Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 28 de setembro de 2010

[Grátis – CE] Confira a programação cultural gratuita da Prefeitura de Fortaleza (29/09 a 5/10)

Semanalmente, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), promove e apoia a realização de eventos e atividades culturais em vários espaços públicos e equipamentos culturais da Cidade. Confira!

DIA 29 – QUARTA
“PASSAGEM SUTIL / PAISAGEM PERMANENTE” \\
O artista visual Diego de Santos está expondo na Galeria Antônio Bandeira. A mostra “Passagem Sutil / Paisagem permanente” apresenta desenhos sobre papel e segue até 16 de outubro. Contemplado no I Edital de Ocupação da Galeria Antônio Bandeira, lançado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), o atual trabalho de Diego, segundo Aterlane Martins, curador, dá continuidade à sua pesquisa autoral, ao mesmo tempo em que renova sua produção artística. Lançado em maio de 2010, o I Edital de Ocupação da Galeria Antonio Bandeira selecionou trabalhos individuais e coletivos para compor o calendário anual de exposições no local. Parte da política da Prefeitura de Fortaleza para as artes visuais, a ação também cumpre o papel cultural de aproximar a arte da população, franqueando o acesso à produção artística e sugerindo um diálogo maior entre arte e público.

Serviço
“Passagem Sutil / Paisagem permanente”. Até 16 de outubro, na Galeria Antônio Bandeira / Centro de Referência do Professor (Rua Conde D'eu, 560 – Centro).Visitação de terça a sábado, das 9h às 18h. Informações: (85) 3253.0377.

CINE ENDESA\\
Um cinema que vai aonde o povo está. O projeto Cine Endesa – Cinema Itinerante do Nordeste chega à cidade com a proposta de realizar um circuito alternativo de exibição cinematográfica, levando filmes para as escolas municipais, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), o CUCA Che Guevara e as praças públicas. O Cine Endesa vem exibindo, prioritariamente, produções nacionais de longa, média e curta metragens, por meio de uma unidade exibidora itinerante, a RPA Produções, com apoio do Ministério da Cultura (MinC), através da Lei Rouanet. O projeto prevê ainda a distribuição de lanches, com pipoca e refrigerante, e sorteio de brindes a cada exibição. Nesta quarta-feira (29), o filme exibido será “Se eu fosse você 2”, às 14h30, no CRAS Genibaú (Av. I, 340, 3ª Etapa, Conjunto Ceará). Informações: (85) 3433.2938 e 3433.2850

DIA 30 – QUINTA
ENCONTRO COM O ESCRITOR\\
Um encontro ao sabor das palavras. Momento de refletir sobre os caminhos da escrita e as artimanhas da leitura, do livro e da literatura. Esse é mote do projeto Encontro com o Escritor, realizado pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). Este mês, o encontro será com a escritora Tércia Montenegro, refletindo sobre o livro “O resto de teu corpo no aquário”.

Tércia Montenegro Lemos é professora e escritora brasileira com graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em linguística pela mesma instituição. É autora de vários livros premiados e recomendados, incluindo infantis. Neste dia 30, Tércia vai conversar com o público na Biblioteca Dolor Barreira.

Serviço
Encontro com o Escritor – Tércia Montenegro. Dia 30, às 14, na Biblioteca Dolor Barreira, 14h (Av. da Universidade, 2572 – Benfica). Informações: 3105.1299.

QUINTA CULTURAL\\ 18h30
Um palco para a música de qualidade feita pelos autores cearenses. Neste mês de setembro, o projeto Quinta Cultural começou a abrigar o evento Noite Autoral, do Clube Caiubi de Compositores, mais um valor agregado ao Mercado dos Pinhões que, através do Quinta Cultural, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), tornou-se palco para todas as artes.

O Noite Autoral coloca em evidência os compositores cearenses, especialmente aqueles integrantes do Clube Caiubi de Compositores, projeto nacional de valorização dos artistas da terra. Atualmente, o Clube Caiubi de Compositores conta mais de quatro mil integrantes, que se encontram no site (www.clubecaiubi.ning.com), e mais de dez mil músicas postadas. Em Fortaleza, o palco para os caiubistas será o Mercado dos Pinhões, bem tombado pelo Município que a atual gestão coloca no centro da política de recuperação e requalificação dos espaços públicos. Este mês, além dos shows dos caiubistas, o Quinta Cultural recebe lançamento de cordéis e livros de poesia e espetáculos de dança.

Programação
DIA 30
18h30 - Lançamento do livro de poesias “Gotas de Amor Impressos em Sonhos”, do Jornalista Matos
19h30 - Show "Entre um samba e outro", de Vuldembergue Farias
Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli)

Serviço
Quinta Cultural – Todas as quintas-feiras, a partir das 18h30, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli)

CUCA CHE GUEVARA\\
O Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte, o CUCA Che Guevara, equipamento modelo da Prefeitura de Fortaleza destinado à integração e à formação de jovens de 15 a 29 anos, abriga um grande leque de atividades culturais, em diversas áreas. Confira:

>> Curta + Cinema - Sessões de cinema com filmes de curta, média ou longa-metragem abertas ao público, sempre seguidas de bate-papo. Toda quinta-feira, às 16h e 19h, no Cineclube.

>> Salão de Tabuleiro - O projeto Salão de Tabuleiro, da Secretaria de Esportes e lazer (Secel) estará funcionando no CUCA dia 25, das 8h às 17h. Jogos de dama, xadrez, totó e ping-pong estarão abertos para a comunidade.

>> Primeiro Ato - O programa Primeiro Ato, voltado para acolher as produções em Artes Cênicas, privilegia espetáculos da cena teatral e da dança para que o público conheça a diversidade das produções locais em gêneros variados, como balé clássico, dança flamenca, contemporânea, teatro de bonecos e comédias, entre outros.
Todos os sábados de setembro, às 18h30, no Cineteatro.

>> Encontros Musicais - O programa Encontros Musicais recebe, no último domingo do mês, dois grupos de gêneros diferentes, como rock e reggae, samba e hip hop etc., para dialogar e trocar experiências. Todos os domingos, às 19h30, no Anfiteatro.

Serviço
CUCA Che Guevara: Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará.  Maiores informações: (85) 3237.4566 e programacaocucacheguevara@gmail.com.

DIA 1 – SEXTA
CHORINHO NO MERCADO\\
Toda sexta-feira o ponto já é certo: projeto Chorinho no Mercado, no Mercado dos Pinhões. É lá que, a partir das 21h, os amantes do choro e do samba se reúnem para ouvir, tocar e dançar clássicos de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Canhoto da Paraíba, Chiquinha Gonzaga e Zé da Velha, executados pelo grupo Cordas que Falam, que a cada 15 dias toca no lugar, revezando-se com o nosso chorão referencial, o Macaúba.

O show desta sexta é com o Regional Cordas que Falam, grupo que existe desde 1997 e, com a atual formação, há oito anos. Formado por Fernando do Pandeiro, Luis José no cavaquinho, Márcio Ramalho no violão de sete cordas, Manuel Guerreiro no violão de seis cordas e Saraiva do Bandolim, o Cordas que Falam executa pérolas do gênero, incluindo grandes nomes do choro no repertório. 

Serviço
Chorinho no Mercado - Dia 1: show com o Regional Cordas que Falam, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

DIA 2 - SÁBADO
TAMBORES DE SAFO\\
O grupo de percussão Tambores de Safo realiza ensaio aberto todos os sábados no Parque da Liberdade, também conhecido como Cidade da Criança. O grupo é formado por mulheres feministas e realiza intervenções político-culturais a partir de uma consciência negra, lésbica e bissexual. O grupo surgiu a partir da organização das Mulheres Lésbicas e Bissexuais Independentes e do Grupo Lamce (Liberdade do Amor entre Mulheres no Ceará) e recebe o apoio cultural da Coordenadoria da Diversidade Sexual, que integra a Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH).

Serviço
Ensaio do Grupo Tambores de Safo - Todos os sábados, a partir das 15h, no Parque da Liberdade / Cidade da Criança (Rua Pedro I, s/n – Centro). Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (3131-1698) ou Grupo Tambores de Safo, com Flávia Soledade (8506-5461)

DIA 5 – TERÇA
TERÇA NEGRA\\
A Terça Negra é um evento gratuito e tem o objetivo de dar visibilidade a manifestações artísticas, tradicionais e contemporâneas da cultura negra cearense. No dia 5, o Afoxé Oxum Odolá celebra o dia de Ossanhê. As apresentações da Terça Negra acontecem nas terças, sempre a partir das 18h.

A programação é realizada no Parque da Liberdade (Cidade da Criança), no Centro. Urbanizado em 1890, o local recebeu o nome de Parque da Liberdade em referência à libertação dos escravos no Estado. O projeto Terça Negra é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), através da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Coppir), que atualmente faz parte da SDH e tem o objetivo de articular a política de direitos humanos no âmbito municipal, com atuação transversal a todos os órgãos da Prefeitura de Fortaleza.

Serviço
Terça Negra – Dia 5: Afoxé Oxum Odola celebra dia de Ossanhê, às 18h, no Parque da Liberdade/Cidade da Criança (Rua Pedro I, s/n – Centro). Informações: 3452.2355.

CUCA CHE GUEVARA\\
O Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte, o CUCA Che Guevara, equipamento modelo da Prefeitura Municipal de Fortaleza destinado à integração e à formação de jovens de 15 a 29 anos, está em pleno funcionamento e abriga um grande leque de cursos e atividades culturais, em diversas áreas. Além dos cursos, alguns espaços do CUCA, como quadras, ginásio, salas multiuso, cineteatro, cineclube entre outros, poderão ser utilizados para ensaios, apresentações, torneios etc., mediante solicitação.  O CUCA Che Guevara também está uma programação permanente em seus espaços, nas diferentes linguagens artísticas. No dia 5, no Piso Interativo, haverá a abertura da exposição “Fala da Foto: A Casa da Cobra e a Fortaleza da Luz”. Todas as atividades são gratuitas.

Serviço
CUCA Che Guevara - Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará.  Maiores informações: (85) 3237.4566 e programacaocucacheguevara@gmail.com.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS\\
A Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira realiza semanalmente, às terças-feiras, encontros de contação de histórias, com o objetivo de ampliar a circulação de pessoas em torno do livro e da leitura. Podem participar estudantes de escolas públicas e privadas, desde que a escola faça um agendamento prévio na biblioteca. Neste mês de setembro, as escolas podem escolher uma entre duas histórias (“A Inacreditável História de Amor do Cão Chicão”, de Carll Cneut; e “A Fada Feiticeira”, de Brigitte Minne). Para levar seus alunos, as escolas precisam agendar a participação pelo telefone 3105-1299.

Serviço
Contação de histórias – Dias 5 e 26, às 9h e 14h, na Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica). Informações e agendamento: 3105.1299

Nenhum comentário: