas experiências, seus planos, sua vida, sua história. Em palestras curtas, de no máximo 20 minutos, onde a inscrição pode ser realizada no local
Programação Sala Luz - SALA 7 - MEZANINO 2 - SECITECE
                Espaço Vermelho
9h - Oficina de Robótica para Crianças e Adolescentes
14h - Oficina de Robótica para Crianças e Adolescentes
19h -  Painel de Debates: Mecatrônica
                Espaço Azul
9h - Exposição Paisagem Cósmica
9h - Exposição Drone\Robô NAO\Robô, Quanser\Robô Pioneer\Robô e Impressora Digital.
               
                Espaço Verde
10h - Lançamento Do Blog Meu Educador Financeiro
15h - Lançamento Livro: Livro / Relatório Projeto
15h30 - Corredores Digitais
Programação Sala Elementos - SALA 8 – MEZANINO 2
09h30 - Fanzine da Bienal (CUCA)
10h - Grandes lançamentos de Fantasia e a Ficção Científica em 2017. (Intocados)
15h - Mesa: De Rachel de Queiroz a J.K. Rowling: O crescimento feminino na literatura, com Fábrica do Mito
17h - Debate: Cenário local da produção de quadrinhos e fanzines independentes - Guabiras
19h - Encontro de Saraus
Programação Sala Mágica - SALA 9-10 – MEZANINO 2
9h30 - Espaço FORPG – Fortaleza do RPG
11h - Espaço FORPG – Fortaleza do RPG
15h - Espaço FORPG – Fortaleza do RPG
17h - Mesa: Leonardo Sakamoto/Marcia Tiburi: A nova torre de babel digital: cada pessoa uma (a)versão?
20h - Futebol moderno e suas opressões: desconstruindo o racismo, o machismo e a violência nas torcidas organizadas (Airton de Farias, Bernardo Borges, Heloisa Helena, Regis Alves Pires) (Coord. Especial de Juventude)

Domingo, 23

Programação Bienal Fora da Bienal – Do Mucuripe ao Poço da Draga
9h - Tema: Alegria é a prova dos nove: Pedalando com Frida Kahlo Convidada: Izabel Gurgel. Saindo da área dos barcos no Mucuripe, até o Pavilhão Atlântico no Poço da Draga
Programação Auditório Mestres e Mestras da Cultura do Ceará – TÉRREO
16h -  Rodas de Saberes com Mestres e Mestras da Cultura - O corpo é uma festa, o coração um templo sagrado. Mestre Aldenir (Reisado-Crato). Mestre Zé Pio (Reisado-Fortaleza). Mediação: Rosembergue Cariri.
Programação Espaço Natércia Campos do Escritor Cearense – PAVILHÃO TÉRREO
16h -  Lançamento do livro "A passagem da febre" de Renato Pessoa      
17h - Lançamento do livro "Festival Concreto - Festival Internacional de Arte Urbana" de Narcélio Grud
19h - Lançamento do livro "Corisco e Dadá -apontamento sobre o filme" de Rosemberg Cariri
Programação Café Literário – PAVILHÃO TÉRREO
10h - Histórias singulares: personagens cotidianos: Descartes Gadelha (mediação de Alan Mendonça)
12h - Cine Palavra: Audiovisuais literários
14h - Imagens e obras: diálogos sobre autores - Vídeos sobre Ferreira Gullar dialogados por Celso Borges
16h – Pocket-shows: palavra música - Lídia Maria
17h - Performances: palavra cena - Ricardo Aleixo
18h - Diálogos: A canção e a cidade, com Fausto Nilo e Alan Mendonça
19h - Na vitrine: lançamentos - Kelson Oliveira/Evaristo Filho
Programação Praça do Cordel – FOYER TÉRREO
10h30 - Recital com diversos poetas
11h15 - Lançamentos dos folhetos A história da África, A dívida pública e Mitologia indígena brasileira, de Hamurábi Batista
14h - Lançamentos de livros e folhetos do cordelista Antonio Juraci Siqueira
15h - Lançamento do livro de Stélio Torquato E o Vento Levou em Cordel (Edições Flor da Serra)
15h30 - Lançamento de livro de Raimundo Clementino O pequeno príncipe em cordel (Tupynanquim Editora)
16h - Apresentação com o mestre Valdeck de Garanhuns
18h - Lançamento do cordel quadrinho O cangaceiro do futuro e jumento espacial, de Klévisson Viana e Jorge Guidacci (Tupynanquim Editora) e O príncipe do oriente e o pássaro misterioso,  de Klévisson Viana (Editora Armazém da Cultura)
19h - Show musical com Chico Walter e Hidelbrando do Acordeom.
20h - Show de encerramento da Praça do Cordel, com o grupo Cacimba de Aluá.
Programação Sala Contos, Papos e Encantos - SALA 2 – MEZANINO 1
9h ás 20h - Maratona de contação de histórias: Causos, contos e cantorias, tudo “intiriçado” feito cantiga de grilo
Programação Sala Literatura e Circo - SALA 5/6 – MEZANINO 1
9h - Vivências Circenses - Circo Lúdico e os Contos Circenses - Branca De Neve, 6 Malabares e 1 Anão (Circo Tradicional)
13h - Projeto Pé de Livros - Oficina De Bonecas Abayomi e Contação de Histórias – Elvis Jordan
14h - O Circo de Brinquedo - Com Alex Ferreira
15h - Hora do Autor - “Desmiolações” E “Criaturas“ (Livros da Palhaça Rubra)
16h - Hora do Espetáculo - Academia de Alta Tecnologia Humana, Palhaça Rubra
Programação Sala Sáskia Brígido - SALA 7 – MEZANINO 1  - ESPAÇO SME
Socialização de práticas pedagógicas exitosas das escolas com foco na leitura e na escrita, realizando mostras literárias com atividades lúdicas, apresentações culturais e exposição dos trabalhos de professores e alunos desenvolvidos nas unidades escolares do Município de Fortaleza.
Programação SALA 8 – MEZANINO 1 - ESPAÇO SESC
10h - Performance Poética – Eliane Santos
11h - Do Livro ao Cinema/Abraço Literário
14h - Do Livro ao Cinema/Abraço Literário
15h - Performance Poética - Eliane Santos
18h - Slam e batalha de versos, com o Grupo Sarau B1/Performance Poética - Abraço Literário
Programação Sala Moreira Campos - SALA 1 – MEZANINO 2 .
14h30 - João Artur Freitas da Rocha, Klevisson Viana e Cleudene Aragão - "Dia mundial do livro: Cervantes e o Quixote semeando histórias pelo mundo".
16h - Daniel Galera em diálogo com Joca Reiners Terron:Cada pessoa por si ou ainda há gerações de escritores?
18h - Ignácio Loyola Brandão com mediação de Kelsen Bravos: O escritor como biblioteca viva.
Programação Sala Multiplayer - SALA 6 - MEZANINO 2 - Programações Diárias
Espaço SESC Ciências: Ler , Ver e o Mundo: Exposição (através da exibição de banners e periódicos que retratam os dez maiores livros que fizeram história e seus impactos no período de sua publicação até a atualidade, representado através de protótipos, objetos ou materiais marcantes que fizeram parte do contexto histórico).
Espaço SECITECE Ciência: Jogos Digitais
Espaço Conferência de Idéias: Espaço destinado à disseminação de ideias. Onde o público da Bienal pode utilizar para apresentar seus projetos, suas experiências, seus planos, sua vida, sua história. Em palestras curtas, de no máximo 20 minutos, onde a inscrição pode ser realizada no local
Programação Sala Luz - SALA 7 - MEZANINO 2 - SECITECE
                Espaço Vermelho
9h - Competição de Robô de Sumô
14h - Competição de Robô de Sumô
                Espaço Azul
9h - Exposição Paisagem Cósmica
9h - Exposição Drone\Robô Não\Robô, Quanser\Robô, Pioneer\Robô e Impressora Digital.
               
Programação Sala Elementos - SALA 8 – MEZANINO 2
09h30 - Fanzine da Bienal (CUCA)
11h - Conhecendo o Centro de Fortaleza através da Literatura, com Fábrica do Mito
15h - As três leis da robótica e suas variáveis na Ficção Científica, com Escambau
17h - Monstros Clássicos Na Literatura De Horror, com Escambau)
Programação Sala Mágica - SALA 9-10 – MEZANINO 2
9h30 - Espaço FORPG – Fortaleza do RPG
11h - Espaço FORPG – Fortaleza do RPG
15h - Espaço FORPG – Fortaleza do RPG
17h - Espaço FORPG – Fortaleza do RPG
19h - Encerramento da Bienal – Show Quinteto Agreste – Canções a partir do tema Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca.


Site Bienal do Livro do Ceará: http://bienaldolivro.cultura.ce.gov.br/




Nenhum comentário: