Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

domingo, 1 de maio de 2016

Formação] Professores da Rede Municipal participarão de formação em patrimônio cultural nesta terça-feira (04)

Com o objetivo de capacitar os professores do 4º ao 6º ano, para que desperte em seus alunos a importância do patrimônio cultural cearense e, sobretudo, do município de Fortaleza, utilizando a apreciação da arte e o próprio fazer artístico como principal estratégia de ensino e aprendizado, o Museu Siará em Miniatura realiza mais uma ação do projeto A Escola vai ao Museu. Nesta quarta-feira, 04 de maio, de 08h às 11h30, na sede do Instituto Intervalo, localizada no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). A atividade contará com cerca de 100 professores da rede pública municipal para participarem de formação de patrimônio cultural e alfabetização museológica, realizadas em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, ministradas pelo professor mestre Aldecir Ferreira.

A segunda parte do projeto consiste em visita orientada de estudantes e professores ao Museu Siará em Miniatura. Nesse sentido, o Museu surge como uma ferramenta de ensino na medida em que consegue unir a educação para o patrimônio cearense com o universo lúdico da criança.

O projeto A Escola vai ao Museu tem por objetivo promover um intercâmbio entre estudantes e professores do 4º ao 6º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino de Fortaleza e de todo o Estado do Ceará, com a equipe do Museu Siará em Miniatura, para fomentar ações de valorização e preservação do patrimônio cultural do Ceará nas escolas do referido município, considerando que são justamente nesse período da grade curricular que educadores e educandos deverão voltar sua atenção para o conteúdo e debate da chamada “história e geografia local”.  

O projeto A Escola vai ao Museu é uma realização do Instituto Intervalo, aprovado no VII Edital Mecenas do Ceará, contando com o apoio daSecretaria Estadual Da Cultura (Secult) e apoio cultural da COELCE.

Museu Siará em Miniatura mantém há 11 anos uma exposição de longa duração sobre o patrimônio arquitetônico do Ceará, que retrata, por meio de maquetes inseridas em pequenos cenários, vários aspectos dos bens edificados da capital cearense de municípios como, Redenção e Aquiraz, do período da colonização até início do século XX. São mais de 1.500 peças que contribuem para a reflexão sobre a cultura cearense, oportunizando aos visitantes uma análise da sociedade atual por meio de um diálogo com representações do passado, através de visitas orientadas.


Serviço:
Projeto A Escola vai ao Museu
Oficina de capacitação em Patrimônio Cultural
Local: Instituto Intervalo
Quarta-feira, 04 de maio
Horário: 8h às 11h30
Informações:  (85) 3087.1460 – 9 9925.9233 – 9 8854.1855
Site: www.ongintervalo.org
Fanpage: Intervalo.org


Museu Siará em Miniatura
Av. Alberto Craveiro, 222 -  Boa Vista
Condomínio Espiritual Uirapuru
Informações e agendamentos:
(85) 3087.1460 – 9 9925.9233 – 9 8854.1855
Site: www.ongintervalo.org

Fanpage: Intervalo.org

Nenhum comentário: