Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 28 de setembro de 2010

[Cursos – CE] UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR

Formação e Desenvolvimento de Gestores de Treinamento

OBJETIVOS

Geral:
Habilitação para atuar nas diversas etapas de concepção, estruturação e condução de projetos de Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos.
Específicos:
· Escolher e aplicar as técnicas de diagnóstico de necessidades de treinamento;
· Desenvolver um processo de ensino aprendizagem compatível com os objetivos de aprendizagem e o público alvo;
· Analisar programas e pacotes de treinamento;
· Adotar estratégias e métricas adequadas de avaliação de resultados de treinamento.

PÚBLICO ALVO

Profissionais de Recursos Humanos que atuam como instrutores, analistas ou coordenadores de treinamento.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Treinamento e Desenvolvimento como processos educativos
1.1. O que é educação: concepções ingênua e crítica
1.2. O que é aprender: formas de aprendizagem
1.3. O que é ensinar
1.4. A educação de adultos
1.5. Redes de aprendizagem
1.6. Demandas para a educação profissional
2. Diagnóstico de Necessidades de Treinamento
2.1. O profissional de T&D como consultor na identificação de necessidades de treinamento
2.2. Sensibilização para o processo
2.3. Escolha da estratégia de ação e determinação das fontes de informações
2.4. Coleta e tabulação dos dados
2.5. Elaboração de relatórios/propostas de treinamento
3. Planejamento e Execução de Treinamento
3.1. O papel do profissional de T&D junto aos participantes e instrutores
3.2. Programação de Treinamento: Objetivo, Instrutor-como escolher, Metodologia, seleção de estratégias, técnicas, recursos de ensino-aprendizagem, plano de execução e controle de resultados
3.3. Por que os programas de T&D falham
3.4. Visão financeira do treinamento
4. Estratégias de ensino-aprendizagem e utilização de técnicas vivenciais
4.1. Técnicas de apresentação e aquecimento
4.2. As dinâmicas de grupos
4.3. Utilização dos meios multisensoriais
4.4. Aulas expositivas
4.5. O ciclo de aprendizagem vivencial
4.6. Escolha das técnicas vivenciais
5. Avaliação dos processos de treinamento
5.1. Tipos e níveis de avaliação
5.2. Criação de instrumentos de avaliação de treinamento


CALENDÁRIO
Período de inscrições: Até 29 de setembro de 2010 ou enquanto houver vagas.
Período do curso: 1º de outubro a 11 de dezembro de 2010.
  

CARGA HORÁRIA
72h/a

VAGAS
25

HORÁRIO
18h às 22h (6ª) e de 8h às 17h (Sáb.)- Quinzenalmente


PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS
Conhecimentos vivenciais ou teóricos em treinamento e desenvolvimento.


CERTIFICADO
Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver frequencia igual ou superior a 85% da carga horária.


FORMA DE PAGAMENTO
R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais) à vista ou parcelados, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD, com a apresentação do boleto de pagamento na Tesouraria da Unifor.

COORDENAÇÃO
Marcilia de Oliveira Simeão
Psicóloga(UFC), Mestre em Administração(UNIFOR), Formação em Consultoria de Processo (Centro de Vivências-Ce) e Formação em Orientação Profissional Instituto do SER- Florianópolis). Professora em cursos de Graduação de Psicologia (UNIFOR) e Pós Graduação em Gestão de Pessoas. Consultora em Recursos Humanos em empresas publicas e privadas, Industria, comercio, prestação de serviço e educacional.


DISCIPLINAS        
Formação e Desenvolvimento de Gestores Treinamenento

CORPO DOCENTE
Marcilia De Oliveira Simeão

INFORMAÇÕES

Universidade de Fortaleza
Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária
Divisão de Educação Continuada
Av. Washington Soares, 1321
Bairro Edson Queiroz
CEP – 60.811-905
Fortaleza – Ceará
Fone: (85) 3477.3114 e 3477.3255
Fax: (85)3477.3215
Homepage: http://www.unifor.br/extensao
E-mail: extensao@unifor.br

Nenhum comentário: