Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 24 de março de 2018

Músico gaúcho Renato Borghetti se apresenta no sábado (31) no Teatro Tapera das Artes em Aquiraz


 
Músico conduzirá oficinas formativas a partir de terça (27), na Tapera das Artes, irá compartilhar conhecimento na quinta (29), no Centro Cultural Belchior, e realizará o concerto “Renato Borghetti e convidados” no sábado (31), 
no Teatro Tapera das Artes em Aquiraz

“Minha música é regional gaúcha, é minha fonte e rumo, é a partir desta posição que desenvolvo o meu trabalho”, é assim que um dos instrumentistas mais conceituados e respeitados do Brasil, detentor do “Primeiro Disco de Ouro da Música Instrumental Brasileira”, Renato Borghetti, define sua música e o papel dela em sua vida. O acordeonista e gaiteiro dará continuidade a programação 2018 do projeto “Encontro Mestre & Aprendiz” – Contraponto Harmônico, tendo como ponto alto o concerto no Teatro Tapera das Artes, na cidade de Aquiraz, zona metropolitana de Fortaleza.

Gerando diálogos criativos e musicais entre jovens estudantes de música, Renato Borghetti ministrará a partir da terça-feira (27) uma série de oficinas e encontros no Teatro Tapera das Artes, em Aquiraz. Além disso, em Fortaleza, numa parceria do projeto “Encontro Mestre & Aprendiz – Contraponto Harmônico” com a Plataforma Sinfonia do Amanhã, Renato Borghetti participará na quinta-feira (29), às 19h, do ciclo de Diálogos Sinfonia, um polo de discussão mediada com grandes artistas da música instrumental nacional. O encontro entre músico e público será no auditório do Centro Cultural Belchior.

Já no sábado (31), às 17h, no Teatro Tapera das Artes, em Aquiraz, o músico gaúcho realizará o concerto “Renato Borghetti e convidados”. Para a apresentação será respeitada a capacidade máxima de 350 pessoas no teatro, onde serão distribuídos ingressos 1 hora antes do evento. A entrada é gratuita.

Sobre Renato Borghetti

Renato Borghetti é versátil, as formações musicais que o acompanham alternam entre Duos, Quartetos, Quintetos e Sextetos. Com a desenvoltura que abre sua gaita em um salão de baile ou CTG (onde começou) também circula com naturalidade em salas sofisticadas e festivais instrumentais. Trabalhos como solista são frequentes, emprestando a sonoridade do acordeon gaúcho para as mais diversas formações, tendo se apresentado com quase todas as Sinfônicas do Brasil. Renato Borghetti é também um dos artistas brasileiros de mais sólida carreira internacional.

Sobre o projeto “Encontro Mestre & Aprendiz” – Contraponto Harmônico

Desenhado para possibilitar a aproximação de jovens aprendizes com nomes consagrados da música instrumental, o projeto “Encontro Mestre & Aprendiz – Contraponto Harmônico” oferece ações educativas que resultam em concertos interativos.

Realizado mensalmente, de fevereiro a novembro de 2018, as ações ocupam diferentes espaços, contemplando um público vasto. Dessa forma, atua, não apenas na formação dos aprendizes, mas também com foco no público geral interessado pela música em seus aspectos sonoros e teóricos. Para este ano, grandes nomes nacionais e internacionais já estão confirmados:

·         Abril - Marlui Miranda - compositora, cantora e pesquisadora da cultura indígena brasileira;

·         Maio – Ensemble – trio de palhetas de São Paulo;

·         Junho – Barbatuques - grupo brasileiro de percussão corporal;

·        Julho - Maite Hontelé - trompetista especializada em ritmos caribenhos, da Colômbia;

·         Agosto – Ricardo Herz – o artista que reinventou o violino brasileiro;

·       Setembro - Ji Hae Park – pesquisador de música contemporânea, da Coreia do Sul;

·         Outubro – Badi Assad – cantora violonista;

·         Novembro – Toquinho – cantor e compositor brasileiro.

O Projeto Mestre & Aprendiz tem realização do Centro de Pesquisa e Difusão da Arte-Imaginário, Co-realização da Tapera das Artes, e parceria com a Plataforma Sinfonia do Amanhã, patrocínio da Usibras, Verdes Mares, Hipercor, Esmaltec, FAN, Dakota, Frezenius, M. Dias Branco, Acal. E conta com apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e consultoria executiva da Quitanda das Artes. Agradecimento especial à Enel Distribuição Ceará.

Plataforma Sinfonia do Amanhã

No intuito de ampliar sua atuação, ao mesmo tempo em que fortalece laços colaborativos, o Encontro Mestre & Aprendiz recebe estudantes de diversas instituições que trabalham educação musical em todo o estado do Ceará, vinculados ao projeto Plataforma Sinfonia do Amanhã. Trata-se de entidades que, assim como a Tapera, dispõem recursos artísticos e pedagógicos a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, numa perspectiva de ampliar as possibilidades de desenvolvimento social.  A Plataforma, em 2018, conta com 26 instituições, sendo 22 delas no Ceará, uma na Bahia, uma em Goiás e duas no Rio Grande do Sul.

Associação Tapera das Artes

A Tapera das Artes, com mais de 30 anos de existência, dedica-se a atividades culturais voltadas para jovens e crianças oriundas de famílias de baixa renda no município de Aquiraz, onde vem se consolidando como um vetor fundamental de transformação social,  artística e cultural local.

O trabalho iniciado com o ensino de pífano tomou novas proporções, possibilitando a expansão e inclusão de novas modalidades artísticas. Foram fundadas, assim, a banda de pífanos “Girassol”, o grupo “Sementes da Terra”, o grupo de chorinho “Feijão de Corda”, o Grupo de Forró “Natureza do Forró”, o Espetáculo “Sons e Sonhos”, “Orquestra Bachiana Jovem”, “Camerata de Violões Dedilharte 6”, “Orquestra Sanfonica Essência”, “Coro Canto Livre”, dentre outros.

Em 2012, a Tapera das Artes iniciou a parceria com a Fundação Bachiana de São Paulo e, com o apoio do Maestro João Carlos Martins, protagonizou a Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz.

Desde 2013, oferece o Programa de Cultura Tapera das Artes, atendendo a um público de 400 crianças, sob a direção artística pedagógica do Maestro Ênio Antunes, que abriga a metodologia "Um Toque de Classe" para o ensino de música, e as atividades inventivas da Luteria experimental com as criações exóticas do Mestre Luthier Fernando Sardo.

Encontro Mestre & Aprendiz - Contraponto Harmônico apresenta Renato Borghetti (RS), com:

Residência Artística

Quando: 27/03 a 31/03

Local: Centro Cultural da Tapera das Artes


Concerto “Renato Borghetti e convidados”

Quando: 31/03 (sábado), às 17h

Local: Teatro Tapera das Artes (Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N – Centro, Aquiraz / Ao lado do Parque Ecoeducativo Engenhoca)

Informações: (85) 3361-2704 / 987548496

ACESSO GRATUITO

Será respeitada a capacidade máxima de 350 pessoas no teatro, onde serão distribuídos ingressos 1 hora antes do evento.


Diálogos Sinfonia com Renato Borghetti

Quando: 29/03 (quinta-feira), às 19h

Local: Centro Cultural Belchior (Onde: Rua dos Pacajus, 123 - Praia de Iracema).

Nenhum comentário: