Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Festival] PROGRAMAÇÃO DO 6º FESTIVAL ALBERTO NEPOMUCENO (FAN) SEGUE ATÉ DOMINGO (11/06) EM FORTALEZA

Duo Glière de Cordas
Foto: Pedro Humberto
  
A 6ª edição do Festival Alberto Nepomuceno (FAN) – Concertos Solidários está em sua reta final e segue até domingo (11) com variada programação gratuita e para toda da família em diversos pontos da capital cearense, sempre com foco no incentivo à produção e difusão da música instrumental em suas variações, do erudito ao popular.
Nesta sexta (09), às 15h30, o Museu da Fotografia de Fortaleza abre suas portas para receber a jornalista Izabel Gurgel com o diálogo “Livros, leituras e fotografia: música para os olhos”. A conversa aberta ao público terá como convidados especiais os alunos da Escola Pública Estadual Helenita Mota e será seguida por consultas às ilustrações referenciadas no bate papo e visitação à biblioteca e ao acervo do Museu.

Sábado (10), às 16h, na Escola Beneficente de Surf Titanzinho, o 6º FAN promove o espetáculo “Um Acordeom na Beira do Mar” com concerto de Jair Dantas, educador e único acordeonista canhoto brasileiro, que apresenta trabalho voltado para a música Erudita e Popular.

O domingo (11), último dia de atrações do 6º FAN será intenso e terá início às 17h, no Museu de Arte Contemporânea – MAC (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura) com a apresentação do Duo Glière de Cordas da UFC pela violinista Liu Man Ying e pela violoncelista Dora Utermohl de Queiroz, ambas professoras do curso de Licenciatura em Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Ceará. O Duo Glière fará homenagem ao violinista e compositor russo Reinhold Glière (que incorporou o uso da música folclórica da Rússia e de países vizinhos em suas composições) e traz no programa o Duo n.1 de Beethoven, entre as peças arranjadas para esta formação, caso de “Meditação de Thaís”, do compositor Massenet.

Às 18h30, a Arena Dragão (também no Centro Dragão do Mar) ganha os movimentos da Camerata de Cordas da UFC, sob direção das profªs. Dra. Liu Man Ying (violino e viola) e Ms. Dora Utermohl de Queiroz (violoncelo e contrabaixo), em que repercute repertório selecionado para o coletivo musical. Na sequência, o FAN recebe o Grupo de Violoncelos da UFC, composto por 22 alunos violoncelistas sob coordenação da profª Dora Utermohl de Queiroz, que compartilham saberes, o mesmo interesse e dedicação por um instrumento e pela música em concerto gratuito e aberto à comunidade com obras escritas especialmente para esta formação.

O encerramento do 6º FAN será em grande estilo com apresentação do grupo Choro Jazz Trio, formado por Moacir Bedê (guitarra, flauta e bandolim), Fábio Amaral (baixos acústico e elétrico) e André Benedecti (bateria) no altar da Igreja Nossa Senhora da Piedade, às 18h45. O show promete encantar o público com as notas multi-instrumentais e autorais do trio, passando por ritmos como jazz, bossa nova, MPB, balada e até o baião, com belas harmonias e muita improvisação jazzística.

O FAN tem o patrocínio do Banco do Nordeste e Grupo Marquise, via Lei Rouanet. Realização da Vagalume Produção Cultural e Comunicação e apoio da Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte – ICA, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Secretaria de Cultura de Aquiraz e Museu da Fotografia de Fortaleza.

Veja também em www.facebook.com/FANalbertonepomuceno/ + @FANalbertonepomuceno

Nenhum comentário: