Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 23 de março de 2018

Clássicos] Orquestra Sinfônica da UECE interpreta temas de filmes em concerto comemorativo aos 60 anos do Cineteatro São Luiz


Maestro Alfredo Barros
Foto: Giseldo Castro

A apresentação acontece no dia 26 de março, às 18h30, com entrada gratuita

Com um concerto de temas de filmes, a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará - OSUECE é a atração na Sessão Sonora especial em comemoração aos 60 anos do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. A apresentação será no 26 de março, data do aniversário do São Luiz, às 18h30, com acesso gratuito. No repertório, temas de filmes consagrados como Indiana Jones, E.T. - O Extraterrestre, A Missão e a saga de Guerra nas Estrelas, incluindo os temas da Princesa Leia, Mestre Yoda e Darth Vader.

Como parte da comemoração do aniversário do São Luiz, antes do concerto, às 16h, acontece a exibição do filme Lumière! A aventura começa, documentário francês de 2016. Com direção de Thierry Frémaux, o filme é uma jornada pelo universo dos fundadores do cinema, os irmãos Louis e Auguste Lumière.


OSUECE


A OSUECE teve seu início em agosto de 2009. Tem um conjunto variado de obras em seu repertório: de compositores brasileiros em geral, com destaque especial para jovens compositores cearenses que desenvolvem atividade composicional no Bacharelado em Composição da UECE, arranjos e adaptações de grandes obras populares e obras do repertório tradicional sinfônico.

É formada por cerca de 65 integrantes distribuídos dentre os naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. A direção e regência titular é do prof. Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela Universidade do Texas, Austin, EUA. Professor de composição do Curso de Música da UECE, o maestro desenvolve projetos artísticos dessa natureza desde 1988.

O projeto da OSUECE é uma ação tríplice de ensino, pesquisa e extensão que atua como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE. É sobretudo uma orquestra jovem que tem um compromisso de inclusão social e acadêmica. Abre perspectivas para a orientação e apoio àqueles estudantes de música que procuram uma oportunidade de ingressar na universidade. A Reitoria e Vice-Reitoria da UECE, as Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis–PRAE, de Extensão–PROEX, de Pesquisa e Pós-Graduação–PROPGP têm dado importantíssimo apoio à Orquestra.


ORQUESTRA DE FORMAÇÃO SESI/UECE


Em 2014 a OSUECE deu início a sua segunda etapa pedagógica de formação de músicos de orquestra, inicialmente chamada de Orquestra de Base. Em julho de 2015 a UECE, por meio do Curso de Música, e o Serviço Social da Indústria (SESI/CE), ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Museu da Indústria, firmaram um convênio para criação da Orquestra de Formação SESI/UECE e oferta de cursos de música para a comunidade.


OSUECE NOS PALCOS


A Orquestra Sinfônica da UECE já chamou a atenção de músicos importantes, professores de festivais e regentes, como o violista Carlos Boltes (chileno radicado nos EUA), que em julho de 2011 solou com a Orquestra o Concerto para Viola e Orquestra de G. P. Telemann. A cantora Marina de la Riva em janeiro de 2012 apresentou-se com a OSUECE em Fortaleza, tendo mencionado de forma muito elogiosa o trabalho dos jovens músicos da orquestra.

Em 2013 a OSUECE participou da gravação do DVD "Homenagem do Ceará aos 100 anos de Luiz Gonzaga", com Adelson Viana, Waldonys e Rodolfo Forte, Manassés e Nonato Luiz, entre outros. No mesmo ano fez o concerto de encerramento do Fórum Harmônicas Brasil, no Anfiteatro do CDMAC, com o gaitista José Staneck como solista.

Em fevereiro de 2016 lotou a Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura com o concerto “Humberto Teixeira – viva a memória do Dr. do Baião”, onde teve a participação do acordeonista Adelson Viana e dos cantores Marina Cavalcante, Paulo Belim, Marcos Caffé e Calé Alencar. O concerto teve transmissão ao vivo pela TV Ceará.

Ao longo desses anos a Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará vem realizando dois projetos diferenciados no Theatro José de Alencar: Série Concertos de Câmara, com apresentações de subgrupos da orquestra no Foyer, e Série Concertos Sinfônicos no palco principal, sempre com plateia lotada. E foi também com lotação completa que encerrou a temporada de 2016, com repertório de temas de grandes filmes.

Em maio de 2017, no Centro de Eventos do Ceará, a OSUECE foi a orquestra que acompanhou o tenor José Carreras no aplaudidíssimo concerto da turnê A Life in Music. O maestro da Sinfônica da UECE, Alfredo Barros, ensaiou o grupo, que na apresentação foi conduzido pelo regente titular do tenor, o espanhol David Gimenez.

Em outubro, a Orquestra foi atração ao lado do sanfoneiro Waldonys em apresentação aberta ao público, no Estacionamento Aberto do Shopping RioMar Fortaleza. A apresentação foi parte da campanha “AVC tem Conserto”, promovida pela Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV), para alertar à população sobre as medidas de prevenção contra a doença.

Ainda em 2017, em novembro a OSUECE abriu a programação cultural do Ceará Natal de Luz na Praça Portugal com um concerto ao ar livre interpretando temas natalinos com os cantores Giorgi Gelashvili e Liana Fonteles. E em dezembro apresentou no Beach Park o espetáculo em homenagem ao compositor e poeta Humberto Teixeira.


SERVIÇO:

ANIVERSÁRIO DO CINETEATRO SÃO LUIZ

CINEMA:

Lumière! A aventura começa – Dia 26 de março às 16h, exibição do documentário de Thierry Frémaux (França. 2016. Duração: 1h30. Legendado). Uma jornada pelo universo dos fundadores do cinema, os irmãos Louis e Auguste Lumière. Imagens históricas e um olhar único da França e do mundo da Era Moderna através de 114 breves filmes dos irmãos franceses restaurados em 4K e montados para celebrar o legado da dupla. Classificação indicativa: 12 anos. Entrada gratuita.

CONCERTO:

Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE) – Dia 26 de março, às 18h30, concerto sinfônico com temas de filmes. Classificação indicativa: Livre. Entrada gratuita.

Endereço: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza-CE). Informações (85) 3252-4138.

Nenhum comentário: