Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

[Notícias] Vila das Artes (CE) - 1 a 9 de outubro de 2010

DEBATES INCALCULÁVEIS

A Trilogia Militar de Rossellini em Debates Incalculáveis desta segunda.
O Debates Incalculáveis, encontro mensal que acontece na Vila das Artes, vai pensar sobre o tema “A Coralidade na Trilogia Militar: Tão Longe, Tão Perto do Fascinante Fascismo” na obra de Roberto Rossellini. O debate é gratuito e será conduzido pelo pesquisador Cid Vasconcelos na próxima segunda (4) ás 18h30. Integram a trilogia  os filmes “La Nave Bianca” (1941), “Un Pilota Ritorna” (1942) e “L’Uomo dalla Croce” (1943).
“O que se pretende abordar são os anos de formação do realizador no formato longa-metragem e o surgimento de uma proposta de realismo diferenciado, que antecede, em vários anos, a eclosão do que se convencionou chamar Neo-Realismo e, particularmente, uma das características que o realizador acreditava ser fundamental na concepção desse novo realismo, a coralitá”, explica Vasconcelos.
Cid Vasconcelos é autor de vários artigos em publicações acadêmicas e colabora com ensaios sobre o audiovisual na imprensa. È doutor em sociologia pela Universidade Federal do Ceará, com a tese Melodrama e Nação no Cinema Brasileiro dos anos 1940. Foi professor em disciplinas vinculadas a Sociologia e a História e Teoria do Cinema na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e nas particulares Face, Fanor e Unifor.

CURSOS LIVRES

Curso de Assistência e Operação de Câmera HD está com inscrições abertas

A Vila das Artes está com inscrições abertas até o dia 18  de outubro para o curso de Assistência e Operação de Câmera HD. O curso, oferecido pelo CANNE - Centro Audiovisual Norte-Nordeste em parceria com a Vila, é voltado para pessoas que tenham experiência como assistente ou operador de câmera. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro) das 9h às 20h, de 28 de setembro a 18 de outubro. O interessado deve apresentar currículo e uma foto 3x4, além de preencher uma ficha no local. As aulas acontecem de 25 a 29 de outubro, das 18h às 22h, com o professor e publicitário Bruno Ragnolli, o Coroinha.

CINECLUBE

O Cinema Contemporâneo em cartaz durante o mês de outubro
O Cineclube Vila das Artes de outubro é um convite à viagem contemporânea através de filmes produzidos por cineastas de países como Irã, Romênia, França e Espanha. São filmes de diferentes tendências do chamado cinema contemporâneo além de consagrados pela crítica internacional, são inéditos no circuito comercial brasileiro. A Mostra pretende refletir a estética, a identidade, a linguagem e a autoria no mundo contemporâneo através desses diferentes países.  A curadoria foi do pesquisador Marcelo Ikeda, professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC), e mestrando em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Programação
Dia 06
“Shirin”, de Abbas Kiarostami (Irã, 2008)
O cineasta é um dos mais consagrados diretores da atualidade.
Dia 13
“Antes que eu Esqueça”, de Jacques Nolot (França, 2007
Nolot que também atua nos filmes em que é diretor, se caracterizou pela realização de obras contundentes sobre sua condição homossexual, através de um humor ácido e de uma linguagem franca.
Dia 20
“A Morte do Senhor Laresco, de Cristi Puiu (Romênia, 2005)
O filme é um exemplo da vitalidade estilística do cinema romeno.
Dia 27
“O Sol do Marmeleiro, de Victor Erice (Espanha, 1990) - Foto
Neste longa Erice conseguiu conjugar com harmonia duas linguagens artísticas: a pintura e o cinema.
 ENCONTRO

Reunião do Fórum Cearense do Audiovisual acontece dia 14
O Fórum Cearense do Audiovisual se reúne no próximo dia 14, às 19h, na Vila das Artes para propor a implantação da Rede Audiovisual Ceará. O Fórum é espaço de reflexão sobre o direcionamento das Políticas Públicas de Cultura Audiovisual e as reuniões são realizadas com a participação de representantes de Órgãos Públicos, como Secretarias de Cultura e Museu da Imagem e do Som (MIS); ONG´s, Associações, Sated-CE, estudantes do audiovisual, cineclubistas e exibidores, atores da sociedade civil, produtores e pesquisadores. O encontro é aberto aos interessados e para aqueles que atuam com o audiovisual. Mais informações através do e-mail: forumcearensedoaudiovisual@gmail.com

FORMAÇÃO EM ARTES

Equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado a Secretaria de Cultura (Secultfor) a ViladasArtes é lugar de formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. Oferece gratuitamente uma série de cursos, em diferentes formatos e que atendem a um público diverso. A ViladasArtes foi implantada em 2006 - uma conquista compartilhada entre a classe artística e a Prefeitura de Fortaleza. Contribui com ações que envolvem o circuito de artes e o interesse público, potencializando reflexões e debates sobre política, arte contemporânea e a cidade. Situado em local estratégico, no centro de Fortaleza, o Bloco I (Casa das Escolas) foi inaugurado em setembro de 2008 e abriga as Escolas Públicas de Audiovisual e Dança, um Núcleo de Produção Digital, além de Biblioteca, Videoteca, sala de dança, ilhas de edição e auditório.

Parceria: Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e Rede Olhar Brasil - Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Apoio: Kodak, Quanta e Prodança. Apoio cultural: Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Ceará. Patrocínio: Banco do Nordeste, Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo a Cultura (Ministério da Cultura) e Governo Federal. Siga no twitter.com/viladasartes e www.facebook.com/viladasartes
ViladasArtes - Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Fortaleza|Ceará|Brasil
Telefone (55+85) 3252.1444 comunicacaoviladasartes@gmail.com, viladasartesfortaleza@gmail.com
Escola Pública de Dança (85) 3105.1402
escoladedancadefortaleza@gmail.com
Escola Pública de Audiovisual (85) 3105.1404
escoladeaudiovisualdefortaleza@gmail.com
Núcleo de Produção Digital (85) 3105.1410
npdfortaleza@gmail.com 

Nenhum comentário: