Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Espetáculo] CORPO DE DANÇA DO AMAZONAS APRESENTA TRÊS ESPETÁCULOS EM CURTA TEMPORADA NA CAIXA CULTURAL FORTALEZA

Foto: Bárbara Umbra

Em Um Norte que Dança, os bailarinos pretendem fazer um intercâmbio cultural, difundindo a história do grupo 

​"A Sagração da Primavera" é um dos espetáculos da companhia."

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 9 a 12 de fevereiro de 2017, o espetáculo Um Norte que Dança, do Corpo de Dança do Amazonas. Durante quatro dias, os bailarinos interpretam três espetáculos: Cabanagem, no dia 9, Milongas, no dia 10 e, para finalizar, A Sagração da Primavera, nos dias 11 e 12.

O projeto tem como objetivo fazer um intercâmbio e a difundir a produção de dança do Amazonas. Por isso, após os espetáculos, serão realizadas palestras com o tema "Processos de criação do Corpo de Dança do Amazonas", com Getúlio Lima, diretor da companhia e bailarinos.

“Esse processo de troca de experiências proporciona ao artista refletir sobre ser, estar e agir no mundo, construindo e reconstruindo suas concepções artísticas e sua atuação na sociedade”, explica João Fernandes, diretor do Casarão de Ideias, responsável pela produção da circulação pelos espaços da CAIXA Cultural.

Os espetáculos

A Sagração da Primavera é uma obra que retrata a visão fugaz de um ritual pagão eslavo no qual uma jovem dança até a morte, como oferta ao Deus da Primavera. Com música de Igor Stravinsky, Sagração foi concebida originalmente por Vaslav Nijinsky para a companhia Ballets Russes, do empresário Sergei Diaghilev e, tanto música como coreografia, revolucionaram a arte desde então.

Os coreógrafos Adriana Goes e André Duarte retiram a obra do seu contexto inicial e fazem uma releitura imersa na cultura indígena: a sagração se passa no Ritual da Moça Nova, cultura característica da tribo Tikuna, onde uma jovem índia, ao menstruar pela primeira vez, é retirada do convívio social e no período de reclusão a menina moça, Worecü, dedica-se a trabalhos manuais intimamente ligados às mulheres.

Worecü passa por rituais onde lhe arrancam os cabelos e amarram seus membros, a fim de simbolizar a morte do corpo infantil e nascimento do corpo adulto. Os índios são responsáveis pela confecção do local de reclusão e de alguns adereços usados pela moça nova.

Munidos desses elementos, os coreógrafos ambientam A Sagração da Primavera sob o ponto de vista de Worecü. Ao mesmo tempo em que receia a solidão e a violência contra seu corpo, ela anseia por esse momento importante da sua vida: a passagem para a vida adulta.

Cabanagem foi uma revolta popular onde negros, índios e mestiços insurgiram contra a elite política na região Norte do Brasil, no período regencial. Diversas batalhas fizeram com que o movimento ficasse marcado pela violência.

O coreógrafo Mário Nascimento iniciou o seu trabalho mergulhado no universo dos Cabanos através da literatura de Márcio Souza e Marilene Corrêa. O espetáculo apropria-se da essência da Cabanagem e utiliza a linguagem de Mário Nascimento para traduzir o espírito de resistência, de luta, de revolta, de preservação das culturas de determinado local.

Milongas foi apresentado pela primeira vez em 2010 e foi remontado com novo formato. Com coreografia de Monique Andrade, ele vem ressaltar a contemporaneidade dos estilos, unindo o tango tradicional com o eletrônico e a dança de salão com a dança contemporânea, sem perder a essência das milongas, que surgiu como estilo musical e como dança em Andaluzia (Espanha), no fim do século 19, tornando-se popular no subúrbio de Montevidéu e Buenos Aires. Mais tarde, a milonga foi absorvida pelo tango.

Os alinhamentos clássicos de dança foram agregados aos elementos da dança moderna e contemporânea, misturando-se ainda com o estilo da dança de salão. Os figurinos fogem dos modelos tradicionais do tango,

O Corpo de Dança do Amazonas: Foi criado em 1998 pelo Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Cultura, para compor os Corpos Artísticos do Teatro Amazonas. A companhia mantém uma programação artística com repertório diverso, onde objetiva apresentar a diversidade cultural local por meio da pluralidade da dança contemporânea. Para isso tem realizado criações com a colaboração de artistas convidados do Brasil e do exterior.

O CDA é referência em dança contemporânea no Estado. Atualmente, o grupo está entre as grandes companhias de dança do Brasil, pela qualidade técnica e artística que sempre apresenta em seus trabalhos. Em seu repertório o grupo contém mais de 50 obras de diversos coreógrafos brasileiros e estrangeiros. Através de suas ações visa a difusão da dança contemporânea, o aprimoramento técnico e artístico, a pesquisa, o desenvolvimento de projetos artístico-culturais e a formação de um público crítico, que receba em cada apresentação a qualidade, a energia e a paixão que a companhia tem no seu jeito de fazer dança.

Serviço:

Dança: Nortes que dançam
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 9 a 12 de fevereiro de 2017 (Dia 9: Cabanagem | Dia 10: Milongas | Dia 11 e 12: A Sagração da Primavera)
Horários: quinta a sábado, às 20h | domingo, às 19h
Duração: Cabanagem – 45 minutos | Milongas – 45 minutos | A Sagração da Primavera - 38 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos:  R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas a partir do dia 08/02 , das 10h às 20h, na bilheteria do local (venda restrita a quatro ingressos por pessoa e dois ingressos por sessão)
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local

Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770


VIDEOS DOS ESPETÁCULOS:

Dia 09/02- Cabanagem
Coreógrafo: Mário Nascimento
Vídeo de Cabanagem:


Dia 10/02- Milongas
Coreógrafa: Monique Andrade
Video de Milongas:


Dias 11/02 e 12/02 - A Sagração da Primavera
Coreógrafos: Adriana Goes e André Duarte
Vídeo de Sagração da Primavera:




Nenhum comentário: