Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

domingo, 26 de setembro de 2010

[Dança – Ce] Bienal De Par Em Par recebe inscrições para cursos e residência


João Fiadeiro by Jose Luis Neves


Thembi Rosa


Bienal De Par Em Par recebe inscrições para cursos e residência

Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para os cursos do 2º Encontro Terceira Margem, da Bienal De Par Em Par 2010, que acontecerão em outubro. São três oficinas e uma residência artística.

O português João Fiadeiro volta a Fortaleza onde faz, pela segunda vez, a residência Composição em Tempo Real/Fortaleza, segunda habitação. As inscrições são limitadas e feitas a partir do envio de currículo. O mineiro Vanilton Lakka ministra a oficina Sugestões para uma cidade habitar um corpo. Os cariocas Fernanda Eugênio e Gustavo Ciríaco são responsáveis pela oficina Respiradouro, que consiste em um conjunto de proposições para andanças e paragens pela cidade. O mineiro Marcos Canário/O Grivo irá propor um laboratório sonoro, chamado Composição: estratégias de ação/Alarm floor - estratégias de composição. Para estas três oficinas, as vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada das inscrições.

A Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par 2010 – 2º Encontro Terceira Margem é apresentada pela Petrobras e BNDES, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Patrocínio: Oi, Banco do Nordeste do Brasil – BNB e Fundação Nacional de Artes – Funarte. Apoio cultural do Ministério da Cultura – MinC, Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura – SECULT e Oi Futuro.

Inscrições pelo Portal da Bienal de Dança: www.bienaldedanca.com (Link: De Par Em Par 2010). Informações: terceiramargem@bienaldedanca.com e 85-3268.3034.
              

A RESIDÊNCIA e as OFICINAS

Residência de João Fiadeiro (Portugal)
Composição em Tempo Real/Fortaleza, segunda habitação

Total de vagas: 10
De 15 a 22/10 - 10h às 18h - Local: Alpendre Casa de Cultura
Dia 23/10 - 10h às 13h - Como Viver Junto: apresentação pública da oficina de Composição em Tempo Real

Em continuidade a um trabalho realizado na Bienal de Dança de 2009, a residência Composição em Tempo Real – CTR conta com cinco momentos distintos ou complementares: uma conferência, uma oficina de introdução ao método, uma oficina de prática, uma oficina de aplicação e uma demonstração pública. O método CTR, desenvolvido e sistematizado por João Fiadeiro desde 1995, consiste em dar ferramentas para o praticante “abdicar” da sua condição de “criador”, assumindo uma posição de "mediador" e "facilitador" de acontecimentos, quebrando hábitos e padrões. O "ato criativo" fica na mestria com que gere a tensão, o equilíbrio e o potencial do material com que está a trabalhar, deixando que as coisas, a terem que acontecer, aconteçam por si.

João Fiadeiro pertence à geração de coreógrafos que emergiu no final da década de 80 e que, na sequência dos movimentos pós-moderno americano e da Nouvelle Danse francesa e belga, deu origem à Nova Dança Portuguesa. Em 1990 fundou a Companhia RE.AL, e os seus trabalhos são apresentados com regularidade um pouco por toda Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália e América do Sul.


Oficina de Vanilton Lakka (MG)
Sugestões para uma cidade habitar um corpo

Total de vagas: 20
Dias 21, 22, 25 a 27/10 - De 9h às 12h - Local: Centro de Referência do Professor

Oficina direcionada para praticantes de dança, envolvidos com propostas vinculadas à Dança Contemporânea, atores e performers com formação em Artes Visuais e público em geral interessado em informações que vinculem o corpo à cena.

A oficina parte do histórico do criador-intérprete Lakka e sua vivência com os universos da Dança de Rua, Dança Contemporânea e Le Parkour, no qual a partir da seleção de alguns princípios técnicos corporais, é proposto aos participantes da residência a seguinte organização: trabalho de solo, técnicas de suspensão e lançamentos. Busca-se propiciar aos alunos a experimentação destes mecanismos técnicos em diferentes espaços. Dentre eles a sala de aula, o corpo do outro e as texturas da cidade.

Vanilton Lakka é criador-intérprete premiado pela APCA (2005). Mestrando em Artes no PPGArtes – Universidade Federal de Uberlândia/UFU e Bacharel em Ciências Sociais/UFU, membro da RSD – Rede Sudamericana de Danza, compõe GT criação e intercâmbio. Apresentou-se e ministrou oficinas na Alemanha, Venezuela, Uruguai, Espanha, Suécia. Atualmente mantém carreira solo e desenvolve trabalhos com artistas colaboradores.


Oficina de Fernanda Eugênio e Gustavo Ciríaco (RJ)
Respiradouro

Total de vagas: 20
De 25 a 29/10 - 9h às 12h - Ponto de encontro: Passeio Público

A oficina explora a etnografia como ferramenta de criação e consiste em um conjunto de proposições para andanças e paragens, que buscam visibilizar espaços intervalares da vida urbana e explicitar encaixes ordinários a partir do adensamento da relação com o Outro. Inquietações: a) como contribuir para geração e manuntenção de uma vitalidade dos espaços compartilhados; b) como inventar possíveis desvios à assepsia e ao regime de urgência contemporâneos. Intenção: investigar uma questão transversal, relevante a habitantes, usuários e planejadores das cidades, a artistas que trabalham com a materialidade do cotidiano urbano: a da permanência na coexistência, a da produção do comum, a da arte da explicitação dos encaixes de braços dados com a arte das camuflagens do eu.

Fernanda Eugênio é antropóloga e performer, doutora e mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional – Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, formada em Dança pela Escola Angel Vianna, Professora Adjunta do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio e pesquisadora do Cesap/UCAM.

Gustavo Ciríaco é performer, coreógrafo, autor de espetáculos de dança, performances contextuais. Atualmente seu foco de interesse está na ficção. Tem trabalhado em diversos países e culturas na América Latina, Europa e Ásia, em colaborações e residências artísticas.


Oficina de Marcos Canário/O GRIVO (MG)
Composição: estratégias de ação/Alarm floor – estratégias de composição

Total de vagas: 20
De 26 a 30/10 - De 9h às 12h - Local: Alpendre - Casa de Arte, Pesquisa e Produção

Voltada para praticantes de dança em geral, envolvidos com propostas vinculadas à Dança Contemporânea e música, atores e performers. Esta oficina pretende criar um espaço para conversas e experimentações sobre processos de criação. Serão apresentados trabalhos de O Grivo nos diversos campos artísticos em que atua, bem como peças sonoras, coreográficas e audiovisuais, que instigam o trabalho de seus criadores. Improvisação, estratégias de composição e criação de mecanismos sonoros são os principais temas abordados. Paralelamente, será composto um grupo de até seis criadores com disponibilidade corporal para testar improvisações e partituras coreográficas na instalação Verdades Inventadas da coreógrafa e dançarina Thembi Rosa. Este trabalho é realizado a partir da instalação Alarm floor de Rivane Neuenschwander e O Grivo. Trata-se de um piso de madeira sonorizado e amplificado.

O Grivo é formado por Marcos Moreira Marcos e Nelson Soares, ambos com formação musical. O trabalho abrange concertos, instalações e performances, utilizando equipamentos eletrônicos de áudio e vídeo, captação de sons e construção de máquinas sonoras. Além das performances ao vivo, O Grivo compõe trilhas para cinema, vídeo, dança, além de instalações próprias ou em colaboração com artistas como Cao Guimarães, Rivane Neuenschwander, Valeska Soares.

Thembi Rosa é dançarina, coreógrafa e pesquisadora de dança. Mestre em Dança pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia/UFBA (2009) e graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Desde 2000, desenvolve projetos solos de dança com o duo musical O Grivo e com coreógrafos e criadores convidados, como Alejandro Ahmed, Rodrigo Pederneiras, Dudude Herrmann, Renata Ferreira, Adriana Banana, Luciana Gontijo.

Comunicação | Bienal Internacional de Dança do Ceará
Thaís Gonçalves e Darlano Dídimo
85 8844.2254 | 9997.9035 | comunica@bienaldedanca.com

Nenhum comentário: